Brasil
Em resposta a Jorge Viana, Cesário Braga diz que PT “não tem dono”
Na carta, Cesário reforça a defesa da democracia interna e critica visões centralizadoras: “O PT não tem dono, tampouco é conduzido pelo seu presidente de forma autocrática”, finalizou.

Cesário pontuou que o conjunto das forças políticas que compõem o PT no Acre atuou para consolidar candidaturas unitárias. Foto: captada
O coordenador do Escritório de Desenvolvimento Agrário do Estado, Cesário Braga, divulgou uma carta aberta nesta segunda-feira, 16, em que confirma sua candidatura à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) e destaca a construção de um processo de escolha baseado na unidade e no diálogo interno. Segundo ele, não há disputa interna no estado nem para as direções municipais, tampouco para a estadual.
As declarações ocorrem após o ex-senador Jorge Viana (PT) afirmar ao jornalista Luis Carlos Moreira Jorge, o Crica, que o grupo que “destruiu a sigla no Acre” quer voltar a comandá-la nas próximas eleições, em uma referência a Cesário, ainda que sem citá-lo diretamente.
“Não há disputas no processo eleitoral de escolha das direções municipais, tampouco para a direção estadual do PT no Acre. Todo e qualquer filiado, como está escrito em nosso estatuto e no regimento eleitoral do PED 2025, que quisesse concorrer teve até o dia 9 de maio para realizar sua inscrição”, afirmou.
Cesário pontuou que o conjunto das forças políticas que compõem o PT no Acre atuou para consolidar candidaturas unitárias. “Isso é fundamental diante do momento de fragilidade que vivemos e, principalmente, dos grandes desafios que se aproximam, como a reeleição do presidente Lula e a candidatura ao Senado do companheiro Jorge Viana”, disse.
Ao comparar o cenário local com o nacional, Braga destacou que, enquanto a direção nacional será marcada por disputa, com nomes como Edinho Silva, Rui Falcão, Walter Pomar e Romenio, no Acre a candidatura única à presidência estadual já está consolidada, sem possibilidade de novas inscrições. “Essa candidatura foi construída após muito diálogo e construção coletiva, diretamente com todas as direções municipais, com a atual direção estadual e com a direção nacional do nosso campo e aliados”, explicou.
O dirigente petista também resgatou sua trajetória no partido: “Sempre fui um militante fiel. Durante os dois anos em que presidi o PT, fui eleito em outubro de 2019 e atuei nos anos de 2020 e 2021, me esforcei para atuar de forma democrática, respeitar a pluralidade interna e estar sempre próximo da militância.”
Ele lembrou ainda que se licenciou da presidência em 2022 e, novamente, em 2023, para colaborar com a pacificação interna. “Todos os companheiros e companheiras do PT me conhecem, assim como eu os conheço, e sabem da minha disponibilidade militante, do meu compromisso em cuidar do PT e da minha dedicação na construção de uma sociedade com justiça social e igualdade”, ressaltou.
Na carta, Cesário reforça a defesa da democracia interna e critica visões centralizadoras: “O PT não tem dono, tampouco é conduzido pelo seu presidente de forma autocrática. Ele é formado por instâncias plurais, regras claras e instrumentos de governabilidade pautados na democracia participativa”, finalizou.
VEJA ABAIXO:
Bom dia, companheiros e companheiras
Não há disputas no processo eleitoral de escolha das direções municipais, tampouco para a direção estadual do PT no Acre. Todo e qualquer filiado, como está escrito em nosso estatuto e no regimento eleitoral do PED2025, que quisesse concorrer teve até o dia 9 de maio para realizar sua inscrição.
O conjunto das forças que compõem o PT trabalhou e se esforçou para a construção de chapas únicas e candidaturas unitárias às presidências municipais e estadual. Isso é fundamental diante do momento de fragilidade que vivemos e, principalmente, dos grandes desafios que se aproximam, como a reeleição do presidente Lula e a candidatura ao Senado do companheiro Jorge Viana.
Diferente da direção nacional, que será marcada por uma disputa, onde o candidato preferencial do presidente Lula, Edinho Silva, enfrentará Rui Falcão, Walter Pomar e Romenio, no Acre, dentro das regras democráticas do PT, há apenas um candidato à presidência estadual, e não há mais possibilidade de surgir outro.
Essa candidatura foi construída após muito diálogo e construção coletiva, diretamente com todas as direções municipais, com a atual direção estadual e com a direção nacional do nosso campo e aliados. Me inscrevi como candidato à presidência estadual do PT movido pela responsabilidade com o partido e com esse processo coletivo.
Sempre fui um militante fiel. Durante os dois anos em que presidi o PT — fui eleito em outubro de 2019 e atuei nos anos de 2020 e 2021 —, me esforcei para atuar de forma democrática, respeitar a pluralidade interna e estar sempre próximo da militância. Pensando na unidade, me licenciei em 2022 e, novamente, em 2023, sempre com o objetivo de pacificar e fortalecer o PT.
Todos os companheiros e companheiras do PT me conhecem, assim como eu os conheço, e sabem da minha disponibilidade militante, do meu compromisso em cuidar do PT e da minha dedicação na construção de uma sociedade com justiça social e igualdade.
O PT não tem dono, tão pouco é conduzido pelo seu presidente de forma autocrática ele é formado por instâncias plurais, regras claras e instrumentos de governabilidades pautados na democracia participativa.
Por isso, no dia 6 de julho, peço o seu voto para Presidente Estadual do PT no Acre. Juntos — e tão somente juntos — construiremos um Acre e um Brasil com Justiça Social!
Atenciosamente
Cesário Braga
Militante de esquerda e socialista
Presidente licenciado e membro da executiva estadual do PT/Acre
Candidato a presidente estadual do PT/Acre
Comentários
Brasil
PRF apreende 600 quilos de maconha sintética tipo skunk em caminhão durante abordagem na BR-364
Droga foi encontrada em caminhão que saiu de Manaus com destino a Goiânia; motorista foi detido e caso segue com a Polícia Civil

O veículo, um cavalo-trator VW/25.370 acoplado a um semirreboque, foi conduzido até a Unidade Operacional da PRF em Rondonópolis para uma inspeção mais detalhada. Foto: cedida
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 600 quilos de substância análoga à maconha, do tipo skunk, durante uma fiscalização na BR-364, entre Rondonópolis e Pedra Preta (MT). A droga estava escondida em 18 galões plásticos e seis caixas de papelão dentro de um caminhão.
Segundo a PRF, a abordagem ocorreu por volta das 9h30 após a equipe notar problemas na sinalização traseira do veículo. O motorista informou que a carga havia sido embarcada em Manaus (AM) e teria como destino Goiânia (GO), onde seria entregue mediante pagamento.
O condutor foi detido e o caso foi encaminhado à Polícia Civil de Rondonópolis, que assumiu as investigações. A apreensão é considerada uma das maiores de skunk registradas recentemente na região.
Comentários
Brasil
PF deflagra Operação Dark Bet de combate ao tráfico de brasileiros
A operação visa à coleta de provas, à interrupção das atividades criminosas e à responsabilização dos envolvidos, incluindo a apuração de crimes como tráfico internacional de pessoas
Agentes federais buscam provas sobre tráfico de brasileiros para a Nigéria. Foto: PF-AM/DivulgaçãoA Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (16), a Operação Dark Bet [aposta escura, na tradução livre] com o objetivo de apurar e reprimir a atuação de organização criminosa responsável pelo aliciamento e envio de brasileiros ao exterior para fins de exploração com trabalho e coação à prática de crimes cibernéticos.
A investigação começou a partir da prisão de 109 pessoas na Nigéria, entre elas 5 brasileiros, acusados da prática de crimes cibernéticos, e revelaram um esquema estruturado de recrutamento de vítimas por meio de redes sociais e plataformas digitais, com promessas de altos salários e oportunidades de trabalho em empresas do setor de jogos on-line.
No exterior, os trabalhadores eram submetidos a jornadas exaustivas, retenção de documentos, restrição de liberdade, vigilância armada e imposição de dívidas.
A apuração revelou que os brasileiros foram contratados por uma empresa de jogos esportivos (BET), que opera duas plataformas no território nacional.
A operação visa à coleta de provas, à interrupção das atividades criminosas e à responsabilização dos envolvidos, incluindo a apuração de crimes como tráfico internacional de pessoas para fins de exploração laboral, redução à condição análoga à de escravo, organização criminosa e outros delitos correlatos.
Estão sendo cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão nos estados do Ceará, Maranhão, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além de medidas cautelares pessoais e patrimoniais, como bloqueio e sequestro de bens e valores que superam R$ 446 milhões, bem como 4 prisões temporárias, expedidos pela Justiça Federal.
A Justiça Federal determinou a suspensão das atividades empresariais das pessoas jurídicas envolvidas, bem com a retirada do ar de duas plataformas de jogos esportivos (Bets).
Comentários
Brasil
Governo oficializa prazo para a inspeção médica e entrega documental de convocados da Educação
O governo reforça que os candidatos devem ficar atentos aos prazos e às orientações previstas no edital, bem como providenciar toda a documentação exigida no prazo estabelecido

A avaliação segue critérios técnicos e regras do edital, iguais para todos. Foto: captada
O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Administração (Sead) e de Educação e Cultura (SEE), publicou, nesta terça-feira, 16, o Edital nº 57 Sead/SEE, que oficializa a prorrogação do prazo para a realização da inspeção médica e para a entrega de documentos dos candidatos convocados no concurso público da Educação, permanecendo inalterados os demais itens do certame.
De acordo com a retificação, os candidatos poderão comparecer à Junta Médica Oficial do Estado até o dia 26 de dezembro de 2025. Em Rio Branco, o atendimento é efetuado no Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e aos sábados, das 7h às 13h. Em Cruzeiro do Sul, a inspeção médica será realizada nos dias 11 e 18 de dezembro, das 8h às 12h, na Rua Félix Gaspar, n° 3806, bairro Centro.
O prazo para entrega da documentação também foi estendido até o dia 26 de dezembro. Em Rio Branco, os candidatos devem comparecer à sede da SEE, das 7h30 às 12h e das 14h às 17h30. Nos demais municípios, a entrega deve ser realizada nos respectivos núcleos de Educação.
Os candidatos devem apresentar documentação completa, incluindo foto 3×4 recente, documentos de identificação, comprovante de endereço, certificados de formação, certidões negativas e declarações exigidas. A lista completa dos documentos necessários está disponível no edital nº 55.
O governo reforça que os candidatos devem ficar atentos aos prazos e às orientações previstas no edital, bem como providenciar toda a documentação exigida no prazo estabelecido, a fim de garantir a continuidade no certame. Ressalta-se ainda que não existe garantia de aprovação na etapa de Junta Médica em concurso público. Nenhuma clínica, laboratório ou intermediário pode prometer resultado. A avaliação segue critérios técnicos e regras do edital, iguais para todos.
Diante de relatos sobre possível “facilitação” ou promessa de aprovação, a orientação é seguir o edital e não usar intermediários. O candidato deve conferir datas, assinaturas, procedência dos laudos e a avaliação por especialista, quando exigida.
Os candidatos podem obter mais informações por meio dos contatos telefônicos dos núcleos da SEE ou com a Sead, das 8h às 14h, por meio do endereço eletrônico [email protected].

Você precisa fazer login para comentar.