Cotidiano
Donos de cachorros, soltos em ruas de bairro de Rio Branco, podem responder criminalmente: ‘conduta danosa’

Imagem ilustrativa/net
Uma prática que pode ser comum nas cidades acreanas, principalmente nos bairros considerados periféricos, tem colocado a vida de moradores em risco. A circulação de cachorros em via pública virou objeto de investigação por parte do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).
A denúncia partiu de moradores do bairro São Francisco, parte alta de Rio Branco. Segundo o MPAC, moradores que residem na Rua Bebeto Alves, estariam permitindo a livre circulação de seus cães nas ruas do bairro. A prática estaria causando incômodos e potencialmente comprometendo a segurança e a saúde da população.
Diante disso, o promotor Alekine Lopes dos Santos, Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre, determinou a abertura de procedimento preparatório para apurar a prática. Se confirmada a denúncia, o caso configura “conduta danosa ao ambiente urbano e à tranquilidade da vizinhança”.
Entre as medidas iniciais a serem adotadas, Santos determinou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) realize inspeção no local, no prazo de 20 dias, e emita relatório sobre as condições de manutenção dos animais e eventuais riscos ao bem-estar público. Além disso, ele determinou a notificação dos proprietários dos animais. Eles podem responder por infração às normas de proteção ambiental, ao bem-estar animal e ao direito de vizinhança, conforme previsto no Código Civil Brasileiro.
“Considerando que nos termos do art. 936, do Código Civil Brasileiro (10.406/2002), estabelece que o proprietário ou detentor de um animal responde pelos danos que o animal venha a causar, independentemente de culpa. O dono pode ser responsabilizado civilmente se o animal provocar algum dano ou perturbação à vizinhança”, pontua o promotor.
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados
Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.
New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.
Indefinição no Juruá
As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.
Comentários
Cotidiano
Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026
Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.
Brasileia
O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.
Quinari
No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.
Dupla de arbitragem
Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.
Comentários
Cotidiano
Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo
O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.
Novo momento
Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.
Família Atleticana
Marcelo Avelino-Presidente
Ricardo Lopes-Vice-presidente
Paulo Santana-Tesoureiro
Francisco Brito-Diretor administrativo
Ilson da Silva-Diretor de patrimônio
Antônio Acivaldo-Diretor social
Juliano de Souza-Diretor comercial

Você precisa fazer login para comentar.