fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Em SP, Justiça inclui estudantes trans em lei de distribuição de absorventes

Publicado

em

Decisão foi tomada por unanimidade em órgão especial do TJSP

Absorvente

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que a prefeitura inclua os estudantes trans masculinos na lei que cria o programa municipal de distribuição de absorventes. A ação direta de inconstitucionalidade (Adin) foi impetrada pelo PSOL, que requereu a mudança do texto da lei para que faça referência não apenas ao gênero feminino. A decisão, tomada em órgão especial do TJ, foi julgada procedente por unanimidade.

A Lei 388/2021 foi sancionada em julho do ano passado. O objetivo é combater a evasão escolar durante o período menstrual. De acordo com a prefeitura, a medida é focada nas pessoas em vulnerabilidade social que não podem adquirir os itens de higiene pessoal. Estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revela que no Brasil, uma em cada quatro estudantes do ensino fundamental falta às aulas durante o período menstrual por não ter dinheiro para comprar absorventes.

Em mensagem no Twitter, a vereadora Erika Hilton considerou a decisão uma vitória. “Justiça de SP, provocada por ação formulada pelo meu mandato e assinada pelo PSOL, decide por unanimidade obrigar que a prefeitura inclua homens trans em política de distribuição de absorventes”, afirmou a vereadora.

Para o relator da ação, desembargador Matheus Fontes, a promoção da saúde e bem-estar não comporta discriminações orientadas pelo sexo. “A proteção jurídica das individualidades e das coletividades não pode discriminar injustamente em razão do sexo, devendo ser abrangente e inclusiva de papéis diferentes que a liberdade de orientação sexual e de identidade de gênero proporcionam, fazendo sucumbir anacrônicas taxinomias”, disse Fontes.

Em nota, a prefeitura de São Paulo disse que endossa a decisão da Justiça. “Mencionar expressamente homens trans, a quem não poderia ser negado o acesso a absorventes, é garantir dignidade e direitos universais a essa parcela da população tão invisibilizada”, diz o texto.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou também que os recursos para compra e disponibilização dos absorventes são oriundos do Programa de Transferência de Recursos Financeiros e que “as escolas já fazem as aquisições de acordo com sua demanda e dão acesso a todos os estudantes que menstruam”.

O órgão destacou ainda que para receber o absorvente não é necessário cadastro e que a distribuição pode ocorrer de forma semanal ou mensal. Isso depende das condições do estudante beneficiado para guardar o material, o que será avaliado pela equipe da prefeitura.

*Matéria alterada às 18h58 para inclusão de nota da prefeitura de São Paulo

Comentários

Continue lendo

Brasil

Copiloto de helicóptero da Polícia Civil é baleado na cabeça ao sobrevoar comunidade da Zona Oeste do Rio durante operação

Publicado

em

O copiloto de um helicóptero da Polícia Civil foi baleado na cabeça durante uma ação na Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira (20).

Felipe Marques Monteiro, 45 anos, foi atingido em uma aeronave do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil e seu estado de saúde é considerado gravíssimo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Criminosos atearam fogo em barricadas durante operação da polícia na Vila Aliança — Foto: Reprodução

O policial foi levado para o hospital Miguel Couto, na Gávea, na Zona Sul do Rio, para passar por uma cirurgia.

Informações preliminares davam conta de que Felipe pilotava a aeronave, mas, posteriormente, a Polícia Civil informou que ele era o copiloto.

Helicóptero da Polícia Civil durante operação na Vila Aliança na manhã desta quinta (20) — Foto: Reprodução

Felipe foi baleado durante uma operação contra uma quadrilha especializada em roubos de vans. Segundo a investigação, a quadrilha atua, principalmente, na Zona Oeste. Após roubar os veículos, o bando desmancha e revende as peças.

Em um dos endereços, na Vila Aliança, os bandidos atiraram nos policiais e atearam fogo em barricadas.

Piloto de helicóptero da Polícia Civil é baleado ao sobrevoar a Vila Aliança durante operação — Foto: Reprodução / TV Globo

 

Comentários

Continue lendo

Brasil

O ‘Senhor do Senhor das Armas’: PF mira real chefe de esquema que enviou 2 mil fuzis de Miami ao Rio; alvo é policial federal aposentado

Publicado

em

Por

Casa no Recreio onde alvo atirou contra policiais — Foto: Reprodução/TV Globo

Senhor das Armas, o brasileiro Frederick Barbieri, condenado por tráfico internacional de armas pela Justiça dos Estados Unidos, tem um chefe. E a TV Globo apurou que esse homem é o policial federal aposentado Josias João do Nascimento, de 56 anos.

Senhor do Senhor das Armas é um dos alvos de 14 mandados de busca e apreensão cumpridos pela PF nesta quinta-feira (20) na Operação Cash Courier. Segundo as investigações, o esquema de Josias e de Barbieri enviou 2 mil fuzis de Miami para o Rio de Janeiro — o destino eram favelas do Comando Vermelho (CV).

Um dos endereços atribuídos a ele é uma mansão no Alphaville, um condomínio de alto luxo na Barra da Tijuca. Até a última atualização desta reportagem, não se sabia se o agente aposentado estava na residência.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Cheia do Rio Acre altera entregas dos Correios em Rio Branco

Publicado

em

Devido à cheia do Rio Acre, os Correios tiveram que alterar o fluxo de entregas em Rio Branco para garantir a continuidade dos serviços. Pela dificuldade de acesso dos carteiros a endereços que estão alagados, a distribuição foi centralizada, de maneira contingencial, na agência localizada na Avenida Epaminondas Jacome, 2858, no centro da capital.

Os destinatários nessa situação precisam acessar o site ou o app dos Correios para conferir o rastreamento do objeto. Nele, vai aparecer a informação de “retirada disponível”. O prazo para retirada é de sete dias corridos para encomendas e de 20 dias corridos para cartas/correspondências.

A medida temporária atende os destinatários das seguintes localidades:
  • Bairro Base: Rua Barbosa Lima; Rua Estado do Acre; Rua Floriano Peixoto Trecho no início; Rua Sena Madureira; Rua Xapuri; Travessa Cruzeiro do Sul; Travessa Feijó;
  • Bairro Habitasa: Rua Venezuela; Rua Paris; Rua Paraguai; Rua México; Trav. Progresso; Trav. Maria Tereza; Trav. Judith Paiva; Trav. Nilo Bezerra; Trav. Suriname;
  • Bairro Cidade Nova: Rua Baixa Verde (parte); Rua Guajará (parte); Rua Beira Rio; Avenida Beira Rio;
  • Bairro 6 de Agosto: Rua Santa Terezinha; Trav. Praxedes; Trav. Cearense.

Os Correios seguem monitorando com a Defesa Civil o cenário da cheia do Rio Acre e permanecem à disposição dos moradores pelos canais oficiais de atendimento, pelos telefones 3003-0100 ou 0800-725-7282, ou pelo site www.correios.com.br.

Comentários

Continue lendo