Flash
Esposa de Gedeon depõe em delegacia por 2 horas e sai escoltada pela polícia e familiares
Viúva de Gedeon de Sousa Barros foi ouvida ainda nessa quinta-feira (20) na DHPP, horas após ele ser morto. Ex-gestor estava dentro do carro quando foi atingido pelos disparos.

Mulher de ex-prefeito de cidade do AC executado é ouvida e polícia diz que investigação é sigilosa – Foto: Arquivo pessoal
A esposa do ex-prefeito da cidade de Plácido de Castro, no interior do Acre, Gedeon Sousa Barros, de 52 anos, Lucia Barros, prestou depoimento na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) nessa quinta-feira (20). A oitiva dela ocorreu horas após o ex-gestor ser morto com disparos de arma de fogo.
A informação foi confirmada pelo delegado responsável pelo caso, Marcos Cabral, que afirmou que ainda é muito cedo para comentar qualquer coisa a respeito da investigação, que, segundo ele, segue de forma sigilosa. A reportagem tentou ouvir familiares do ex-gestor, mas não obteve retorno até esta publicação.
O ex-prefeito foi assassinado na manhã dessa quinta no bairro Santa Inês, no Segundo Distrito de Rio Branco. Dois homens chegaram em uma moto e executaram o ex-gestor, fugindo em seguida para o bairro Belo Jardim, onde se concentrou as buscas da polícia. Barros estava dentro do carro e foi atingido com disparos de arma atingiu a cabeça.

Ex-prefeito Gedeon Barros foi assassinado nessa quinta-feira (20) em Rio Branco – Foto: Arquivo pessoal
Ameaças
A polícia informou também que o ex-prefeito estaria sofrendo ameaças. No entanto, segundo o delegado, até o momento não foi confirmado nenhum registro de boletim de ocorrência relatando as supostas ameaças.
“As guarnições que chegaram no local, colheram informações de que dois indivíduos em uma motocicleta vermelha se aproximaram do veículo onde a vítima estava e sem anunciar assalto, esses indivíduos efetuaram por volta de dois disparos”, informou o tenente da Polícia Militar Karllos Antoniete.
A dupla, segundo a polícia, fugiu em direção a região do bairro Belo Jardim. Guarnições da PM seguiram em direção ao bairro em busca dos suspeitos, mas ninguém foi preso até a manhã desta sexta-feira (21). Barros estava com um carona no carro, mas ele não foi alvo.

A esposa do ex-prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros, morto a tiros na manhã desta quinta-feira, 20, no Segundo Distrito de Rio Branco, esteve na tarde de hoje na sede da Delegacia de Homicídios e Proteção de Pessoas (DHPP), localizada no bairro Cadeia Velha
Lucia Barros chegou por volta das 16h escoltada por policiais civis e familiares e depôs cerca de duas horas, sendo liberada no final da tarde. Conforme a reportagem adiantou, a esposa do ex-gestor de Plácido teria informações de quem poderia ter sido o mandate do assassinato do marido.
A informação é extraoficial, mas segundo pessoas próximas ao ex-prefeito, Gedeon já havia sido ameaçado de morte por uma pessoa que alegava uma dívida. Em razão das ameaças, ele chegou a registrar ocorrência via Ciosp.
No entanto, as ameaças persistiram e Gedeon, supostamente, teria repassado o nome do sujeito a sua esposa e avisou que se acaso ocorresse algo, o principal suspeito seria esse homem que não teve a identidade revelada.

Ex-prefeito deixa filho de um ano – Foto: Arquivo pessoal
‘Quero estar ao seu lado’
Em uma das últimas postagens nas redes sociais, no dia 5 de maio, o ex-prefeito falou sobre o amor pelo filho de que completava um ano.
“Meu lindo filho, hoje você completa um aninho de vida! Um ano de muito amor, aprendizagem e felicidade sem fim. Cada segundo de descoberta ao seu lado é uma bênção de Deus. E cada momento vivido eu vou guardando no meu coração, pois quero lembrar de tudo mais tarde. O primeiro sorriso, os primeiros passinhos, as primeiras palavras, tudo! Você é o meu tesouro, e o grande amor da minha vida.”
Ele completou dizendo que tudo passou muito rápido. “Foram muitas aventuras e tanto você quanto eu, aprendemos muito nesse ano. Prometo cuidar e amar você todos os dias. Você tem toda sua vida para viver e quero estar ao seu lado em todos os momentos. Amo você, meu filho! Feliz aniversário!”

Gedeon Barros foi morto dentro do carro em Rio Branco – Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre
Governador lamentou morte
Em nota publicada nas redes sociais, o governador do Acre, Gladson Cameli, lamentou a morte do ex-prefeito e lembrou da trajetória dele na política acreana.
“Gedeon Barros, natural de Porto Nacional (TO), foi prefeito de Plácido de Castro de 2017 a 2020. É lembrado pela sua atuação em prol do setor agrícola e luta contra o crime na fronteira em parceria com o governo do Estado. Neste momento de profunda dor, externo minhas condolências aos familiares e amigos enlutados por esta perda irreparável.”
O atual prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva também emitiu nota de pesar e afirmou que Barros nunca abriu mão da simplicidade e empatia.
“Sempre altivo, Gedeon alcançou admiração e respeito por onde passou. Mesmo em momentos calorosos da vida pública, nunca abriu mão da simplicidade e da empatia em seus gestos. Prestamos solidariedade aos amigos e familiares por esta irreparável perda e rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na Fé.
Em nota assinada pelo presidente regional Manoel Pedro Gomes, o PSDB, sigla a qual o gestor pertencia, lamentou a morte dele e disse que a morte dele é um duro golpe à política do bem, da moralidade e da ética.
“Gedeon sempre foi um defensor da política do bem comum visando o desenvolvimento, progresso e a melhoria para toda a sociedade, a qual muito orgulhava e honrava o PSDB acreano. Sua morte é um duro golpe à política do bem, da moralidade e da ética. O PSDB se solidariza com todos os familiares, amigos e admiradores do Gedeon. Que Deus conforte todos neste momento de dor.”

Gedeon foi prefeito de Plácido de Castro entre 2016 e 2020 — Foto: Arquivo pessoal
Ex-gestor era investigado pela PF
Barros foi prefeito da cidade de Plácido de Castro entre os anos de 2016 a 2020, quando ele concorreu à reeleição, mas foi derrotado nas urnas no ano passado. O ex-prefeito era empresário e foi gestor da cidade apenas por um mandato.
Durante a gestão, Barros teve o nome divulgado em uma lista de nove prefeitos de nove cidades do Acre, como ficha suja do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), de agosto do ano passado. Os gestores têm condenações transitado em julgado nos últimos oito anos. As condenações incluem diversos processos, entre os quais desvios ou problemas na administração do dinheiro público.
Investigações da Polícia Federal na Operação Contágio, também apurou supostas irregularidades em licitações que teriam ocorrido no primeiro semestre do ano de 2020 no município. Conforme a PF, um dos contratos investigados envolvia mais de R$ 500 mil para a compra de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para profissionais da saúde que atuavam no combate à pandemia causada pela Covid-19, na mandato dele.
Comentários
Flash
Governador Gladson Camelí e vice Mailza realizam reunião de alinhamento para enfrentar impacto das chuvas e reforçar Plano de Contingência
Com o objetivo de intensificar as ações de prevenção e resposta aos impactos das chuvas dos últimos dias, o governador Gladson Camelí e a vice-governadora Mailza Assis presidiram, nesta sexta-feira, 26, uma reunião de alinhamento do Gabinete de Crise, na Secretaria de Estado da Casa Civil. O encontro reuniu órgãos estaduais e instituições diretamente ou indiretamente envolvidas na agenda ambiental e na gestão de riscos, para tratar do aumento das chuvas e da execução do Plano de Contingência do Estado do Acre.
A reunião foi coordenada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Comdec), com participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), além da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Polícia Militar do Acre (PMAC), Departamento de Estradas de Rodagem e Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Secretaria de Educação e Cultura (SEE), Secretaria de Comunicação (Secom), Secretaria de Agricultura (Seagri), Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre) e Secretaria de Governo (Segov).

Governo do Acre reuniu pastas comprometidas com o plano de contigência para antecipar ações emergenciais. Foto: José Caminha/Secom
Durante a abertura, o governador Gladson Camelí destacou a importância da antecipação das ações. “Essa reunião é de extrema importância pois demonstra a antecipação de nossas ações. Peço para todos do governo do Acre que não percamos tempo, vamos fazer nosso dever sem medir esforços. Agradeço a presença de todos e vamos fazer de tudo para proteger nossa população”, afirmou.

Governador do Acre pediu dedicação total do corpo estatal na antecipação de ações e proteção das famílias em vulnerabilidade. Foto: José Caminha/Secom
A vice-governadora Mailza Assis, que também responde pela SEASDH, levantou a importância do plano de contingência estadual. O documento estabelece estratégias, ações e rotinas de enfrentamento a partir dos cenários de risco e das vulnerabilidades já identificadas. “Pelo volume de chuva dos últimos dias, estamos unidos com toda a estrutura do governo e organizados para dar uma resposta rápida à população. O momento requer atenção de todos”, ressaltou.

“A assistência social tem um papel fundamental, com insumos e acompanhamento constante das necessidades que possam surgir”, evidenciou Mailza. Foto: Ingrid Kelly/Secom
O coordenador estadual da Defesa Civil, Cel. Carlos Batista, explicou que o plano é essencial para garantir agilidade no atendimento às famílias atingidas e no apoio aos municípios. “Já estamos atendendo várias localidades com o apoio do Corpo de Bombeiros. Em Rio Branco, 13 pessoas já foram deslocadas pela prefeitura. O Estado possui um plano estruturado para apoiar cada município, que tem a responsabilidade legal pelo acolhimento da população”, afirmou.

Coronel Batista apresentou dados já coletados pela Defesa Civil para sustentar as ações iniciais. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Segundo ele, o planejamento prevê orçamento e ações integradas de todas as secretarias envolvidas. “Há previsão de chuvas acima da média para os próximos três meses. Esperamos que não se confirme, mas estamos preparados”, completou.
Dados apresentados durante a reunião apontam que, nas últimas 24 horas, o volume de chuvas provocou uma elevação rápida no nível do Rio Acre, que chegou a 11,49 metros na tarde desta sexta-feira, segundo a última leitura da Defesa Civil Estadual.
Em Rio Branco, o Rio Acre subiu quase quatro metros em apenas 24 horas, mobilizando equipes de socorro para atendimento imediato às famílias afetadas por enxurradas e alagamentos, especialmente em áreas próximas aos igarapés da capital, que também estão sendo monitorados. A Defesa Civil acompanha de forma permanente toda a bacia do Rio Acre, incluindo os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Rio Branco e a área rural de Capixaba.
Outras regiões também inspiram atenção. A bacia do Rio Tarauacá registrou índices pluviométricos acima da média, mantendo as equipes locais em estado de alerta. Em números atualizados, Rio Branco registrou 160 milímetros de chuva, com o nível do Rio Acre alcançando 11,83 metros, sendo 14 metros a cota de transbordamento. Em Brasileia e Epitaciolândia, foram registrados 237 milímetros nas últimas 48 horas, e em Assis Brasil, 94 milímetros.

Governo do Acre atua com ações precisas para antecipar o que deve ser feito por cada instituição. Foto: Ingrid Kelly/Secom
O governo do Acre permanece em alerta total e em contato direto com as coordenadorias municipais para atender populações que vivem em áreas de risco. “Estamos executando um Plano de Contingência construído com anos de experiência, válido para todo o Estado. Nenhum município consegue enfrentar sozinho esse momento. O Estado está pronto para apoiar as prefeituras e garantir que a população receba o atendimento necessário”, reforçou Batista.
Comentários
Flash
Governo do Acre convoca candidatos do concurso da Educação e destaca agendamento online da Junta Médica em Rio Branco
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), publicou nesta sexta-feira, 26, em edição extra do Diário Oficial do Estado, o edital de convocação de candidatos aprovados no concurso público da Educação para as próximas etapas do certame, que consistem na inspeção médica, entrega de documentos e posse.
A convocação integra o cronograma oficial e reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento da rede de ensino pública, garantindo a chegada de novos profissionais às escolas e ampliando a capacidade de atendimento da Educação em todo o Acre.
Na convocação realizada, os chamados são para o cargo de Professor P2, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa e Língua Espanhola.
Certo, mas o que o convocado deve fazer agora?
Após ver o nome entre os convocados, o candidato deve seguir as orientações previstas no edital e organizar as etapas com antecedência:
- Confirme os dados e siga orientações do edital
Verifique atentamente o cargo, a localidade e as instruções específicas da sua convocação. - Providencie os exames médicos
Os exames e avaliações exigidos devem estar dentro do prazo de validade previsto no edital. É fundamental iniciar essa etapa o quanto antes para evitar imprevistos, especialmente no período de fim de ano e início de janeiro. - Faça a inspeção na Junta Médica (com agendamento online em Rio Branco)
A principal novidade desta etapa é o novo formato de agendamento online para atendimento da Junta Médica em Rio Branco, trazendo mais organização e previsibilidade ao fluxo de atendimento. O agendamento é feito por links, divididos por período:
Clique aqui para agendamento para os dias 29 e 30 de dezembro;
Clique aqui para agendamento para os dias de 5 a 16 de janeiro.
Após agendar, o candidato deve comparecer à Junta Médica no local e data selecionados, com toda a documentação e os laudos/exames exigidos.
Em Cruzeiro do Sul o atendimento permanece no formato habitual, nos dias 7 e 8 de janeiro, das 8h às 12h, na sede da Junta Médica no município, na Rua Félix Gaspar, n° 3806, Centro. Por isso, também é importante garantir que os exames estejam prontos dentro do prazo, para evitar contratempos. - Entregue a documentação dentro do prazo
A entrega de documentos deve ser feita dentro do período estabelecido no edital, em Rio Branco (sede da SEE) ou nos núcleos de Representação da Educação para atendimento nos municípios. Além dos documentos pessoais e declarações exigidas, é indispensável apresentar o atestado emitido pela Junta Médica após a inspeção.
Sobre a posse dos convocados na atual convocação
A posse ocorrerá em data, horário e local a serem divulgados posteriormente, conforme a conclusão das etapas de inspeção médica e conferência documental. O governo do Acre reforça a importância de acompanhar os canais oficiais e o Diário Oficial do Estado para não perder prazos e orientações.
Comentários
Flash
Justiça mantém prisão de suspeitos pela morte de Moisés Alencastro em Rio Branco
Antônio de Sousa Morais e Nataniel Oliveira de Lima foram encaminhados ao presídio Francisco de Oliveira Conde após audiência de custódia
A Justiça do Acre manteve a prisão dos dois suspeitos de envolvimento no assassinato do colunista social Moisés Alencastro, ocorrido em Rio Branco. A decisão foi tomada após audiência de custódia realizada na manhã desta sexta-feira (26), na Vara Estadual das Garantias da Comarca de Rio Branco.
A audiência foi conduzida pelo juiz Caique Cirano Di Paula, que decidiu manter a prisão com base no parecer do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).
Os suspeitos Antônio de Sousa Morais, de 22 anos, apontado como autor do crime, e Nataniel Oliveira de Lima, de 23 anos, considerado o segundo envolvido, haviam sido presos ainda nesta quinta-feira (25) — Antônio no período da manhã e Nataniel à noite.
Após a decisão judicial, ambos foram encaminhados ao Complexo Prisional de Rio Branco, Francisco de Oliveira Conde (FOC), onde permanecem à disposição da Justiça enquanto as investigações seguem em andamento.
O caso continua sendo apurado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).











Você precisa fazer login para comentar.