Conecte-se conosco

Acre

Especial: A longa jornada do ‘Papagaio da Fronteira’ até a Arena do Cacique do Juruá

Publicado

em

Alto Acre F. Club no Jurua.Still007

Quase 24 horas de ônibus com saída de Epitaciolândia à Cruzeiro do Sul, além de longa, é muito cansativa para o elenco

Marcus José – Vídeo: Marquinho Filho

Assim como nas demais edições do campeonato profissional de futebol acriano, as delegações irão viajar de forma distinta pelo interior do acre, onde vão disputar fase a fase, o maior torneio da categoria acriana em regiões diferentes. O Alto Acre FC, equipe que representa a regional, como também o Amax Esporte Club de Xapuri.

Já o Alto Acre enfrentou no último final de semana, uma jornada de ônibus pela BR 364, extensão aproximada de quase 900 km, com saída da cidade de Epitaciolândia às 7h30 da noite da ultima sexta-feira (03), com chegada na cidade de Cruzeiro do Sul, extremo Oeste da Região Norte do Brasil, às 2h40 da tarde de sábado (04), para enfrentar os profissionais do Juruá, equipe do Nauás E.C., em sua Arena.

Nas últimas participações do campeonato acriano, o Alto Acre F. C. e demais equipes protagonizaram episódios curiosos, que acabaram coincidindo suas respectivas campanhas e o método de transporte, para chegar nas terras das ladeiras intermináveis, conhecida como a capital do interior acriano (cidade de Cruzeiro do Sul), onde já aconteceu cinco confrontos na Arena do Juruá entre Papagaio e Cacique que resultou com a derrota do último domingo de páscoa (5), duas vitórias para cada lado, sendo que houve um empate em 2011, na recente história das duas equipes em confronto no acriano de futebol profissional.

A viagem de ônibus, que pode durar 24 horas, além de longa, muito cansativa para o elenco. Enquanto a de avião, tem duração de cerca de uma hora e 10 minutos (vôo sem escalas), rápida e tranquila (claro, se não houver nenhuma turbulência que apavore). Em 2011, a delegação do Papagaio da Fronteira viajou de avião, empatou em 1X1 na 1ª Fase daquele ano.

Alto Acre F. Club no Jurua.Still008

Já no domingo de páscoa, o Papagaio da Fronteira não foi achocolatado, atuando com o elenco muito desfalcado. O Alto Acre, começou o jogo lento e sem muita criatividade, enquanto isso, o Nauás na empolgação frente sua torcida, partiu para cima do rival.

Aos poucos, o time do técnico Sérgio Góes (Alto Acre), foi se soltando e buscando o controle da partida. Ainda assim, errava muitos passes no campo ofensivo, desperdiçando algumas jogadas promissoras. A primeira chance veio aos 17 minutos. Lateral Bolão fez cruzamento para grande área, zaga testou firme pra fora. Diego Bahia pega rebote, chuta sem direção, assim, Papagaio não foi bem nos primeiros 45 minutos.

Só no segundo tempo o único gol da partida saiu, aos 43 minutos, após bola lançada pela esquerda, zaga central improvisada não conseguiu cortar, bola sobra livre e Doutor finalizou forte dentro da grande área. A bola passou por baixo do goleiro Manga e morreu nas redes do Papagaio, torcida vai a loucura ao goste de chocolate.

O Campeonato Acreano segue com suas história, protagonizando episódios curiosos, e o Alto Acre FC colecionando derrotas na competição, tem apenas um ponto, só resta apenas mais um jogo para termino do primeiro turno que se encerra frente ao Vasco da Gama no Arena da Floresta que também não vem bem das pernas, em caso de vitória do papagaio entrega a lanterna para rival da capital.

A vida proporciona oportunidades de reviravolta. E nesta última rodada do acreanão, Alto Acre e Vasco estarão frente a frente no estádio Arena da Floresta, em Rio Branco, pela chance de retificar seus fracassos recente. Com campanhas ruins no estadual, as equipes tentam esquecer o passado recente pela chance de fazer bonito na última rodada.

O presidente Carlos Passos, tenta organizar os contra-tempos ocorridos antes e durantes o primeiro turno. Para virar o jogo de vez, o time treinado por Sérgio Góes espera conquistar um bom resultado em Rio Branco, se possível, um resultada para sai da lanterna da competição e recomeça com pé-direito.

Em uma semana, o Alto Acre FC enfrentou muitas das mazelas que atingem os clubes brasileiros que estão longe da elite da Série A: falta de recursos e estrutura, viagens longas feitas na véspera dos jogos, indefinições jurídicas e improvisos provocados pela ausência de planejamento do torneio.

O clube de Cruzeiro do Sul saiu da Arena do Juruá aplaudido de pé pela torcida local, que cantou o nome do Nauás ao final do jogo. A equipe do Alto Acre – cujo plantel estava incompleto – passou a madrugada anterior viajando para chegar a cidade de Cruzeiro do Sul. Uma semana antes, todos os jogadores participaram do treino final de apronto, quando receberam o telefonema de embarque sumiram deixando treinador com apenas 14 jogadores, maioria de fora para o confronto. Com seu estádio em Epitaciolândia interditado, o Alto Acre FC está sem poder jogar em casa desde 2011.

Alto Acre F. Club no Jurua.Still037

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco mantém manutenção contínua em parques e reforça cuidado com espaços públicos

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, segue realizando um trabalho contínuo de manutenção em importantes espaços públicos da capital. A ação, determinada pelo prefeito Tião Bocalom, tem como objetivo assegurar que os parques permaneçam limpos, organizados e adequados ao uso da população.

Uma equipe composta por 27 colaboradores atua nesta quinta-feira (19), no Parque do Igarapé Fundo, na nova estação. O grupo é responsável pelos serviços de manutenção em quatro locais estratégicos: Vale do Açaí, Vale da Altamira, Parque do Igarapé Fundo e Parque do João Eduardo.

eb0b196c c79a 4887 8c5b a4374b40d0bf
Assim que uma etapa é concluída, um novo ciclo de manutenção é iniciado, garantindo a preservação constante das áreas. (Foto: Ana Melo/Secom)

Os trabalhos são executados de forma permanente, em um ciclo que envolve o início, a execução, a conclusão e o reinício das atividades ao longo de todo o ano. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a conservação dos espaços públicos e a promoção da saúde e da qualidade de vida dos moradores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, o serviço é ininterrupto. Assim que uma etapa é concluída, um novo ciclo de manutenção é iniciado, garantindo a preservação constante das áreas.

93f8019c 4c8a 4dba 9b58 9a70708b1904
“A Prefeitura de Rio Branco mantém equipes atuando na limpeza dos parques, garantindo espaços adequados para a população”, frisou o coordenador Clebson de Deus Bonfim. (Foto: Ana Melo/Secom)

Além das equipes responsáveis pelos quatro parques, outras duas frentes de trabalho atuam no Parque do Tucumã e no Parque da Maternidade, ampliando o alcance das ações de cuidado urbano na capital acreana.

O coordenador da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, Clebson de Deus Bonfim, destacou a importância do trabalho. “A Prefeitura de Rio Branco não mede esforços para deixar os parques limpos, porque é aqui que a população caminha, e isso traz saúde para todos. O prefeito sempre zela pelos parques. Além desses, há mais duas equipes atuando no Tucumã e no Parque da Maternidade. É um trabalho contínuo. Quando termina, começa novamente”, frisou.

d08f9d8b 653c 4126 a6fa bbbb1b70b462
a9d0e9cb c096 4d42 8f55 5dffea0b6ceb
51794f28 a735 4dee 8967 1a55babe9a13
337f6499 d9ab 4c15 a9f7 53e1ee750280
73d81b37 8ee9 454c 8b54 072916011779
69eed1ec d9db 4a1d ba79 6586ef97571a
5cc0996e 8a26 4e0f a66c 2f636842f06c
4b2b83e0 a8b5 4dfa 81e0 d37d6b5950d2
0e6e5532 d5c4 464e a2fe bd6cb244caf6

<p>The post Prefeitura de Rio Branco mantém manutenção contínua em parques e reforça cuidado com espaços públicos first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Elevado Mamedio Bittar entra na fase final e se consolida como novo marco da mobilidade em Rio Branco

Publicado

em

Para acompanhar os trabalhos de conclusão do elevado Mamedio Bittar, localizado na Estrada Dias Martins, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, realizou, na manhã desta quinta-feira (19), uma visita técnica ao local. A agenda contou com a presença do vice-prefeito Alysson Bestene, de secretários municipais e do presidente da Câmara Municipal, Joabe Lira. A obra encontra-se na fase final de acabamento e integra o conjunto de investimentos da gestão municipal voltados à melhoria da mobilidade urbana da capital.

Com 278 metros de extensão, 8 metros de largura e 5,5 metros de altura em seu ponto mais elevado, o elevado se consolida como um dos maiores investimentos em infraestrutura viária de Rio Branco. Além de garantir mais fluidez ao tráfego na região, o equipamento também se destaca pelo projeto arquitetônico moderno, com potencial para se tornar um dos novos cartões-postais da cidade.

Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 3
“Mesmo diante dos desafios, a obra avança e a previsão é entregar o elevado no dia 20 de março. A estrutura marca uma nova fase da mobilidade urbana e vai beneficiar diretamente a população.” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Durante a vistoria, o prefeito destacou os desafios enfrentados ao longo da execução, como o atraso na entrega de materiais e o período de chuvas intensas, mas reafirmou o compromisso da gestão com a conclusão da obra dentro do cronograma previsto.

“Mesmo com as dificuldades, a obra está avançando, e nossa expectativa é entregar esse elevado no dia 20 de março. É uma estrutura que marca uma nova fase para a mobilidade urbana de Rio Branco e que vai beneficiar diretamente a população”, afirmou o prefeito.

A Prefeitura de Rio Branco tem intensificado os investimentos em infraestrutura viária, com foco na melhoria da acessibilidade, na segurança de condutores e pedestres e no fortalecimento estrutural da capital, garantindo vias mais modernas, bem iluminadas e planejadas para acompanhar o crescimento urbano.

Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 17
Para o vice-prefeito, Alysson Bestene, o elevado da AABB é uma obra estratégica para o desenvolvimento da cidade, por atender o Distrito Industrial e o eixo administrativo que reúne a Cidade da Justiça, a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Para o vice-prefeito, Alysson Bestene o elevado, também conhecido como elevado da AABB, é uma obra estratégica para o desenvolvimento da cidade, especialmente por atender à região do Distrito Industrial e ao eixo administrativo que concentra a Cidade da Justiça, a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa.

“Estamos falando de uma intervenção que vai proporcionar mais fluidez ao trânsito em uma área de grande fluxo de veículos. Essa obra representa planejamento e visão de futuro para o crescimento ordenado de Rio Branco”, ressaltou Alysson Bestene.

Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 10
Elevado se consolida como um dos maiores investimentos em infraestrutura viária de Rio Branco. (Foto: Marcos Araújo/Secom) (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Com a parte estrutural concluída e o sistema de iluminação pública já implantado, as equipes concentram os trabalhos nos retoques finais de pintura e na construção dos espelhos d’água, que integrarão o projeto paisagístico do local.

O secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, destacou que a pasta atuou diretamente na implantação da iluminação e na organização do entorno do elevado, garantindo mais segurança e valorização urbana para a região.

bbcf8ee9 84fc 40d2 b599 c94b27e4f880 e1771530169834
“Já concluímos o planejamento da instalação dos postes no viaduto e na Avenida Ceará, do Lago do Amor até a Defla. No elevado, serão cerca de 50 postes com tecnologia moderna, reforçando a segurança e o aspecto de capital”, explicou o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque. (Foto: Secom)

“Já concluímos o planejamento da instalação dos postes tanto no viaduto quanto no trecho da Avenida Ceará, do Lago do Amor até a Defla. Somente no elevado serão cerca de 50 postes com tecnologia moderna, o que contribui para uma cidade mais segura e com aspecto de capital”, afirmou o secretário.

A obra do elevado Mamedio Bittar representa um avanço significativo para a mobilidade urbana, fortalecendo o acesso ao Distrito Industrial, melhorando o fluxo viário e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Rio Branco.

Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 26
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 25
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 24
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 22
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 23
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 21
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 20
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 19
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 16
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 15
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 14
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 13
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 12
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 11
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 10
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 9
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 8
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 7
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 6
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 5
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 4
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 2
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 1

<p>The post Elevado Mamedio Bittar entra na fase final e se consolida como novo marco da mobilidade em Rio Branco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Vendas do comércio no Acre encerram 2025 com alta de 2,5% e superam o desempenho nacional

Publicado

em

As vendas do comércio varejista no Acre encerraram 2025 com alta de 2,5%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na última sexta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vendas do comércio varejista no Acre encerraram 2025 com alta de 2,5%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Foto: internet

No varejo ampliado, que inclui, além do comércio varejista, os segmentos de veículos, motos, partes e peças, material de construção e o atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas registrou crescimento de 2,1% no acumulado do ano.

Ao analisar o desempenho, o governador Gladson Camelí destaca que o crescimento é fruto direto da cooperação entre o poder público e o setor produtivo. Para o gestor, a parceria tem sido fundamental para fortalecer a economia local, gerar empregos e ampliar oportunidades.

Volume de vendas do comércio superou a média nacional. Foto: IBGE

“Esse resultado mostra que, quando governo e iniciativa privada caminham juntos, quem ganha é a população. Trabalhamos para criar condições favoráveis, destravar investimentos e apoiar quem empreende. O comércio respondeu com confiança, e os números refletem isso”, afirma.

Segundo o governo, a expectativa é de que 2026 mantenha o ritmo positivo, impulsionado por políticas de incentivo, melhoria do ambiente de negócios e investimentos em infraestrutura que favorecem a circulação de mercadorias e o fortalecimento do mercado interno.

The post Vendas do comércio no Acre encerram 2025 com alta de 2,5% e superam o desempenho nacional appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo