Geral
Diretor do Deracre diz que pessoas “passeiam” na balsa de Xapuri e causa revolta na cidade

Cobrado pelo vereador Clemilton Lima, do Democratas, quanto aos constantes problemas apresentados pela balsa responsável pela travessia do Rio Acre, em Xapuri, o diretor de Portos e Aeroportos do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Sócrates Guimarães, disse que pessoas “passeiam” entre um lado e outro da cidade.
“Vereador, você sabe também que tem muita gente que só vai passear aí na Sibéria e volta, e outros (vão) passear na cidade. Ninguém tem consciência disso, vamos usar a balsa só no necessário. Não sou dono da verdade, mas acontece isso. Todo dia eu vejo isso lá, pessoalmente”, diz o diretor na conversa.
Divulgada em um grupo de rede social, a conversa se tornou pública e causou a indignação de usuários dos serviços, que se manifestaram contra a posição do diretor. Um proprietário rural da região localizada na outra margem do rio disse que a população está prestes a fazer uma grande manifestação contra o que ele considera um descaso do governo com a situação.
“Esse cidadão precisa ter uma resposta à altura. O direito de ir e vir está garantido na Constituição”.
O vereador Clemilton Lima confirmou a intenção de populares fazerem uma manifestação fechando a Estrada da Borracha (AC-485), que dá acesso à cidade, por conta do que ele chama de “abandono da situação” por conta dos responsáveis pelo Deracre. O parlamentar disse que entre ficar do lado do governo do estado ou da população, ele opta pela segunda alternativa.
“A gente vem lutando por isso há muito tempo junto ao Deracre, e aí quando foi ontem, nós entramos em contato com o senhor Sócrates para pedir ajuda e ver se o pessoal (equipe de manutenção) estava vindo, ele saiu com as falas que estão nos áudios. Então eu passei a informação para as pessoas e respondi a ele que caso nada fosse feito nós iríamos ao Deracre”, afirmou.
A reportagem entrou em contato com o diretor de Portos e Aeroportos, Sócrates Guimarães. Ele respondeu que a sua afirmação foi baseada no que dizem os colaboradores do Deracre que operam a balsa. Ainda segundo ele, a balsa está com problemas, mas há uma menor funcionando, de maneira alternativa.
“Vê se você concorda comigo. Se a balsa está com problemas, mas a pequena está atendendo, o que custa você evitar ir a Xapuri ou a algum ramal no lado da Sibéria, a não ser por extrema necessidade? A ponte está faltando pouco para ser dada a ordem de serviço, e daqui a dois anos estamos concluindo”, disse.
A respeito da solução para o problema que a embarcação está tendo nesse momento, o diretor informou que uma equipe composta por mecânico, soldador e eletricista se deslocará para o município no máximo em dois dias para resolver a situação.
Comentários
Geral
Acidente mata criança e fere outras 3. Nenhuma viajava na cadeirinha

Reprodução/NSC Total
Uma criança morreu em um acidente no interior de Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina, no fim da tarde desse sábado (17/1), na SC-154. A colisão envolveu dois veículos, um carro e um caminhão. Além da criança morta, um homem e uma mulher foram encontrados nas presos nas ferragens e foram encaminhados para o hospital, a mulher em estado grave.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o caso, e ao chegar constatou que outras três crianças já haviam sido encaminhadas ao hospital por populares. Elas tinham 1, 3 e 6 anos, e não estavam em cadeirinhas no momento da batida.
Leia a íntegra no NSC Total, parceiro do Metrópoles.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Geral
Rio Branco se aproxima da média histórica de chuvas para janeiro com risco de mais temporais
Capital acumulou 91,4% da média mensal; previsão para próxima semana indica chuvas intensas e elevação do nível do Rio Acre

O Acre deverá enfrentar condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros. Foto: arquivo
As chuvas persistentes das últimas semanas deixaram Rio Branco muito próxima de atingir a média histórica de precipitação para janeiro, com 261,4 milímetros registrados até a tarde de sexta-feira (16) – o equivalente a 91,4% da média mensal de 286,1 mm. O acumulado elevado é resultado de um período prolongado de instabilidade atmosférica, com eventos frequentes de chuvas fortes, trovoadas e ventania.
A situação exige atenção redobrada, já que a previsão indica condições favoráveis a chuvas intensas entre segunda (19) e quinta-feira (22), com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 mm. Paralelamente, o Rio Acre já está acima da cota de transbordo, atingindo 14,39 metros às 16h45 na tarde deste sábado, 17, em Rio Branco, segundo dados da plataforma De Olho no Rio, da Prefeitura da capital.
Caso a previsão se confirme, a capital deve superar a média histórica de janeiro, elevando os riscos de alagamentos urbanos, transbordamento de igarapés e impactos em comunidades ribeirinhas.
Comentários
Geral
Rio Juruá atinge nível de transbordamento em Cruzeiro do Sul e aciona estado de atenção
Com 13,01 metros, rio ultrapassa cota crítica; Defesa Civil monitora áreas ribeirinhas e prepara assistência a famílias em risco

De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes seguem em alerta máximo, realizando o acompanhamento contínuo do comportamento do rio e o levantamento das áreas mais vulneráveis. Foto: captada
O Rio Juruá ultrapassou a marca de transbordamento em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, atingindo 13,01 metros na medição das 18h deste sábado (17) – acima da cota crítica de 13 metros. Diante do cenário, a Prefeitura municipal declarou situação de atenção redobrada e acionou o Plano de Contingência para áreas ribeirinhas.
Equipes da Defesa Civil e de secretarias envolvidas estão em alerta máximo, acompanhando continuamente o comportamento do rio e levantando as regiões mais vulneráveis. O objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo apoio humanitário e, se necessário, promovendo a retirada segura de moradores.
As chuvas persistentes na região do Vale do Juruá, conforme previsão meteorológica, devem manter o nível do rio elevado nas próximas horas. A administração municipal reforçou que continuará monitorando a situação e adotando todas as medidas para mitigar os impactos da enchente e preservar a segurança da população.


Você precisa fazer login para comentar.