Geral
Dra Michelle apresenta Indicação para instalação do Caps Infantil no Acre e destaca: “autismo não é doença, é uma condição”
Na sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada nesta segunda-feira (03) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Dra. Michelle Melo (PDT) chamou a atenção para a necessidade de que o máximo de informações sobre o espectro sejam difundidas para que os preconceitos sejam evitados e, dessa forma, a sociedade compreenda melhor como lidar com a situação: “não é doença, é uma condição”.
“Conscientizar sobre o autismo para que a informação passe a ter o poder de evitar mais preconceito e mais discriminação. Não há porque fazer discriminação e nem preconceito em relação a essa neurodiversidade, assim como as demais que existem entre nós, porque não são doenças, mas condição. Uma diversidade da mente humana. “, disse a deputada que também é médica.
Para Dra. Michelle é importante que o autismo não seja tratado como doença para que seja dada a devida atenção integral às pessoas nessa condição, conforme a Constituição de 1988 e a Lei Estadual de proteção aos direitos dos autistas que lhes garantam qualidade de vida.
“Trata-se de um cidadão integral com necessidade de atenção integral que vai desde a saúde – diagnóstico, tratamento e terapias -, à educação – no ensino regular e não especial – e ao desenvolvimento de suas capacidades profissionais. Eles não são diferentes, são diversos. Há uma diversificação no modo de pensar por isso eles devem e tem o direito de estarem inclusos na nossa sociedade. “, frisou.
Quando vereadora de Rio Branco, a deputada Dra. Michelle Melo destinou emenda parlamentar no valor de R$ 50 mil para a Associação Família Azul do Acre (Afac) promover ações e atividades para o atendimento aos associados. ” O meu compromisso com a neurodiversidade não é de agora. Eu tenho filhos neurodivergentes com altas habilidade, déficit de atenção e hiperatividade. E essa emenda pode parecer pouco, é uma pequena contribuição, mas é um sinal do meu compromisso.”, ressaltou.
De acordo com dados apresentados pela deputada durante a sessão, no mundo há uma prevalência de espectro autista estimado em um caso em cada 100 crianças. No Brasil, a prevalência é de cerca de 2 milhões de autistas e, no Acre, segundo levantamento da Associação Família Azul do Acre (AFAC), são 20 mil casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Líder do governo na Aleac, Dra Michelle Informou que na Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) existe um grupo condutor com participação da sociedade civil organizada, formadores opinião, familiares, profissionais da saúde, da educação, da assistência social. “O governador Gladson Cameli refez algumas modificações na política estadual para garantir que seja transversal. No Acre, nós temos o CER [Centro Especializado em Reabilitação] que realiza um trabalho multidisciplinar de excelência e já atendeu mais de 40 mil pessoas e tem mais de 900 ativos cadastrados.É pouco e precisamos de mais. Geralmente são dois os locais onde podem ser tratadas as crianças com autismo. Além do CER, o Caps [Centro de Atenção Psicossocial] Infantil e eu aproveito a oportunidade para apresentar uma Indicação para instalação do Caps Infantil no nosso estado que possa compor a rede de atenção para ajudar no apoio e, assim, impactar na vida dessas crianças e de suas famílias. “, concluiu.
Comentários
Geral
Jovem escapa por pouco de assalto a mão armada em frente à sua casa em Cobija
Câmeras de segurança flagraram momento em que criminosos (suspeitos de serem brasileiros) se aproximaram da vítima; ação rápida do morador frustrou roubo

De acordo com o relatório apresentado pelas autoridades policiais, dois criminoso tentaram assaltar um jovem que chegava em sua residência de moto, e estaciona em frente a casa da família. Foto: captada
Um jovem morador de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia, escapou por pouco de um assalto a mão armada nas proximidades da Avenida Otto Felipe Braun, na área central da cidade. O fato ocorreu quando a vítima chegava de moto em sua residência e estacionava em frente à casa da família, sem perceber a aproximação de dois criminosos.
As imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que um dos assaltantes, suspeito de ser de nacionalidade brasileira, sacou uma arma de fogo e apontou em direção ao jovem.

Câmera de segurança registrou o momento exato em que a vítima estaciona o seu veículo e entra em casa, momento que os agressores (supostamente de nacionalidade brasileira) se aproximam. Foto: captada
Alertado pelo movimento, o morador conseguiu fechar o portão a tempo, assustando os delinquentes, que fugiram correndo pela rua do bairro. A ação rápida do jovem frustrou mais uma tentativa de roubo na região de fronteira.
As autoridades policiais de Cobija investigam o caso e buscam identificar os criminosos, que, segundo relatos, estariam agindo na área central da cidade. O incidente reforça a preocupação com a segurança na fronteira e a necessidade de maior patrulhamento para coibir esse tipo de crime.

O jovem consegue fechar a tempo o portão salvando sua vida e seu patrimônio dos assaltantes que aparentemente são brasileiros. Foto: captada
Veja vídeo TVU Pando:
Comentários
Geral
Polícia Civil prende mulher por tráfico de drogas em Cruzeiro do Sul
Condenada a 7 anos de prisão, Maria Ágila dos Santos Gomos, 42, foi detida em casa e enviada ao sistema penitenciário
A Polícia Civil efetuou a prisão de Maria Ágila dos Santos Gomos, de 42 anos, nesta segunda-feira (7), por tráfico de drogas. A detenção ocorreu em sua residência, no bairro Remanso, após a expedição de mandado de prisão. Condenada a sete anos de reclusão em regime fechado, a acusada havia recorrido em liberdade, mas agora será encaminhada à unidade penitenciária para cumprir a pena. A ação reforça o combate ao narcotráfico na região.
Comentários
Geral
SEE atua para que medidas sejam adotadas após morte de vigilante

Foto: Mardilson Gomes/SEE
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) emitiu nota pública na manhã desta segunda-feira, 7, para lamentar o trágico episódio ocorrido na Escola Maria Raimunda Balbino, situada no bairro Palheiral, em Rio Branco. Durante uma tentativa de assalto à unidade de ensino, o vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, de 52 anos, morreu.
De acordo com informações preliminares, dois indivíduos armados invadiram a escola com o objetivo de subtrair a arma do profissional.
“A SEE reafirma seu compromisso com a segurança da comunidade escolar e está atuando de forma integrada com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp) e autoridades pertinentes para que todas as medidas cabíveis sejam adotadas com rigor, celeridade e transparência”, diz a nota assinada pelo gestor da SEE, Aberson Carvalho.
O órgão garante estar acompanhando os desdobramentos da ocorrência e contribuindo com as investigações. “Ao mesmo tempo, em que mantemos a prioridade no cuidado com os estudantes, professores e demais profissionais da Educação, reafirmando a escola como um espaço de aprendizado, proteção e cidadania. Neste momento de dor, nos unimos à família, aos amigos e colegas para expressar nossa solidariedade e profundo respeito”, conclui Carvalho.
Você precisa fazer login para comentar.