Extra
Dimas Gurgel – Política, economia e atualidades
‘Podemos pensar diferentes, mas não precisamos transformar isso em uma guerra’
Dimas Gurgel
Conheça grandes mulheres da Política nacional.
A senadora Ana Amélia foi anunciada na quinta-feira (2) como candidata a vice-presidente na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB). A parlamentar do PP do Rio Grande do Sul estava entre os nomes cotados desde que o empresário Josué Alencar, do PR, rejeitou o convite. O anúncio foi feito pelo candidato tucano.
A indicação da senadora consolida a formação de uma ampla aliança em torno de Alckmin, composta até o momento por nove partidos, parte deles do centrão, um grupo de centro-direita que inclui o PP de Ana Amélia. Além de somar mais tempo de propaganda na rádio e TV, a figura da senadora representa um nome de perfil mais conservador à campanha do tucano, sinalizando a busca por um eleitorado que hoje se concentra em torno do nome do deputado e capitão da reserva Jair Bolsonaro, candidato ao Planalto pelo pequeno PSL.
O candidato do PDT ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, escolheu a senadora Kátia Abreu (TO) como candidata a vice-presidente.
O anúncio oficial será feito na manhã desta segunda-feira (6), na sede nacional do PDT, em Brasília.
Com apenas o apoio de um partido em sua coligação, o nanico Avante, Ciro optou por uma solução caseira, já que a senadora trocou o MDB pelo PDT em abril.
Política passa a amizade…
Todos nós temos a liberdade de nos pronunciar segundo rege a Carta Magna deste País, mas com respeito, vejo algumas discussões que nada tem haver com a boa Política, Calma, podemos pensar diferentes, mas não precisamos fazer disso uma guerra.
Pagando uma conta que não é dele
O candidato ao governo Marcos Alexandre, vem sentindo o peso da rejeição onde passa, sobretudo na região do Alto Acre, devido sua sigla partidária pela qual está preso seu maior Líder, Marcos mesmo que tente, vem enfrentando dificuldades em se aproximar da massa.
Ninguém serve a dois senhores
Alguns dias após estar presente na convenção que homologou o nome do Coronel Ulysses (PSL) como candidato a governador, pela qual Márcio rasgou elogio ao militar, o emedebista Márcio Bittar foi ao evento que oficializou a candidatura do progressista Gladson Cameli ao Palácio Rio Branco, na noite deste sábado, 04, no Sesc-Bosque. É um caso raro de um candidato a senador com dois candidatos a governador.
Em off, eles assumem!
Para o povo o discurso é um, internamente é outro, com argumentos fajutos, alguns defensores assíduos do atual governo já admitem,que a transição só não ocorrerá se houver um milagre, um milagre, parece que alguns voltaram até a crer em Deus.
A voz do povo é a voz…
Parece que as pesquisas apontam cada vez mais para uma direção em relação ao governo do estado do Acre, os dias passam, o tom da campanha aumenta, mas diz o velho ditado ‘A voz do povo é a voz de Deus’
Nomes novos
Na eleição deste ano, não vai faltar nomes novos, sobretudo para concorrer a função pública de deputado estadual, o povo poderá reclamar de tudo, menos de falta de opção, logo é bom analisar.
Palavras de Major
“Nós vamos devolver a tranqüilidade às famílias. Não vão ter um governador que vai culpar o governo federal pela insegurança”, afirmou.
ENTREVISTA
Terezinha Ribeiro Flores atual secretaria municipal de saúde de Epitaciolândia.
Principais Dificuldades?
R: – Recursos humanos não qualificados.
– Estrutura Física Inadequada.
– Recursos Financeiros Incompatível com a demanda dos ESF para a execução das políticas de Saúde no Município.
– Assistência Farmacêutica com os recursos insuficientes.
– Deficiência no transporte sanitário.
Ações?
R: – Melhoria da rede de Física das UBSs com reforma, construção e ampliação.
– Quadro Médico ampliado com especialistas (Endocrinóloga, Cardiologista e Pediatra).
– Realização de Exames de Ultrassonografia, diminuindo o fluxo de atendimento na Fundação Hospitalar do Estado, dando assim comodidade e resolutividade nas condições de saúde dos usuários.
– Fornecimento de Equipamentos adequados na Rede Básica de Saúde, ofertando condições de trabalho para os profissionais e uma melhor qualidade nos serviços aos usuários.
– Realização de atendimento Itinerante, oferecendo os serviços de Saúde nas áreas de difícil acesso e sem cobertura.
– Melhoria dos serviços dos Programas NASF e CAPS.
Parcerias?
R: – Os Principais Parceiros são: Exercito ANVISA, HCRC, Secretaria Estadual de Saúde, Bombeiros, MP e demais Secretarias Municipais.
Como foi encontrada a pasta?
R: Tratando-se de Saúde pode-se dizer que de um modo geral o quadro da Secretaria estava em total decadência.
– Quadro de servidores em disfunção e desordenados e sem qualificação para exercer as funções que lhes eram cabíveis.
Estrutura da Secretaria…
R: Secretário, Conselho Municipal de Saúde, Divisão de Administração, Assessoria de Planejamento. Estruturação de acordo com cada Programa.
Avanços…
R: – Organização e Melhorias nas estruturas da UBSs.
– Reconhecimento dos Indicadores Pactuados em 2017.
– Elogios por conta dos 100% de cobertura das estratégias da Saúde da Família.
– Melhoria na Cobertura Vacinal a nível de Estado.
– Aumento da Frota do Transporte Sanitário.
– Equipamentos novos para os Gabinetes Odontológicos.
– Capacitação dos Profissionais para o exercício da função.
– Constante abastecimento de Medicamento e Insumos hospitalares e Odontológicos.
Capacitação?
R: – Foram várias, tanto na área administrativa como operacional das funções.
– Tivemos 04 Conferencias de Saúde.
Atendimento ao Público…
R: Temos dados prioridades. Orientamos aos nossos profissionais quanto ao acolhimento aos usuários como parte essencial do nosso trabalho, quanto ao atendimento com respeito, profissionalismo e qualidade.
Considerações finais.
Diante do exposto, podemos afirmar que as mudanças na operacionalização e execução dos planejamentos e ações da Saúde hoje em Epitaciolândia são visíveis.
- Temos uma equipe comprometida, avançamos muito, tanto na parte ambulatorial como nos serviços e educação e Saúde. Temos procurado fazer a prevenção através de palestras, acompanhamento e cuidado, fortalecendo o SUS e a Saúde como um todo.
Nos colocamos a Vossa disposição para uma visita as nossas UBSs, para afirmação e comprovação das Informações. Obrigado.
Comentários
Extra
Motoristas e sindicatos denunciam má qualidade do combustível boliviano em Cobija
Reclamações se multiplicam em menos de um mês; entidades de transporte apontam danos a veículos e cobram providências do governo
A menos de um mês da liberação para que estrangeiros abasteçam nos postos de gasolina de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia, motoristas e representantes do setor de transporte passaram a relatar problemas relacionados à qualidade do combustível, principalmente gasolina e diesel.
Com a autorização do novo governo boliviano, os postos da cidade passaram a receber um grande fluxo de veículos brasileiros, atraídos pelo preço mais baixo praticado no país vizinho. No entanto, poucos dias após a medida, surgiram denúncias em várias regiões da Bolívia.
A Confederação Sindical dos Motoristas da Bolívia afirmou que as reclamações se espalharam por todo o território nacional. O líder da entidade, Victor Tarqui, declarou que “as denúncias choveram a nível nacional” e garantiu que há provas a serem apresentadas em reunião com o Ministério dos Hidrocarbonetos.
Segundo Edson Valdez, executivo da Federação Departamental de Motoristas Primeiro de Maio, de La Paz, mais de 100 denúncias formais já foram encaminhadas relatando deficiência na qualidade do combustível, situação que estaria causando falhas mecânicas e danos aos veículos. O setor pretende exigir explicações e solicitar inspeções surpresa nos postos.
Autoridades e representantes do transporte classificaram como “absurda” a justificativa apresentada pelo Ministério dos Hidrocarbonetos, que atribuiu o problema à gestão anterior e ao estado dos tanques após meses de uso. Diante do cenário, dirigentes defendem que a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) assuma a reparação dos veículos afetados.
Em Cobija, a Federação de Transporte Auto 11 de Outubro, também relatou uma série de falhas mecânicas que podem estar relacionadas à qualidade do combustível comercializado na região. O dirigente Ysmael Salvatierra alertou que, caso não haja uma solução imediata, a categoria pode declarar estado de emergência e iniciar protestos para chamar a atenção do governo nacional.
Segundo Salvatierra, a continuidade do problema pode provocar impactos significativos no transporte e na economia local, afetando tanto motoristas bolivianos quanto estrangeiros que utilizam o combustível vendido na região de fronteira.
VEJA VÍDEO REPORTAGEM COM A TVU
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE REABERTURA DE PRAZO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE REABERTURA DE PRAZO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 026/2025 – COMPRAS.GOV 90026/2025
Comunicamos a reabertura de prazo do PREGÃO ELETRÔNICO N° 90026/2025 (UASG 980105), publicada no D.O.U nº 8, pág. 239, de 13/01/2026.
Objeto: Registro de preços para aquisição de Material de expediente e suprimentos de informática, destinados a atender às necessidades das diversas secretarias, departamentos e órgãos que compõem a estrutura administrativa da Prefeitura do município de Brasiléia/AC.
Entrega das Propostas: a partir de 06/02/2026 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br.
Abertura das Propostas: 24/02/2026, às 09h30 (horário de Brasília) no site www.comprasnet.gov.br.
As características, especificações e demais requisitos estão descritos no Edital e seus anexos, à disposição nos sites https://www.gov.br/compras/pt-br, https://www.brasileia.ac.gov.br/ e https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/. Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail [email protected]
Brasiléia/AC, 05 de fevereiro de 2026.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira
Comentários
Extra
Em Brasília: Carlinhos do Pelado se reúne com secretário nacional de defesa civil e anuncia construção de moradias e recuperação da encosta do Rio Acre em Brasiléia
Por Fernando Oliveira
Fotos: Secom/ Prefeitura de Brasileia
Durante agenda oficial em Brasília, o prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, se reuniu com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, para tratar da liberação de recursos destinados à construção de moradias populares e à recuperação da encosta do Rio Acre, na Rua Olegário França bairro Eldorado.
O encontro teve como foco principal o repasse de recursos federais para a construção de 13 unidades habitacionais que irão beneficiar famílias desalojadas em decorrência da alagação registrada em 2023, além de investimentos na recuperação das margens do rio, área historicamente afetada por cheias e erosões.
Segundo o prefeito, o município já cumpriu todas as etapas técnicas necessárias para o início das obras. “Estou em Brasília cumprindo uma importante agenda institucional. Visitei o gabinete do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil tratando do repasse de recursos para a construção de 13 unidades habitacionais destinadas às famílias que foram desalojadas na alagação ainda de 2023. A Prefeitura já possui todo o processo em andamento e empresa vencedora, aguardando apenas o repasse do Governo Federal para dar início às obras e garantir moradia digna para quem mais precisa”, afirmou Carlinhos do Pelado.
O prefeito também destacou o compromisso da gestão municipal em acelerar os trâmites para transformar os projetos em realidade. “Seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso, buscando acelerar os recursos e transformar projetos em realidade para nossa gente. Em breve iniciaremos os trabalhos e, se Deus quiser, logo estaremos realizando a entrega dessas casas para a população que tanto precisa”, completou, agradecendo ainda o apoio do presidente Lula ao nosso município.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, confirmou que os projetos apresentados pelo município estão em fase final de aprovação e anunciou a liberação iminente dos recursos. “Nós temos dois planos aqui que estavam nos finalmentes: o da construção de 13 moradias e o da margem de rio Acre no município. Esse é bastante significativo, são cerca de 4 milhões de reais em investimentos. Os projetos foram feitos pela Prefeitura e agora com orçamento composto podermos garantir que no máximo, na segunda-feira, nós vamos aprovar e liberar esses dois planos de trabalho”, declarou.
De acordo com o secretário, a expectativa é que as obras tenham início ainda no mês de fevereiro. “Acho que dá para começar ainda em fevereiro essas obras tão importantes para a população de Brasiléia. São moradias e também a reforma e a encosta beira do rio, onde as pessoas sofrem muito com as cheias”, ressaltou.
Ao final, Wolnei Wolff elogiou a articulação do prefeito e reforçou o compromisso do Governo Federal com as populações mais vulneráveis. “Quero agradecer pessoalmente ao prefeito pela intenção e pela boa vontade em buscar esses investimentos e também ao presidente Lula por estar sempre atento às pessoas carentes que precisam tanto”, concluiu.












Você precisa fazer login para comentar.