fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Estado entrega reforma da unidade do Centro de Educação Profissional Campos Pereira, em Rio Branco

Publicado

em

Desde o início da atual gestão, a educação, a profissionalização e a geração de emprego são áreas em que o governo tem apresentado investimentos e resultados positivos. A nova unidade do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) em Serviços Campos Pereira, foi entregue pelo Estado totalmente revitalizada, e reformada para atender os alunos do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).

Em visita à nova unidade desse Cept, que passa a funcionar no Bairro Bosque, em Rio Branco,na manhã desta quinta-feira, 27, a vice-governadora Mailza conheceu o prédio, que funciona agora no antigo Colégio Vitória, acompanhada do presidente do Ieptec, Alírio Wanderley Neto, do senador Alan Rick e do controlador-geral do Estado, Luís Brandão.

Os Cepts ofertam diversos cursos técnicos, que são cursados junto com o ensino médio. Foto: Diego Gurgel/Secom

“O Ieptec é uma ferramenta fundamental para dar à  população a oportunidade de se capacitar para o mercado do trabalho. Nosso trabalho como Estado é dar a estrutura necessária para que possamos ter mão de obra qualificada de quem passa por essa capacitação profissional”, frisou a vice-governadora.

No Campos Pereira, cerca de 500 estudantes frequentam cursos variados, como: técnico em informática, técnico em segurança do trabalho, técnico em marketing, entre outros. Além disso, o Ieptec atende atualmente mais de 3800 alunos em todo o estado.

A vice-governadora Mailza destacou os avanços do governo na área da educação. Foto: Diego Gurgel/Secom

“A formação desses alunos é importante para fortalecer nosso mercado de trabalho no estado. Hoje nós realizamos cursos em parceria com a Educação. É um ensino médio que já capacita os estudantes como técnicos”, explicou o presidente do Ieptec.

A aluna Evellyn Rodrigues, que está concluindo o terceiro ano, conta que é uma oportunidade única poder realizar os estudos junto com o curso Técnico em Segurança do Trabalho. “Tenho uma expectativa de sair do colégio e ter um bom emprego. É uma área com várias oportunidades, e espero aproveitar”, disse.

Evellyn realiza o curso de Técnico em Segurança do Trabalho no Centro de Educação Campos Pereira. Foto: Diego Gurgel/Secom

Na ocasião, também foram apresentados os modelos de uniforme e material escolar que vão ser utilizados nos Cepts do Acre.

Investimentos no Ieptec

O senador Alan Rick visitou o centro com os representantes do Estado e acompanhou os investimentos feitos no Ieptec. Como parlamentar da bancada federal, contribuiu com o investimento de mais de R$ 87 milhões para a educação acreana.

“No Ieptec, reestruturamos a rede educacional com a reforma e ampliação de unidades, destinamos mais de R$ 600 mil para formação de profissionais e aquisição de equipamentos. Inauguramos a Escola Maria Moreira da Rocha, que ganhou mais quatro salas, seis laboratórios e um auditório com capacidade para 150 pessoas. É bom ver que o Estado pode propiciar uma educação de qualidade e, posteriormente, inserir essas pessoas no mercado de trabalho”, contou o senador.

Quando ocupava o cargo de deputado federal, Alan Rick priorizou a destinação de recursos para a educação do Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Além disso, fruto de emenda parlamentar, 13 ônibus foram entregues para o transporte dos alunos da instituição.

A coordenadora-geral do Campos Pereira, Suzie Lamas, conta o que mudou com a nova unidade. “O setor profissionalizante contribui para o crescimento econômico do país. Então, com esse espaço maior e bem estruturado, podemos atender mais alunos”, disse.

Comentários

Continue lendo

Geral

Bombeiros encerram buscas por diarista desaparecido no Rio Purus, no Acre

Publicado

em

Paulo do Graça foi visto pela última vez em uma canoa; embarcação foi encontrada abandonada, mas vítima não foi localizada.

A comunidade local, que acompanha o caso com apreensão, lamenta o desaparecimento de Paulo, conhecido por sua dedicação ao trabalho e simpatia. Foto: cedida 

O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas pelo corpo de Paulo do Graça, diarista que desapareceu nas águas do Rio Purus, em Sena Madureira, no Acre, na última segunda-feira (24). As operações, que incluíram buscas subaquáticas e superficiais, não obtiveram sucesso em localizar a vítima.

De acordo com relatos de moradores, Paulo foi visto pela última vez saindo do porto da comunidade Silêncio em uma canoa. No dia seguinte, o barco foi encontrado abandonado nas proximidades do seringal Regeneração, aumentando as preocupações sobre o seu paradeiro.

As equipes de resgate trabalharam por dias na região, mas as condições do rio e a falta de pistas concretas dificultaram as operações. A comunidade local, que acompanha o caso com apreensão, lamenta o desaparecimento de Paulo, conhecido por sua dedicação ao trabalho e simpatia.

O Corpo de Bombeiros informou que, por enquanto, as buscas estão suspensas, mas podem ser retomadas caso novas informações surjam. Enquanto isso, familiares e amigos aguardam por respostas sobre o destino do diarista.

Comentários

Continue lendo

Geral

Juiz da execução penal pode mandar monitorar conversa de advogado e preso

Publicado

em

As conversas gravadas mostram que a advogada mencionou que “quem a enviou foi o pessoal de fora”, com referências à organização criminosa, e que ela usou códigos e mensagens cifradas

A defesa impetrou Habeas Corpus para sustentar que o juiz da execução penal não tem competência para autorizar as escutas e que elas representam prova ilegal por violarem as prerrogativas da advocacia. Foto: internet 

O juiz da execução penal é competente para iniciar procedimentos de ofício, ou a pedido de autoridades como o Ministério Público, sempre que houver interesse na manutenção da segurança e da ordem no estabelecimento prisional.

Com esse entendimento, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou provimento a recurso em Habeas Corpus ajuizado por uma advogada que teve suas conversas com um preso monitoradas pela Justiça de Goiás.

As escutas foram feitas no parlatório da unidade prisional, a pedido do MP, por indícios de que as atividades do preso, membro de uma organização criminosa, estavam sendo facilitadas pela advogada.

A defesa impetrou Habeas Corpus para sustentar que o juiz da execução penal não tem competência para autorizar as escutas e que elas representam prova ilegal por violarem as prerrogativas da advocacia relacionadas ao sigilo entre advogado e cliente.

Juiz da execução penal é competente

No entanto, a relatora do recurso, ministra Daniela Teixeira, observou que o Tribunal de Justiça de Goiás identificou motivos suficientes para justificar o monitoramento das conversas entre advogada e preso.

Isso porque ela não possuía vínculo formal com ele, como procuração para atuar em seu nome nos processos. E não foi designada pela família do detento.

As conversas gravadas mostram que a advogada mencionou que “quem a enviou foi o pessoal de fora”, com referências à organização criminosa, e que ela usou códigos e mensagens cifradas.

“A inviolabilidade do sigilo profissional pode ser mitigada em situações excepcionais, como quando há indícios da prática de crimes por parte do advogado”, explicou a ministra Daniela ao citar a jurisprudência do STJ sobre o tema.

Além disso, ela apontou que o juízo da execução penal é competente para iniciar procedimentos de ofício, ou a pedido de autoridades como o MP, sempre que houver interesse na manutenção da segurança e da ordem no estabelecimento prisional.

“No caso em questão, o pedido do Gaeco foi motivado por indícios de que as atividades de um dos presos, líder da organização criminosa, estavam sendo facilitadas pela advogada”, concluiu ela. A votação foi unânime.

Comentários

Continue lendo

Geral

Briga generalizada entre menores viraliza nas redes durante festa de Carnaval em Cobija

Publicado

em

Confronto ocorreu na Praça do Estudante durante tradicional jogo com balões e água; vídeos mostram momento de descontrole

O vídeo, no entanto, continua a viralizar, gerando debates sobre a segurança durante as festas de Carnaval e a necessidade de maior supervisão em eventos públicos que envolvem jovens. Foto: captada 

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma briga descontrolada entre menores de idade durante as comemorações de Carnaval na Praça do Estudante, em Cobija, Bolívia, nesta segunda-feira. O confronto aconteceu enquanto os jovens participavam de um jogo tradicional boliviano que envolve balões e água, comum durante a festividade.

Nas imagens, é possível ver o momento em que a briga se inicia, com empurrões, socos e correria, deixando os espectadores em choque. Apesar da natureza lúdica da atividade, a situação rapidamente escalou para a violência, chamando a atenção de moradores e autoridades locais.

Até o momento, não há informações sobre feridos ou intervenção policial no local. O vídeo, no entanto, continua a viralizar, gerando debates sobre a segurança durante as festas de Carnaval e a necessidade de maior supervisão em eventos públicos que envolvem jovens. As celebrações, que costumam ser marcadas por alegria e diversão, foram manchadas pelo episódio de descontrole.

Veja vídeo com TV Unitel:

Comentários

Continue lendo