Acre
Eduardo Farias teme paralisação do Programa Luz Para Todos no Acre e pede esclarecimentos
O deputado Eduardo Farias (PC do B) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Aleac, solicitando que seja convidado os representantes do Programa Luz Para Todos, no Estado, e os representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para prestarem esclarecimentos do andamento do Programa no Estado.
Em sua fala, o deputado fez uma breve contextualização das metas alcançadas pelo Programa Luz Para Todos e disse ter a informação que algumas empresas já estão abdicando de participarem dos processos que garantem a participação no programa de eletrificação rural.
“Tem empresas até levantando acampamento. Portanto, precisamos trazer aqui representantes da Aneel e do Programa Luz Para Todos para verificarmos o que ainda precisa ser feito. Ainda falta muita ponta de ramal. O filé já passou, agora vem a parte mais difícil que são as cabeceiras dos rios”, disse o deputado comunista.
Segundo o parlamentar uma parcela de mais de 14 milhões de produtores rurais já foram atendidos pelo Programa instituído no Governo Lula. Mas ponderou que 0,5% de brasileiros ainda não tem acesso à energia elétrica, sendo a maior parte na Amazônia brasileira tendo em vista as condições geográficas.
O parlamentar teme que com o final do mandato da presidenta Dilma Rousseff o projeto perda força. Ele reconheceu o esforço da presidenta em prolongar por mais um ano o andamento do Programa Luz Para Todos. “A hora é essa, a oportunidade é essa”.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe 51 cm em três horas e se aproxima da cota de alerta em Rio Branco
Chuvas intensas dos últimos dias aceleram elevação do manancial, que já alcança 11,95 metros na capital

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco nesta segunda-feira (12), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 5h32 o rio marcava 11,44 metros e subiu para 11,95 metros às 9h, um aumento de 51 centímetros em pouco mais de três horas.
A elevação ocorre em meio às chuvas registradas nas últimas 24 horas na capital acreana, que somaram 11,95 milímetros e contribuíram diretamente para o aumento do volume de água do manancial. Apesar da subida, o nível do rio permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros.
Segundo a Defesa Civil, o cenário atual reflete uma mudança no comportamento do rio nos últimos dias. Na sexta-feira (10), o nível estava em 9,49 metros e apresentava tendência de baixa. Com o aumento das chuvas, o quadro foi revertido. No sábado (11), o Rio Acre subiu de 10,44 metros nas primeiras horas da manhã para 11,21 metros à meia-noite, impulsionado por um acumulado de 35,60 milímetros de chuva em 24 horas.
Nesta segunda-feira, além da elevação acelerada do nível do rio, Rio Branco voltou a registrar alagamentos em diferentes pontos da cidade. Dados meteorológicos indicam que, desde a última sexta-feira (9), a capital enfrenta precipitações intensas e recorrentes. Apenas nos primeiros dias de janeiro, o volume acumulado de chuvas já ultrapassa 140 milímetros, aumentando o risco de novos alagamentos e exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.




Você precisa fazer login para comentar.