fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Estado entrega reforma da unidade do Centro de Educação Profissional Campos Pereira, em Rio Branco

Publicado

em

Desde o início da atual gestão, a educação, a profissionalização e a geração de emprego são áreas em que o governo tem apresentado investimentos e resultados positivos. A nova unidade do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) em Serviços Campos Pereira, foi entregue pelo Estado totalmente revitalizada, e reformada para atender os alunos do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).

Em visita à nova unidade desse Cept, que passa a funcionar no Bairro Bosque, em Rio Branco,na manhã desta quinta-feira, 27, a vice-governadora Mailza conheceu o prédio, que funciona agora no antigo Colégio Vitória, acompanhada do presidente do Ieptec, Alírio Wanderley Neto, do senador Alan Rick e do controlador-geral do Estado, Luís Brandão.

Os Cepts ofertam diversos cursos técnicos, que são cursados junto com o ensino médio. Foto: Diego Gurgel/Secom

“O Ieptec é uma ferramenta fundamental para dar à  população a oportunidade de se capacitar para o mercado do trabalho. Nosso trabalho como Estado é dar a estrutura necessária para que possamos ter mão de obra qualificada de quem passa por essa capacitação profissional”, frisou a vice-governadora.

No Campos Pereira, cerca de 500 estudantes frequentam cursos variados, como: técnico em informática, técnico em segurança do trabalho, técnico em marketing, entre outros. Além disso, o Ieptec atende atualmente mais de 3800 alunos em todo o estado.

A vice-governadora Mailza destacou os avanços do governo na área da educação. Foto: Diego Gurgel/Secom

“A formação desses alunos é importante para fortalecer nosso mercado de trabalho no estado. Hoje nós realizamos cursos em parceria com a Educação. É um ensino médio que já capacita os estudantes como técnicos”, explicou o presidente do Ieptec.

A aluna Evellyn Rodrigues, que está concluindo o terceiro ano, conta que é uma oportunidade única poder realizar os estudos junto com o curso Técnico em Segurança do Trabalho. “Tenho uma expectativa de sair do colégio e ter um bom emprego. É uma área com várias oportunidades, e espero aproveitar”, disse.

Evellyn realiza o curso de Técnico em Segurança do Trabalho no Centro de Educação Campos Pereira. Foto: Diego Gurgel/Secom

Na ocasião, também foram apresentados os modelos de uniforme e material escolar que vão ser utilizados nos Cepts do Acre.

Investimentos no Ieptec

O senador Alan Rick visitou o centro com os representantes do Estado e acompanhou os investimentos feitos no Ieptec. Como parlamentar da bancada federal, contribuiu com o investimento de mais de R$ 87 milhões para a educação acreana.

“No Ieptec, reestruturamos a rede educacional com a reforma e ampliação de unidades, destinamos mais de R$ 600 mil para formação de profissionais e aquisição de equipamentos. Inauguramos a Escola Maria Moreira da Rocha, que ganhou mais quatro salas, seis laboratórios e um auditório com capacidade para 150 pessoas. É bom ver que o Estado pode propiciar uma educação de qualidade e, posteriormente, inserir essas pessoas no mercado de trabalho”, contou o senador.

Quando ocupava o cargo de deputado federal, Alan Rick priorizou a destinação de recursos para a educação do Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Além disso, fruto de emenda parlamentar, 13 ônibus foram entregues para o transporte dos alunos da instituição.

A coordenadora-geral do Campos Pereira, Suzie Lamas, conta o que mudou com a nova unidade. “O setor profissionalizante contribui para o crescimento econômico do país. Então, com esse espaço maior e bem estruturado, podemos atender mais alunos”, disse.

Comentários

Continue lendo

Geral

Um total de 880 militares estão em 120 postos de combustíveis para fiscalização, disse ministro de combate ao contrabando no país

Publicado

em

A autoridade destacou ainda que não existe um prazo específico para o fim desta atividade de controle, pelo que no planeamento realizado pelo comando-chefe das Forças Armadas, bem como pela YPFB

Membros das Forcas Armadas da Bolivia patrulham postos de combustíveis em todo Bolívia, outra atividade específica é o controle para que não haja concomitante ato de corrupção praticado por funcionários, nem dos fornecedores. Foto: Esteban Biba

Daniel Vargas, vice-ministro de Combate ao Contrabando da Bolívia, indicou que não há horário específico para a presença dos militares que realizam seu trabalho em conjunto com a ANH.

Nesta quinta-feira marca o segundo dia em que ocorre o controlo militar em diversas bombas pelo país, um plano federal de combate ao contrabando, e que fortalece também a realização de combate ao contrabando nas zonas fronteiriças.

Daniel Vargas, vice-ministro relatou da Luta Contra o Contrabando no país, disse à reportagem que o número de militares que foram mobilizados para o controlo específico dos postos de abastecimento passa dos “880 militares fortemente armados” que trabalham ao lado de responsáveis ​​da Agência Nacional de Hidrocarbonetos (ANH) .

No total são 120 bombas, nas quais há a presença das Forças Armadas e ainda “outros 16 pontos de controlo físico que estão a ser realizados em diversas áreas que foram consideradas sensíveis em todo o território nacional Boliviano”.

Qual é a tarefa dos soldados nas bombas?

Segundo Ministro Vargas, as funções são claramente identificadas e diferenciadas com o funcionário da ANH, que é quem faz a parte técnica identificando a placa do veículo, se possui B-Sisa e se houve irregularidade no carregamento.

“O que nós militares estamos a fazer é segurança nas próprias instalações e assim verificar se não há  tanques adicionais, se em cima do camião ou veículo ou no interior do veículo não há tambores de armazenamento de combustível”, disse.

Mais atividades de controles estão acontecendo no país

Outra atividade específica é o controle para que não venha acontecer concomitante ato de corrupção praticado por funcionários dos fornecedores, bem como pelo veículo ou motorista com quem estão realizando o carregamento de gasolina, diesel e gás.

A autoridade Boliviana (Daniel Vargas, vice-ministro de Combate ao Contrabando da Bolívia), destacou ainda que não existe um prazo específico para o fim desta atividade de controle, pelo que no planeamento realizado pelo comando-chefe das Forças Armadas, bem como pela YPFB e pela Agência Nacional de Hidrocarbonetos, “não estabelece por vez.” Mas nesta primeira fase eles estão quase em serviço e possivelmente irão oferecê-lo para outras estações.”

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia apreende maconha em Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Com o auxílio do cão policial Thor, a equipe encontrou um recipiente contendo mais Skunk, um rádio comunicador, balanças de precisão e dinheiro oriundos da venda do entorpecentes.

O traficante que não teve o nome divulgado, foi levado para a Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante

Sandra Assunção

Em operação conjunta, a Polícia Militar e o Grupo Especial de Fronteira- Gefron apreenderam nesta quarta-feira, 12, 300 gramas de maconha do tipo skunk em um Ramal no município de Mâncio Lima. Ontem, 11, uma apreensão, também de maconha, aconteceu no Trapiche do Bairro da Lagoa, em Cruzeiro do Sul.

Em Mâncio Lima, quando as equipes realizavam patrulhamento nos ramais, um indivíduo empreendeu fuga pela mata, abandonando uma mochila onde estavam os 300 gramas de maconha do tipo skunk. O material ilícito foi encaminhado para a Delegacia de Polícia para demais atos investigativos.

Na terça-feira, 11, em Cruzeiro do Sul, o Grupo Giro da Polícia Militar prendeu em flagrante delito um indivíduo comercializando entorpecentes no Trapiche da Lagoa. Com ele foram apreendidos uma pequena quantidade de Skunk e dinheiro. Em uma casa, com o auxílio do cão policial Thor, a equipe encontrou um recipiente contendo mais Skunk, um rádio comunicador, balanças de precisão e dinheiro oriundos da venda do entorpecentes. O traficante que não teve o nome divulgado, foi levado para a Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante.

Foram apreendido com indivíduo, ele foram apreendidos uma pequena quantidade de Skunk e dinheiro

Comentários

Continue lendo

Geral

Dependente químico causa tumulto com policial federal em barbearia de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Sandra Assunção

A retirada de um dependente químico de uma barbearia localizada em um posto de combustível em Cruzeiro do Sul, causou tumulto e foi registrada em vídeos, que viralizaram na cidade nesta quarta-feira (12).

Segundo informações, o homem, que não teve o nome divulgado, entrou no estabelecimento comercial e causou confusão.

Um policial federal que estava no local tentou colocar o homem para fora da barbearia, mas houve resistência por parte dele. Três homens aparecem escada abaixo com o dependente químico, que é imobilizado.

Em seguida, mais polícias federais chegam em uma viatura e o homem é algemado. Chegou também a Polícia Militar e o homem foi levado para a Delegacia de Polícia Civil.

VEJA O VÍDEO:

Comentários

Continue lendo