Conecte-se conosco

Acre

Dimas Gurgel – Política, economia e atualidade

Publicado

em

PSB diz não ao PT de Epitaciolândia e lança pré-candidatura de tião Flores

DIMAS-COLUNAO Xerife

Michel Temer está sendo enfático em suas falas. Foi citado na lava jato! Tá fora do governo… Não tem conversa…

Boa notícia

Editais sem publicidade ou com prazo curto de inscrição; ausência de indicações bibliográficas; taxas de inscrição elevadas. Esses são alguns problemas enfrentados por candidatos a concurso público, que podem ser combatidos pela proposta de emenda à Constituição (PEC 75/2015) aprovada, na semana, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Quase certo

Em conversa com a maior liderança do Partido dos Trabalhadores em Brasiléia, foi dito com todas as palavras que nos próximos dias será definido o candidato a vice-prefeito na chapa de Frente Popular no Municipio. A mesma Liderança fez questão de dizer que o voto do deputado César Messias (PSB), irá pesar e muito na decisão aumentando a chance de Carlinhos do Pelado.

Deus deve está triste

Respeitamos o voto evangélico, mas, isso nãos será critério para a escolha do vice. Paciência… Acho até que, o que vem ocorrendo na politica, “Deus deve está longe”, será sim analisado o histórico de cada um dentro da Frente Popular. “Quem foi fiel conosco jamais iremos abandonar”, finalizou a liderança.

De César o que é de César

Everaldo Gomes como pessoa é admirado pela humildade, além de ser querido pelos amigos, mas, como administrador e gestor do municipio, esse número de admiração cai substancialmente.

Nos próximos dias

O tempo tá passando, negociações acontecendo… Foi informado à coluna que nos próximos dias, PMDB deverá sentar com o grupo da base e outros partidos, para bater o martelo definitivo.

Onde está Joelso?

Fui perguntado por um leitor assíduo da coluna pelo paradeiro do Joelso Pontes. Realmente o vereador progressista anda meio em silêncio.

Ninguém serve a dois senhores

Todos sabem que mesmo pertencendo ao PP, Joelso Pontes apoiou a deputada federal eleita, Jéssica Sales do PMDB, na qual pode ter atrelado ou não seu futuro político e da mesma forma, com Gladson Cameli. Fato é que o vereador precisa tomar uma decisão, afinal, como diz o livro sagrado, que o nobre vereador bem a conhece, “ninguém serve a dois senhores”.

Epitaciolândia

Nos bastidores da política muito se comentava em uma possível aliança entre PT e PSB no municipio de Epitaciolândia.

Não aconteceu

Em reunião realizada na Câmara Municipal de Eptiaciolândia com principais lideranças partidárias e a presença dos pré-candidatos Tião Flores (PSB) e Marcos Fernando (PT), o Partido Socialista Brasileiro disse “NÃO” ao PT, lançando pré-candidatura de Tião.

É uma piada

O governador em exercício, Francico Dornelles (PP/RJ), decretou estado de calamidade pública no estado, em razão da grave situação financeira. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (17), em uma edição extra do Diário Oficial.

jorge colunaDólar

O dólar comercial fechou esta sexta-feira (17) em queda de 1,43%, cotado a R$ 3,42 na venda. Na véspera, a moeda norte-americana havia subido 0,1%.Com isso, o dólar encerra a semana com baixa de 0,31%. A moeda acumula ainda desvalorização de 5,32% no mês e de 13,37% no ano.

Senador On-line

Na última Coluna foi tratado de um grande problema que ocorre na fronteira, me refiro a situação das motos bolivianas, porém, Jorge Viana nos respondeu agradecendo e disponibilizando seu gabinete, informamos aos leitores que estaremos convocando possivelmente uma audiencia pública, para debater e buscar uma saída juntos.


Entrevista com Presidente do Sinproacre Alcilene Gurgel.

Sinteac-repasse-dinheiro-Dell-3-660x330

Alcilene passamos por uma críse econômica nunca vista nesse País,isso tem afetado de que forma a educação no Acre?

Tem afetado em vários aspectos. Um deles é a questão salarial dos professores que sofrem a alegação de que o Governo não dispõe de recursos para conceder reajuste salarial, e isso ocorreu em 2015/2016.

Quais as principais percas?

Não há a existência de perdas no sentido plural. A perda principal da categoria é a perda inflacionaria que gira em torno de 30% por cento.

Descreva aos leitores a atuação do Sinproacre

O SINPROACRE, é um Sindicato que surgiu para fazer a DIFERENÇA. Pautamos as negociações dentro da responsabilidade e respeito com os professores que representamos e com as autoridades constituídas. Temos atuado em vários campos: sindical, politico, jurídico e social.

Você foi também presidente do Sinteac, o sindicato hoje é visto por alguns como frágil e subserviente com o governo, diferente da sua época, essa afirmativa em parte procede?

Sim. Quando fui presidente do SINTEAC a nossa tônica principal de negociação era conhecer as Leis como: PCCR, REGIME JURÍDICO ÚNICO, e demais normas afetas a educação, mostramos conhecimento e competência para que não ficássemos subserviente a nenhum Governo. No entanto, o SINTEAC hoje tem uma atuação acéfala e politizada, o que causa grande descontentamento na categoria.

Qual a relação do sindicato com o governo?

A nossa relação é de respeito, credibilidade e muita responsabilidade na condução e no trato de nossas reivindicações junto a todas as instituições governamentais. Prevalecendo sempre o coletivo para o bem da categoria, não nos envolvendo em questões políticas e partidárias.

Para grande parte de funcionários da educação, houve grandes avanços na época do governo Jorge Viana, não ocorrendo posteriormente no governo do Tião Viana, você concorda com isso?

Não resta a menor dúvida que no governo Jorge Viana conseguimos avançar em várias pautas que estavam represadas, no governo Tião Viana tivemos grandes reivindicações que foram lavradas na luta sindical atendidas, tais como: VDP( 14 salario), piso nacional para os professores de nível superior e algumas ações que estavam na Justiça que foram negociadas, uma grande vitória do SINPROACRE, implantação do projeto de Erradicação do Analfabetismo de Jovens e Adultos e tantos outros.

Sabemos que a educação é fundamental para o desenvolvimento, seja de um País, estado ou municipio, podemos dizer que no Acre, educação é prioridade ?

Infelizmente em nosso País a Educação nunca foi prioridade de nenhum governo. Percebe-se um lampejo em nosso Estado no tocante à elevação dos índices quanto a qualidade do ensino.

Professores do estado ganham em torno de R$ 1.500 (provisórios), sabemos que existe todo um trabalho fora da sala de aula, planejamento, é possível o professor oferecer uma aula de qualidade sobretudo pelo momento que passamos, com uma remuneração abaixo de dois salários minimos ?

Concordo que o salário é miseravel, mas discordo quando se vincula a qualidade do serviço do profissional à remuneração que recebe. Acredito que nossa responsabilidade com a Educação e nossos Educados se sobrepõe aos baixos salários. O Professor tem o dever e a obrigação de ensinar . E ensinar com zelo, amor e qualidade, pois essa é a nossa missão.

Percebemos que existe um desencanto com a profissão, o que isso pode trazer de Consequência para o nosso estado?

Existe realmente o desencanto com a profissão, acredito que devido aos baixos salários, a consequência disso é a falta de profissionais em algumas áreas como: matematica, fisica, etc., fatos estes bem reais e devidamente identificados pelo governo.

O que podemos esperar para o segundo semestre de 2016 e o ano de 2017?

A negociação deste ano devido a crise em que vive o País, ficou para ser efetivada nos anos 2017/2018, porém, com o agravamento desse quadro de incertezas e o aumento dessa crise, temos uma grande preocupação sobre o cumprimento desses acordos. A única coisa positiva , é que com todas as adversidades porque passa o Brasil, onde Estados mais ricos como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e outros estão com os pagamentos do funcionalismo atrasados e o nosso Acre, está ainda, com o pagamento do funcionalismo em dia. Partir para greve em um momento como o que estamos vivendo, é uma estupidez sem tamanho, e isso SINPROACRE, não vai fazer. É como levar os professores para um abismo profundo, o que acarretaria graves consequências para a categoria e para o Estado.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Brasiléia acontecerá o espetáculo de dança “Até Tocar o Céu”, apresentado pelo Studio de Dança Fabíola Macêdo.

Publicado

em

O evento será realizado no dia 18 de dezembro, às 19h30, na Igreja MBCI – Brasiléia.

A apresentação reúne arte, emoção e uma mensagem inspiradora, trazendo coreografias que retratam etapas da jornada cristã, desde a criação até a eternidade.
Com direção artística do Studio de Dança Fabíola Macêdo, o espetáculo se destaca pela qualidade técnica, pela sensibilidade das coreografias e pela dedicação dos bailarinos.

O público está convidado a prestigiar essa noite especial e viver uma experiência marcante através da dança.

Para garantir o ingresso, o público pode entrar em contato pelo número (68) 99238-6970, adquirir diretamente no Studio ou comprar no dia da apresentação.
Todos pagam meia entrada (35,00).

Você é nosso convidado para sentir, viver e celebrar essa história conosco. ✨

Comentários

Continue lendo

Flash

Chapa 1 “APAE para Todos” vence eleição histórica na APAE Rio Branco e elege Lázaro Barbosa presidente para o triênio 2026–2028

Publicado

em

Lázaro Barbosa, 52 anos, é jornalista e advogado com várias especializações.

Assessoria

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Rio Branco elegeu, na quinta-feira, 4, a nova diretoria que comandará a instituição entre 2026 e 2028. A Chapa 1 “APAE para Todos”, liderada por Lázaro Barbosa, venceu a disputa ao obter 68 votos, contra 52 votos da Chapa 2 “Mães e Pais em Ação”, encabeçada por Cândida Antônia. A eleição, considerada a primeira efetivamente disputada em 44 anos de história da instituição, mobilizou famílias, colaboradores e voluntários ligados à entidade, que acompanharam de perto um processo democrático e transparente.

A atual presidente, Maria do Carmo Pismel, conhecida como Carminha, que se despede do cargo após assumir a instituição em 2 de maio de 2022, fez um pronunciamento emocionado ao fim da apuração, destacando a importância do momento para a entidade e agradecendo o envolvimento de todos.

“Batalhamos muito. É um momento de gratidão! Durante esses 44 anos, é a primeira vez que há uma eleição realmente disputada, e foi muito tranquila. E é lógico que disputa sempre tem. Eu, como presidente desde 2022, vou sair feliz da vida para entregar a APAE a uma pessoa que é o Lázaro. A emoção está sendo muito grande. Estou entregando a APAE para alguém que realmente merece e que vai continuar o trabalho que iniciamos em prol dos nossos alunos.”

Lázaro Barbosa afirmou estar vivendo um momento de grande emoção. “Para nós, assim, é indescritível. Desde 2015, lutando para que esse processo de nova diretoria fosse democrático, conseguimos finalmente montar uma chapa. O outro lado também montou a sua, e veio a vitória. Valeu a pena todo o esforço”, declarou.

O novo presidente destacou que o trabalho que se inicia agora será intenso, com foco nas crianças e jovens atendidos pela instituição. “Agora é muito trabalho pela frente. Nós temos o dever, a obrigação, o compromisso de dar continuidade à gestão da dona Carminha, uma gestão que investiu bem os recursos públicos, com transparência. Nosso objetivo é dar continuidade a esse legado, buscando trazer todas as melhorias que os meninos e meninas da APAE ainda precisam”, afirmou.

Quem é Lázaro Barbosa, o novo presidente da APAE Rio Branco

A vitória da Chapa 1 coloca à frente da APAE Rio Branco um nome com trajetória sólida na comunicação, no direito e no serviço público. Lázaro Barbosa, 52 anos, é jornalista, advogado e especialista em Controle Interno, com pós-graduação em Direito Administrativo e Direito Público (Contratos e Licitações) pela FAVENI.

Nascido na zona rural, na Estrada do Barro Vermelho, filho do policial civil Raimundo Barbosa e da agricultora Maria Lêda, Lázaro carrega uma história de superação desde a infância. Mudou-se para Rio Branco aos 12 anos em busca de estudo e trabalho, passando por diversas funções antes de ingressar no jornalismo — onde iniciou sua trajetória em 1992, nas rádios Gazeta FM, Alvorada e Difusora. No telejornalismo, consolidou sua credibilidade ao atuar por mais de uma década, sendo dez anos na TV Acre.

Em 2010, formou-se em Direito e passou a atuar na área jurídica e no serviço público, exercendo funções como:

•Procurador Jurídico da EMURB;

•Chefe do Setor Jurídico da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos;

•Controlador Interno da Secretaria Municipal de Planejamento de Rio Branco.

Atualmente, integra a Diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Acre e é associado ativo da APAE Rio Branco, onde construiu relação próxima com famílias e colaboradores. Casado com Ana Cláudia Soares, servidora do Tribunal de Contas do Estado, Lázaro é pai de seis filhos — três homens e três mulheres — e destaca a família como base de sua vida e de seus valores.

Lázaro assume a presidência com a promessa de ampliar ações voltadas às pessoas com deficiência, fortalecer projetos existentes e aproximar ainda mais a comunidade acreana da APAE.

A vitória da Chapa 1 “APAE para Todos” representa não apenas uma mudança administrativa, mas também um marco democrático na história da instituição — abrindo caminho para um novo ciclo guiado pela experiência, pelo diálogo e pelo compromisso social.

Comentários

Continue lendo

Acre

“Jorge Viana nunca gostou disso”, diz prefeito Bocalom ao responder juiz aposentado sobre produção de café no Acre

Publicado

em

Dell Pinheiro

O juiz aposentado Edinaldo Muniz, conhecido nas redes sociais como o “digital influencer da magistratura”, protagonizou na manhã deste sábado, 5, um encontro inesperado com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), em um supermercado da Capital.

Crítico da atual administração, Muniz aproveitou a abordagem informal para questionar o gestor sobre temas da gestão municipal, como transporte público, projetos em votação na Câmara, além do café produzido pelo gestor.

A conversa, registrada em vídeo, Muniz perguntando se o prefeito fazia “umas comprinhas para levar para a colônia”.

Bocalom responde que seguia para Acrelândia, onde mantém uma plantação de café que, segundo ele, “está dando exemplo para todo mundo”.

Ao ser questionado sobre uma suposta ‘parceria’ em relação a produção e colheita do café com Jorge Viana, o prefeito rebateu com ironia.

“Jorge Viana nunca gostou disso. Agora que ele tá fazendo isso”, disse, afirmando ter histórico consolidado na produção agrícola.

Bocalom citou que, em 1993, distribuiu 300 mil mudas de café a produtores de Acrelândia, destacando seu “compromisso com o café, com leite, com a banana”.

Muniz então perguntou por que a parceria política entre ambos (Tião e Jorge) não havia prosperado, já que o prefeito chegou a ocupar uma secretaria no governo de Viana. Bocalom afirmou que permaneceu no cargo por apenas “um ano e dois meses” e atribuiu o rompimento a divergências sobre o modelo de desenvolvimento adotado à época.

“Eu não concordo com o modelo que eles queriam implantar no Acre. O meu é outro, que eu defendo a vida inteira”, declarou.

Comentários

Continue lendo