Geral
Dupla criminosa é presa após roubo de motocicleta em Rio Branco
O piloto, identificado pelas iniciais F.C.S., de 28 anos, foi preso no local após tentar esconder o veículo em uma área de mata. O segundo suspeito, Riquelme Oliveira de Lima, de 19 anos, foi capturado momentos depois

Já na delegacia, Riquelme disse aos policiais que, no dia 15 de novembro, sexta-feira à noite, havia caído de uma moto durante um “rolezinho”.
Contilnet/EcosdaNoticias
Na manhã deste sábado (16), uma dupla de criminosos foi presa por militares do 3º Batalhão, com apoio do Batalhão Ambiental, após roubar uma motocicleta no bairro Alto Alegre, em Rio Branco. O crime ocorreu enquanto uma mulher, que não será identificada por razões de segurança, seguia para o trabalho pilotando sua moto Honda Bis branca.
Na manhã deste sábado (16), uma dupla de criminosos foi presa por militares do 3º Batalhão, com apoio do Batalhão Ambiental, após roubar uma motocicleta no bairro Alto Alegre, em Rio Branco. O crime ocorreu enquanto uma mulher, que não será identificada por razões de segurança, seguia para o trabalho pilotando sua moto Honda Bis branca.
Segundo o tenente Eliabi, comandante de patrulha das viaturas de serviço, o suspeito levou a moto e a arma para a casa de um amigo, identificado como Fabrício Costa da Silva, de 28 anos. Fabrício foi detido logo em seguida, após sofrer uma queda.
Fabrício afirmou que Riquelme chegou à sua casa, deixou a motocicleta e pediu que ele saísse com o veículo, dizendo que não era de sua propriedade. Ele alegou não saber de quem se tratava.
“O primeiro suspeito foi capturado e, durante a abordagem, informou que seu comparsa, identificado como Riquelme, encontrava-se em sua residência, localizada no bairro Santa Cruz, na rua Marapuama”, relatou o tenente Eliabi.

Após roubar moto, assaltante é perseguido, ameaça atirar na PM e acaba preso junto com comparsa. Foto: ContilNet
No local, Riquelme Oliveira de Lima, de 19 anos, reagiu à presença policial e ameaçou a guarnição com uma pistola 9mm. Diante da situação, os policiais responderam com disparos de armas de fogo. O assaltante tentou fugir pulando o muro da residência, mas foi necessário o uso da força para efetuar sua prisão.
Já na delegacia, Riquelme disse aos policiais que, no dia 15 de novembro, sexta-feira à noite, havia caído de uma moto durante um “rolezinho”.

O assalto aconteceu quando um dos criminosos, armado com uma pistola, interceptou a vítima em via pública, ordenando que ela entregasse o veículo. Temendo pela vida, a mulher obedeceu.
A motocicleta roubada possuía sistema de rastreamento, o que permitiu que a Polícia Militar monitorasse o trajeto dos criminosos em tempo real. Sob o comando do tenente Eliabe Rodrigues, equipes policiais iniciaram a busca.
Na abordagem os policiais encontraram apenas um carregador de pistola calibre 9mm. No entanto, após ser levado à Delegacia Central de Flagrantes (Defla), Riquelme revelou onde havia escondido a arma usada no crime. A pistola foi recuperada pela equipe do Batalhão Ambiental.
Riquelme confessou já ter sido preso por tráfico de drogas em 2023 e, ao ser detido novamente, afirmou esperar a liberdade na audiência de custódia.
Ambos os suspeitos foram conduzidos à delegacia e estão à disposição da Justiça. A ação coordenada da Polícia Militar reforça o compromisso com a segurança da população de Rio Branco.

A PM localizou a motocicleta e o autor do roubo, que estava armado com uma pistola. Foi dada a ordem de parada, mas o suspeito desobedeceu e fugiu em direção ao bairro Apolônio Sales.
Comentários
Geral
Condenado por manter relações sexuais com jovem de 13 anos é preso

Foto: Cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DECAV), cumpriu nesta terça-feira, 15, mandado de prisão contra um homem de 36 anos, no município de Rio Branco. O acusado foi condenado por manter relações sexuais com uma adolescente de apenas 13 anos à época dos fatos.
O caso foi investigado e acompanhado pela delegada Elenice Frez Carvalho, responsável pelo indiciamento do acusado por estupro de vulnerável. Com o encerramento do processo e a sentença transitada em julgado, a 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco expediu o mandado de prisão, que foi prontamente cumprido pelos agentes da DECAV.
De acordo com a legislação penal brasileira, manter relações sexuais com menores de 14 anos é considerado estupro de vulnerável, crime previsto no artigo 217-A do Código Penal, independentemente de eventual consentimento da vítima.
A Polícia Civil do Acre reforça que combate firmemente crimes contra crianças e adolescentes, e reafirma seu compromisso em proteger os mais vulneráveis e garantir a aplicação da justiça, principalmente em casos de abuso e violência sexual.
Comentários
Geral
Mais de 13 mil maços de cigarros contrabandeados são apreendidos no Acre

Foto: NUCOM/PRF
Durante patrulhamento na BR-364, km 96, município de Senador Guiomard, na tarde dessa segunda-feira, 14, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu significativa quantidade de cigarros quando avistou um veículo de cor prata, com películas visivelmente irregulares e aparência de estar excessivamente carregado. O veículo trafegava no sentido Rio Branco, em direção contrária à viatura policial.
Ao realizar a manobra de retorno para proceder com a abordagem, os policiais perceberam que o condutor aumentou a velocidade de maneira repentina. Antes de ser alcançado, o motorista abandonou o veículo às margens da rodovia e fugiu a pé, adentrando uma região de mata e se lançando no Rio Iquiri. Apesar das buscas realizadas, o indivíduo não foi localizado.
Durante a vistoria veicular, foram encontrados 13.150 maços de cigarros de origem estrangeira, sem comprovação fiscal, sendo 8.000 da marca “Point”, 3.000 da marca “FarStart” e 2.150 da marca “Pine”. A carga caracteriza, em tese, o crime de contrabando.
Diante dos fatos, o veículo e a mercadoria foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal em Rio Branco/AC para as providências legais cabíveis.
A PRF reafirma seu compromisso no combate ao crime e à entrada de produtos ilegais no país, contribuindo para a segurança e a proteção da economia nacional.
Comentários
Geral
Acre homologa matrículas para curso de formação da polícia penal
A Secretaria de Estado de Administração (Sead) e o Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen) publicaram nesta terça-feira, 15, a homologação oficial das matrículas das candidatas aprovadas para o curso de formação do cargo de agente de polícia penal.
A lista com os nomes das candidatas aprovadas no certame está organizada por cargo, classificação, número de inscrição e nome, em ordem classificatória. A homologação das matrículas tem validade a partir do dia 7 de abril de 2025 e representa a última etapa antes da possível nomeação das futuras servidoras da polícia penal.
O curso de formação é obrigatório para ingresso no quadro efetivo do Iapen, sendo uma fase eliminatória do concurso público. Apenas as candidatas regularmente matriculadas poderão participar das aulas e atividades práticas previstas na programação da formação policial.
As participantes poderão consultar a relação completa das matrículas homologadas e outras informações referentes ao concurso por meio do edital nº 001/2023 e suas retificações, disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do certame.
Em caso de dúvidas, o contato com o IBFC pode ser feito pelo Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC), por meio do telefone (11) 4788-1430, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30, no horário local de Rio Branco. Também estão disponíveis os e-mails [email protected] e [email protected] para atendimento
Você precisa fazer login para comentar.