Extra
Durma com essa: Policiais bolivianos são acusados de fornecer armas e passar informações privilegiadas para bandidos na fronteira

Delegacia de Epitaciolândia ficou agitada durante a tarde desta quarta-feria, dia 2 – Foto: arquivo/oaltoacre
Um trabalho de investigação realizado pelos agentes da Polícia Civil do Município de Epitaciolândia, na tentativa de identificar e prender bandidos que vinham praticando assaltos e furtos na fronteira, chegou até um dos suspeitos quando estava realizando compras em um mercado localizado ao lado da delegacia da cidade.
Este foi detido e conduzido para a delegacia durante a atarde desta quarta-feira, dia 2, onde tranquilamente, passou a passar informações de como estava ‘trabalhando’ pela fronteira, juntamente com seus comparsas e toda a logística.
Segundo foi apurado, o meliante tinha missão de assaltar e roubar veículos, como motos e carros fáceis de serem revendidos no lado boliviano, onde tinham o apoio de outros bandidos que receptavam e davam o descaminho do que havia sido levado.
Para a surpresa dos agentes, souberam que as armas usadas nos crimes, eram alugadas por policiais bolivianos, além de passarem informações privilegiadas para os bandidos, dos trabalhos que vinham sendo realizados pela fronteira entre as forças de segurança.
Mais surpresa ainda, após comunicarem o fato ao comando da polícia boliviana, foi a coincidência quando um grupo de policiais bolivianos chegaram na delegacia e dois deles foram identificados pelo detido. Imediatamente, ambos foram retidos para que fossem ouvidos.
A ‘confusão’ só terminou quando agentes da corregedoria da Polícia Nacional Boliviana foram na delegacia e após a realização da oitiva, os policiais foram levados para o lado boliviano, onde iriam ser ouvidos e investigados pelo comando geral.
O jornal oaltoacre tentou falar com a única delegada que está respondendo pelos quatro municípios da regional do Alto Acre, afim de saber informações sobre o ocorrido, mas, não foi possível.
ATUALIZAÇÃO:
A delegada Carla Ivane, que está respondendo pelas delegacias do Alto Acre, entrou em contato com o jornal oaltoacre para falar do caso acima citado. Veja nota:
A polícia civil de Epitaciolândia tem trabalhado incessantemente nas investigações que visam identificar os autores dos roubos a mão armada que vem ocorrendo com frequência. Os criminosos atuam mascarados e com capacetes o que dificulta a identificação dos mesmos pelas pessoas das vítimas.
Um dos suspeitos, formalmente identificado como sendo o receptador dos veículos roubados noticiou que as armas (pistolas e revólveres) utilizadas são “alugadas” de policiais bolivianos. Tais policiais bolivianos foram identificados e o fato foi comunicado aos respectivos comandantes, os quais compareceram a esta Delegacia de Polícia.
Durante o compartilhamento das informações, dois desses policiais bolivianos, apontados como fornecedores de armas, se fizeram presentes e solicitaram conversar com o preso, argumentando que havia em curso investigação na Bolívia sobre o mesmo.
Ocorre que foram identificados como sendo aqueles que forneceram as armas e de logo ouvidos nos procedimentos desta Delegacia e encaminhados ao Comandante da Polícia Nacional Boliviana para as providências necessárias, de acordo com a legislação militar daquele país.
Os policiais foram interrogados e indiciados nos inquéritos que tramitam nesta DP. Sabemos que a conduta verificada não corresponde aos dos demais policiais bolivianos que em muito colaboram com as investigações policiais brasileiras.
Comentários
Extra
Brasileia perde 3 mandos de quadra e vai decidir título fora de casa
Por causa do comportamento da torcida no confronto contra o Fluminense da Bahia na última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, a equipe do Brasileia perdeu três mandos de jogos e será obrigada a decidir o Campeonato Estadual de Futsal da Série A contra o Quinari fora de casa.
“Recebemos a súmula dos árbitros e também tivemos as informações do delegado da partida. O jogo foi interrompido em vários momentos pelo comportamento da torcida, jogando latas dentro da quadra, e por isso resolvemos aplicar a punição. A federação vem trabalhando para melhorar o futsal acreano, mas os dirigentes precisam ter responsabilidade pelos jogos quando são os mandantes”, declarou o presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale.
Documento encaminhado
O departamento técnico da Fafs encaminhou nesta segunda, 15, o documento para a diretoria do Brasileia. Os dirigentes irão fazer uma defesa com o objetivo de manter o segundo jogo das finais da Série A no Eduardo Lopes Pessoa.
Fafs ofereceu opções
A Fafs oferece como opções para o segundo jogo das finais as cidades de Rio Branco, Senador Guiomard e Xapuri. Uma definição a respeito do assunto deve ocorrer nesta terça, dia 16.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE RETIFICAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE RETIFICAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 013/2025 – COMPRAS.GOV 90013/2025
OBJETO: Registro de preços para a Contratação de Serviços Técnicos de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho para atender as necessitadas da Secretaria Municipal de Administração de Brasiléia/AC.
A Prefeitura de Brasiléia, através da Comissão de Contratações informa os interessados sobre a Retificação do Edital supracitado, conforme edital retificado após impugnação.
Data da Abertura: 07 de Janeiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital Retificado e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 16/12/2025 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e https://www.gov.br/compras/pt-br Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.
Brasiléia/AC, 15 de dezembro de 2025.
André Schwalbe Gadelha
Pregoeiro
Comentários
Extra
Prefeitura de Brasiléia realiza 10° Edição do programa Saúde em Ação na Comunidade com mais de 1400 procedimentos
Mais de 600 pessoas foram atendidas em 12 especialidades médicas durante a 10ª edição do programa Saúde em Ação na Comunidade, realizado na escola Menino Jesus, bairro Eldorado.
Com apoio de emendas destinadas pelo senador Alan Rick (Republicanos-AC), o município de Brasiléia realizou, na manhã deste sábado (13), um doe maiores mutirões de saúde no município.
Presente durante os atendimentos, o senador destacou a importância de levar a saúde para perto da população e ressaltou o trabalho conjunto com as lideranças locais. “É a união que faz a diferença na vida do nosso povo, reduzindo o tempo de espera e evitando deslocamentos até a capital, especialmente para especialidades que não são ofertadas no município. É muito bom ver nossa emenda possibilitando que a prefeitura realize a maior edição do Saúde em Ação na Comunidade”, afirmou Alan Rick.
O prefeito Carlinhos do Pelado (PP) destacou que a ação marca um momento histórico para o município. “Temos a honra e a satisfação de realizar, com a emenda enviada pelo senador Alan Rick, o maior mutirão itinerante da história de Brasiléia, com mais de 15 especialidades, atendendo a população do bairro e de toda a cidade, fechando o ano com a 10ª edição desse trabalho”, declarou.
Também participaram da ação a ex-prefeita Fernanda Hassem, o deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos), o secretário municipal de Saúde, Francélio Barbosa, reforçando a parceria institucional em favor da saúde pública no município.
Acompanhe os números dessa 10° Edição do programa Saúde em Ação na Comunidade:
Local: Escola de ensino infantil Menino Jesus e Unidade básica de saúde Francisco de Assis
Consultas
150 Clínica Médica
19 Psiquiatria
13 Endocrinologia
22 Pediatria
22 Nutrição
89 Ortopedia/ Traumatologia
36 Mastologia
42 Ginecologia/ Obstetrícia
78 Oftalmologia
62 Fonoaudiologia
11 Gatroenterologia
82 Otorrinolaringologia
Total de consultas 604
Exames
19 Colposcopia
22 Bioimpedância
13 Eletroencefalograma
10 Espirometria
3 Holter
112 Ultrassonografias
314 Exames de Oftalmologia
32 Endoscopia Digestiva Alta
230 Exames e procedimentos de fonoaudiologia
59 Exames e procedimentos de otorrinolaringologia
Total de exames e procedimentos 810
Total de atendimentos 1.414














































Você precisa fazer login para comentar.