fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Enfermeira que perdeu os pais para a Covid vacina marido contra a doença durante mutirão no AC: ‘Esperança’

Publicado

em

Janaína Negreiros vacinou o marido, Luiz Carlos da Silva, de 48 anos, nessa quinta-feira (17) — Foto: Arquivo pessoal

Um misto de sentimentos que envolve felicidade, alívio e gratidão. Foi o que sentiu a enfermeira Janaína Negreiros ao vacinar o marido Luiz Carlos da Silva Negreiros, de 48 anos, na tarde dessa quinta-feira (17) no mutirão em frente ao Palácio Rio Branco, que vacina pessoas com idade a partir de 45 anos.

A profissional de saúde que perdeu os pais para a doença em um intervalo de 24 horas, e junto com o marido também foi contaminada pela doença, contou ao G1 que no ano passado quando teve Covid e transmitiu a Negreiros se sentiu culpada por ter levado a doença para casa. Porém, agora ela comemora estar levando esperança.

Janaína atua no Centro Estadual de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) e atua com vacinas especiais. Ela conta que no exercício da profissão, além de ter sido contaminada pela doença, teve que lidar com o sentimento de culpa de ter ‘levado’ o vírus para casa.

“Ano passado, em setembro, fui diagnosticada com Covid e na época eu trabalhava em Cruzeiro do Sul e meu esposo pegou Covid de mim. Ele ficou 12 dias internado no Into e fiquei muito mal naquela situação porque eu tinha transmitido para ele, que ficou com 45% do pulmão comprometido. Foi também um momento muito difícil porque a gente além de ser profissional, ainda carrega a culpa de transmitir a doença aos familiares no exercício da profissão. Isso é um conflito muito grande de sentimentos”, desabafou.

Mas, o dia tão esperado da imunização do esposo chegou e ela pode comemorar o momento tão esperado de ele ser vacinado e o melhor: a dose de esperança foi dada pelas mãos dela.

“Ontem [quinta,17], foi o contrário. Pude proporcionar para ele a possibilidade da cura, do anticorpo, da vida, o contrário do que já tinha acontecido em setembro e foi uma sensação muito grande de felicidade, gratidão e esperança porque a gente sempre tem os dias ruins, mas, eles passam e depois vêm os bons. Ontem foi um dia bom”, disse emocionada.

Enfermeira comemora levar esperança e imunidade ao marido — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre

Perda dos pais

O momento marcante na vida de Janaína ocorre seis meses depois de ela perder os pais, o casal de aposentados Morcina Maria Barroso da Costa, de 68 anos, e José Barbosa da Costa, de 71, que não se desgrudavam em nenhum momento ao longo dos 48 anos de casamento.

No dia 25 de janeiro deste ano, Morcina não resistiu e morreu vítima da doença. Mais de 24 horas depois, no dia 26, José Barbosa também faleceu em decorrência da Covid-19. Os dois eram pais de três filhos, tinham oito netos e uma bisneta, que não chegaram a conhecer porque ela nasceu quando eles já estavam internados. Em dezembro de 2020, o casal celebrou 48 anos de casamento.

“Sou defensora das vacinas já de muito tempo, sei da importância dela. Bem quando meus pais estavam internados na UTI foi quando foi autorizado. É difícil até hoje falar. Esperando aquela mobilização por parte da Anvisa com esperança que eles sobrevivessem para poder ter tempo de tomar a vacina e, infelizmente, para eles não foi possível, mas está sendo possível para muita gente e o que eu puder contribuir para que as pessoas possam ter direito a esse acesso, como cidadã e profissional de saúde vou fazer”, acrescentou.

Janaína ainda lamentou o fato de muitas pessoas estarem rejeitando a vacina. A enfermeira diz que ao longo dos anos, a vacina já evitou o agravamento de muitas doenças e outras até foram erradicadas no país.

“Quando vejo pessoas menosprezando ou rejeitando a vacina, fico muito triste, magoada porque muitas pessoas que queriam ter a oportunidade não tiveram e quem tem não está valorizando, dando a devida importância e isso é muito triste porque pode levar a outras pessoas que, não tem nada a ver, ao risco”, pontuou.

 

Morcina Maria Barroso, de 68 anos, e José Barbosa da Costa, de 71, estavam juntos há 48 anos e morreram em um intervalo de mais de 24 horas — Foto: Arquivo da família

Morcina Maria Barroso, de 68 anos, e José Barbosa da Costa, de 71, estavam juntos há 48 anos e morreram em um intervalo de mais de 24 horas — Foto: Arquivo da família

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Márcio Figueiredo vai definir lista para estreia somente na sexta

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Márcio Figueiredo tem uma semana para definir os titulares do Imperador

O técnico Márcio Figueiredo (Faísca) confirmou para sexta, 7, a definição da lista dos atletas do Galvez para a estreia na Copa do Brasil Sub-17. O confronto será contra o Juventude Samas, no estádio Pinheirão, em São Mateus, no Maranhão, no próximo dia 11.

“Teremos uma semana de muito trabalho. Ainda temos alguns atletas chegando e a ideia é contar com um elenco muito forte porque a partida será eliminatória. Vamos definir a lista no limite”, comentou Márcio Figueiredo.

Definir Logística

Segundo o presidente do Galvez, Igor Oliveira, a delegação embarca para São Luís no domingo, 9.

“Precisamos realizar os ajustes na nossa logística. A viagem entre São Luís e São Mateus tem uma duração de três horas e ainda vamos definir se ficaremos na capital ou iremos para cidade da partida antes”, explicou Igor Oliveira.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Emanoel Sacramento faz avaliações e pensa no duelo contra o Independência

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Atletas aprimoram a parte física para um confronto decisivo

O elenco do Humaitá iniciou a semana de treino nesse domingo, 2, no campo do Airton, e faz mais um trabalho nesta segunda, 3, visando o confronto contra o Independência. A partida será disputada no sábado, 8, às 17 horas, no Florestão, pela 6ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual.

Segue recuperação

O zagueiro Mpasso não jogou contra o Operário e segue em processo de recuperação de lesão muscular. A ideia de Emanoel Sacramento é contar com o grupo completo para o duelo decisivo.

Definir na sexta

Emanoel Sacramento tem como característica não antecipar a escalação dos titulares. O treinador pode mudar a maneira da equipe atuar contra o Independência.

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Barcelona goleia Real Sociedad e lidera LaLiga

Publicado

em

Lamine Yamal, Araújo e Lewandowski celebram gol do Barcelona – EFE/ Alejandro García

Equipe catalã se aproveitou de expulsão precoce e passou fácil pela Real Sociedad, com atuação inspirada de Lamine Yamal

Placar

O Barcelona passou com autoridade pela Real Sociedad neste domingo, 2, e voltou à liderança de LaLiga com uma goleada por 4 a 0, no Estádio Olímpico Lluís Companys, na Catalunha.

A expulsão de Elustondo, aos 16 minutos de jogo, facilitou o trabalho do Barça, que marcou com Gerard Martín, Casadó, Araújo e Lewandowski. Raphinha e Lamine Yamal voltaram a brilhar com participações nos gols.

Como ficou a classificação do Campeonato Espanhol

A vitória deixou o Barcelona na liderança do Espanhol com 57 pontos, um a mais que o vice-líder Atlético de Madrid. O Real Madrid, derrotado no sábado pelo Betis em Sevilla, é o terceiro com 54 pontos.

1 – Barcelona: 57
2 – Atlético de Madri: 56
3 – Real Madrid: 54
4 – Athletic Bilbao: 48
5 – Villarreal: 44

Na próxima rodada, a 27ª, o Barcelona recebe o Osasuna, enquanto o Atlético de Madrid visita o Getafe e o Real Madrid pega o Rayo Vallecano, em casa.

Como foi Barcelona 4 x 0 Real Sociedad.

O jogo era parelho até a expulsão de Elustondo, que era o último homem e impediu a entrada na área de Lewandowski. Com um a mais, o Barça passou a mandar no jogo e abriu o placar em belo chute de Gerard Martín, completando jogando espetacular de Lamine Yamal pela direita. O segundo foi de Casadó, desviando chute de Dani Olmo.

No segundo tempo, o Barcelona seguiu encurralando a equipe do País Basco e chegou ao terceiro em cobrança de escanteio de Raphinha, que Lewandowski desviou, e Araújo completou após rebote do goleiro. O oposto aconteceu na jogada seguinte: o zagueiro uruguaio foi quem finalizou e o artilheiro polonês apareceu para completar para as redes.

Comentários

Continue lendo