fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Durma com essa: Policiais bolivianos são acusados de fornecer armas e passar informações privilegiadas para bandidos na fronteira

Publicado

em

Delegacia de Epitaciolândia ficou agitada durante a tarde desta quarta-feria, dia 2 – Foto: arquivo/oaltoacre

Um trabalho de investigação realizado pelos agentes da Polícia Civil do Município de Epitaciolândia, na tentativa de identificar e prender bandidos que vinham praticando assaltos e furtos na fronteira, chegou até um dos suspeitos quando estava realizando compras em um mercado localizado ao lado da delegacia da cidade.

Este foi detido e conduzido para a delegacia durante a atarde desta quarta-feira, dia 2, onde tranquilamente, passou a passar informações de como estava ‘trabalhando’ pela fronteira, juntamente com seus comparsas e toda a logística.

Segundo foi apurado, o meliante tinha missão de assaltar e roubar veículos, como motos e carros fáceis de serem revendidos no lado boliviano, onde tinham o apoio de outros bandidos que receptavam e davam o descaminho do que havia sido levado.

Para a surpresa dos agentes, souberam que as armas usadas nos crimes, eram alugadas por policiais bolivianos, além de passarem informações privilegiadas para os bandidos, dos trabalhos que vinham sendo realizados pela fronteira entre as forças de segurança.

Mais surpresa ainda, após comunicarem o fato ao comando da polícia boliviana, foi a coincidência quando um grupo de policiais bolivianos chegaram na delegacia e dois deles foram identificados pelo detido. Imediatamente, ambos foram retidos para que fossem ouvidos.

A ‘confusão’ só terminou quando agentes da corregedoria da Polícia Nacional Boliviana foram na delegacia e após a realização da oitiva, os policiais foram levados para o lado boliviano, onde iriam ser ouvidos e investigados pelo comando geral.

O jornal oaltoacre tentou falar com a única delegada que está respondendo pelos quatro municípios da regional do Alto Acre, afim de saber informações sobre o ocorrido, mas, não foi possível.

ATUALIZAÇÃO:

A delegada Carla Ivane, que está respondendo pelas delegacias do Alto Acre, entrou em contato com o jornal oaltoacre para falar do caso acima citado. Veja nota:

A polícia civil de Epitaciolândia tem trabalhado incessantemente nas investigações que visam identificar os autores dos roubos a mão armada que vem ocorrendo com frequência. Os criminosos atuam mascarados e com capacetes o que dificulta a identificação dos mesmos pelas pessoas das vítimas.

Um dos suspeitos, formalmente identificado como sendo o receptador dos veículos roubados noticiou que as armas (pistolas e revólveres) utilizadas são “alugadas” de policiais bolivianos. Tais policiais bolivianos foram identificados e o fato foi comunicado aos respectivos comandantes, os quais compareceram a esta Delegacia de Polícia.

Durante o compartilhamento das informações, dois desses policiais bolivianos, apontados como fornecedores de armas, se fizeram presentes e solicitaram conversar com o preso, argumentando que havia em curso investigação na Bolívia sobre o mesmo.

Ocorre que foram identificados como sendo aqueles que forneceram as armas e de logo ouvidos nos procedimentos desta Delegacia e encaminhados ao Comandante da Polícia Nacional Boliviana para as providências necessárias, de acordo com a legislação militar daquele país.

Os policiais foram interrogados e indiciados nos inquéritos que tramitam nesta DP. Sabemos que a conduta verificada não corresponde aos dos demais policiais bolivianos que em muito colaboram com as investigações policiais brasileiras.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Vídeo: Joabe Lira participa da posse de Nicolau Júnior e defende união entre os poderes

Publicado

em

Presidente da Câmara de Rio Branco destaca necessidade de trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira (PP), participou nesta quinta-feira (1º) da posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), durante a primeira sessão solene da 3ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura.

A cerimônia marca uma mudança na posse dos integrantes da Mesa Diretora, que, pela primeira vez, ocorre no dia 1º de fevereiro, conforme prevê o artigo 48, §5º, da Constituição Estadual. Até então, a posse era automática, logo após a eleição.

A nova Mesa Diretora será liderada pelo deputado Nicolau Júnior (PP), que assume como presidente da Aleac, tendo Pedro Longo (PDT) como vice-presidente. O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) ocupará a primeira secretaria, enquanto Chico Viga (PDT) ficará responsável pela segunda secretaria.

Durante o evento, Joabe Lira destacou a importância do momento para o Legislativo acreano e defendeu uma maior integração entre os poderes para atender melhor à população.

“Conversei com Nicolau antes de sua posse e defendi essa tese de andar de mãos dadas. O Executivo, o Legislativo estadual e o municipal precisam trabalhar juntos, pois esse é um desejo da população. Acredito que Nicolau fará um bom mandato, assim como da última vez”, afirmou o presidente da Câmara de Rio Branco.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Nicolau Júnior assume presidência da Aleac e defende união pelo desenvolvimento do Acre

Publicado

em

Momento antes de assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau afirmou que continuará buscando aliança com os poderes em prol da população do Acre – Foto: Alexandre Lima

Em uma cerimônia marcada por discursos emocionados e reforço ao compromisso com o povo acreano, o deputado Nicolau Júnior (Progresssistas), tomou posse neste sábado, 1º de fevereiro, no plenário do parlamento acreano, para mais um mandato como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre. Durante seu discurso, o parlamentar destacou a importância da independência do Legislativo, mas sempre em harmonia com os demais poderes.

“Com muita humildade, assumo novamente a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Acre e o faço reafirmando o principal valor da nossa gestão: a independência deste poder. Independência com responsabilidade e harmonia com os demais poderes. Independência para divergir, mas também para buscar convergir ideias, pensamentos e projetos, em torno dos interesses maiores do povo do Acre”

Nicolau Júnior agradeceu a confiança dos colegas deputados e enfatizou que o Legislativo acreano continuará atuando como um espaço de diálogo, mediação e construção de soluções para os desafios enfrentados pelo estado.

“Esta é a Casa do Povo. É a Casa do diálogo, do debate aberto e do equilíbrio. Aqui devemos agir com foco na construção de consensos e na garantia da governabilidade. Sem radicalismos e sempre com o espírito desarmado, porque entendo que os poderes constituídos não podem fazer oposição entre si”.

Foto: Alexandre Lima

Parceria com o Executivo e conquistas para o Acre

O parlamentar ressaltou a relação de respeito e cooperação entre a Aleac e o governador Gladson Cameli (Progressistas), destacando projetos importantes aprovados pela Casa, como a CNH Social, que garante carteira de habilitação gratuita para pessoas de baixa renda, e o reajuste salarial de 20,32% para os servidores estaduais.

“Sempre tivemos do senhor governador Gladson Cameli um tratamento cortês, respeitoso e democrático. Esta Casa aprovou projetos de grande relevância e de enorme alcance social, numa clara demonstração do bom relacionamento institucional entre os poderes”, disse.

Outra grande conquista mencionada pelo presidente foi a doação de um terreno de 20 mil m² para a construção da nova sede da Aleac, um sonho antigo do Legislativo acreano.

“A construção do novo espaço da Aleac é de grande significado para nós e para a população em geral, pois trará mais conforto aos servidores, espaço para melhor atender a população e seus representantes, além de dar celeridade às atividades legislativas. Obrigado por contribuir com isso, governador. Esse é um reconhecimento seu para com o valor do Legislativo na vida do nosso povo”, complementou.

Foto: Sérgio Vale

Compromisso com educação e segurança

Nicolau Júnior também destacou o papel da Casa de Leis na promoção da educação e mencionou o sucesso da Escola do Legislativo, que ofereceu cursos gratuitos preparatórios para o Enem, beneficiando mais de 1.200 jovens.

“O parlamento acreano tem compromisso com o nosso futuro. Compromisso com uma educação de qualidade, com melhores estruturas para a saúde e com políticas públicas que aumentem a segurança da nossa população”, enfatizou.

Ele também reforçou a necessidade de união entre os parlamentares para superar diferenças ideológicas e trabalhar em prol do Acre. “Faço um apelo aos colegas deputados pela união dos parlamentares em torno dos interesses maiores da coletividade acreana. Para que seja possível superar as diferenças ideológicas e partidárias em torno da construção de soluções em benefício do povo acreano”.

Foto: Sérgio Vale

Acre: um estado estratégico para o Brasil e o mundo

O presidente da Aleac fez questão de ressaltar a importância do Acre para o Brasil e para o mundo, especialmente no que diz respeito à preservação ambiental. “O Acre não é um peso para o País, nós somos parte da solução dos problemas do mundo. Somos exemplo de preservação para o planeta, somos a reserva do mundo, mas temos que cobrar o preço que valemos e que isso tem nos custado”, destacou.

Finalizando seu discurso, Nicolau Júnior reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do estado e com a melhoria da qualidade de vida da população. “Ser acreano é minha identidade, ajudar a transformar o Acre é minha missão! Vamos trabalhar juntos e unificados para transformar a vida de cada um dos 880 mil acreanos”.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador Gladson Cameli, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, e representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, além de deputados federais e senadores.

Com mais um mandato à frente da Aleac, Nicolau Júnior reforça seu compromisso de manter um Legislativo forte, atuante e comprometido com as demandas da população acreana.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

VEJA VÍDEO REPORTAGEM

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Epitaciolândia lança edital do concurso público efetivo com vagas e cadastro de reserva para nível fundamental, médio e superior.

Publicado

em

A Prefeitura de Epitaciolândia anunciou nesta sexta-feira, 31, a abertura de concurso público efetivo com vagas para os níveis fundamental, médio e superior, com salários que chegam a R$ 7.490,12.

A banca escolhida para o certame foi a Fundape. Neste link, os interessados podem acessar o EDITAL N.o 002/2025, DE 29 DE JANEIRO DE 2025 – CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EFETIVAS PARA CARGOS DO QUADRO FUNCIONAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA.

As inscrições serão realizadas, EXCLUSIVAMENTE, VIA INTERNET, nos dias designados no CRONOGRAMA do certame, Anexo II, no endereço eletrônico http://fundape.ufac.br, mediante o preenchimento do formulário de inscrição, no horário local de Rio Branco – AC.

O formulário de inscrição deverá ser preenchido na íntegra e com toda atenção, de modo que nele constem as informações exatas e verídicas, sob pena de cancelamento da inscrição. Depois de preenchido, o formulário deverá ser enviado, eletronicamente, à FUNDAPE. Em caso de necessidade de atendimento especial, os documentos comprobatórios (laudos, atestados, CID, etc.) deverão ser anexados no ato da inscrição (escaneados em formato PDF).

O concurso para cargos efetivos visa suprir as necessidades de contratação da prefeitura de Epitaciolândia, bem como criar cadastro de reserva no município. Os valores das taxas de inscrições são de: Nível Superior R$100,00. Nível Médio R$ 70,00 e Nível Fundamental R$: 60,00.

 

Comentários

Continue lendo