fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Educação promove formação para os coordenadores municipais do Programa Auxílio Brasil

Publicado

em

Coordenadores municipais do programa Auxílio Brasil em formação. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Gestão, reuniu nos dias 19 e 20, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), os coordenadores municipais do programa Auxílio Brasil.

Na tarde desta quarta-feira, 20, a formação encerrou com a entrega de certificados aos participantes, com a presença do secretário adjunto de Educação Municipal de Rio Branco, Paulo Machado, a responsável pelo programa Auxílio Brasil na Educação, Maria da Conceição Ferreira, e o chefe da Divisão de Gestão da SEE, Samuel dos Santos.

O programa Auxílio Brasil substituiu o programa Bolsa Família desde novembro de 2021, a partir do seu lançamento, o Sistema Presença que é a ferramenta de suporte para essas informações, ganhou novas funcionalidades.

Com a nova roupagem o programa se expandiu, atendia anteriormente alunos de 6 a 17 anos e agora, nesta nova versão, abrange os alunos de 4 a 21 anos.

Com essas mudanças, os municípios expuseram para a SEE as dificuldades em operar o novo sistema, a SEE dialogou com os secretários municipais de Educação e decidiu reunir os coordenadores em Rio Branco para uma capacitação com o intuito de auxiliar no uso das ferramentas do novo programa.

Coordenadores municipais do programa Auxílio Brasil em formação. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“A formação abriu nossos horizontes, agora vamos voltar para os nossos municípios com um grande aprendizado para auxiliarmos as famílias que precisam. Estamos voltando ricos em conhecimentos. O novo programa trouxe algumas mudanças e nós precisamos atualizar os dados”, declarou a coordenadora do programa em Feijó, Izanete Araújo.

Participaram da formação durante estes dois dias, 18 coordenadores municipais do Auxílio Brasil. Os coordenadores respondem pela SEE em seus municípios informando a frequência e monitoramento de todos os alunos beneficiados pelo Programa no estado.

“Esse programa traz pra dentro das políticas públicas tudo aquilo que é de interesse que são resultados e, dentro desses resultados, vai aparecendo alternativas para que o poder público possa trabalhar essa questão da cidadania que traz também esse princípio do programa dentro da Educação e da Saúde”, declarou a responsável pelo programa Auxílio Brasil na Educação/SEE, Maria da Conceição Ferreira.

O programa Auxílio Brasil substituiu o programa Bolsa Família desde novembro de 2021, trazendo novas ferramentas de frequência e monitoramento. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Programa Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil integra em um só programa várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. O novo programa social de transferência direta e indireta de renda é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país.

Entre os principais objetivos, promover o desenvolvimento das crianças na primeira infância, com foco na saúde e nos estímulos às habilidades físicas, cognitivas, linguísticas e socioafetivas, além de estimular crianças, adolescentes e jovens a terem desempenho científico e tecnológico de excelência.

Comentários

Continue lendo

Geral

“Senhor Smith” é condenado a 34 anos de prisão por assassinato brutal de jovem em 2020

Publicado

em

Rui Alberto, vulgo “Senhor Smith” – comandou a execução.

O Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco condenou, nesta terça-feira (30), Rui Alberto de Araújo Lima, conhecido como “Senhor Smith”, a 34 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato de João Vitor da Silva Farias, ocorrido em 2020.

João Vitor foi esquartejado e jogado no Rio Acre – Foto: Arquivo

O réu foi considerado culpado por homicídio qualificado, constrangimento ilegal, corrupção de menores, porte ilegal de arma de fogo, vilipêndio e ocultação de cadáver. A sentença foi proferida pelo juiz Álesson Braz, que determinou que a pena seja cumprida no Complexo Penitenciário de Rio Branco, onde Rui já se encontra preso.

O crime ocorreu em 1º de outubro de 2020, quando João Vitor e a namorada foram abordados por homens armados no bairro Taquari. A vítima foi levada para uma casa abandonada, assassinada e esquartejada a golpes de terçado, tendo os restos mortais lançados no Rio Acre, até hoje não localizados.

A namorada, que chegou a ser ameaçada com uma arma, foi liberada e se tornou a principal testemunha do caso, ajudando a identificar os envolvidos. Além de Rui Alberto, três adolescentes participaram do crime e Jean Lima dos Santos, o “Capacete”, segue foragido. A decisão é passível de recurso.

Comentários

Continue lendo

Geral

Em Rio Branco, câmera flagra mulher sendo jogada ao chão durante assalto no Castelo Branco

Publicado

em

Foto: vídeo/reprodução

Um assalto a uma mulher foi flagrado por uma câmera de segurança, na noite desta terça-feira (30/9), no bairro Castelo Branco, em Rio Branco. A vítima, que não teve a identidade revelada, chegou a ser jogada ao chão durante a ação dos criminosos.

Nas imagens, a mulher aparece a pé, deixando a rua Machado de Assis e entrando na rua São Tomé, ao lado de uma malharia. Ela está com o celular na mão. Logo depois de atravessar a rua, dois homens entram na rua numa moto e abordam a vítima, que parece resistir. Um dos criminosos lança a mulher ao chão, toma seu celular e sobe na moto, que foge pela rua Machado de Assis. Moradores da região ouviram o pedido de socorro e acolheram a mulher, que aparentava nervosismo. A polícia militar foi chamada, mas não há informações sobre o desfecho da ocorrência.

 

Veja o vídeo:

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil cumpre mandados de internação de adolescentes envolvidos em crimes graves em Rio Branco

Publicado

em

Na última terça-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), cumpriu mandado de busca e apreensão em desfavor de um adolescente suspeito de roubo e estupro de vulnerável. A ação ocorreu na região da parte alta da cidade e faz parte dos trabalhos da especializada no enfrentamento à criminalidade juvenil.

De acordo com a Polícia Civil, o adolescente já vinha sendo investigado pela prática dos delitos e, após representação da autoridade policial, a Justiça expediu a ordem de internação, que foi devidamente cumprida pela equipe da DEPCA.

Na semana passada, outro adolescente também foi alvo de mandado de internação, desta vez no bairro Bahia Nova. Segundo as investigações, ele teria cometido roubo utilizando arma de fogo e arma branca, colocando em risco a vida das vítimas.

Os mandados de internação cumpridos pela DEPCA mostram a efetividade das medidas socioeducativas previstas em lei, assegurando que adolescentes envolvidos em crimes graves sejam encaminhados ao sistema adequado de responsabilização.

Comentários

Continue lendo