fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

“É preciso quebrar o paradigma de ‘Florestania e promover o desenvolvimento junto com a preservação”, diz Raphael Bastos

Publicado

em

Proposta do Acre, é colocar em debater um modelo de desenvolvimento regional pautado no fortalecimento do agronegócio de baixas emissões de carbono e de alto valor agregado.

Existem 3 tipo de área de preservação, Área de preservação permanente(APP), Reserva Legal(RL) e as Unidade de Conservação(UC), sua integração ao Planejamento proposto será com o protagonismo a ser realizado através de uma carteira de serviços ambientais, apoiados pela Política REDD e REM (Foto: assessoria)

O secretário de planejamento Raphael Bastos Junior participa, nos dias 11 e 12 em Lima, no Peru, do congresso internacional “Integración de las Áreas Protegidas del Bioma Amazónico (IAPA) – Visión Amazónica”.

A proposta do encontro é elaborar uma agenda de trabalho conjunta de planejamento entre os países amazônicos em regiões de fronteira e conta com a participação de representantes do Brasil, Colômbia, Bolívia, Peru e Equador.

Segundo Bastos, a proposta do Acre, é colocar em debater um modelo de desenvolvimento regional pautado no fortalecimento do agronegócio de baixas emissões de carbono e de alto valor agregado.

“O governo quer romper o paradigma simplista de preservação ambiental como barreira para o crescimento econômico, apresentar um modelo de agronegócio de baixas emissões que irá alavancar o setor produtivo”, diz Bastos.

O secretária destaca que uma das metas é inserir o Acre no mercado internacional, “produzindo riqueza e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, ressalta o secretário de planejamento.

____________

Raphael Bastos ressalta que o Acre possui cerca de 47% de área protegida em todo Estado, o que se aproxima de 78.000 quilômetros quadrados. Ele justifica que nas administrações anteriores, o foco era apenas a preservação.

____________

“A ‘Florestania onde todas as ações planejadas eram pautadas tão somente na preservação ambiental, sem trazer dignidade e desenvolvimento das pessoas dessas áreas que vivem nas florestas”, enfatiza Raphael Bastos.

“A revisão e atualização do ZEE, atentando principalmente para não se tornar um instrumento limitador, restritivo, impositivo ou arbitrário. O desafio será o foco na produção de riqueza e na melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

Para o gestor, a proposta do desenvolvimento regional através do Agronegócio de baixas emissões, irá de fato inserir o Acre no mercado internacional, agregando o valor da preservação ambiental moderna as cadeias produtivas diretamente beneficiadas por essa nova politica implementada, trazendo riqueza e competitividade aos nossos produtores.

“O fomento ao agronegócio de baixas emissões será realizado em áreas antropizadas e nas áreas de floresta serão promovidos o manejo dos recursos naturais disponíveis e os serviços ambientais. Existem 3 tipo de área de preservação, Área de preservação permanente(APP), Reserva Legal(RL) e as Unidade de Conservação(UC), sua integração ao Planejamento proposto será com o protagonismo a ser realizado através de uma carteira de serviços ambientais, apoiados pela Política REDD e REM”, finaliza Bastos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz e Humaitá em uma partida de favoritos ao título

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Diego é uma das opções ofensivas do Santa Cruz

Santa Cruz e Humaitá disputam nesta sexta, a partir das 16 horas, no Florestão, uma partida de favoritos ao título do Campeonato Estadual Sub-20. Os dois times fecham a fase de classificação nas primeiras posições.

Santa Cruz

O técnico Pedro Balu confirmou o Santa Cruz com os titulares e o objetivo é fechar a primeira fase invicto.

“Sabemos o nível do nosso adversário e por isso precisamos realizar uma grande partida”, comentou Pedro Balu.

Humaitá

O Humaitá terá as estreias do lateral Kalebe e dos zagueiros Coppeti e Júnior.

“Estamos classificados, mas esse é um jogo importante. Fechar essa etapa do campeonato com vitória vai ser importante”, afirmou o técnico Kinho Brito.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atletas acreanos disputarão Troféu Milton Medeiros de Natação em Fortaleza

Publicado

em

O Acre terá dois representantes na disputa do Troféu Doutor Milton Medeiros de Natação, competição nacional que reúne seleções estaduais e será realizada entre os dias 17 e 19 de julho, em Fortaleza, capital do Ceará.

Os atletas Joaquin Assaf, de 19 anos, e Luiz Antônio Jerônimo, de 14 anos, foram convocados para representar o estado na competição. Ambos viajam acompanhados do técnico Hélio Guimarães.

A participação dos nadadores acreanos foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Federação Aquática do Estado do Acre (Faea) e a Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL).

Com a presença garantida no evento nacional, os atletas ficarão de fora da segunda etapa do Campeonato Acreano de Natação, que ocorre no mesmo dia do encerramento do torneio, em 19 de julho.

Provas que serão disputadas

Joaquin Assaf:

50 metros: livre, costas, peito e borboleta

100 metros: livre e costas

200 metros: livre

Luiz Antônio Jerônimo:

50 metros: livre, costas, peito e borboleta

100 metros: peito e livre

200 metros: medley e peito

 

Com informações do GE-AC

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre atualiza normas para contratação de bens e serviços de informática no Executivo

Publicado

em

Foto: Asscom/Sefaz

O Governo do Acre publicou nesta sexta-feira, 11, o Decreto nº 11.718, que estabelece novos padrões e critérios mínimos para a contratação de bens e serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no âmbito do Poder Executivo estadual. A medida tem como objetivo padronizar processos, promover maior controle técnico e garantir a eficiência das aquisições públicas ligadas à área de informática.

As novas regras se aplicam a toda a administração direta e indireta, abrangendo desde equipamentos como computadores, impressoras e smart TVs até softwares, serviços de manutenção e soluções corporativas mais complexas, como datacenters e redes de comunicação via satélite.

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) ficará responsável por definir e manter atualizados os padrões básicos e especificações mínimas exigidos, que deverão ser obrigatoriamente seguidos pelos órgãos e entidades estaduais. As informações estarão disponíveis no portal oficial do governo (https://estado.ac.gov.br)

Conforme o decreto, para efetivar uma contratação, os órgãos deverão anexar aos processos as especificações técnicas previamente estabelecidas pela Sead, acompanhadas de uma autodeclaração de conformidade. Em casos de aquisições não previstas nas especificações oficiais, será necessário apresentar uma justificativa técnica com base no modelo previsto em anexo.

O novo regulamento também simplifica o trâmite para aquisições de materiais básicos, como mouses, teclados, cabos de rede e toners, que estarão dispensados de análise técnica da Sead.

Comentários

Continue lendo