Cotidiano
Educação reabre chamada para aquisição de alimentos no Alto Acre
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) anunciou, na edição do Diário Oficial da última quinta-feira, 24, a reabertura da chamada pública destinada à aquisição de alimentos provenientes da Agricultura Familiar nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri.
A nova sessão de abertura dos envelopes contendo os documentos de habilitação e os projetos de venda acontecerá no dia 9 de maio de 2025, às 9h, na Representação da Secretaria de Educação, localizada na Rua Benjamin Constant, nº 64, Centro, no município de Brasileia.
A reabertura dos envelopes foi definida após deliberação registrada na ata da sessão realizada no dia 16 de abril de 2025. A medida tornou-se necessária devido à ausência de proponentes, uma situação constatada pelo Núcleo de Representação da SEE em Brasileia, relacionada à necessidade de regularização de documentos obrigatórios, como o DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ou o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar).
“Esses documentos são essenciais para que os agricultores possam acessar políticas públicas e programas voltados para o fortalecimento da agricultura familiar, como é o caso da presente chamada”, explicou Lorena Lima, chefe da Divisão de Nutrição da SEE.
O processo tem como objetivo ampliar a participação dos agricultores familiares e garantir a efetividade da aquisição dos gêneros alimentícios destinados à alimentação dos estudantes da Rede Estadual de Ensino, beneficiários do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conforme determina a Resolução/CD/FNDE nº 06, de 8 de maio de 2020.
O edital completo permanece disponível para acesso e download no site oficial da SEE (https://see.ac.gov.br/
É importante destacar que todas as condições previstas inicialmente no edital permanecem inalteradas, sendo alterada apenas a data da sessão de abertura.
A presidente das comissões responsáveis pelo processo, Nayla Regina da Silva, reforçou a importância da participação dos produtores locais na chamada pública. “Essa é uma grande oportunidade para você, produtor rural, comercializar seus produtos e contribuir para a alimentação saudável dos alunos da rede estadual de ensino. Além de fortalecer a economia local, esta iniciativa garante que nossas crianças tenham acesso a alimentos frescos e de qualidade”, afirmou.
Comentários
Cotidiano
Pais protestam por falta de ar-condicionado na escola Ayrton Senna

Foto: David Medeiros
Pais e familiares de alunos da escola estadual Ayrton Senna, em Rio Branco, realizaram uma manifestação nesta sexta-feira (9) para denunciar a dificuldade enfrentada pelos estudantes devido à falta de climatização nas salas de aula. A principal reivindicação é a reativação dos aparelhos de ar condicionado, que não estão funcionando por problemas na estrutura elétrica da unidade.
De acordo com o professor Lucivaldo, cerca de 400 alunos estudam na escola, distribuídos entre os turnos da manhã, tarde e noite. “O problema não é só nos aparelhos, mas na fiação antiga. Quando todos os ares são ligados, começa a pipocar. Já foi feita manutenção, mas o sistema elétrico da escola não suporta”, explicou o educador.
Durante o protesto, pais relataram que os filhos têm passado mal por conta do calor. “Eles chegam em casa com dor de cabeça, às vezes pedem para ir embora porque não suportam o calor. As salas têm mais de 30 alunos, não tem condições”, afirmou Ana, mãe de um dos estudantes.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que está elaborando o projeto de instalação de uma subestação elétrica para atender a demanda da escola, mas ainda não há prazo definido para a conclusão. A pasta também afirmou que a equipe de manutenção acompanha a situação e trabalha para restabelecer o funcionamento dos equipamentos o mais breve possível.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Cotidiano
Rio Branco e Assermurb se enfrentam em busca da recuperação

Foto Sueli Rodrigues: O meia Kekel (d) confia na primeira vitória do Rio Branco
Rio Branco e Assermurb se enfrentam nesta sexta, 9, a partir das 15 horas, no Florestão, pela primeira fase do Campeonato Estadual Sub-20 em busca da recuperação. O Rio Branco perdeu na estreia para o Santa Cruz e a Assermurb foi goleada pelo Galvez.
Rio Branco com desfalques
O Rio Branco não poderá contar com o volante Riquelme e o atacante Kikinha, ambos lesionados, no confronto.
O técnico Tony Pantera deixou para definir os titulares do Rio Branco somente no Florestão.
Elenco foi cobrado
O elenco do Rio Branco foi bastante cobrado durante a semana de treinamentos no José de Melo, inclusive, com reuniões entre a comissão técnica e os atletas.
Tentar recuperação
O técnico da Assermurb, Raimundo Rocha, comandou alguns treinamentos após a estreia e a meta é tentar a recuperação no torneio.
Comentários
Cotidiano
São Francisco e Galvez disputam liderança do Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Galvez goleou na estreia e faz o segundo jogo cercado de expectativa
São Francisco e Galvez fazem nesta sexta, 9, a partir das 17 horas, no Florestão, um duelo pela liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20. As duas equipes venceram na estreia e o confronto de logo mais pode significar muito na luta pela classificação.
São Francisco
O técnico Geovani Silva realizou ajustes no São Francisco durante os trabalhos da semana. A parte ofensiva ganhou uma atenção especial principalmente nas finalizações.
Galvez
Depois de golear na estreia, o treinador Eriano dos Santos procurou treinar a parte defensiva da equipe e exigiu mais concentração de todos os atletas.
“Pegamos dois gols na estreia e da forma como ocorreu não pode acontecer. Essa situação em um jogo equilibrado será fatal”, avaliou o técnico do Imperador.
Você precisa fazer login para comentar.