Geral
Entrada da Bolívia no Mercosul abre mercado de 300 milhões de pessoas para a produção nacional
Quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ao poder, a aprovação da adesão foi finalmente aprovada. Depois de aprovado nos quatro países, o processo seguiu para a Assembleia Plurinacional

Adesão foi finalmente aprovada. Depois de aprovado nos quatro países, o processo seguiu para a Assembleia Plurinacional
A Bolívia terminou de formalizar a sua plena adesão ao Mercado Comum do Sul (Mercosul) e abriu oportunidades económicas e benefícios para os migrantes nacionais.
Inicialmente, as micro, médias e grandes empresas acessarão um mercado de 300 milhões de pessoas, o que representa oportunidades para o crescimento e projeção da produção nacional.
Não só isso, também fará da Bolívia uma espécie de articulação entre o Mercosul e a Comunidade Andina, porque faz parte de ambos os blocos de integração, e facilitará a circulação de bolivianos nos países membros.
O vice-ministro de Comércio Exterior e Integração, Huáscar Ajata, destacou as vantagens e desafios que surgem para a Bolívia ao formalizar sua adesão ao bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Uma das vantagens é a abertura às micro, médias e grandes empresas de um mercado de 300 milhões de pessoas, o que também representará desafios.
“É uma grande oportunidade para as nossas empresas, para que possamos gerar maior produção, exportar e ingressar nas cadeias produtivas do Mercosul para exportar para terceiros países e aproveitar a plataforma de acordos comerciais”, explicou.
O presidente Luis Arce promulgou na última sexta-feira a lei de adesão da Bolívia ao Mercosul, que foi o corolário de um longo processo. Cada um dos países membros ratificou a adesão em seus respectivos congressos, mas no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro sua tramitação legislativa não foi viabilizada.
Quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ao poder, a aprovação da adesão foi finalmente aprovada. Depois de aprovado nos quatro países, o processo seguiu para a Assembleia Plurinacional, onde também foi ratificado após várias sessões suspensas pelos legisladores de Evista e da oposição Podemos e Comunidad Ciudadana.
Como a Bolívia faz parte da Comunidade Andina (CAN), se tornará um eixo de aproximação entre o bloco andino e o mercado do sul. Além disso, permitirá fortalecer as relações no objetivo de se tornar parte dos BRICS, tendo em conta. conta que o Brasil é membro desse bloco.
“A Bolívia se torna, em termos geográficos e de integração comercial física, o eixo articulador entre a Comunidade Andina e o Mercosul, o que nos permite maior projeção”, explicou.
Os nacionais que vivem nestes países do Sul também acabarão por beneficiar, porque facilitará a sua mobilidade e o respeito pelos seus direitos. Segundo dados da Ajata, mais de um milhão e meio de bolivianos vivem apenas no Brasil e na Argentina.
“Teremos oportunidade de circular, trabalhar, ter acesso a benefícios, ter nossos diplomas universitários reconhecidos e ser cidadãos do Mercosul. São grandes benefícios para os cidadãos bolivianos”, destacou.
Comentários
Geral
Motorista é preso por embriaguez ao volante após acidente em Cruzeiro do Sul
Teste do bafômetro apontou 0,40 mg/L de álcool; colisão ocorreu na Boca da Alemanha

No início da madrugada desta quarta-feira, 31, um homem de 28 anos, identificado como Leonardo, foi preso pela Polícia Militar após se envolver em um acidente de trânsito na região conhecida como Boca da Alemanha, em Cruzeiro do Sul. O teste do bafômetro confirmou que o condutor havia ingerido bebida alcoólica.
De acordo com a Polícia Militar, Leonardo conduzia um veículo quando colidiu contra uma motocicleta que estava estacionada em frente a uma residência. O proprietário da moto informou que havia acabado de chegar em casa e deixado o veículo parado, quando o automóvel atingiu a motocicleta, arremessando-a para fora da pista.
O motorista alegou que trafegava pela via, mas, devido à falta de iluminação, à neblina e à forma como a motocicleta estaria estacionada, não conseguiu desviar a tempo, provocando a colisão.
Submetido ao teste do etilômetro, foi constatado o índice de 0,40 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, valor acima do permitido pela legislação. Diante do resultado, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Geral de Polícia Civil.
Os dois veículos sofreram avarias materiais, e o caso foi registrado para as providências cabíveis.
Comentários
Geral
Caminhão pega fogo após parada na Via Chico Mendes, no Segundo Distrito de Rio Branco
Um motorista, ainda não identificado, teve o caminhão incendiado na noite desta terça-feira (30), após parar o veículo para atender uma ligação telefônica na Via Chico Mendes, na Vila do Denit, região do Segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo relato do condutor, ele havia estacionado o caminhão quando percebeu fumaça saindo debaixo da cabine. Em seguida, as chamas se espalharam rapidamente e tomaram conta da parte frontal do veículo. O motorista conseguiu sair a tempo e acionou o Corpo de Bombeiros Militar.
Uma equipe do Segundo Batalhão foi enviada ao local com um caminhão-tanque e uma caminhonete, conseguindo controlar o incêndio em poucos minutos. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.
O caminhão transportava gêneros alimentícios para uma empresa da capital. O veículo, de placa BWV-4F76, pertence a uma transportadora. O motorista informou ainda que tanto o caminhão quanto a carga — que já havia sido distribuída — possuem seguro.
O proprietário da empresa foi comunicado sobre o ocorrido, e os procedimentos para a remoção do veículo devem ser realizados nesta quarta-feira (31).
Comentários
Geral
PMAC recupera veículo roubado em Sena Madureira

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do 8º Batalhão, recuperou um veículo com registro de roubo na manhã desta terça-feira, 30, no município de Sena Madureira, interior do estado.
A ação ocorreu após a guarnição de serviço receber informações da possível localização do automóvel em uma área de matagal, situada no bairro Ana Vieira, nas proximidades da Estrada do Juruá. De posse da denúncia, os policiais deslocaram-se até o local indicado e lograram êxito na localização e recuperação do veículo.
No local, foi constatado que o automóvel não apresentava avarias aparentes. Diante disso, o veículo foi apreendido e encaminhado à delegacia de polícia para a adoção das providências cabíveis.



Você precisa fazer login para comentar.