Acre
Dia D de Mobilização: Prefeitura de Rio Branco intensifica combate ao mosquito da Dengue
Para Pedro Pascoal, secretário de Estado da Saúde (Sesacre), a aproximação entre Estado e Município é de suma importância, haja vista que a capital está entre os nove municípios que estão em zona de alerta
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), buscando conscientizar à população acerca dos perigos envolvendo o mosquito Aedes aegypti, aderiu, neste sábado (14), a mobilização nacional contra o vetor das doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
O Dia D, idealizado pelo Ministério da Saúde e apoiado por estados e municípios, vem para somar às ações educativas, visitas domiciliares e mutirões de limpeza a fim de diminuir o índice de infestação na capital.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Semsa, Socorro Martins, o mês de dezembro marca o início do período de sazonalidade das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes, por isso, a necessidade de estar em alerta.
“A infestação está alta, então esse é um momento que precisamos da ajuda de toda população. Estamos colocando nossos agentes na rua, intensificando as visitas, utilizando as máquinas da SMCCI com a retirada de entulhos. Essa é uma ação que a prefeitura está colocando à disposição da população, mas que ela também nos ajude fazendo sua parte, tirando todos os entulhos do seu quintal, como uma tampinha ou qualquer objeto que acumule gotinhas de água, porque isso já é uma piscina para o mosquito.”
De acordo com o secretário da Semsa, Renan Biths, o último índice realizado pela secretaria demonstrou que a maioria dos criadouros do mosquito estão nos domicílios (93%), ficando evidente a importância do engajamento de toda a sociedade no enfrentamento à problemática dos casos de dengue.
“A dengue mata e essa é uma ação pela vida. Nós não podemos facilitar, pois temos históricos de anos anteriores, especialmente de 2021, quando o prefeito Tião Bocalom assumiu a gestão no meio de uma grande epidemia, que naquele momento colocava em risco toda a população. Durante os anos sequentes, ele tem priorizado essa ação, porque entende que isso aqui é cuidar da vida das pessoas. Por isso, nós da Semsa junto aos parceiros, estamos entrando em campo para realmente controlar a proliferação desse vetor e preservar a vida das pessoas.”
O secretário municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), Joabe Lira, destacou ainda a importância da limpeza nesse processo de eliminar os focos do mosquito.
“É um trabalho árduo que fazemos com dedicação. Nossa equipe é muito esforçada. Por isso, tem dado bons resultados. O prefeito tem dado prioridade nessa ação de limpeza e saúde. Diante disso, temos visto os resultados e como Rio Branco tem sido referência em combate a dengue.”
Para Pedro Pascoal, secretário de Estado da Saúde (Sesacre), a aproximação entre Estado e Município é de suma importância, haja vista que a capital está entre os nove municípios que estão em zona de alerta.
“O trabalho de forma integral mostra que podemos entregar muito mais do que agir de forma individual e aqui estamos também com acesso ao Ministério da Saúde para conseguirmos recurso financeiro a fim de custear essas ações e dar mais condições de trabalho para os nossos profissionais”.
Comentários
Acre
Prefeituras do Acre terão prazo de 90 dias para regularizar “emendas pix”, informa TCE

Foto: Sérgio Vale
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) emitiu nesta quinta-feira, 10, um alerta direcionado aos 22 municípios acreanos que receberam recursos das chamadas “emendas Pix”, transferências diretas do orçamento federal, para que regularizem a situação dos planos de trabalho pendentes referentes aos exercícios de 2020 a 2023.
A orientação ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854.
Segundo a Corte de Contas, as prefeituras precisam cadastrar os planos de trabalho e realizar a devida prestação de contas por meio da plataforma Transferegov, observando o prazo de 90 dias corridos a contar do dia 1º de abril de 2025, data da decisão do STF.
Comentários
Acre
Câmara de Rio Branco fará sessão itinerante na baixada da Sobral nesta sexta-feira (11)

Foto: Praça da SEMSUR I Google Street View/reprodução
A Câmara de Vereadores de Rio Branco divulgou nesta quinta-feira (10) que realizará nesta sexta-feira (11), a primeira Câmara Itinerante, que acontecerá na Praça da SEMSUR, na região da Baixada da Sobral. A informação foi dada à imprensa pelo presidente da casa, o vereador Joabe Lira (UB).
De acordo com Lira, além da escuta popular, moradores poderão usufruir de serviços básicos.
“Estamos indo para ouvir a população, para que juntos possamos discutir soluções, mas não queremos apenas ouvir, queremos levar serviços que possam contribuir. Lá estarão disponíveis serviços odontológicos, testes rápidos, serviços jurídicos, vamos ter a SASDH fazendo atualização cadastral, além da OCA móvel, que estará disponível durante o dia todo”, disse. Também está prevista a instalação de playground para crianças, de forma que os pais ou responsáveis possam participar com tranquilidade dos serviços oferecidos.
As atividades terão início a partir das 8h30. A Praça da SEMSUR está localizada na Avenida Sobral, na altura do número 407.
Comentários
Acre
MP do Acre vai apurar possível crime de xenofobia praticado por filha de secretário

Foto: Reprodução/Rede Social
Nesta quinta-feira, 10, a Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), solicitou a abertura de inquérito policial para apurar os comentários discriminatórios e preconceituosos em razão de origem feitos por uma estudante de Medicina na rede social “X”. O MPAC solicita que o inquérito policial seja instaurado no prazo improrrogável de até dez dias.
A medida do MPAC se deu após uma série de publicações ofensivas feitas pela estudante de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), Assúria Mesquita, filha do secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanipal Mesquita, que causou indignação e acabou viralizando nas redes sociais.
Os comentários tornados públicos na madrugada da última quarta-feira, 9. Nas postagens, a jovem, de 20 anos, revelou um desprezo explícito pela população do estado onde nasceu e estuda.
Em uma das mensagens, ela afirma: “A coisa que mais amo no meu namorado é que ele não é acreano, pois tenho asco de acreanos. Se Deus quiser, eu nunca mais vou precisar olhar para esse povo tão seboso (infelizmente não posso falar mais porque vou parecer preconceituosa)”, escreveu.
Após a repercussão do caso, o secretário publicou uma nota pública nesta quinta-feira, 10, em solidariedade à população acreana. “Nossa família não compactua com as mesmas [falas] e também nos indignamos. Tomamos as medidas devidas e uma avaliação profunda sobre este fato”, escreveu.
Diante da repercussão do caso, o MPAC ressaltou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a considerar como crime de racismo os atos que discriminam brasileiros em virtude de sua origem nacional. Prevista na Lei Nº 9.459/97, a prática enquadra aqueles que possam praticar, induzir, incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
“O objetivo da instauração do inquérito policial é apurar quais foram as circunstâncias que essa pessoa praticou esses xingamentos contra os acreanos, e quais foram as motivações, as circunstâncias e as condições que ela praticou a fala, além de apurar se configura crime de xenofobia” destacou o promotor de Justiça Thalles Ferreira.
Você precisa fazer login para comentar.