Acre
Especial: A longa jornada do ‘Papagaio da Fronteira’ até a Arena do Cacique do Juruá
Quase 24 horas de ônibus com saída de Epitaciolândia à Cruzeiro do Sul, além de longa, é muito cansativa para o elenco
Marcus José – Vídeo: Marquinho Filho
Assim como nas demais edições do campeonato profissional de futebol acriano, as delegações irão viajar de forma distinta pelo interior do acre, onde vão disputar fase a fase, o maior torneio da categoria acriana em regiões diferentes. O Alto Acre FC, equipe que representa a regional, como também o Amax Esporte Club de Xapuri.
Já o Alto Acre enfrentou no último final de semana, uma jornada de ônibus pela BR 364, extensão aproximada de quase 900 km, com saída da cidade de Epitaciolândia às 7h30 da noite da ultima sexta-feira (03), com chegada na cidade de Cruzeiro do Sul, extremo Oeste da Região Norte do Brasil, às 2h40 da tarde de sábado (04), para enfrentar os profissionais do Juruá, equipe do Nauás E.C., em sua Arena.
Nas últimas participações do campeonato acriano, o Alto Acre F. C. e demais equipes protagonizaram episódios curiosos, que acabaram coincidindo suas respectivas campanhas e o método de transporte, para chegar nas terras das ladeiras intermináveis, conhecida como a capital do interior acriano (cidade de Cruzeiro do Sul), onde já aconteceu cinco confrontos na Arena do Juruá entre Papagaio e Cacique que resultou com a derrota do último domingo de páscoa (5), duas vitórias para cada lado, sendo que houve um empate em 2011, na recente história das duas equipes em confronto no acriano de futebol profissional.
A viagem de ônibus, que pode durar 24 horas, além de longa, muito cansativa para o elenco. Enquanto a de avião, tem duração de cerca de uma hora e 10 minutos (vôo sem escalas), rápida e tranquila (claro, se não houver nenhuma turbulência que apavore). Em 2011, a delegação do Papagaio da Fronteira viajou de avião, empatou em 1X1 na 1ª Fase daquele ano.
Já no domingo de páscoa, o Papagaio da Fronteira não foi achocolatado, atuando com o elenco muito desfalcado. O Alto Acre, começou o jogo lento e sem muita criatividade, enquanto isso, o Nauás na empolgação frente sua torcida, partiu para cima do rival.
Aos poucos, o time do técnico Sérgio Góes (Alto Acre), foi se soltando e buscando o controle da partida. Ainda assim, errava muitos passes no campo ofensivo, desperdiçando algumas jogadas promissoras. A primeira chance veio aos 17 minutos. Lateral Bolão fez cruzamento para grande área, zaga testou firme pra fora. Diego Bahia pega rebote, chuta sem direção, assim, Papagaio não foi bem nos primeiros 45 minutos.
Só no segundo tempo o único gol da partida saiu, aos 43 minutos, após bola lançada pela esquerda, zaga central improvisada não conseguiu cortar, bola sobra livre e Doutor finalizou forte dentro da grande área. A bola passou por baixo do goleiro Manga e morreu nas redes do Papagaio, torcida vai a loucura ao goste de chocolate.
O Campeonato Acreano segue com suas história, protagonizando episódios curiosos, e o Alto Acre FC colecionando derrotas na competição, tem apenas um ponto, só resta apenas mais um jogo para termino do primeiro turno que se encerra frente ao Vasco da Gama no Arena da Floresta que também não vem bem das pernas, em caso de vitória do papagaio entrega a lanterna para rival da capital.
A vida proporciona oportunidades de reviravolta. E nesta última rodada do acreanão, Alto Acre e Vasco estarão frente a frente no estádio Arena da Floresta, em Rio Branco, pela chance de retificar seus fracassos recente. Com campanhas ruins no estadual, as equipes tentam esquecer o passado recente pela chance de fazer bonito na última rodada.
O presidente Carlos Passos, tenta organizar os contra-tempos ocorridos antes e durantes o primeiro turno. Para virar o jogo de vez, o time treinado por Sérgio Góes espera conquistar um bom resultado em Rio Branco, se possível, um resultada para sai da lanterna da competição e recomeça com pé-direito.
Em uma semana, o Alto Acre FC enfrentou muitas das mazelas que atingem os clubes brasileiros que estão longe da elite da Série A: falta de recursos e estrutura, viagens longas feitas na véspera dos jogos, indefinições jurídicas e improvisos provocados pela ausência de planejamento do torneio.
O clube de Cruzeiro do Sul saiu da Arena do Juruá aplaudido de pé pela torcida local, que cantou o nome do Nauás ao final do jogo. A equipe do Alto Acre – cujo plantel estava incompleto – passou a madrugada anterior viajando para chegar a cidade de Cruzeiro do Sul. Uma semana antes, todos os jogadores participaram do treino final de apronto, quando receberam o telefonema de embarque sumiram deixando treinador com apenas 14 jogadores, maioria de fora para o confronto. Com seu estádio em Epitaciolândia interditado, o Alto Acre FC está sem poder jogar em casa desde 2011.
Comentários
Acre
Secretarias de Segurança e Saúde realizam transporte aéreo de órgão para transplante no Acre
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer), desempenhou um papel crucial em mais uma missão humanitária, na manhã deste domingo, 6. Em uma operação conjunta com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), foi realizado o transporte aéreo de um fígado para transplante, que saiu do Hospital de Base, em Porto Velho, Rondônia, com destino a Rio Branco, no Acre.

O secretário de Segurança Pública, José Américo destaca sobre a importância da parceria entre as secretarias para impactar positivamente a vida das pessoas. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
O secretário de Segurança, José Américo, destacou a importância dessa parceria entre as secretarias de segurança e saúde. “A união de esforços entre nossas equipes é fundamental para que possamos realizar ações que realmente fazem a diferença na vida das pessoas. O transporte de órgãos é uma missão que não apenas demonstra o compromisso da Sejusp com a vida, mas também evidencia a importância da colaboração entre os setores. Estamos aqui para salvar vidas, e cada operação como essa reforça nosso papel nesse contexto”, afirmou.

Um voo pela vida: aeronave decola em mais uma missão de traslado de órgão. Foto: Italo Sousa/Sejusp
A aeronave, um avião asa fixa Baron BE-58 PT-LZW decolou de Rio Branco às 05:30h, com um tempo de voo de 1h e 30 minutos de ida e a mesma estimativa de duração de tempo de volta.

Equipe médica do Acre que embarcou na missão de captação do órgão em Porto Velho. Foto: Italo Sousa/Sejusp
A operação foi pilotada por Felipe Oliveira e pelo co-piloto Michael Vilisson Sales, na aeronave também estava a equipe do Serviço de Transplantes da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo, composta pelos médicos Dr. Aloysio Coelho, Rafael Felipe e Rita de Cássia, que acompanharam o órgão durante todo o trajeto.

“Isso só demonstra o compromisso que o Estado tem com a manutenção da vida”, disse o piloto da missão Felipe Oliveira. Foto: Italo Sousa/Sejusp
O piloto disse que essa ação reafirma o compromisso do Acre em promover a saúde e a segurança, utilizando a tecnologia e a união de esforços para salvar vidas. Essa missão de traslado de órgão é algo importante para a manutenção da vida. A Segurança Pública, por meio do Ciopaer, tem trabalhado em parceria com a Sesacre, sendo esta, a segunda captação de órgão que a gente faz com o avião em Rondônia, e isso só demonstra o compromisso que o Estado tem com a manutenção da vida”, concluiu Felipe Oliveira.
Comentários
Acre
Bebê é salvo por agente da PRF após se engasgar com o próprio vômito; assista

O agente da PRF, que também é estudante de medicina, aplicou a manobra de Heimlich no bebê engasgado | Bnews – Divulgação Divulgação/PRF
Um agente da Polícia Rodoviária Federal salvou um bebê que se engasgou com o próprio vômito, na manhã deste sábado (5), em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador.
De acordo com a PRF, a família da criança parou o carro em frente ao posto da corporação e pediu ajuda. O bebê não conseguia respirar e apresentava sinais de obstrução das vidas.
Um dos policiais de plantão, que também é estudante de medicina, prontamente atendeu a ocorrência e aplicou a manobra de Heimlich, técnica que consiste em segurar o bebê de bruços, com a cabeça levemente inclinada para baixo, e aplicar leves tapinhas nas costas, entre as escápulas.
O bebê imediatamente voltou a respirar e chorou, sinalizando a retomada da função respiratória normal. Após a manobra, o policial recomendou que a família levasse a criança ao Hospital Estadual da Criança (HEC), tambgém em Feira, devido à suspeita de hipóxia, causada pelo tempo em que o bebê ficou sem respirar.
Comentários
Acre
Principal liderança do Bonde dos 13 é presa durante operação na Cidade do Povo, em Rio Branco
Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na prisão de Francisco Gleidson de Souza Nunes, conhecido como “Neném”, apontado como a principal liderança da facção criminosa Bonde dos 13 (B13) no Acre. A ação ocorreu na noite do último sábado (5), no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.
Além de “Neném”, outros oito integrantes da facção também foram capturados durante a ofensiva policial, que contou com a participação de diversas unidades da Polícia Militar e o apoio da Força Nacional de Segurança Pública. O grupo foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) sob forte esquema de segurança. Uma arma de fogo foi apreendida com os suspeitos.
Francisco Gleidson deve passar por audiência de custódia neste domingo (6), que deverá definir os próximos passos do processo judicial contra ele.
Essa não é a primeira vez que o acusado é detido. Em 13 de fevereiro de 2023, “Neném” foi preso durante uma operação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, sob suspeita de ser o mandante de uma tentativa de homicídio, também ocorrida na Cidade do Povo. Na ocasião, no entanto, a Justiça do Acre rejeitou a denúncia por falta de provas, e ele acabou sendo liberado.
Agora, com novas evidências e o flagrante da operação, a expectativa é de que o caso tenha desdobramentos mais consistentes nas investigações contra a facção.
Você precisa fazer login para comentar.