fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Enfermeira que perdeu os pais para a Covid vacina marido contra a doença durante mutirão no AC: ‘Esperança’

Publicado

em

Janaína Negreiros vacinou o marido, Luiz Carlos da Silva, de 48 anos, nessa quinta-feira (17) — Foto: Arquivo pessoal

Um misto de sentimentos que envolve felicidade, alívio e gratidão. Foi o que sentiu a enfermeira Janaína Negreiros ao vacinar o marido Luiz Carlos da Silva Negreiros, de 48 anos, na tarde dessa quinta-feira (17) no mutirão em frente ao Palácio Rio Branco, que vacina pessoas com idade a partir de 45 anos.

A profissional de saúde que perdeu os pais para a doença em um intervalo de 24 horas, e junto com o marido também foi contaminada pela doença, contou ao G1 que no ano passado quando teve Covid e transmitiu a Negreiros se sentiu culpada por ter levado a doença para casa. Porém, agora ela comemora estar levando esperança.

Janaína atua no Centro Estadual de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) e atua com vacinas especiais. Ela conta que no exercício da profissão, além de ter sido contaminada pela doença, teve que lidar com o sentimento de culpa de ter ‘levado’ o vírus para casa.

“Ano passado, em setembro, fui diagnosticada com Covid e na época eu trabalhava em Cruzeiro do Sul e meu esposo pegou Covid de mim. Ele ficou 12 dias internado no Into e fiquei muito mal naquela situação porque eu tinha transmitido para ele, que ficou com 45% do pulmão comprometido. Foi também um momento muito difícil porque a gente além de ser profissional, ainda carrega a culpa de transmitir a doença aos familiares no exercício da profissão. Isso é um conflito muito grande de sentimentos”, desabafou.

Mas, o dia tão esperado da imunização do esposo chegou e ela pode comemorar o momento tão esperado de ele ser vacinado e o melhor: a dose de esperança foi dada pelas mãos dela.

“Ontem [quinta,17], foi o contrário. Pude proporcionar para ele a possibilidade da cura, do anticorpo, da vida, o contrário do que já tinha acontecido em setembro e foi uma sensação muito grande de felicidade, gratidão e esperança porque a gente sempre tem os dias ruins, mas, eles passam e depois vêm os bons. Ontem foi um dia bom”, disse emocionada.

Enfermeira comemora levar esperança e imunidade ao marido — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre

Perda dos pais

O momento marcante na vida de Janaína ocorre seis meses depois de ela perder os pais, o casal de aposentados Morcina Maria Barroso da Costa, de 68 anos, e José Barbosa da Costa, de 71, que não se desgrudavam em nenhum momento ao longo dos 48 anos de casamento.

No dia 25 de janeiro deste ano, Morcina não resistiu e morreu vítima da doença. Mais de 24 horas depois, no dia 26, José Barbosa também faleceu em decorrência da Covid-19. Os dois eram pais de três filhos, tinham oito netos e uma bisneta, que não chegaram a conhecer porque ela nasceu quando eles já estavam internados. Em dezembro de 2020, o casal celebrou 48 anos de casamento.

“Sou defensora das vacinas já de muito tempo, sei da importância dela. Bem quando meus pais estavam internados na UTI foi quando foi autorizado. É difícil até hoje falar. Esperando aquela mobilização por parte da Anvisa com esperança que eles sobrevivessem para poder ter tempo de tomar a vacina e, infelizmente, para eles não foi possível, mas está sendo possível para muita gente e o que eu puder contribuir para que as pessoas possam ter direito a esse acesso, como cidadã e profissional de saúde vou fazer”, acrescentou.

Janaína ainda lamentou o fato de muitas pessoas estarem rejeitando a vacina. A enfermeira diz que ao longo dos anos, a vacina já evitou o agravamento de muitas doenças e outras até foram erradicadas no país.

“Quando vejo pessoas menosprezando ou rejeitando a vacina, fico muito triste, magoada porque muitas pessoas que queriam ter a oportunidade não tiveram e quem tem não está valorizando, dando a devida importância e isso é muito triste porque pode levar a outras pessoas que, não tem nada a ver, ao risco”, pontuou.

 

Morcina Maria Barroso, de 68 anos, e José Barbosa da Costa, de 71, estavam juntos há 48 anos e morreram em um intervalo de mais de 24 horas — Foto: Arquivo da família

Morcina Maria Barroso, de 68 anos, e José Barbosa da Costa, de 71, estavam juntos há 48 anos e morreram em um intervalo de mais de 24 horas — Foto: Arquivo da família

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após assumir sexualidade, ex de Jojo Todynho desabafa sobre reações: ‘Maldosos’

Publicado

em

Por

Após ter resolvido se assumir bissexual publicamente, o ex-participante de ‘A Fazenda 15’, Lucas Souza desabafou sobre o ocorrido. Em entrevista ao site Ela, o famoso relatou o medo de ser alvo de homofobia e, sem papas na língua, explicou que ainda recebe inúmeros comentários maldosos.

“Foi um choque para as pessoas eu falar sobre esse assunto naquele momento. Confesso que esperava uma aceitação do meu público, mas não imaginei que fosse receber tanto apoio da comunidade LGBTQIA+ e o acolhimento de algumas pessoas ao redor do Brasil”, iniciou Lucas.

“Fiquei um pouco surpreso. Depois que postei, deixei minhas redes de lado e fui fazer outras coisas para poupar o meu psicológico. Mas recebi mensagens de muitas pessoas se identificando com a situação e relatando que estão passando por isso também”, concluiu ele.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia recupera mais de R$ 9 mil em operação de combate ao furto

Publicado

em

O suposto autor do furto foi localizado e capturado pelas autoridades, sendo posteriormente conduzido até a Delegacia para prestar esclarecimentos.

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe de investigação da Delegacia Geral de Manoel Urbano, recuperou, nesta quinta-feira, 2, mais de R$ 9 mil que havia sido furtado de uma caminhonete estacionada na BR 364. O furto teria ocorrido no dia 1 de maio.

Segundo informações da autoridade policial o dinheiro foi recuperado após intensas investigações e trabalho diligente por parte dos agentes envolvidos no caso. O suposto autor do furto foi localizado e capturado pelas autoridades, sendo posteriormente conduzido até a Delegacia para prestar esclarecimentos.

Durante o interrogatório, o indivíduo assumiu a autoria do furto. No entanto, vale ressaltar que o autor do crime foi solto após sair do flagrante.

A Delegada responsável pelo caso, Dra. Jade Dene, destacou a importância da colaboração da comunidade e o empenho da equipe de investigação na resolução do caso. “Graças ao trabalho conjunto e à rápida resposta, conseguimos recuperar a quantia furtada e capturar o suspeito, apesar da soltura após sair do flagrante, o que demonstra a eficácia das ações policiais”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ex-craque do futebol mundial é cotado para ser o novo secretário de Bocalom

Publicado

em

Por Aikon Vitor – 

Nos próximos dias, a Prefeitura de Rio Branco planeja anunciar o ex-jogador de futebol Arthur Oliveira, conhecido como “rei Arthur”, como o novo responsável pela recém-criada Secretaria Municipal de Esportes.

Arthur Oliveira, renomado internacionalmente, é natural de Rio Branco, no Acre, e tem 54 anos de idade. Durante sua carreira, ele defendeu clubes como Remo (PA), Boavista (Portugal), Porto (Portugal), Vitória (BA), Botafogo (RJ) e Figueirense (SC).

O prefeito Tião Bocalom deverá oficializar o anúncio do novo secretário em uma coletiva na próxima semana.

Comentários

Continue lendo