Policiais militares do Batalhão de Fronteiras estão no local para buscar informações detalhadas da chacina. Foram assassinados quatro homens e duas mulheres.
Acre
Doença da vaca louca não deve afetar exportações no AC, mas sindicato prevê baixa no preço da carne bovina
Grupo de miúdos bovinos e suínos somam 16,1% de exportação de produtos acreanos em janeiro deste ano. Como o Acre exporta para Hong Kong, teme-se apenas que haja barateamento no preço da arroba dos bovinos.

Apesar de o Acre não ser exportador direto de países que suspenderam importações brasileiras, Sindicarnes prevê barateamento no preço da carne — Foto: Reprodução/TVCA
Apesar da suspensão das importações de carne bovina por parte da China, Tailândia, Irã e Jordânia, o estado do Acre não terá impactos diretos na exportação, mas na possível retenção do produto, o que resultaria no barateamento da carne. Pelo menos é o que afirma o Sindicato das Indústrias de Frigoríficos e Matadouros do Estado do Acre (Sindicarnes).
O diretor executivo do Sindicarnes, José Aristides Junqueira Franco Júnior, também falou que em termos de prejuízo com exportação de carne propriamente dita, a tendência é de que não ocorra por ter sido um caso isolado. Contudo, teme-se pela desvalorização do produto em solo brasileiro.
“Como das exportações brasileiras, 60% vai para a China, o mercado interno fica com uma grande oferta de carne e, com isso, ocorrer uma baixa na venda da carne e, em consequência, o preço pago na arroba tanto do boi como da vaca ter uma baixa também“, disse, complementando que em razão da situação atípica, as exportações devem voltar em breve.
Exportação de miúdos bovinos e suínos
Segundo o relatório emitido em janeiro pelo Observatório do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, o grupo de bovinos e derivados detém o quinto maior quantitativo de exportações, perfazendo o percentual de 0,5%, gerando quase 11 mil dólares ao estado.
Com relação ao grupo de miúdos bovinos, que compõe 15,9%, a geração foi de mais de 362 mil dólares.
O secretário da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) do estado, Assurbanipal Mesquita, confirmou ao g1 que os principais produtos importados são miúdos bovinos e suínos, principalmente, sendo este último o que mais preocupa a pasta.
“Até então, acreditamos que esse impacto não chega até aqui pelo movimento. As empresas tem reclamado dessa relação comercial, mas não é de agora […] a nossa carne aqui são mais miudos que vão para Hong Kong. As carnes que exportamos são suínos e miúdos bovinos, então se vê esse reflexo. Nossa preocupação é mais com suíno porque tem um certo volume”.
Mesquita complementou ainda que no Acre não há a preocupação de identificação de casos de vaca louca. “Nós temos área livre de aftosa, inclusive tivemos recentemente a República Dominicana para habilitar nossa carne, então estamos tranquilos”.
Vaca louca
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/A/X/dd1KaFSqygCJ250rnnkg/screenshot-2021-09-02-at-15-58-30-encoding-factory-edicao-de-video.png)
Cérebro de animal afetado pela doença da vaca louca — Foto: Reprodução / Globo Rural
A enfermidade que acomete bovinos adultos de idade mais avançada costuma ser fatal, uma vez que provoca a degeneração do sistema nervoso. Por conta disso, uma vaca pode se tornar agressiva e de difícil manejo – daí, o apelido.
A confirmação de um caso de Encagalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como “vaca louca” no Brasil, mais precisamente no município de Marabá, no Pará, em fevereiro, fez com que países como China, Tailândia, Irã e Jordãnia suspendessem as importações.
Existem duas formas de o animal contrair a doença, sendo a primeira por mutação do prion, que é uma proteína infecciosa presente em mamíferos que pode se multiplicar descontroladamente; e a segunda por contaminação por meio de ração que contenha proteínas de animais contaminados, como ossos e carnes de outras espécies.
Nesse caso em si, o laboratório que investiga o caso disse que foi resultado de envelhecimento natural. Além disto, também não há risco de que o rebanho esteja contaminado também.
Em nota, o Ministério da Agricultura chegou a informar, nesta quinta-feira (2), a respeito da suspensão e do embargo, por parte da Rússia, à carne exportada do Pará.
Comentários
Acre
Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows
A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.
Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.
Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.
E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.
A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!
Comentários
Acre
PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho
Comentários
Acre
Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Região Norte
– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;
– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;
– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
Você precisa fazer login para comentar.