Cotidiano
Dia da Mulher: O que a pandemia da Covid-19 piorou para meninas e mulheres
De aumento do feminicídio a maior exposição a gravidez indesejada, passando por desemprego, mulheres estão mais expostas às aflições da pandem

Todos os tipos de violência contra mulheres e meninas aumentaram desde que o coronavírus começou a se espalhar e ceifar vidas de forma massiva, de acordo com uma publicação da ONU Mulheres.
Mas essa não é a única ameaça: a pandemia se encarregou de colocá-las na corda bamba diante da perda de emprego, do abandono escolar e do risco de doenças mentais. Portanto, neste Dia Internacional da Mulher, resgatamos cinco desigualdades que a pandemia de Covid-19 agravou para as mulheres.
Violência
Uma em cada três mulheres foi vítima de violência sexual ou física no mundo. E embora o número de 35% seja bastante alto, ele não inclui o assédio sexual. A ONU Mulheres alertou que, como resultado da pandemia, as chamadas para canais telefônicos de ajuda aumentaram cinco vezes em alguns países. Tudo por causa do aumento da violência doméstica.
Simplificando, algumas mulheres são presas com seus agressores, enquanto são isoladas de pessoas e recursos que podem ajudá-las. Ao que devemos acrescentar que, menos de 40% das mulheres vítimas de violência procuram algum tipo de ajuda. Outro fator importante é que elas não sabem onde podem ir para obter algum suporte.
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, na sigla em inglês) calculou, em abril de 2020, que, há cada seis meses de confinamento, “são esperados mais 31 milhões de casos de violência de gênero”. A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) afirmou, em 2020, que, de acordo com uma pesquisa realizada em seis países latino-americanos, entre 60% e 76% das mulheres (cerca de duas a cada três) foram vítimas de violência de gênero em diferentes áreas da sua vida.
Como o coronavírus, a violência também ceifou vidas: todos os dias, 137 mulheres são mortas por familiares. Este número da ONU Mulheres é pré-pandêmico, apesar de ser o mais recente disponível, e pode ter crescido depois dos bloqueios. Uma tendência que se repete na América Latina, região que possui 14 dos 25 países com as maiores taxas de feminicídio do mundo, segundo relatório da ONU Mulheres em 2018. O Observatório de Igualdade de Gênero da ONU para 24 países da região registrou que, 4.640 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2019.

A violência doméstica aumentou durante a pandemia Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil
Trabalho
Um dos primeiros golpes que a Covid-19 desferiu foi contra os empregos. Especialmente, os femininos. O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que, em muitos países “a primeira onda de demissões coletivas” graves foi no setor de serviços. Exatamente onde as mulheres “estão bastante representadas”. No caso da América Latina e Caribe, chegaram a 80% em 2019. O que significa que, mais mulheres do que homens perderam o emprego. E, portanto, seu sustento e independência econômica.
“Há uma lacuna gigante entre homens e mulheres no setor de trabalho e no setor econômico, que foi expandida durante a pandemia”, disse Catalina Calderón à CNN. Ela é diretora para América Latina e Caribe da ONG Women’s Equality Center, focada na liberdade reprodutiva das mulheres. Calderón disse que o fato de as mulheres estarem perdendo seus empregos “tem tudo a ver com violência. Na maioria dos casos, a violência doméstica tem um peso econômico muito alto”. A explicação de Calderón é que, quando as mulheres são economicamente independentes, há um freio no controle sobre elas por parte de seus parceiros. Mas quando elas perdem seus empregos, essa independência acaba.
“A violência começa com o controle da independência econômica. Vimos isso nesta pandemia, quando o número de feminicídios aumentou bastante ”, completou.
No entanto, 70% dos empregos femininos nos países em desenvolvimento estão no setor informal. Situação que tem duas consequências: elas têm menos benefícios sociais e estão mais impedidas pela pandemia de trabalhar. De acordo com a ONU, a COVID-19 “afetará desproporcionalmente” as mulheres porque “elas ganham menos, economizam menos e têm empregos mais vulneráveis” do que os homens. Em seu relatório mais recente, a CEPAL registrou que, em 2020, a desigualdade nas taxas de emprego e na participação laboral foi agravada, especialmente para as mulheres. Assim, “a injusta divisão sexual do trabalho e as obrigações do lar”, que caem primordialmente sobre elas, ameaçam a autonomia e o exercício de direitos das mulheres.
O confinamento colocou sobre as mulheres uma sobrecarga nas atividades de cuidado não remunerado do lar, que elas já realizavam antes da pandemia. Em um dia normal, as mulheres gastavam quase três vezes mais tempo do que os homens em tarefas domésticas não remuneradas. E a crise da Covid-19 não mudou isso. De acordo com uma pesquisa realizada em 17 países em 2020, homens e mulheres assumiram mais responsabilidades pelas tarefas domésticas, mas a maior parte do trabalho continua a recair sobre elas.
Você sabia que 70% dos profissionais de saúde, tão aplaudidos em meio a essa pandemia, são mulheres? E que apesar de serem maioria, ganham menos que os homens? A diferença salarial média no setor saúde é de 28%, segundo a OMS. O trabalho feminino contribui com US$ 3 trilhões para a saúde global. Porém, metade desse valor corresponde a trabalho assistencial não remunerado. Além disso, com a Covid-19 veio outra desigualdade: em alguns países, as infecções por coronavírus entre os profissionais de saúde são o dobro entre as mulheres.
A UNESCO projetou até 2020 que 11 milhões de meninas não poderiam voltar à escola devido à pandemia. Para se ter uma ideia: isso equivale à população total da Bolívia. Quando uma menina para de receber educação, isso a coloca em risco de gravidez na adolescência, casamentos precoces e forçados, abuso e violência. “Para muitas meninas, a escola é mais do que a chave para um futuro melhor. É um salva-vidas ”, afirma a UNESCO. Além disso, a ONU destacou que epidemias anteriores mostraram que as adolescentes correm o risco de não voltar a estudar, mesmo depois da crise.
Mas não é apenas o risco de abandono escolar que incide mais pesadamente sobre elas. A carga de trabalho doméstico aumentada pelo coronavírus também recai sobre as meninas. Isso significa que elas estão assumindo tarefas adicionais em casa, quando já gastavam muito mais horas fazendo essas tarefas do que os homens, de acordo com a ONU.
E o quadro só se complica se levarmos em conta que a perda abrupta de renda familiar vai gerar pressão para que crianças e adolescentes abandonem a escola e ingressem no mercado de trabalho pela necessidade de geração de renda, alertou a Unicef. Antes da pandemia, já havia milhões de meninas que não alcançariam os níveis mínimos de habilidades, conhecimentos e oportunidades para levar uma vida produtiva plena.

Foto: Daniel Bosse/Unsplash
Saúde mental
Um estudo da OMS revelou que a pandemia afetou ou paralisou serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países. O que é especialmente preocupante no caso de mulheres vítimas de violência doméstica. 67% dos países relataram problemas “em serviços de aconselhamento psicológico e psicoterapia”. Além disso, são as mulheres que enfrentam “uma grande parte do fardo em casa, e sofrem efeitos desproporcionais” relacionados ao isolamento.
Uma pesquisa publicada na biblioteca dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) descobriu que, aquelas que sofrem violência por parte do parceiro e que estão grávidas, no pós-parto ou fizeram um aborto têm risco maior de desenvolvimento de problemas de saúde mental em meio à pandemia.
Direitos reprodutivos

Das 978 grávidas ou no pós-parto diagnosticadas com o novo coronavírus no Brasil entre os dias 26 de fevereiro e 18 de junho, 124 morreram – Foto: Divulgação / Pixabay
Só na América Latina e no Caribe, 18 milhões de mulheres podem perder o acesso a anticoncepcionais modernos devido à pandemia de Covid-19, de acordo com estimativas da ONU Mulheres. E isso ocorre porque muitos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo maternidade e atendimento à violência de gênero, foram realocados para enfrentar a crise. O que, alertou o organismo, vai gerar um aumento na mortalidade materna, nas taxas de gravidez na adolescência e nas doenças sexualmente transmissíveis.
“Muitas mulheres em nossa região tomam pílulas anticoncepcionais secretamente. Existem mitos em que se acredita que uma mulher que usa anticoncepcional tem alta probabilidade de ser infiel. O que é absolutamente ridículo. Tomar anticoncepcionais é uma forma de garantir nosso direito de decisão”, disse Catalina Calderón, do Centro de Igualdade da Mulher.
Além disso, o Fundo de População das Nações Unidas estima que haverá 7 milhões de gestações indesejadas a cada seis meses que o bloqueio for estendido. “A cada três meses em que o confinamento for mantido, haverá até 2 milhões a mais de mulheres que não poderão usar anticoncepcionais modernos”, alertou a organização.
E na mesma linha, Calderón afirmou que, durante a pandemia, o acesso a abortos legais e seguros aumentou em toda a região. “Veremos o resultado dessa pandemia nos próximos dois anos”, disse ele. Em parte, devido às dificuldades de acesso à assistência médica por conta da emergência da Covid-19. Além da “estigmatização e do julgamento em torno do aborto”, advertiu Calderón.
Comentários
Cotidiano
Ieptec alcança os 22 municípios e apresenta crescimento em todas as esferas da educação profissional e tecnológica do Acre
A reforma mais marcante de 2025 e que simboliza um novo patamar para o Ieptec é a reconstrução geral do antigo prédio da Escola Campos Pereira, na Cidade do Povo, 2º Distrito de Rio Branco

Está sendo um ano de muitas conquistas e progresso para o Ieptec, com investimentos do governo do Acre em todos as frentes da EPT. Foto: Ascom/Ieptec
Ações da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do governo do Acre, atribuídas ao Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), ganharam protagonismo nas políticas públicas e se consolidaram como pilar de desenvolvimento social e econômico. Em 2025, o Estado implementou programas, ampliou a rede e fortaleceu a integração entre ensino, trabalho e cidadania.
Entre as conquistas do Ieptec está a expansão na oferta de vagas em cursos alinhados às necessidades do mercado de trabalho regional. A instituição governamental alcançou a população dos 22 municípios e atingiu a incrível marca de 17.485 cursistas, um aumento de 75% em comparação com o ano de 2024, período em que recebeu 9.979 alunos em suas unidades.

Constante empenho do governo do Acre no fomento à EPT alcança cada vez mais segmentos da sociedade. Foto: cedida
Investimento em infraestrutura
O governo do Acre realizou muitas reformas, ampliações e modernizações na infraestrutura dos Centros de Educação Profissional e Tecnológica (Cepts) do Ieptec em 2025, por meio da Secretaria de Estado de Obras (Seop). As intervenções possibilitam maior acesso dos alunos à formação de qualidade, laboratórios equipados e ambientes de aprendizagem que acolhem e contribuem para um processo de ensino-aprendizagem que alcança a excelência.

Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício da Rede Ieptec, em Rio Branco, recebeu pintura e manutenção predial total. Foto: cedida
Segundo o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, “além das reformas, ampliações, aparelhagens e construção de laboratórios para as aulas práticas, os centros do instituto também foram abastecidos com insumos durante o ano inteiro pelo governo do Estado”.

Com a presença do governador Gladson Camelí, o Ceflora, centro do Ieptec em Cruzeiro do Sul, foi entregue após passar por revitalização completa. Foto: Diego Gurgel/Secom
A reforma mais marcante de 2025 e que simboliza um novo patamar para o Ieptec é a reconstrução geral do antigo prédio da Escola Campos Pereira, na Cidade do Povo, 2º Distrito de Rio Branco. No amplo espaço vai funcionar a Faculdade Ieptec (Faeptec), instituição do governo do Acre que será administrada pelo Ieptec e vai ofertar, a partir de 2026, cursos superiores de tecnologia.

Visita técnica dos gestores, Alírio Wanderley (Ieptec), Aberson Carvalho (SEE) e Ítalo Lopes (Seop), às obras no local. Foto: Ascom/Ieptec
A oferta inicial da Faeptec será de 120 vagas para o público da capital, com futura expansão para os demais municípios. Os cursos superiores de tecnologia serão ofertados nas áreas de gestão pública, comércio exterior e gestão do agronegócio.

Faeptec vai dispor de 3 laboratórios, 5 salas de aula, 10 dependências administrativas, 1 auditório e 2 bibliotecas. Foto: Ascom/Ieptec
Programas e projetos ativos em 2025
Entre os programas que o Ieptec aderiu, o Mulheres Mil está sendo o de maior notoriedade e relevância no Acre em 2025. A política pública do governo federal promove inclusão educacional, social e de produtividade para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, com a oferta de cursos de qualificação profissional que estimulam a inserção no mercado de trabalho e o empreendedorismo.

Ieptec aderiu ao programa em 2023 e, até o momento, atendeu 1.587 mulheres. Para 2026, a previsão é que mais 920 vagas sejam disponibilizadas. Foto: cedida
Nidivânia Mendes concluiu, em fevereiro, o curso de salgadeiro do Mulheres Mil, na Escola de Gastronomia: “Aprendi uma nova profissão, passei a ver minha força e capacidade, e até minha autoconfiança aumentou. Aprendi a lidar com o público e como fazer para iniciar meu próprio negócio. O curso vai muito além de conseguir um certificado, é nossa valorização enquanto mulheres e uma oportunidade que nos encoraja a empreender”, salientou.

“Nesse curso venci a depressão, aprendi a fazer salgados e a me comunicar melhor. Estou muito feliz por essa oportunidade que melhorou até minha autoestima”, conta Nidivânia. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac
Quanto aos projetos do Ieptec, os mais expressivos de 2025 envolvem qualificação profissional gratuita para os públicos feminino, pequenos empreendedores e profissionais do turismo, como os projetos Ser Mulher, EmpreendeTur, QualificaTur, e Mulher: Igualdade e Dignidade.
Ser Mulher foi lançado em abril com a oferta inicial de 400 vagas nos cursos de qualificação profissional em corte e costura, manicure e pedicure e cabeleireiro. O público-alvo são mulheres de baixa renda de 11 municípios acreanos. Além da qualificação, ao final do curso, a aluna também recebe um kit para iniciar o próprio negócio.

Para execução do projeto, o senador Alan Rick destinou R$ 1 milhão em emenda parlamentar. Na foto, alunas do curso de manicure/pedicure do Ser Mulher exibem kits de estudos entregues pelo governo do Acre. Foto: cedida
Pelo EmpreendeTur foram abertas 330 vagas para população de Rio Branco nos cursos de cabeleireiro, colorimetria, manicure e pedicure, corte e costura, oratória e técnicas de PNL, gestão financeira, excelência no atendimento, precificação e marketing digital. A oferta é do governo do Acre, por meio do Ieptec e da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), com emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri, no valor de R$ 500 mil.
Após 20 anos trabalhando como motorista, João Quaresma se aposentou. O idoso fez o curso de cabeleireiro do programa EmpreendeTur e aprendeu um novo ofício: “Eu estava sofrendo de depressão e quando comecei o curso, tudo mudou. Agora quero comprar meu material de trabalho e abrir um salão”, disse.

Na formatura, João Quaresma recebeu o certificado das mãos do governador Gladson Camelí. Foto: Diego Gurgel/Secom
Em uma parceria do governo do Acre, por meio do Ieptec, com a Prefeitura de Rio Branco, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, foi gerado o QualificaTur. O projeto disponibilizou 50 vagas no curso técnico em Guia de Turismo. A formação promoveu qualificação e habilitação técnica de empresários, trabalhadores das empresas da cadeia produtiva do turismo e profissionais do segmento.

Alunos do curso técnico em Guia de Turismo do QualificaTur durante visita técnica ao Horto Florestal, ponto turístico da capital. Foto: cedida
O projeto Mulher: Igualdade e Dignidade, desenvolvido pelo Ieptec em parceria com a Sete, tem em seu catálogo os cursos de qualificação profissional em corte e costura, manicure e pedicure e cabeleireiro, e são resultado de emenda da deputada federal Meire Serafim, no valor de R$ 300 mil.
Os cursos iniciaram em 2025 e qualificam mulheres de Capixaba, Sena Madureira, Senador Guiomard e Rio Branco.
Iolanda Costa foi aluna da primeira turma da capital do curso de corte e costura: “Era um sonho fazer esse curso. Eu que não sabia nem pegar na máquina. Aprendi a costurar e já tenho encomendas”, comemorou.

Iolanda desfilando no evento de encerramento das atividades do curso e exibindo roupa que ela produziu nas aulas. Foto: Bruno Moraes/Sete
Modalidades de ensino de maior destaque em 2025
Entre as modalidades de ensino mais relevantes de 2025 estão o Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP), Educação de Jovens e Adultos Articulada à Educação Profissional (EJA/Ieptec) e Educação a Distância (EaD).
Em 2024, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e do Ieptec, atendeu 4.960 estudantes da rede pública estadual de ensino inseridos no IFTP, também conhecido como Itinerário 5 ou Novo Ensino Médio. Em 2025, esse número saltou para 8.013, um crescimento de 61% na oferta de vagas.

Portfólio do Ieptec passou de 89 opções de cursos para estudantes do IFTP em 2024, para 161 em 2025, um aumento de 80,8%. Foto: cedida
Durante o ano, alunos do IFTP participaram de eventos significativos, como a 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) – Juventudes que Inovam, Brasil que Avança, em Brasília/DF. Eles apresentaram projetos inovadores que criaram com o apoio dos professores dos Cepts.

Governo do Acre foi representado pelo Ieptec na SNEPT com projetos revolucionários desenvolvidos por alunos e professores dos Cepts Gastronomia, Maria Moreira, Usina de Arte e Ceflora. Foto: Dilma Tavares/Repac
A Escola de Gastronomia uniu técnica e valorização da identidade cultural amazônica na criação do “peixe moqueado”. Para a aluna Natália Nascimento, “representar o Acre com esse prato inovador, com toda importância para a gastronomia, e a ciência junto, é muito gratificante”.
Com base em ativos amazônicos, os estudantes da Escola Maria Moreira desenvolveram um biogel fitoterapêutico para tratar feridas. “É uma ótima experiência mostrar para o Brasil o que a floresta amazônica tem a oferecer e como é importante preservá-la”, avaliou a aluna Jhennifer Ferreira.

SNEPT é realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). Ao centro, o dir. de Articulação da Setec/MEC, Cláudio Alex Jorge. Foto: Dilma Tavares/Repac
Enquanto o Cept Usina de Arte resgatou histórias do Rio Acre no curta-metragem O Menino e o Rio – Memórias do Rio Acre em Aquarela, Stop Motion e Sustentabilidade Criativa, o Ceflora representou o Juruá com o Recycle CZS, um aplicativo que direciona a população de Cruzeiro do Sul a fazer o descarte consciente do lixo industrializado.

Com tanta inovação, tecnologia e criatividade apresentadas na SNEPT, o estande do governo do Acre foi um dos mais visitados. Foto: Dilma Tavares/Repac
Em se tratando da EJA, a categoria de ensino foi incluída no Ieptec em 2024 e atende pessoas que não acessaram à educação na idade certa ou precisam retomar os ensinos fundamental e médio. Neste mesmo ano, o instituto qualificou 1.747 alunos da EJA em 17 municípios. Em 2025 são atendidos 3.335 alunos em 21 cidades do Acre, um aumento de 90,9% em apenas um ano.

Formatura dos alunos da EJA/Ieptec, em Feijó, nos cursos de operador de caixa e operador de computador, em fevereiro. Foto: cedida
O ano de 2025 também está sendo marcado pelo significativo investimento do governo do Acre em tecnologia digital, para cursos na modalidade a distância (EaD), o que acelerou processos pedagógicos na plataforma online do Ieptec.
No decorrer do ano foram nove cursos ministrados em EaD e 2.253 alunos utilizando o portal: ead.ieptec.ac.gov.br. O número é promissor levando em consideração que, em 2024, a instituição atendeu 267 alunos na modalidade, um aumento de 743,8% no quantitativo de cursistas.
Parcerias consolidadas
A consolidação de parcerias com instituições públicas e privadas estão sendo bastante relevantes em 2025, o que garante mais vagas em cursos, maior diversificação de públicos-alvo e expansão na disponibilidade de campo de estágio para estudantes praticarem o conhecimento adquirido em sala de aula.

Alunos do curso técnico em veterinária de Plácido de Castro durante aula prática em clínica veterinária parceira. Foto: Ascom/Ieptec
Ieptec, Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) e Ministério Público do Acre (MPAC) uniram forças para qualificar 280 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas nas unidades do ISE de Rio Branco, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Feijó. Os adolescentes cursam panificação, design de sobrancelha, manicure e pedicure, corte e costura, refrigeração e climatização, cabeleireiro e barbeiro.

Certificação, em outubro, de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas do Centro Socioeducativo de Feijó, no curso de barbeiro. Foto: cedida
O Ieptec também firmou parceria com a Secretaria de Estado de Administração (Sead). Foram disponibilizadas 218 vagas para servidores do Estado nos cursos de patrimônio, arquivo, logística, recursos humanos e operador de computador, ministrados pelo Campos Pereira: “Uma parceria muito importante para preparar ainda mais os servidores com cursos que vão fortalecer as ações desenvolvidas no ambiente de trabalho”, salientou o coordenador do Cept, Aires Pergentino.
Lília Nepomuceno, servidora da Sead, formou em logística: “Pretendo crescer no ramo e me qualificar ainda mais para o mercado de trabalho”. Já Eryca da Silva, da equipe EaD/Sead, frisou: “Ficamos muito felizes com essa parceria que tem o intuito de auxiliar o servidor a desenvolver melhor suas habilidades funcionais.”
Cursos livres e oficinas para a população
Visando estimular o empreendedorismo, ao longo dos anos, o governo do Acre, por meio do Ieptec, oferece diversas oficinas gratuitas para o público do conjunto habitacional Cidade do Povo. Em maio e junho, alunos da comunidade aprenderam receitas com alto potencial para vendas, como sobremesas, pães artesanais, pratos da gastronomia acreana e salgados caseiros.

Este ano, 168 pessoas participaram de oficinas na Escola de Gastronomia, a maioria, moradores da Cidade do Povo. Foto: Ascom/Ieptec
A adesão dos moradores da Cidade do Povo aos cursos do Ieptec é cada vez mais satisfatória e crescente: “Agradeço ao governador Gladson Camelí por priorizar a população dessa localidade com nossos cursos e oficinas que têm muita aceitação da comunidade”, disse o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley. A afirmação foi consolidada pela moradora Rita Souza que participou das oficinas gastronômicas: “Ter a escola aqui no bairro facilitou muito para mim.”

Prestigiando a arte e cultura, o Ieptec oferta cursos livres na Usina de Arte, com 170 vagas abertas para a população de Rio Branco, em 2025. Na foto, alunos praticando a arte da antotipia e fitotipia durante curso livre. Foto: Cedida.
Capacitações para servidores públicos
Além de cursos para servidores públicos ofertados em parceria com a Sead, o Ieptec também qualificou, junto à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), profissionais da assistência social. Cursaram a 2ª Etapa/Acre do Programa Nacional de Capacitação dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS), 387 servidores públicos estaduais e municipais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Acre.

Foi alcançada a meta de 83% de alunos concludentes na 2ª etapa/Acre do CapacitaSUAS. Foto: Neto Lucena/Secom
Foram disponibilizados 4 cursos para os profissionais do Suas: Atualização sobre Reordenamento da Proteção Social Básica; Atualização sobre Reordenamento da Proteção Social Especial; Atualização em Vigilância Socioassistencial; e Introdução do Exercício do Controle Social.
Aluna do CapacitaSUAS, Marliane Gaspar atua na Proteção Social Especial do Centro Social dos Direitos da Criança, Adolescente e Família (Cesdiscaf), em Cruzeiro do Sul: “Com o curso, vamos levar melhorias para quem está na ponta, crianças e adolescentes que atendemos e lutamos por seus direitos diariamente”, ressaltou.

Em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Tarauacá, 152 profissionais formaram no CapacitaSUAS. Foto: Edson Fernandes/Secom
Certificações e diplomações mais expressivas de 2025
Por todo o estado, foram registradas solenidades de certificação e diplomação em cursos do Ieptec e que marcaram 2025. Houve a entrega recorde de 8.641 documentos que respaldam e enriquecem a conclusão de uma importante etapa da vida profissional do cidadão e que contribui para a inserção no mundo do trabalho.
Em fevereiro, o governador Gladson Camelí prestigiou a formatura de 315 concludentes de cursos técnicos do Ieptec. Em seu discurso, o chefe do poder executivo estadual afirmou: “A educação profissional é um dos pilares do nosso governo, e continuaremos investindo para garantir mais oportunidades à nossa população”, garantiu.

Ao longo dos últimos três anos, o governo do Acre investiu mais de R$ 20 milhões em educação técnica e profissional de qualidade para os acreanos. Foto: Neto Lucena/Secom
A vice-governadora Mailza Assis participou da certificação do curso de salgadeiro ministrado pela Escola de Gastronomia da Rede Ieptec: “São sonhos renovados, esperança e autoestima para as mulheres. Reforço que vamos ampliar as oportunidades para o nosso povo crescer e ter renda”, frisou Mailza.

Mais de 20 mulheres do bairro Apolônio Sales foram certificadas na ação realizada em parceria do Ieptec com o Instituto Olhar de Anjo. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac
Pela Escola de Gastronomia, o Ieptec formou 550 alunos do IFTP nos cursos técnicos em confeitaria e em gastronomia, e também certificou pessoas da comunidade nos cursos de salgadeiro, masseiro, padeiro, confeiteiro e pizzaiolo.
Para alunos do Roberval Cardoso, o Ieptec entregou 365 certificados e diplomas. Quanto à Usina de Arte, administrada pelo Ieptec e Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), 223 alunos do IFTP concluíram cursos técnicos e de qualificação profissional como editor de vídeo, fotógrafo, projeto visual gráfico, entre outros.
O Campos Pereira atua com cursos na área de serviços, entre eles, o de corte e costura, capacitação concluída por Lídia dos Santos que formou em julho: “Agradeço a oportunidade de me capacitar em uma coisa que amo. Espero que esse projeto continue e possa alcançar outras pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho.”

Ieptec, por meio do Cept Campos Pereira, certificou e diplomou 2.665 pessoas em 2025. Foto: cedida
Na área da saúde, 1.452 pessoas formaram pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, nas áreas da enfermagem, veterinária, farmácia, laboratório, cuidador de idosos, agente comunitário de saúde, saúde bucal, no programa CapacitaSUAS e no projeto Bem Viver.
No Juruá foram 2.441 formados do Ieptec, por meio do Ceflora. Ex-aluno do centro, Flávio Silva recebeu, em abril, o diploma do curso técnico em administração: “Foi um grande passo na minha vida. O conhecimento adquirido me dá mais segurança para ingressar no mercado de trabalho e construir um futuro melhor.”

“Nossas formaturas representam o ápice da qualificação da mão de obra do estado e contribui para o desenvolvimento do Acre”, destacou o gestor do Ieptec, Alírio Wanderley. Foto: cedida
Pelo núcleo do Ieptec em Tarauacá, 505 pessoas concluíram cursos como manicure e pedicure, vendedor, barbeiro e outros. Em Plácido de Castro, 440 alunos do Cept João de Deus formaram, entre eles, Kevin Lucas Souza que concluiu, em março, o curso técnico em administração: “Foi maravilhoso. Vou levar muitos ensinamentos para minha vida pessoal e profissional.”

“Planejamento e organização, sempre, e a administração levarei para o resto da vida”, ressaltou Kevin. Foto: Ascom/Ieptec
Processos seletivos
Manter a excelência no atendimento aos alunos é um dos principais objetivos do Ieptec. Com o portfólio de cursos mais atrativo e amplo, e com a oferta de vagas em cursos cada vez mais crescente, o instituto expandiu, consideravelmente, o número de contratações de profissionais para atuar na EPT. Atualmente, 450 bolsistas estão em atividade nos centros da Rede.

Nos últimos meses, Ieptec lançou três grandes processos seletivos com vagas para diversas áreas de formação. Foto: cedida
Nayara Advíncola é profissional bolsista no Ieptec há 16 anos e se diz satisfeita em trabalhar na instituição: “Vale muito a pena participar dos processos seletivos do Ieptec. É maravilhoso trabalhar aqui onde tenho muitas oportunidades.”
Chelton Luiz é bolsista no Ieptec há 6 anos: “Trabalhar aqui me possibilita agregar experiência ao meu currículo, já que atuo numa área em que posso desenvolver minhas habilidades e competências”, concluiu.

Atualmente, Nayara atua no departamento de Programas e Projetos, e Chelton, no departamento de Patrimônio. Foto: Ascom/Ieptec
Perspectivas para 2026
Para 2026, o Ieptec vai seguir expandindo o seu portfólio de cursos e número de vagas para estudantes do ensino médio e população em geral. Dentre as novidades está a oferta do curso de operador de drone agrícola. A inovação promete incentivar ainda mais o desenvolvimento rural no estado, proporcionando mais oportunidades, tecnologia e qualidade de vida aos agricultores.

Drones agrícolas são aquisições provenientes de emenda parlamentar. Foto: cedida
Os equipamentos serão utilizados nas unidades educacionais do Ieptec que ofertam os cursos técnicos em agropecuária e agronegócio, como o centro Roberval Cardoso: “É uma ação transformadora para o setor agrícola regional, sendo possível graças ao apoio do governo do Acre à agricultura familiar e ao agronegócio”, salientou o coordenador do cept, Ricardo Veras.
Alunos do curso de operador de drone farão o treinamento prático em aeronaves utilizadas na pulverização, mapeamento, monitoramento e análise de áreas. O curso capacitará estudantes do Ieptec, agricultores e profissionais do setor utilizando tecnologia de ponta, aumentando a produtividade e reduzindo custos.
Estudante de técnico em agronegócio, Clícia Emanuely Souza, pretende fazer o curso de operador de drone assim que abrirem as primeiras vagas: “Será uma grande oportunidade. Pretendo sair da escola com meus diplomas do ensino médio, do curso técnico e ainda formada no curso de operador de drone”, frisou.

Durante a Expoacre 2025, Clícia apresentou as funcionalidades do drone agrícola aos visitantes do estande do Ieptec. Foto: Ascom/Ieptec
A EPT no domínio da odontologia também vai avançar em 2026. O governo do Acre construiu dois laboratórios para o segmento na Escola Maria Moreira. Os espaços estão nos ajustes finais para uso nas aulas práticas dos estudantes dos cursos técnicos em saúde bucal e em prótese dentária, e do curso de qualificação profissional em auxiliar de saúde bucal.
Além de alcançar as demandas do ensino técnico e profissional na área odontológica, o Ieptec pretende estender o atendimento à população, com serviços odontológicos básicos e gratuitos nos novos laboratórios da escola técnica em saúde que fica localizada em Rio Branco.

Laboratórios odontológicos foram construídos com emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Velloso. Foto: Ascom/Ieptec
Mais uma novidade do Ieptec para 2026 será a retomada do programa Profuncionário, do MEC. Consolidada no país, a política prioriza a formação técnica de nível médio de servidores da educação e fortalece competências administrativas, pedagógicas e tecnológicas, essenciais ao bom funcionamento da rede pública.
A oferta inicial do Profuncionário será de 165 vagas nos cursos técnicos em infraestrutura escolar, multimeios didáticos, alimentação escolar e secretaria escolar. As formações visam contribuir para a elevação da qualidade dos serviços prestados nas unidades escolares, promover a valorização profissional e garantir condições para a progressão funcional dos servidores.
Diante do exposto, os números confirmam os avanços do Ieptec: mais matrículas, maior diversidade de cursos, inserção profissional significativa de egressos nos cursos e um salto na qualidade dos indicadores educacionais.
Os resultados positivos da educação profissional e tecnológica do Acre se tornaram, para o cidadão, um caminho promissor que leva ao ingresso no mercado de trabalho, ao crescimento profissional e ao empreendedorismo.
Com tantas conquistas, o governo do Acre, por meio do Ieptec, reafirma o compromisso com a formação cidadã, o desenvolvimento regional e preparação da juventude, das mulheres, do público privado de liberdade, dos pequenos empreendedores e população em geral, para os desafios de um mundo cada vez mais competitivo e tecnológico, avançando ainda mais em 2026.
Comentários
Cotidiano
Galvez recebe homenagem na Assembleia Legislativa pela campanha no Brasileiro A3

Foto Sérgio Vale: Deputado Chico Viga propôs a Moção de Aplauso ao Galvez
As atletas do Galvez e o técnico Maurício Carneiro foram homenageados nesta quinta, 18, na Assembleia Legislativa, com uma Moção de Aplauso pela campanha no Campeonato Brasileiro A3. A equipe acreana chegou a 3ª fase do torneio nacional.
“É sempre muito importante ser reconhecido pelo trabalho. Fizemos uma grande campanha, mas para 2026 a nossa meta é ainda mais ousada”, declarou o presidente do Galvez, Igor Oliveira.
Chico Viga
A Moção de Aplauso foi proposta pelo deputado Chico Viga(PDT).
“Precisamos apoiar ainda mais o esporte acreano. O futebol feminino no Estado vem evoluindo e a campanha do Galvez merece ser destacada”, declarou Chico Viga.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil prende suspeito e recupera bens furtados de comércios em Manoel Urbano
Com base nas informações levantadas, os investigadores conseguiram identificar o autor, localizá-lo em seu esconderijo e efetuar sua prisão em flagrante, além de recuperar os bens subtraídos

Ação rápida da Polícia Civil resulta na prisão de suspeito e recuperação de bens em Manoel Urbano. Foto: cedida
A atuação rápida da equipe da Delegacia-Geral de Manoel Urbano resultou na recuperação de eletrônicos e dinheiro avaliados em aproximadamente R$ 4 mil, na última quarta-feira, 17. A ação foi conduzida por oficiais investigadores de Polícia Civil, que obtiveram êxito em uma operação que recuperou diversos objetos furtados durante a madrugada.
O crime ocorreu nas primeiras horas do dia, quando o suspeito invadiu estabelecimentos comerciais da região e subtraiu aparelhos celulares, quantias em dinheiro e outros equipamentos eletrônicos. Após o registro da ocorrência, a equipe da Delegacia-Geral iniciou diligências imediatas, com buscas ininterruptas pelo autor.
As investigações apontaram que o suspeito é contumaz na prática de crimes contra o patrimônio, possuindo diversas passagens pela polícia por delitos semelhantes. Com base nas informações levantadas, os investigadores conseguiram identificar o autor, localizá-lo em seu esconderijo e efetuar sua prisão em flagrante, além de recuperar os bens subtraídos.
De acordo com a delegada Rivânia Franklin, os objetos recuperados estão avaliados em aproximadamente R$ 4.000,00 e, após a realização dos procedimentos legais, serão devidamente restituídos aos seus legítimos proprietários.
“Todo o material apreendido já se encontra na unidade policial. O suspeito foi identificado e permanece à disposição da Justiça. Seguimos com as investigações para consolidar as provas e verificar a possível participação de outros envolvidos no crime”, disse a delegada.

Você precisa fazer login para comentar.