Acre
Dia D de Mobilização: Prefeitura de Rio Branco intensifica combate ao mosquito da Dengue
Para Pedro Pascoal, secretário de Estado da Saúde (Sesacre), a aproximação entre Estado e Município é de suma importância, haja vista que a capital está entre os nove municípios que estão em zona de alerta

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), buscando conscientizar à população acerca dos perigos envolvendo o mosquito Aedes aegypti, aderiu, neste sábado (14), a mobilização nacional contra o vetor das doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
O Dia D, idealizado pelo Ministério da Saúde e apoiado por estados e municípios, vem para somar às ações educativas, visitas domiciliares e mutirões de limpeza a fim de diminuir o índice de infestação na capital.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Semsa, Socorro Martins, o mês de dezembro marca o início do período de sazonalidade das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes, por isso, a necessidade de estar em alerta.

“A infestação está alta, então esse é um momento que precisamos da ajuda de toda população. Estamos colocando nossos agentes na rua, intensificando as visitas, utilizando as máquinas da SMCCI com a retirada de entulhos. Essa é uma ação que a prefeitura está colocando à disposição da população, mas que ela também nos ajude fazendo sua parte, tirando todos os entulhos do seu quintal, como uma tampinha ou qualquer objeto que acumule gotinhas de água, porque isso já é uma piscina para o mosquito.”

De acordo com o secretário da Semsa, Renan Biths, o último índice realizado pela secretaria demonstrou que a maioria dos criadouros do mosquito estão nos domicílios (93%), ficando evidente a importância do engajamento de toda a sociedade no enfrentamento à problemática dos casos de dengue.
“A dengue mata e essa é uma ação pela vida. Nós não podemos facilitar, pois temos históricos de anos anteriores, especialmente de 2021, quando o prefeito Tião Bocalom assumiu a gestão no meio de uma grande epidemia, que naquele momento colocava em risco toda a população. Durante os anos sequentes, ele tem priorizado essa ação, porque entende que isso aqui é cuidar da vida das pessoas. Por isso, nós da Semsa junto aos parceiros, estamos entrando em campo para realmente controlar a proliferação desse vetor e preservar a vida das pessoas.”

O secretário municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), Joabe Lira, destacou ainda a importância da limpeza nesse processo de eliminar os focos do mosquito.
“É um trabalho árduo que fazemos com dedicação. Nossa equipe é muito esforçada. Por isso, tem dado bons resultados. O prefeito tem dado prioridade nessa ação de limpeza e saúde. Diante disso, temos visto os resultados e como Rio Branco tem sido referência em combate a dengue.”
Para Pedro Pascoal, secretário de Estado da Saúde (Sesacre), a aproximação entre Estado e Município é de suma importância, haja vista que a capital está entre os nove municípios que estão em zona de alerta.
“O trabalho de forma integral mostra que podemos entregar muito mais do que agir de forma individual e aqui estamos também com acesso ao Ministério da Saúde para conseguirmos recurso financeiro a fim de custear essas ações e dar mais condições de trabalho para os nossos profissionais”.

Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.