Acre
Esjud Lança Na Próxima Semana Curso Sistema Processual Eletrônico (Eproc)
Primeira etapa é destinada a magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) das unidades de Rio Branco.
A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) lançará na próxima segunda-feira (8) o Curso “Sistema Processual Eletrônico – Eproc”. O objetivo é que ao final da agenda educacional a(o) aluna(o) desenvolva habilidades e competências para compreender a ferramenta, bem como utilizar o novo sistema de virtualização e automação judicial da Justiça Estadual.
O Eproc será implantado em todo Judiciário Acreano, em um trabalho conjunto da Administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Corregedoria-Geral da Justiça e Esjud.

Para se inscrever, basta acessar o Portal da Esjud (https://esjud.tjac.jus.br/), em seguida clicar em Calendário de Inscrição, de acordo com a especificidade das turmas previstas no cronograma abaixo. Nesse sentido, a Assessoria da Escola enviará um card com o link direto para cada uma das turmas, com o link direto de inscrição e outras informações relevantes.
O curso será oferecido em modalidade presencial, com transmissão pelo Google Meet destinada somente aos profissionais lotados nas comarcas do interior ou que estejam no teletrabalho. O público-alvo são magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do TJAC.
“Embora o trabalho humano seja preponderante e insubstituível, a tecnologia atualmente é um instrumento estratégico no nosso fazer, em nossas rotinas de produção, para um maior alcance de resultados. Por isso, temos buscado todas as inovações necessárias, que nos permitam ir mais longe, oferecendo uma resposta mais ágil e eficaz aos cidadãos”, destacou a desembargadora Regina Ferrari, presidente do Tribunal.

O desembargador Elcio Mendes, diretor da Órgão de Ensino, convidou a todas(os) para participarem da capacitação, e fazerem parte desta mudança de paradigma na história da Instituição. “O Eproc vem para ficar, pois é um sistema que representa a modernização do Judiciário Acreano, favorecendo o seu crescimento, por meio de uma plataforma mais eficiente, célere, segura e estável”, disse.

Para o corregedor-geral da Justiça, Samoel Evangelista, a Justiça Acreana desponta na vanguarda em diversas áreas, sendo uma delas a modernização da prestação jurisdicional, a exemplo do pioneirismo da virtualização de processos. O magistrado frisou que todo apoio será dispensado à formação da Escola e às demais etapas de implantação da ferramenta.

Realização
O período de realização na Capital será de 8 a 12 de abril, sempre no Laboratório de Informática da Uninorte, conforme cronograma abaixo.
Rio Branco
- Central de Processamento Eletrônico (Cepre): dia 8 de abril, das 7h às 14h, no Laboratório 4 da Uninorte;
- Gabinetes das unidades atendidas pela Cepre: dia 9 de abril, das 11h às 14h, Laboratório 4 da Uninorte;
- Unidades e Juizados Criminais: dia 9 de abril, das 14h às 17h, no Laboratório 4 da Uninorte;
- 1ª e 2ª Varas de Fazenda, Vara de Execução Fiscal, 1ª e 2ª Varas da Infância, Vara de Registros Públicos, 6ª Vara Cível e Juizado Especial da Fazendo Pública: dia 10 de abril, das 11h às 17h, no Laboratório 4 da Uninorte;
- Central de Mandados: dia 11 de abril, das7h às 14h, no Laboratório 4 da Uninorte;
- Diretoria Judiciária do 2º Grau: dia 11 de abril, das 7h às 11h, no Laboratório 6 da Uninorte;
- Gabinetes do 2º Grau: dia 11 de abril, das 11h às 14h, no Laboratório 6 da Uninorte;
- Turma Recursal (Assessoria e Secretaria): dia 12 de abril, das 7h às 11h, no Laboratório 4 da Uninorte;
- Contadoria: dia 12 de abril, das 11h às 12h, no Laboratório 4 da Uninorte;
- Precatórios: dia 12 de abril, das 12h às 14h, no Laboratório 4 da Uninorte.
Ementa
A informatização do processo judicial, bem como a automação dos procedimentos judiciais é uma forma de concretizar o direito fundamental à razoável duração do processo, tornando efetivo o direito de acesso à Justiça. Os constantes avanços tecnológicos devem ser considerados pelo Poder Judiciário, conforme preconiza o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.
Comentários
Acre
Acidente entre moto e caminhonete deixa casal ferido em Sena Madureira
Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete deixou um casal ferido na tarde desta terça-feira (23), no município de Sena Madureira, no interior do Acre.
A colisão aconteceu na rua Augusto Vasconcelos, esquina com a rua Maranhão, nas proximidades da 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Conforme informações preliminares apuradas no local, o condutor da caminhonete teria avançado a via preferencial e atingido a motocicleta onde o casal trafegava.
Com o impacto, o condutor da moto, identificado inicialmente apenas como professor Fábio, foi arremessado e caiu dentro de um bueiro. A passageira, sua esposa — ainda não identificada oficialmente — caiu sobre a calçada e também ficou ferida.
Vídeos enviados à reportagem registram o momento exato da colisão e o atendimento prestado às vítimas logo após o acidente.
Policiais militares do setor de trânsito estiveram no local para isolar a área e controlar o fluxo de veículos, possibilitando o trabalho da perícia. O casal foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital João Câncio Fernandes para atendimento médico.
Até o fechamento desta matéria, não havia informações oficiais sobre o estado de saúde das vítimas. As circunstâncias do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.
Comentários
Acre
Governo do Acre antecipa salário dos servidores ativos para quinta-feira (25)
Pagamento estava previsto para o dia 27; aposentados já receberam nesta terça (23). Medida busca facilitar compras de fim de ano e movimentar economia local

O crédito em conta estará disponível no próprio dia 25 para os servidores que recebem pelo Banco do Brasil. Nos demais bancos, o valor será creditado no dia seguinte, 26. Foto: cedida
O governo do Acre antecipou o pagamento dos servidores públicos ativos para esta quinta-feira (25), três dias antes da data original, que seria 27 de dezembro. A medida segue a antecipação já concedida aos aposentados, que receberam nesta terça-feira (23). A decisão foi anunciada pelas Secretarias de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz).
O valor será creditado no dia 25 para quem recebe pelo Banco do Brasil. Para os demais bancos, o depósito ocorrerá na sexta-feira (26). O governador Gladson Cameli afirmou que o objetivo é ajudar os servidores a se organizarem para as compras de fim de ano e fortalecer a economia local.
— A medida ajuda os servidores a se organizarem, comprarem os presentes, honrarem seus compromissos e celebrarem este período com mais tranquilidade — disse Cameli.
Os contracheques já estão disponíveis para consulta no site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado e no aplicativo MeuAC. A antecipação deve movimentar o comércio e os serviços no estado, especialmente nos setores de alimentação, vestuário e presentes, em um período tradicionalmente movimentado pelas festas de final de ano.






Você precisa fazer login para comentar.