Conecte-se conosco

Geral

Equipe do Ministério da Saúde vem ao Acre para acompanhar vacinação em caráter excepcional nas regiões de fronteira

Publicado

em

O Acre foi o primeiro estado a receber a visita de Rodrigo Cruz, secretário executivo, e Márcio Arbachdo, diretor de programas da Secretaria Executiva, ambos do Ministério da Saúde (MS). Na manhã desta sexta-feira, 23, a equipe do governo federal aterrissou em solo acreano, e logo em seguida, se deslocou para Plácido de Castro, município a 75 quilômetros de Rio Branco, na fronteira com a Bolívia.

Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde do Acre com a equipe do Ministério da Saúde em reunião na sede da pasta; profissionais se deslocaram para Plácido de Castro Foto: Taís Nascimento/Ascom

A agenda é em decorrência da última remessa de vacinas contra a Covid-19 para imunizar em caráter excepcional as populações das áreas de fronteira, explica a secretária de Estado de Saúde do Acre, Paula Mariano. A comitiva do governo federal também foi informada, em reunião com a secretária, sobre as estratégias utilizadas pelo Acre no enfrentamento da pandemia.

Governador Gladson Cameli com então secretário de Saúde, Alysson Bestene, no primeiro semestre deste ano, durante chegada de mais um lote de vacinas contra a Covid-19 Foto: Diego Gurgel/Secom

Além de Rodrigo Cruz, Márcio Arbach e Paula Mariano participaram também da agenda o secretário executivo do MS no Acre, Éden Miranda e as secretárias adjuntas Adriana Lobão (Assistência à Saúde) e Muana Araújo (Executiva).

Técnicos do Ministério da Saúde no momento da chegada de lote de vacina contra o Coronavírus no Acre Foto: Junior Aguiar/Secom

“Brasileiros que moram em estados que fazem fronteira com outros países estão tendo prioridade na vacinação contra a Covid-19. Nós, do Ministério da Saúde, começamos a enviar doses de vacinas para imunizar essa população, com o objetivo de reforçar a proteção nessas localidades para conter o avanço de possíveis variantes do vírus”, ressalta Cruz.

Profissionais de Saúde acomodam em bandeja doses de vacina de combate à Covid-19 no Acre Foto: Diego Gurgel/Secom

No total, já foram distribuídas, somente nas primeiras 48 horas que o programa foi instituído, pelo menos 4 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, produzidas no Brasil pela Fiocruz. Em um primeiro momento, os estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia receberam doses a mais para vacinar os moradores de suas fronteiras, o que contempla 50% dessa população.

Renata Quiles, coordenadora do Programa Nacional de Imunização no Acre, da Secretaria de Estado de Saúde, prepara dose do imunizante Astrazeneca Foto: Odair Leal/Secom

No Acre, além de Plácido de Castro, estão sendo contemplados os moradores de Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil, no Alto Acre, incluindo a população de 18 anos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Homem é baleado no pé após ataque motivado por ciúmes em bar de Rio Branco

Publicado

em

Suspeito armado com escopeta fugiu após o disparo; vítima foi socorrida pelo Samu e passa bem

Adriano Marinho, de 36 anos, foi ferido por um disparo de arma de fogo na noite desta segunda-feira (26), em um bar localizado na Rua da Sanacre, no bairro Santa Inês, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Adriano estava no local com a namorada, consumindo bebidas alcoólicas, quando o ex-namorado dela chegou de forma inesperada. Movido por ciúmes, o homem se aproximou armado com uma escopeta e tentou matar a vítima, efetuando um disparo que atingiu o pé esquerdo de Adriano. Após a ação, o suspeito fugiu do local.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico. A vítima recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.

Policiais militares do 2º Batalhão estiveram na cena do crime, colheram informações e realizaram buscas na região na tentativa de localizar o autor do disparo, porém, até o momento, ele não foi encontrado.

O caso está sendo apurado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e, posteriormente, será encaminhado para investigação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Geral

Acre segue com tempo instável e risco de chuvas fortes nesta terça-feira

Publicado

em

Alta umidade mantém pancadas intensas em todas as regiões do estado; temperaturas podem chegar a 31 °C.

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O tempo permanece instável em todo o Acre nesta terça-feira (27), com elevada umidade do ar e possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser intensas em algumas áreas. De acordo com o portal O Tempo Aqui, o mesmo cenário climático atinge regiões do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas da Bolívia e do Peru.

Há risco de chuvas fortes em pontos isolados, o que pode provocar transtornos à população, especialmente no leste e sul do Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas, no norte e noroeste de Mato Grosso e no norte da Bolívia.

No leste e sul do estado, que compreendem as microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, a previsão indica sol entre muitas nuvens e chuvas pontuais ao longo do dia, com probabilidade muito alta de pancadas fortes. A umidade relativa do ar deve variar entre 65% e 75% à tarde, alcançando entre 90% e 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos a calmos, predominando do norte, com variações de noroeste e nordeste.

No centro e oeste do Acre, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo será quente e abafado, com presença de sol, muitas nuvens e chuvas passageiras, que também podem ser intensas em alguns locais. A probabilidade de chuvas fortes é considerada alta, com umidade mínima entre 60% e 70% à tarde e máxima entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos seguem fracos a calmos, com a mesma predominância de direção.

As temperaturas continuam elevadas em todo o estado. Na capital e região metropolitana, as mínimas variam entre 21 °C e 23 °C, e as máximas entre 26 °C e 28 °C. No interior, os termômetros podem atingir até 31 °C, especialmente em municípios como Tarauacá, Feijó, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, mantendo a sensação de calor e abafamento ao longo do dia.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende homem em flagrante por posse ilegal de arma e esclarece assalto à Loja Americanas em Tarauacá

Publicado

em

Arma de fogo, munições e objeto roubado foram apreendidos durante diligência da Polícia Civil em Tarauacá. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe de investigação da Delegacia-Geral de Tarauacá, prendeu em flagrante, na última segunda-feira, 26, um homem identificado pelas iniciais M.S.S., pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e por envolvimento no assalto à Loja Americanas do município.

A ação teve início após a equipe de oficiais investigadores de polícia tomar conhecimento de que o suspeito havia sido conduzido à delegacia por uma guarnição da Polícia Militar pelo crime de falsidade ideológica. No boletim de ocorrência, constava a informação de que o indivíduo seria o autor do roubo à loja, o que motivou a atuação imediata da Polícia Civil.

Durante o interrogatório, M.S.S. cooperou com os investigadores e confessou a participação no crime. Em diligência realizada na residência do suspeito, os policiais localizaram um revólver calibre .38 SPL, três munições e recuperaram um tablet pertencente à Loja Americanas.

O investigado informou que estava de posse da arma de fogo há aproximadamente dois anos e que não possuía qualquer documentação legal do armamento. Após consulta aos sistemas de segurança, foi constatado que havia mandado de prisão em aberto contra o suspeito, o qual foi imediatamente cumprido.

O homem foi conduzido novamente à Delegacia-Geral de Tarauacá para a realização dos procedimentos legais, sendo submetido previamente a exame de corpo de delito, e permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue com as investigações para a completa elucidação do caso.

 

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo