fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Mês da Mulher: MPAC lança site e exposição “Retratos da Violência Obstétrica” no Via Verde Shopping

Publicado

em

Como parte das atividades previstas para a programação do “Mês da Mulher” no Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), a procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, e o promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro, da Primeira Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, lançaram nesta quarta-feira, 13, no Via Verde Shopping, a exposição fotográfica de Carla Raiter “Retratos da Violência Obstétrica” e o site “Violência Obstétrica”.

Por meio dessa temática, o Ministério Público traz uma conscientizaçãoà sociedade, especialmente às mulheres, no que se refere a situações que configuram agressões físicas, verbais ou psicológicas, cometidas por profissionais da rede de saúde contra as mulheres, inclusive, em decorrência de práticas institucionais, no período de gestação, pré-parto, parto e pós-parto, ou, em casos de abortamento.

Já o site “www.mpac.mp.br/violencia-obstétrica” visa informar a respeito da problemática da violência, ao passo que dispõede todo o conteúdo informativo acerca desta, por meio de matérias, leis e conteúdos educativos. Além disso, o site cria um canal de comunicação para reclamação e ideias.

“Esse trabalho resulta de uma série de agendas realizadas pelo Ministério Público, através do Doutor Glaucio, que, no ano passado, conduziu inicialmente uma Audiência Pública, para tratar deste assunto e outros relacionados à saúde sexual e reprodutiva das mulheres. Um evento muito exitoso que fortaleceu ainda mais nossa defesa e vem resultando em novas agendas em favor dos direitos humanos”, destacou Kátia Rejane.

A agenda contou, ainda, com a presença de representantes das Secretarias de Saúde do Estado e Município, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Federação das Indústrias do Acre (Fieac), superintendência do Via Verde Shopping e representantes do governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco.

“Nós chamamos esse caso de demanda invisível, pois muitas vezes as mulheres não identificam que estão sendo sujeitas a prática de violência obstétrica. A partir de uma Audiência Pública identificamos o momento de reclamações a respeito de práticas de violência e agora, a partir desse canal de comunicação, o site, conseguiremos trazer maiores informações para o enfretamento”, explicou o promotor de Justiça, Glaucio Shiroma Oshiro.

Sobre a Exposição Fotográfica

A exposição fica a disposição de toda a sociedade no período de 13 a 19 de março, das 10:00 às 22:00, em espaço cedido pela administração do Via Verde Shopping. Os quadros fotográficos apresentam imagens e relatos de mulheres vítimas de violência obstétrica.

As imagens suscitam discussões acerca da violência obstétrica, enquanto violência de gênero e discriminação contra a mulher, atentando para a importância da assistência obstétrica humanizada.

“O Ministério Público está de parabéns por esse trabalho e, nós, enquanto Estado, vamos nos envolver nesse projeto, a fim de melhorar as condições dos serviços de saúde para a população”, frisou o secretário adjunto de Estado de Saúde, José Ribamar.

A doula (assistente de parto), Ana Paula Cembranel, vem colaborando com o MPAC na construção dos diálogos. Através de sua experiência, ela comenta sobre a importância dessa agenda para as mães. “Eu entendi que eu precisava auxiliar outras mulheres a trazerem seus filhos ao mundo de forma respeitosa. É um trabalho que vai além”, afirmou a doula.

Site sobre “Violência Obstétrica”

Através do endereço eletrônico “www.mpac.mp.br/violencia-obstétrica”, o MPAC leva um conteúdo informativo para que todos saibam reconhecer que determinadas práticas institucionais e culturais precisam ser mudadas. Com essa informação é possível evitar e, até mesmo, eliminar essas práticas de violência.

“Acredito que tanto a exposição quanto o site irão colaborar, sobremaneira, para a construção de uma agenda de trabalho envolvendo os profissionais de saúde, a rede pública de proteção e a sociedade, a fim de que possamos alcançar e implementar ações e melhorias nos serviços voltados para as mulheres”, reforçou Kátia Rejane.

O secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, comentou sobre a importância desta agenda.

“O MPAC mobiliza a sociedade e as instituições para falar de uma violência que muitas vezes fica restrita ao lar. No município temos buscado garantir um pré-natal com qualidade garantindo o acesso a todas as consultas e ultrassonografias obrigatórias para que no momento de dar ela não venha passar por essa situação”, afirmou o gestor.

Ana Paula Pojo – Agência de notícias do MPAC

Fotos – Tiago Teles

 

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após sucesso no “BBB 24”, Alane Dias ganha chance de ouro na TV Globo: ‘Atuar’

Publicado

em

Por

Parece que o sucesso que Alane Dias fez no “BBB 24“, está lhe rendendo frutos dentro da TV Globo. Segundo informações da colunista Carla Bittencourt, do site Notícias da TV, a bailarina recebeu uma proposta irrecusável na emissora.

Na próxima semana, a ex-sister participará de seu primeiro teste de atuação e, em seguida, ficará disponível no banco de talentos da empresa. Isso significa que, por enquanto, ela não tem nenhum trabalho em vista, mas que, caso precisem de uma atriz com as características dela, ela poderá ser escolhida.

A ex-BBB parece estar seguindo os passos de Grazi Massafera, Rafa Kalimann e Jade Picon que, após participarem do reality, ganharam chances de atuação na TV Globo e hoje são sucesso de audiência.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Isabelle comenta semelhança física entre Matteus e seu ex-namorado: ‘Idênticos’

Publicado

em

Por

Em entrevista ao portal O Globo nesta quinta-feira (25), a terceira colocada do “Big Brother Brasil“, Isabelle Nogueira, falou sobre a relação com Matteus depois que o reality show chegou ao fim e, principalmente, sobre a semelhança entre o gaúcho e seu ex-noivo, André Ereiro.

Muito foi questionado a respeito dos dois serem parecidos, no entanto, a ex-sister afirmou que não se envolve com pessoas apenas pela sua beleza física. “É o meu tipo. Eu gosto de homem assim, com essa estrutura, com esse físico. Mas eu olho muito para o coração. O Matteus me conquistou com as histórias da avó dele, da vida dele no campo, como ele era simples, o quanto ele é aguerrido“, contou a cunhã-poranga.

Isabelle ainda ressaltou que não se interessou por Matteus logo de cara, quando o conheceu no reality show: “óbvio que ele é um homem bonito, mas se fosse só a beleza eu teria ficado apaixonada por ele no primeiro dia do programa. E no primeiro dia do programa eu votei nele para ele ir embora (risos). Quando a gente foi se conhecendo, eu conheci o coração dele. Ele é um rapaz muito simples e aquilo foi me encantando“.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em entrevista, Luciano Camargo dá detalhes de novo projeto gospel, “Terra Fértil”

Publicado

em

Por

Luciano Camargo, dupla e irmão de Zezé Di Camargo, lançou o seu novo projeto gospel, chamado ‘Terra Fértil‘ e deu todos os detalhes com exclusividade à Metropolitana FM!

O cantor contou todos os detalhes de como teve a ideia de produzir um projeto com louvores, que foi anunciado em 2020, época da pandemia do covid-19, além de contar como sua mãe foi importante neste processo. O sertanejo também explicou o significado de “Terra Fértil”. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo