fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Doença da vaca louca não deve afetar exportações no AC, mas sindicato prevê baixa no preço da carne bovina

Publicado

em

Grupo de miúdos bovinos e suínos somam 16,1% de exportação de produtos acreanos em janeiro deste ano. Como o Acre exporta para Hong Kong, teme-se apenas que haja barateamento no preço da arroba dos bovinos.

Apesar de o Acre não ser exportador direto de países que suspenderam importações brasileiras, Sindicarnes prevê barateamento no preço da carne — Foto: Reprodução/TVCA

Apesar da suspensão das importações de carne bovina por parte da China, Tailândia, Irã e Jordânia, o estado do Acre não terá impactos diretos na exportação, mas na possível retenção do produto, o que resultaria no barateamento da carne. Pelo menos é o que afirma o Sindicato das Indústrias de Frigoríficos e Matadouros do Estado do Acre (Sindicarnes).

O diretor executivo do Sindicarnes, José Aristides Junqueira Franco Júnior, também falou que em termos de prejuízo com exportação de carne propriamente dita, a tendência é de que não ocorra por ter sido um caso isolado. Contudo, teme-se pela desvalorização do produto em solo brasileiro.

“Como das exportações brasileiras, 60% vai para a China, o mercado interno fica com uma grande oferta de carne e, com isso, ocorrer uma baixa na venda da carne e, em consequência, o preço pago na arroba tanto do boi como da vaca ter uma baixa também“, disse, complementando que em razão da situação atípica, as exportações devem voltar em breve.

 

Exportação de miúdos bovinos e suínos

 

Segundo o relatório emitido em janeiro pelo Observatório do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, o grupo de bovinos e derivados detém o quinto maior quantitativo de exportações, perfazendo o percentual de 0,5%, gerando quase 11 mil dólares ao estado.

Com relação ao grupo de miúdos bovinos, que compõe 15,9%, a geração foi de mais de 362 mil dólares.

O secretário da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) do estado, Assurbanipal Mesquita, confirmou ao g1 que os principais produtos importados são miúdos bovinos e suínos, principalmente, sendo este último o que mais preocupa a pasta.

“Até então, acreditamos que esse impacto não chega até aqui pelo movimento. As empresas tem reclamado dessa relação comercial, mas não é de agora […] a nossa carne aqui são mais miudos que vão para Hong Kong. As carnes que exportamos são suínos e miúdos bovinos, então se vê esse reflexo. Nossa preocupação é mais com suíno porque tem um certo volume”.

Mesquita complementou ainda que no Acre não há a preocupação de identificação de casos de vaca louca. “Nós temos área livre de aftosa, inclusive tivemos recentemente a República Dominicana para habilitar nossa carne, então estamos tranquilos”.

Vaca louca

 

Cérebro de animal afetado pela doença da vaca louca — Foto: Reprodução / Globo Rural

Cérebro de animal afetado pela doença da vaca louca — Foto: Reprodução / Globo Rural

A enfermidade que acomete bovinos adultos de idade mais avançada costuma ser fatal, uma vez que provoca a degeneração do sistema nervoso. Por conta disso, uma vaca pode se tornar agressiva e de difícil manejo – daí, o apelido.

A confirmação de um caso de Encagalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como “vaca louca” no Brasil, mais precisamente no município de Marabá, no Pará, em fevereiro, fez com que países como China, Tailândia, Irã e Jordãnia suspendessem as importações.

Existem duas formas de o animal contrair a doença, sendo a primeira por mutação do prion, que é uma proteína infecciosa presente em mamíferos que pode se multiplicar descontroladamente; e a segunda por contaminação por meio de ração que contenha proteínas de animais contaminados, como ossos e carnes de outras espécies.

Nesse caso em si, o laboratório que investiga o caso disse que foi resultado de envelhecimento natural. Além disto, também não há risco de que o rebanho esteja contaminado também.

Em nota, o Ministério da Agricultura chegou a informar, nesta quinta-feira (2), a respeito da suspensão e do embargo, por parte da Rússia, à carne exportada do Pará.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereadores de Brasiléia prestigia festa das Mães realizada pela Prefeitura

Publicado

em

No último domingo, dia 12 de maio, o Vereador e Presidente da Câmara de Brasileia Marcos Tibúrcio acompanhado dos vereadores Elenilson Cruz, João Rocha e Rogério Pontes, juntamente com centenas de munícipes, compareceu à festa em homenagem ao Dia das Mães, promovida pela Prefeitura de Brasileia. O evento, que transcorreu em clima de celebração e gratidão, reuniu famílias inteiras em uma tarde repleta de emoção e alegria.

Além da presença marcante dos vereadores , outros representantes políticos locais estiveram presentes, incluindo, a Prefeita Fernanda Hassen, o Vice-Prefeito Carlinhos do Pelado e diversos secretários municipais.

A festa, que teve lugar no amplo espaço na praça Hugo Poli, contou com uma variedade de atividades para entreter e premiar os presentes. Entre os pontos altos estavam os sorteios e bingos que distribuíram prêmios valiosos, incluindo eletrodomésticos como geladeira, centrífuga, cama box, televisão de 40 polegadas, micro-ondas, liquidificador, entre outros itens. Além disso, foram realizados quatro sorteios de R$ 500,00 cada, agregando ainda mais entusiasmo ao evento.

O Presidente da Câmara elogiou o empenho da Prefeitura em organizar uma festa tão inclusiva e memorável para a comunidade. “É muito gratificante ver o esforço da administração municipal em valorizar e reconhecer o papel fundamental das mães em nossa sociedade. Esta festa é um exemplo de como podemos fortalecer os laços comunitários e promover o bem-estar de todos os cidadãos”, afirmou o vereador.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito em exercício realiza manhã de visitas em Rio Branco

Publicado

em

Por

O prefeito de Rio Branco, em exercício, Valtim José, realizou na manhã desta quinta-feira (9), uma série de visitas para vistoriar as ações que o Poder Público municipal realiza na capital acreana. Acompanhado de assessores e secretários, além do deputado estadual Arlenilson Cunha (PL), o gestor esteve nas obras do Asfalta Rio Branco realizadas na Regional Seis de Agosto.

Valtim: “A avaliação é muito boa” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

O prefeito em exercício avaliou de forma positiva o andamento das obras, ressaltando ainda a parceria da prefeitura com a população, que por meio de audiências públicas escolheram as ruas prioritárias para receber as ações.

“A avaliação é muito boa. A equipe está empenhada em fazer isso e nós estamos aqui cobrando pressa. A população precisa dessas obras prontas mais rápido e o mais importante é que essas obras que estão sendo feitas aqui, foram escolhidas pela própria população, ou seja, os presidentes de bairro. Isso é muito importante”, enfatizou.

Valtim José acrescentou ainda que, paralela às obras do Asfalta Rio Branco, a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) realiza serviços de limpeza e roçagem na laterais, canteiros centrais e rotatórias da Avenida Amadeu Barbosa.

“A gente está com o Asfalta Rio Branco e com a limpeza também nas vias públicas. A SMCCI está também fazendo essa limpeza, que aí já termina e fica tudo bonitinho. Isso é muito importante, o nosso prefeito, Tião Bocalom está empenhado. Nós temos dez equipes em todos as regionais fazendo esses trabalhos e precisamos de dar mais qualidade para a população. Quando os trabalhos são em conjunto com a população, tudo fica mais fácil”, completou.

Na ocasião, o prefeito em exercício visitou a Casa Rosa Mulher, que comemora 30 anos de existência. No local, que acolhe, capacita e qualifica mulheres vítimas de violência doméstica, Valtim José e convidados foram recepcionados pelos servidores da casa.

Wellington: “Os empresários são muito sensíveis às causas sociais, sempre têm nos ajudado” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

Atualmente mais de 250 mulheres estão sendo capacitadas para o mercado de trabalho com cursos nas mais diversas áreas. O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Wellington Chaves, afirmou que estará buscando parcerias com o empresariado local para que as mulheres, após a conclusão dos cursos, sejam inseridas no mercado de trabalho.

“A Casa Rosa Mulher é uma referência e nós estamos fazendo agora esse mês 30 anos de existência. Aqui tem várias capacitações para as mulheres vítimas de violência doméstica. E estamos hoje com 280 mulheres nessa situação que estão sendo capacitadas. O próximo passo é procurar associação comercial. Enfim, todas as instituições para que a gente possa oferecer oportunidade de trabalho para essas mulheres que estão sendo capacitadas em parceria também com o Ifac. Os empresários são muito sensíveis às causas sociais, sempre têm nos ajudado e eu creio que sim, será uma parceria de muitos frutos aí pela frente”, disse o secretário.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito de Rio Branco é homenageado pela PGM em evento dedicado ao Dia das Mães

Publicado

em

Por

O prefeito de Rio Branco, acompanhado por alguns secretários do município, foi convidado pela Procuradoria-Geral do Município (PGM), nesta sexta-feira (10) para um evento especial em comemoração ao Dia das Mães, na sede do órgão e contou com uma cerimônia que prestou homenagens tanto às mães presentes, quanto ao próprio prefeito da capital e ao secretário Valtim José, da Casa Civil.

O prefeito recebeu uma placa, um livro que trata sobre as leis municipais, além de uma caneta. Durante o evento, o procurador-geral Joseney Cordeiro destacou a parceria fundamental estabelecida com o prefeito ao longo de sua gestão. Sob a liderança do prefeito, segundo ele, a procuradoria viu avanços significativos, incluindo a realização do concurso para procuradores que há mais de 15 anos não ocorria, além de um aumento substancial na quantidade de servidores contratados, terceirizados e estagiários.

“A PGM não poderia deixar de agradecer ao prefeito. Durante todo esse tempo de gestão, ele tem sido um grande parceiro da Procuradoria. Nós conseguimos avançar muito na gestão do prefeito. Um concurso que há mais de 15 anos não tínhamos para procurador, servidores. Nós dobramos o nosso número de servidores comissionados, terceirizados, estagiários. Então, esse café é um muito obrigado ao prefeito por toda a parceria que ele tem tido com a Procuradoria”, destacou Joseney Cordeiro.

Além das palavras de reconhecimento, o café servido durante o encontro em homenagem às mães também serviu como gesto de agradecimento ao prefeito por parte da Associação dos Procuradores do Município de Rio Branco. Sandra de Abreu, que representa a Associação, falou desse apoio aos procuradores.

“O prefeito Bocalom tem procurado atender bem a procuradoria. Ele tem confiança, tem respeito pelo nosso trabalho. Ele sempre está procurando solicitar os pareceres necessários para o desenvolvimento da gestão pública. Então assim, é com muito orgulho que a gente fez esse reconhecimento hoje aqui na procuradoria”, disse.

Bocalom: “Eu valorizei a Procuradoria” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

Diante de tantas homenagens, o prefeito expressou sua gratidão pela oportunidade de servir ao município e receber essa honra especial da Procuradoria. Em seu discurso, ele destacou a transformação no tratamento dado à instituição durante sua gestão, em comparação com as outras do passado. Ele ressaltou o papel fundamental da PGM em fornecer segurança jurídica para a administração municipal, destacando o seu compromisso em respeitar todos os pareceres e diretrizes legais.

“A Procuradoria Geral do Município é exatamente aquele órgão que dá segurança para mim como prefeito, que quero andar correto, que não quero fazer coisa errada”, disse o prefeito.

Além disso, o gestor revelou ainda medidas concretas adotadas para fortalecer a PGM, como a compra de novos móveis e computadores e também investimentos em infraestrutura. Essas iniciativas visam proporcionar melhores condições de trabalho e garantir que a Procuradoria tenha os recursos necessários para desempenhar bem o seu papel.

“Por isso, eu valorizei tanto a procuradoria, porque eu sei da segurança jurídica que eles dão a mim, aos secretários, para que no futuro a gente não tenha tantos problemas, porque a coisa pública realmente é muito complicada, por isso eu dou todo esse valor”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo