Geral
Dupla é condenada a 45 anos de prisão pela morte de vigilante em escola do Acre

O Tribunal de Justiça do Acre, por meio da Vara de Delitos de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco, condenou Leandro Mendes dos Santos, de 18 anos, e Valdeusmar Bezerra da Silva, de 35 anos, pelo latrocínio do vigilante Raimundo Assis de Souza Filho, de 52 anos. O crime ocorreu na manhã do dia 7 de abril de 2025, dentro da Escola Estadual Maria Raimunda Balbino, localizada na região da Sobral, em Rio Branco.
De acordo com a sentença, o juiz responsável julgou procedente a denúncia do Ministério Público do Acre (MPAC) e estabeleceu 25 anos de prisão para Valdeusmar e 20 anos para Leandro, ambos em regime fechado. O magistrado também negou aos condenados o direito de recorrer em liberdade.
Confissão e detalhes do crime
Durante audiência de instrução realizada na semana passada, os dois réus confessaram a autoria do crime. Valdeusmar afirmou que estava sob efeito de drogas e sendo monitorado por tornozeleira eletrônica no dia do latrocínio. Em seu depoimento, disse que procurou Leandro em sua residência e insistiu para acompanhá-lo após saber que ele “ia fazer um corre”.
“Quando chegamos nas proximidades da escola, eu não sabia o que era. Acabei indo. Eu e o Leandro pulamos o muro e anunciamos o assalto. Queríamos levar a arma do vigia. O vigia reagiu quando aconteceram os fatos”, declarou.
Leandro também assumiu a autoria do crime, classificando a denúncia como “parcialmente verdadeira”. Ele confirmou que a ação foi planejada por ambos: “Nós dois tivemos a ideia. Estávamos pirados há três dias, ou seja, usando drogas. Pulamos o muro do colégio. Tentei render o vigia. Quando ele sacou a arma, atirei.”
Durante a tentativa de assalto, o vigilante reagiu e houve troca de tiros. Leandro foi baleado pela vítima e localizado em um terreno ao lado da escola. Já Valdeusmar foi preso horas depois pela Polícia Militar.
Terceiro envolvido será julgado separadamente
Um terceiro acusado de participação no crime, Francisco do Nascimento Costa, foi preso por agentes da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (Decore) da Polícia Civil do Acre. O processo contra ele foi desmembrado dos demais réus e ainda passará por audiência de instrução e julgamento na mesma vara criminal.
Imagens das câmeras de segurança da escola ajudaram a elucidar o caso e comprovaram a dinâmica do crime. A decisão judicial reforça o compromisso do Judiciário e do Ministério Público em combater de forma rigorosa os crimes violentos contra a vida no estado.
Com informações da TV 5
Comentários
Geral
Polícia prende seis suspeitos de furtar barcos e motores de comunidades ribeirinhas no Acre
Quatro embarcações e dois motores de popa foram recuperados às margens do Rio Juruá; grupo confessou os crimes durante abordagem

Foram apreendidos diversos objetos suspeitos, entre eles rádios portáteis, peças de motor de popa, óleo lubrificante, caixas de som, mochilas e mantimentos, que seriam utilizados para permanência em áreas de mata. Foto: captada
Seis homens foram presos pela Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (5) sob suspeita de furtar embarcações e motores de popa usados por comunidades ribeirinhas de Marechal Thaumaturgo. A ação resultou na recuperação de quatro barcos de alumínio e dois motores, itens essenciais para a locomoção e o sustento de famílias da região.
As investigações começaram após um morador relatar à polícia que havia ouvido jovens comentando sobre os furtos ocorridos na noite anterior e indicar o possível endereço de um dos envolvidos. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o grupo em uma residência, com indícios de uso de entorpecentes, e apreenderam objetos como rádios portáteis, peças de motor, óleo, caixas de som e mantimentos.
Durante a abordagem, os suspeitos confessaram a participação nos crimes e informaram onde o material estava escondido. Com o apoio de uma embarcação, os PMs localizaram os barcos e motores em uma área de difícil acesso às margens do Rio Juruá, cercada por mata e regiões alagadas. Todos os presos e os itens recuperados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso segue em investigação.

Com o apoio de uma embarcação, os policiais localizaram quatro barcos de alumínio e dois motores de popa às margens do Rio Juruá. Foto: captada
Comentários
Geral
OCA centraliza mais de 60 serviços para servidores da Educação
Com o objetivo de facilitar o acesso dos servidores da Educação aos serviços administrativos e funcionais, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) passou a realizar o atendimento presencial exclusivamente na Organização em Centros de Atendimento (OCA), em Rio Branco. O novo Espaço do Servidor concentra mais de 60 serviços e garante mais agilidade, comodidade e eficiência no atendimento ao público.

Localizado na Praça Rosa – Recepção Rosa II, o Espaço do Servidor da SEE funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na Rua Quintino Bocaiúva, nº 299, no Centro da capital. O local atende servidores ativos, aposentados e pensionistas da rede estadual de ensino.
Entre os principais serviços ofertados estão a abertura de processos administrativos, como abono de permanência, adicionais, afastamentos, auxílios, averbações, licenças diversas, licença-prêmio, progressão e promoção, remoção, redistribuição, retroativos, restituições e vacância.

O espaço também disponibiliza atendimentos relacionados à perícia médica, incluindo aposentadoria por invalidez, enquadramento por deficiência, licenças para tratamento de saúde, licença por motivo de doença em pessoa da família, redução de carga horária, remoção por motivo de saúde e readaptação funcional.
Na área de protocolo e informações, os servidores podem realizar o recebimento de documentos, obter orientações sobre processos e consultar a tramitação processual. Já nas atualizações funcionais, são oferecidos serviços como criação de e-mail funcional, emissão de declarações, consulta à ficha funcional e financeira, pesquisa de férias e redefinição de senha do contracheque.

De acordo com o chefe da Divisão de Atendimento e Processos da SEE, Andrey Silva do Amaral, a instalação do Espaço do Servidor na OCA representa um avanço importante na política de valorização e cuidado com os servidores.
“A OCA é um espaço estratégico, de fácil acesso e já consolidado como referência em atendimento ao cidadão. Trazer os serviços da SEE para esse ambiente significa oferecer mais conforto, organização e agilidade, além de garantir que o servidor resolva diversas demandas em um único local”, destacou.
The post OCA centraliza mais de 60 serviços para servidores da Educação appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Geral
ROTAM apreende adolescente com droga e motocicleta em Rio Branco
Menor confessou que usaria a moto da tia para transportar e revender entorpecente no bairro Custódio Freire
Uma equipe das Rondas Ostensivas Táticas Móvel (ROTAM) apreendeu um adolescente de 17 anos durante patrulhamento de rotina na Rua Isaura Parente, esquina com a Rua Coronel Fontenele de Castro, em Rio Branco. Com o jovem, os policiais encontraram droga e uma motocicleta que estaria sendo utilizada para o transporte do entorpecente.
Segundo a Polícia Militar, o adolescente conduzia uma motocicleta vermelha quando, ao avistar a viatura, freou bruscamente antes de chegar à esquina, atitude que levantou suspeita da guarnição. Diante da situação, os militares decidiram realizar a abordagem.
Durante a revista pessoal, foi localizado um invólucro contendo cerca de 16 gramas de substância análoga à pasta base de cocaína (merla). Questionado, o menor confessou que havia pegado a motocicleta da tia sem autorização para transportar a droga e informou ainda que o entorpecente seria fracionado em pequenas porções para revenda no bairro Custódio Freire.
Diante dos fatos, o adolescente foi apreendido e encaminhado à Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEFLA) para os procedimentos cabíveis.
A motocicleta foi recolhida ao pátio do Detran por apresentar débitos pendentes.







Você precisa fazer login para comentar.