Conecte-se conosco

Flash

Esposa de Gedeon depõe em delegacia por 2 horas e sai escoltada pela polícia e familiares

Viúva de Gedeon de Sousa Barros foi ouvida ainda nessa quinta-feira (20) na DHPP, horas após ele ser morto. Ex-gestor estava dentro do carro quando foi atingido pelos disparos.

Publicado

em

Mulher de ex-prefeito de cidade do AC executado é ouvida e polícia diz que investigação é sigilosa – Foto: Arquivo pessoal

 

A esposa do ex-prefeito da cidade de Plácido de Castro, no interior do Acre, Gedeon Sousa Barros, de 52 anos, Lucia Barros, prestou depoimento na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) nessa quinta-feira (20). A oitiva dela ocorreu horas após o ex-gestor ser morto com disparos de arma de fogo.

A informação foi confirmada pelo delegado responsável pelo caso, Marcos Cabral, que afirmou que ainda é muito cedo para comentar qualquer coisa a respeito da investigação, que, segundo ele, segue de forma sigilosa. A reportagem tentou ouvir familiares do ex-gestor, mas não obteve retorno até esta publicação.

O ex-prefeito foi assassinado na manhã dessa quinta no bairro Santa Inês, no Segundo Distrito de Rio Branco. Dois homens chegaram em uma moto e executaram o ex-gestor, fugindo em seguida para o bairro Belo Jardim, onde se concentrou as buscas da polícia. Barros estava dentro do carro e foi atingido com disparos de arma atingiu a cabeça.

Ex-prefeito Gedeon Barros foi assassinado nessa quinta-feira (20) em Rio Branco – Foto: Arquivo pessoal

Ameaças

A polícia informou também que o ex-prefeito estaria sofrendo ameaças. No entanto, segundo o delegado, até o momento não foi confirmado nenhum registro de boletim de ocorrência relatando as supostas ameaças.

“As guarnições que chegaram no local, colheram informações de que dois indivíduos em uma motocicleta vermelha se aproximaram do veículo onde a vítima estava e sem anunciar assalto, esses indivíduos efetuaram por volta de dois disparos”, informou o tenente da Polícia Militar Karllos Antoniete.

A dupla, segundo a polícia, fugiu em direção a região do bairro Belo Jardim. Guarnições da PM seguiram em direção ao bairro em busca dos suspeitos, mas ninguém foi preso até a manhã desta sexta-feira (21). Barros estava com um carona no carro, mas ele não foi alvo.

A esposa do ex-prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros, morto a tiros na manhã desta quinta-feira, 20, no Segundo Distrito de Rio Branco, esteve na tarde de hoje na sede da Delegacia de Homicídios e Proteção de Pessoas (DHPP), localizada no bairro Cadeia Velha

Lucia Barros chegou por volta das 16h escoltada por policiais civis e familiares e depôs cerca de duas horas, sendo liberada no final da tarde. Conforme a reportagem adiantou, a esposa do ex-gestor de Plácido teria informações de quem poderia ter sido o mandate do assassinato do marido.

A informação é extraoficial, mas segundo pessoas próximas ao ex-prefeito, Gedeon já havia sido ameaçado de morte por uma pessoa que alegava uma dívida. Em razão das ameaças, ele chegou a registrar ocorrência via Ciosp.

No entanto, as ameaças persistiram e Gedeon, supostamente, teria repassado o nome do sujeito a sua esposa e avisou que se acaso ocorresse algo, o principal suspeito seria esse homem que não teve a identidade revelada.

Ex-prefeito deixa filho de um ano – Foto: Arquivo pessoal

‘Quero estar ao seu lado’

Em uma das últimas postagens nas redes sociais, no dia 5 de maio, o ex-prefeito falou sobre o amor pelo filho de que completava um ano.

“Meu lindo filho, hoje você completa um aninho de vida! Um ano de muito amor, aprendizagem e felicidade sem fim. Cada segundo de descoberta ao seu lado é uma bênção de Deus. E cada momento vivido eu vou guardando no meu coração, pois quero lembrar de tudo mais tarde. O primeiro sorriso, os primeiros passinhos, as primeiras palavras, tudo! Você é o meu tesouro, e o grande amor da minha vida.”

Ele completou dizendo que tudo passou muito rápido. “Foram muitas aventuras e tanto você quanto eu, aprendemos muito nesse ano. Prometo cuidar e amar você todos os dias. Você tem toda sua vida para viver e quero estar ao seu lado em todos os momentos. Amo você, meu filho! Feliz aniversário!”

Gedeon Barros foi morto dentro do carro em Rio Branco – Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre

Governador lamentou morte

Em nota publicada nas redes sociais, o governador do Acre, Gladson Cameli, lamentou a morte do ex-prefeito e lembrou da trajetória dele na política acreana.

“Gedeon Barros, natural de Porto Nacional (TO), foi prefeito de Plácido de Castro de 2017 a 2020. É lembrado pela sua atuação em prol do setor agrícola e luta contra o crime na fronteira em parceria com o governo do Estado. Neste momento de profunda dor, externo minhas condolências aos familiares e amigos enlutados por esta perda irreparável.”

O atual prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva também emitiu nota de pesar e afirmou que Barros nunca abriu mão da simplicidade e empatia.

“Sempre altivo, Gedeon alcançou admiração e respeito por onde passou. Mesmo em momentos calorosos da vida pública, nunca abriu mão da simplicidade e da empatia em seus gestos. Prestamos solidariedade aos amigos e familiares por esta irreparável perda e rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na Fé.

Em nota assinada pelo presidente regional Manoel Pedro Gomes, o PSDB, sigla a qual o gestor pertencia, lamentou a morte dele e disse que a morte dele é um duro golpe à política do bem, da moralidade e da ética.

“Gedeon sempre foi um defensor da política do bem comum visando o desenvolvimento, progresso e a melhoria para toda a sociedade, a qual muito orgulhava e honrava o PSDB acreano. Sua morte é um duro golpe à política do bem, da moralidade e da ética. O PSDB se solidariza com todos os familiares, amigos e admiradores do Gedeon. Que Deus conforte todos neste momento de dor.”

Gedeon foi prefeito de Plácido de Castro entre 2016 e 2020 — Foto: Arquivo pessoal

Ex-gestor era investigado pela PF

Barros foi prefeito da cidade de Plácido de Castro entre os anos de 2016 a 2020, quando ele concorreu à reeleição, mas foi derrotado nas urnas no ano passado. O ex-prefeito era empresário e foi gestor da cidade apenas por um mandato.

Durante a gestão, Barros teve o nome divulgado em uma lista de nove prefeitos de nove cidades do Acre, como ficha suja do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), de agosto do ano passado. Os gestores têm condenações transitado em julgado nos últimos oito anos. As condenações incluem diversos processos, entre os quais desvios ou problemas na administração do dinheiro público.

Investigações da Polícia Federal na Operação Contágio, também apurou supostas irregularidades em licitações que teriam ocorrido no primeiro semestre do ano de 2020 no município. Conforme a PF, um dos contratos investigados envolvia mais de R$ 500 mil para a compra de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para profissionais da saúde que atuavam no combate à pandemia causada pela Covid-19, na mandato dele.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Motoboy fica gravemente ferido após colisão com carro no Conjunto Habitasa

Publicado

em

O motoboy Daniel de Souza D’Ávila, de 28 anos, ficou gravemente ferido em um acidente de trânsito ocorrido no final da tarde desta quarta-feira (24), no cruzamento da Avenida Ceará com a Rua Santa Catarina, no Conjunto Habitasa, em Rio Branco.

Segundo informações de testemunhas, Daniel realizava entregas de presentes de Natal e trafegava no sentido centro–bairro da Avenida Ceará em uma motocicleta CG Titan, de cor preta, quando um veículo modelo Montana, de cor cinza, que seguia no sentido bairro–centro, saiu da Rua Santa Catarina e cruzou a frente do motociclista, provocando a colisão.

A condutora do carro, que ainda não teve o nome divulgado, permaneceu no local após o acidente.

Com o impacto, o motoboy foi arremessado ao solo e sofreu fraturas nos dois fêmures, além de suspeita de fratura no quadril.

Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. A equipe realizou os primeiros atendimentos no local, imobilizou a vítima e a encaminhou ao Pronto-Socorro de Rio Branco. O estado de saúde de Daniel é considerado estável.

O Policiamento de Trânsito esteve no local, isolou a área e acompanhou o trabalho da perícia. Após os procedimentos, os veículos foram liberados e entregues aos familiares dos envolvidos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Municípios do Acre mantém mobilização para aumentar coberturas vacinais de crianças e adolescentes

Publicado

em

Foto: Luan Martins/Sesacre

Pais, mães e responsáveis, devem procurar postos de vacinação e vacinem crianças e adolescentes

Os 22 municípios da Macrorregião Única de Saúde do Acre – entre eles Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.

As coberturas vacinais registradas desde janeiro preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Em Cruzeiro do Sul, a técnica de laboratório Catiane Alencar, de 45 anos, mantém a caderneta da filha, de 10 anos, sempre atualizada. Para a moradora do bairro Arthur Maia, vacinar é um gesto de amor.

“Minha filha tem 10 anos, tomou todas as vacinas, todas as vacinas que têm na rede pública. Acredito nas vacinas porque, hoje em dia, existem muitas doenças que foram erradicadas a partir do surgimento das vacinas.”

Para ampliar a imunização, o estado Acre realiza uma classificação de risco para cada município. Com base nela, são definidas estratégias específicas. A informação é da coordenadora de imunização do Acre, Renata Aparecida Quiles.

A Operação Gota, vacinação realizada pela Força Aérea com helicóptero em áreas de difícil acesso, é uma dessas ações.

A coordenadora reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia.

“Precisa vacinar e vacinar na idade preconizada pelo Ministério da Saúde, com isso a criança obtém a melhor resposta imunológica e com isso também resulta na diminuição da circulação das doenças.”

O esforço é para garantir a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!

As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e Covid-19.

Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. . É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos até dezembro deste ano. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!

O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre as coberturas vacinais impede o retorno de das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!

“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são muito boas, são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”

Atenção, pais e responsáveis do Acre! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.

Saiba mais em gov.br/vacinacao.

Comentários

Continue lendo

Flash

Motociclista fica ferido após colisão com táxi em Epitaciolândia

Publicado

em

Acidente ocorreu na Avenida Santos Dumont e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira, por volta das 10h30, deixou um motociclista ferido na Avenida Santos Dumont, em Epitaciolândia, no interior do Acre. A ocorrência mobilizou equipes de resgate do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

No local, os socorristas encontraram a vítima, identificada como Erivelton da Silva, de 34 anos, caída ao solo. Ele apresentava ferimento cortante no supercílio esquerdo e escoriações pelo corpo, mas, segundo a equipe de resgate, não havia sinais aparentes de fraturas.

De acordo com as informações repassadas, Erivelton conduzia uma motocicleta preta de origem boliviana, placa NN-3822, quando colidiu com um táxi de cor branca, placa QLW1J64. Após os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, a vítima foi encaminhada a uma unidade de saúde para avaliação médica.

As circunstâncias da colisão não foram detalhadas e o caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo