Geral
Em mensagem, Mourão parabeniza Alckmin por vitória nas eleições
Vice-presidente e senador eleito pelo RS enviou texto para o vice-presidente eleito nesta segunda-feira; Bolsonaro mantém silêncio

Hamilton Mourão, vice-presidente da República e senador eleito pelo Rio Grande do Sul
FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL
O vice-presidente e senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos-RS), enviou uma mensagem nesta segunda-feira (30) para o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), dando os parabéns pela vitória no segundo turno das eleições. Alckmin venceu na chapa com Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
É a primeira vez que um membro da Presidência da República reconhece o resultado do segundo turno das eleições de 2022, em que 123.682.372 brasileiros foram às urnas.
Nesta segunda, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente e um dos coordenadores da campanha à reeleição, usou as redes sociais para agradecer aos eleitores que votaram no atual chefe do Executivo.
“Obrigado a cada um que nós ajudou a resgatar o patriotismo, que orou, rezou, foi para as ruas, deu seu suor pelo país que está dando certo e deu a Bolsonaro a maior votação da sua vida! Vamos erguer a cabeça e não vamos desistir do nosso Brasil! Deus no comando”, escreveu Flávio.
Bolsonaro ainda não se manifestou
Bolsonaro iniciou o dia após a eleição com reuniões no Palácio da Alvorada. Ele se encontrou com o vice na chapa derrotada, general Braga Netto, e com o filho Flávio. Na sequência, foi ao Palácio do Planalto, onde se reuniu com ministros e aliados. À tarde, retornou à residência oficial do presidente e não falou com a imprensa.
Um assessor da Presidência da República informou que não há previsão de Bolsonaro falar com a imprensa nesta segunda-feira. A expectativa é que o presidente faça, de fato, uma declaração nesta terça-feira (1°).
Presidente eleito
Luiz foi eleito em segundo turno para o Palácio do Planalto neste domingo (30), após a confirmação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta de 19h50. O petista obteve 60.345.999 dos votos (50,9%), contra 58.206.354 de Jair Bolsonaro (PL), e exercerá o terceiro mandato como presidente da República a partir de 1° de janeiro de 2023.
O petista vai ocupar a Presidência da República do Brasil pela terceira vez na história. Desta vez, será entre 2023 a 2026. Ele já teve dois mandatos como presidente do Brasil, entre 2003 e 2010.
Nas eleições de 2022, Lula foi eleito presidente do Brasil com o maior número de votos da história — mais de 59 milhões. O político superou os 58.295.042 votos que ele mesmo teve em 2006 e os 57.797.847 que Bolsonaro conquistou em 2018.
Bolsonaro, por sua vez, se tornou o primeiro chefe do Executivo a concorrer à reeleição e não vencer. Desde que a reeleição para presidente da República passou a valer, em 1994, foram reeleitos para o cargo Fernando Henrique Cardoso, o próprio Lula, em 2010, e Dilma Rousseff.
Comentários
Geral
PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul
Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.
Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.
Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.
Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.
Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.
Comentários
Geral
Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.
A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.
O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.
Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.
Fonte: Ascom/TJAC
Comentários
Geral
Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco
Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.
Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.
O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.
A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.
Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.
Fonte: PCAC

Você precisa fazer login para comentar.