Cotidiano
“É preciso quebrar o paradigma de ‘Florestania e promover o desenvolvimento junto com a preservação”, diz Raphael Bastos
Proposta do Acre, é colocar em debater um modelo de desenvolvimento regional pautado no fortalecimento do agronegócio de baixas emissões de carbono e de alto valor agregado.

Existem 3 tipo de área de preservação, Área de preservação permanente(APP), Reserva Legal(RL) e as Unidade de Conservação(UC), sua integração ao Planejamento proposto será com o protagonismo a ser realizado através de uma carteira de serviços ambientais, apoiados pela Política REDD e REM (Foto: assessoria)
O secretário de planejamento Raphael Bastos Junior participa, nos dias 11 e 12 em Lima, no Peru, do congresso internacional “Integración de las Áreas Protegidas del Bioma Amazónico (IAPA) – Visión Amazónica”.
A proposta do encontro é elaborar uma agenda de trabalho conjunta de planejamento entre os países amazônicos em regiões de fronteira e conta com a participação de representantes do Brasil, Colômbia, Bolívia, Peru e Equador.
Segundo Bastos, a proposta do Acre, é colocar em debater um modelo de desenvolvimento regional pautado no fortalecimento do agronegócio de baixas emissões de carbono e de alto valor agregado.
“O governo quer romper o paradigma simplista de preservação ambiental como barreira para o crescimento econômico, apresentar um modelo de agronegócio de baixas emissões que irá alavancar o setor produtivo”, diz Bastos.
O secretária destaca que uma das metas é inserir o Acre no mercado internacional, “produzindo riqueza e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, ressalta o secretário de planejamento.
____________
Raphael Bastos ressalta que o Acre possui cerca de 47% de área protegida em todo Estado, o que se aproxima de 78.000 quilômetros quadrados. Ele justifica que nas administrações anteriores, o foco era apenas a preservação.
____________
“A ‘Florestania onde todas as ações planejadas eram pautadas tão somente na preservação ambiental, sem trazer dignidade e desenvolvimento das pessoas dessas áreas que vivem nas florestas”, enfatiza Raphael Bastos.
“A revisão e atualização do ZEE, atentando principalmente para não se tornar um instrumento limitador, restritivo, impositivo ou arbitrário. O desafio será o foco na produção de riqueza e na melhoria da qualidade de vida das pessoas”.
Para o gestor, a proposta do desenvolvimento regional através do Agronegócio de baixas emissões, irá de fato inserir o Acre no mercado internacional, agregando o valor da preservação ambiental moderna as cadeias produtivas diretamente beneficiadas por essa nova politica implementada, trazendo riqueza e competitividade aos nossos produtores.
“O fomento ao agronegócio de baixas emissões será realizado em áreas antropizadas e nas áreas de floresta serão promovidos o manejo dos recursos naturais disponíveis e os serviços ambientais. Existem 3 tipo de área de preservação, Área de preservação permanente(APP), Reserva Legal(RL) e as Unidade de Conservação(UC), sua integração ao Planejamento proposto será com o protagonismo a ser realizado através de uma carteira de serviços ambientais, apoiados pela Política REDD e REM”, finaliza Bastos.
Comentários
Cotidiano
UAP inicia 1ª Copa Kids de Futsal com torneio para categorias de base em Cobija
Campeonato reúne jovens atletas das categorias Sub-8, Sub-10 e Sub-12 no Coliseu Cerrado da universidade; competição marca o desenvolvimento do futsal infantil na fronteira

A iniciativa complementa o calendário esportivo local que já conta com competições estaduais no lado acreano. Foto: captada
O Coliseu Cerrado da Universidade Amazônica de Pando (UAP) em Cobija foi palco do início da primeira edição da Copa Kids de Futsal, competição que mobiliza jovens talentos das categorias Sub-8, Sub-10 e Sub-12 neste fim de semana. O torneio representa um importante marco para o esporte infantil na região fronteiriça.
Detalhes do Evento:
- Primeira versão do campeonato dedicado exclusivamente às categorias de base
- Jogos realizados nas dependências da UAP, principal centro esportivo da região
- Competição organizada para fomentar a prática esportiva desde a infância
“Esta copa é o começo de um projeto maior para revelar novos talentos e formar cidadãos através do esporte”, destacou um dos organizadores. A iniciativa complementa o calendário esportivo local que já conta com competições estaduais no lado acreano.
As partidas continuarão nos próximos fins de semana, com premiação prevista para as três categorias. Pais e torcedores lotaram as arquibancadas no primeiro dia, demonstrando o crescente interesse pelo futsal infantil na tríplice fronteira.
Veja vídeo com TVU Pando:
Comentários
Cotidiano
Epitaciolândia Esporte Clube goleia na estreia do Estadual Sub-15 de Futsal
Time do interior goleia Assemurb por 7 a 0 e lidera competição com perfeita estreia no Centro Integrado de Esporte

A competição, organizada pela Federação Acreana de Futebol de Salão (FAFS) em parceria com a Confederação Brasileira (CBFS). Foto: cedida
Em uma exibição impressionante, o Epitaciolândia Esporte Clube dominou completamente sua estreia no Campeonato Estadual de Futsal Masculino Sub-15 neste sábado (12).
A goleada por 7 a 0 sobre o Assemurb, time da capital, ocorreu no Centro Integrado de Esporte e Lazer (CIEC), no bairro Estação Experimental, em Rio Branco.
Destaques da Partida:
- Vitória convincente com sete gols de diferença
- Excelente atuação coletiva demonstrou superioridade técnica
- Três pontos conquistados na estreia da competição
O técnico do Epitaciolândia comemorou o resultado: “Os meninos jogaram com muita personalidade e mostraram que vieram para brigar pelo título”.
A competição, organizada pela Federação Acreana de Futebol de Salão (FAFS) em parceria com a Confederação Brasileira (CBFS), reúne dez equipes de Rio Branco e do interior.

A próxima rodada promete mais emoção no futsal acreano, com os jogos continuando a ser realizados no CIEC, principal palco da competição. Foto: cedida
Próximos Desafios:
Com essa vitória expressiva, o Epitaciolândia assume a liderança do campeonato e se consolida como forte candidato ao título. A próxima rodada promete mais emoção no futsal acreano, com os jogos continuando a ser realizados no CIEC, principal palco da competição.
Comentários
Cotidiano
Vice-governadora Mailza Assis entrega 1º centro diagnóstico municipal com 40 exames gratuitos em Porto Walter
Estiveram presentes o deputado federal Zezinho Barbary, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Júnior, o deputado Luiz Gonzaga, e a secretária municipal de Saúde, Ana Flávia Melo entre outros

Foram investidos R$390 mil reais, destinados pelo ex-deputado Flaviano Melo e pelo deputado Eduardo Veloso. Para a obra, foram investidos recursos próprios da saúde. Foto: internet
Em um marco inédito para a saúde pública de Porto Walter, o prefeito César Andrade e o vice Guarsônio Melo inauguraram neste sábado (12) o primeiro Centro de Diagnóstico da história do município, que passa a oferecer 40 tipos de exames gratuitos à população. O novo espaço promete ampliar o acesso a serviços de saúde e desafogar as demandas por atendimentos especializados.
A solenidade de inauguração contou com a presença de importantes autoridades do Estado, entre elas, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, que destacou a parceria do governo em fortalecer a saúde nos municípios do interior.
Para o prefeito, a inauguração representa um marco histórico. “Um sonho pessoal realizado. Em 33 anos de Porto Walter, estamos fazendo história. Quem ganha é a população. Estou feliz e realizado”, disse César Andrade.

O primeiro Centro de Diagnóstico da história do município, que passa a oferecer 40 tipos de exames gratuitos à população. Foto: cedida
Também estiveram presentes o deputado federal Zezinho Barbary, o Presidente da Câmara, Rosildo Cassiano, vereadores, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Júnior, o deputado Luiz Gonzaga, o vice-prefeito Guarsonio Melo, e a secretária municipal de Saúde, Ana Flávia Melo, que ressaltou que o centro é fruto de muito planejamento.
“Com esse centro, nossa população não precisará mais se deslocar até Cruzeiro do Sul ou Rio Branco para exames simples, ou especializados. Isso representa economia, agilidade e mais cuidado com as pessoas”, enfatizou a secretária.
Para a compra dos equipamentos, foram investidos R$390 mil reais, destinados pelo ex-deputado Flaviano Melo e pelo deputado Eduardo Veloso. Para a obra, foram investidos recursos próprios da saúde.

“Um sonho pessoal realizado. Em 33 anos de Porto Walter, estamos fazendo história. Quem ganha é a população. Estou feliz e realizado”. Foto: assessoria
Você precisa fazer login para comentar.