fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Em pré-candidatura ao Senado, Ney Amorim conquista apoio em vários segmentos do Acre

Pré-candidato “surfa” tranquilo em todos os segmentos, seja no comércio ou na área rural

Publicado

em

A pré-candidatura ao Senado do deputado estadual Ney Amorim (PT), que também é presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Ney Amorim (PT), vem crescendo a olhos vistos – e até mesmo figuras conhecidas da oposição têm abraçado a sua pré-campanha graças à forma imparcial que Amorim se move na condução do parlamento acreano.

O pré-candidato foi abençoado pela nata dos empresários mais ricos do Acre, que escolheram para ser seu suplente no Senado o empresário João Albuquerque, dono do maior império imobiliário no Estado.

Ney Amorim “surfa” tranquilo em todos os segmentos, seja no comércio ou na área rural. Por uma simples questão matemática, somando os votos que naturalmente Amorim já terá (por seu desempenho como deputado estadual e ainda “casado” para uma eventual dobradinha com seu correligionário Jorge Viana, que vai tentar se reeleger), o pré-candidato pode surpreender ainda mais com o apoio de seus próprios desafetos políticos, que não fazem nenhuma cerimônia em posar para as fotografias ao lado dele.

A exemplo disso, o deputado estadual Jairo Carvalho (PSD) postou um vídeo na última sexta-feira (20) junto a Amorim, convidando o deputado da Frente Popular para a celebração de 50 anos de Sérgio Petecão (PSD), comemorado na última sexta-feira (20).

Simpático, Amorim agradeceu o convite mas disse que não poderia comparecer por questões de assuntos que terá que resolver em Brasília. Logo em seguida, felicitou o aniversariante e adversário político, agradeceu o convite se dizendo honrado pelo carinho e a lembrança.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sarampo no Acre: 11 casos estão sob investigação; 16 já foram descartados

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) atualizou o boletim sobre a situação do sarampo no estado. De acordo com os dados mais recentes, 27 casos foram notificados até o momento. Desses, 16 já foram descartados e 11 seguem em investigação.

Apesar das notificações, não há casos confirmados da doença no estado. O Acre não registra transmissão de sarampo desde o ano 2000.

A seguir, o detalhamento dos casos por município:

Casos em investigação:

Acrelândia: 2

Porto Acre: 1

Cruzeiro do Sul: 2

Rio Branco: 2

Brasiléia: 4

Casos descartados:

Porto Acre: 2

Feijó: 1

Sena Madureira: 2

Cruzeiro do Sul: 2

Epitaciolândia: 2

Assis Brasil: 2

Rio Branco: 3

Brasiléia: 1

Cobija (Bolívia): 1*

(Caso notificado em Rio Branco, mas com residência na Bolívia)

A Sesacre reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção contra o sarampo e orienta a população a manter a caderneta atualizada. Em caso de sintomas como febre, manchas vermelhas no corpo, tosse ou conjuntivite, a recomendação é procurar uma unidade de saúde imediatamente.

Situação na Bolívia preocupa

O boletim também chama atenção para o cenário no país vizinho. A Bolívia já contabiliza, em 2025, 155 casos confirmados de sarampo, além de 1.302 casos em investigação e 1.147 descartados. A maioria está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o que acende o alerta para regiões de fronteira, como o Alto Acre.

Comentários

Continue lendo

Acre

ExpoAcre já arrecada 80 mil quilos de alimentos com ingressos de shows

Publicado

em

Ao menos 80 mil quilos de alimentos já foram arrecadados nos cinco primeiros dias de troca de ingressos por mantimentos para os shows nacionais da ExpoAcre. Na quarta, 23, foi ativado o ponto de troca no Atacale, na BR-364. Os demais locais que efetuam a troca de alimentos por ingressos são o Via Verde Shopping, o Arasuper do Amapá e o Aramix da Dias Martins.

Os dias e horários para efetuar as trocas estão definidos da seguinte forma: no Via Verde Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos de 13h às 20h; no Arasuper do Amapá, todos os dias, de 8h às 22h; no Aramix da Dias Martins, todos os dias, das 8h às 20h; e no Atacale, de segunda a sábado, das 8h às 22h, e domingo das 8h às 21h

“O governo fez uma parceria com a Casa da Amizade para que os donativos que estão sendo recebidos sejam distribuídos para as pessoas que mais precisam. A edição deste ano da Expoacre será histórica, tanto pelo marco simbólico dos 50 anos quanto pela estrutura e atrações preparadas”, destacou o governador Gladson Camelí.

A Casa da Amizade, na Marechal Deodoro, no Centro, está sendo o ponto principal de armazenamento dos alimentos, onde equipes de voluntários já estão organizando a separação em pilhas de arroz, feijão, farinha, óleo, macarrão, açúcar, trigo, milharina e outros.

A presidente do Rotary Clube e membro da Casa da Amizade, Lucy Queiroz, avalia que a arrecadação de alimentos vem superando todas as expectativas, com evolução recorde, dada a qualidade dos shows.

“Somos uma equipe de 60 voluntários trabalhando das 8h às 18h, num movimento contínuo de recebimento de carregamento de alimentos e separação dos mesmos, já organizando e nos preparando para o momento crucial, que é o encaminhamento das doações”, frisou.

Orientações prévias

A coordenação da Expoacre reforça que no Via Verde Shopping, aos domingos, a troca está ocorrendo considerando o horário de funcionamento do local, pois nesse dia a praça de alimentação abre às 11h e as lojas somente a partir das 13h. Portanto, as retiradas de ingressos ocorrem das 13h às 20h. De segunda a sábado, das 10h às 21h, evitando assim a formação de filas após as 22h, quando o shopping encerra as atividades.

Carência de óleo e leite em pó

A coordenação reforça, ainda, que para garantir o ingresso basta levar 2 quilos de alimentos não perecíveis, com exceção de sal, açúcar e macarrão instantâneo, lembrando a importância da doação de óleo e leite em pó, pois esses itens de suma importância estão em menor quantidade. Também é possível retirar o ingresso de um acompanhante, apresentando um documento com foto, CPF dele e os 2 quilos dos alimentos correspondentes.

Para retirar o ingresso de um acompanhante que esteja em algum município – parente, na maioria das vezes – é necessário apresentar documentos e comprovante de endereço desse requerente.

Comentários

Continue lendo

Acre

PF prende homem por comércio ilegal de aves silvestres no Acre

Publicado

em

Espécies ameaçadas de extinção eram vendidas pela internet e mantidas em viveiros improvisados

A Polícia Federal prendeu na última terça-feira (22), em Rio Branco (AC), um homem acusado de manter em cativeiro e comercializar ilegalmente aves silvestres ameaçadas de extinção. A prisão ocorreu na residência do investigado, onde os animais eram mantidos em viveiros improvisados, sem qualquer tipo de autorização legal.

Durante a operação, foram encontrados exemplares do Sporophila angolensis, espécie de alto valor no mercado clandestino. Segundo a PF, o suspeito utilizava redes sociais e aplicativos de mensagens para negociar as aves, atividade que configura crime ambiental.

As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde recebem cuidados veterinários e passam por avaliação para possível reintegração à natureza.

O investigado poderá responder por crime ambiental de manter em cativeiro e comercializar fauna silvestre sem licença, previsto na Lei de Crimes Ambientais, com penas que podem chegar a vários anos de prisão. A investigação segue em andamento para identificar outros envolvidos na rede de tráfico de animais.

Comentários

Continue lendo