Conecte-se conosco

Geral

Devoção e Fé: Romaria “Rumo ao Centenário” com Relíquia de São Francisco de Assis reúniu milhares de fiéis em Brasileia

Publicado

em

A Diocese de Rio Branco e Família Franciscana do Acre, em celebração ao Centenário da presença da Igreja Católica na Região do Acre e Purus (1920 – 2020), com a chegada das primeiras missionárias Servos de Maria, realizaram a Romaria “Rumo ao Centenário” ao Santuário de São Francisco de Assis, km 04, em Brasileia, neste sábado, 15.

Onde contou a presença de milhares de romeiros vindo do estado inteiro de ônibus e de carro, mais de 20 padres de diversas Paróquias da Diocese de Rio Branco, o Pároco, Padre Moacir Carreiro, o Bispo Dom Joaquín Pertíñez Fernández, que presidiu a santa missa campal e a Prefeita Fernanda Hassem e outras autoridades, militares, civis que participaram do evento religioso e que teve a transmissão ao vivo pela Rádio Aldeia FM de Brasileia.

A Romaria “Rumo ao Centenário”, contou com a presença da relíquia de São Francisco de Assis (1182-1226) que tem como tema: “Como Igreja de Rio Branco, caminhamos com São Francisco para uma Ecologia Integral”. A peregrinação da relíquia (parte do corpo do santo) ocorre em comemoração ao jubileu dos 800 anos da Ordem Franciscana Secular (conhecida como Terceira Ordem Franciscana) que ocorrerá em 2021.

Comemorando a preparação ao Centenário da Igreja Católica na Região do Acre e Purus e com a presença da relíquia de São Francisco de Assis, pode-se remontar à história do estado do Acre. No processo da chegada dos primeiros nordestinos para a exploração da borracha e fixação no território do Acre, no final do século XIX, estes bravos heróis da floresta trouxeram sonhos, esperanças e a sua fé, companheira de tantas lutas. São Francisco de Assis, um dos santos mais conhecidos e admirados por nosso povo, era sinal da fé cristã e elemento de ligação com a terra natal, lembrando sempre de São Francisco das Chagas ou de Canindé, mas é o mesmo São Francisco que nasceu na cidade italiana de Assis.

As relíquias de São Francisco

A relíquia de São Francisco de Assis (um oratório contendo uma imagem do santo e um relicário contendo um fragmento de osso do fêmur de Francisco, vindo de Assis – Itália) chegou ao Acre no dia 27 de maio e logo seguiu para a Diocese de Cruzeiro do Sul onde permanece até o dia 03 de junho. De 03 a 16 de junho, a relíquia de São Francisco ficará na Diocese de Rio Branco, onde serão desenvolvidas inúmeras atividades a cargo da Ordem Franciscana Secular e Família Franciscana do Acre.

Quem foi São Francisco de Assis?

São Francisco de Assis (Assis, 1181 ou 1182 — 3 de outubro de 1226), foi um frade católico da Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, e a partir do encontro com o Senhor Jesus, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, amor aos pobres, inaugurando um caminho fecundo de viver o Santo Evangelho. Muitos irmãos e irmãs de todos os tempos se inspiram no exemplo de Francisco, para seguir mais fielmente Jesus Cristo. Francisco, renovou de forma santa o Cristianismo de sua época, e fundou um ordem (família) de irmãos e irmãs, mais conhecidos como franciscanos e franciscanas.

Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo costumavam fixar-se em mosteiros, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação num tempo em que o mundo era visto como essencialmente mau, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos.

Mesmo depois de 800 anos, seu exemplo e testemunho de seguidor de Jesus são atuais e motivam homens e mulheres ao redor do mundo. Francisco, não é somente um homem da Igreja, mas um homem da humanidade. Seu encantamento com o Amor maior e sua entrega perfeito ao Amado questionam nosso jeito de ser cristão, em um tempo marcado por grandes e profundas crises.

(Assessoria)

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Família de Roberta Maia, 29 anos, cobra laudo e respostas sobre morte em rede na zona rural de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Jovem foi encontrada sem vida dentro de casa do namorado em 1º de janeiro; parentes questionam versão de suicídio e pedem investigação aprofundada da Polícia Civil

Roberta foi localizada sem vida dentro da casa do namorado. Conforme o registro inicial, ela estava com o pescoço preso aos punhos de uma rede. Foto: captada 

Quase dois meses após a morte de Roberta Maia, 29 anos, encontrada sem vida dentro da casa do namorado na Comunidade do Deracre, zona rural de Cruzeiro do Sul, a família ainda aguarda a conclusão do laudo do Instituto Médico Legal (IML) e cobra avanço nas investigações. O corpo da jovem foi localizado no dia 1º de janeiro com o pescoço preso aos punhos de uma rede, em ocorrência registrada como possível asfixia por enforcamento.

Segundo os familiares, no início da noite daquele dia, a mãe do namorado teria ligado para uma tia de Roberta informando que a jovem estaria alterada após uma discussão e pedindo que os pais fossem buscá-la. Os pais, que estavam na igreja, se deslocaram até o imóvel. Ao chegar, encontraram a residência trancada. Uma tia do namorado entregou a chave. O namorado e a mãe dele não estavam no local.

Dentro da casa, os pais encontraram Roberta já sem sinais vitais, com o pescoço preso à rede. O pai retirou o corpo antes da chegada da polícia, que foi acionada em seguida. A família relata que o namorado teria dito que se feriu na mão durante uma briga e buscou atendimento médico, mas questiona por que a polícia não foi chamada imediatamente e por que a comunicação com os parentes demorou cerca de três horas.

Os familiares também apontam inconsistências nas marcas observadas no pescoço da vítima. Segundo eles, os arranhões não estariam alinhados com a posição típica de enforcamento por suicídio. A versão apresentada pelo namorado é contestada, e os parentes pedem que todas as hipóteses sejam investigadas com rigor.

A Polícia Civil informou que o inquérito segue em andamento e que o laudo pericial do IML é peça fundamental para definir as circunstâncias da morte. Até o momento, não há conclusão oficial sobre o caso.

Os parentes também relatam que observaram marcas no pescoço da jovem que, na visão deles, não condizem com suicídio, citando arranhões acima da área indicada como ponto de compressão. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista fica ferido após colidir na traseira de carro estacionado na Baixada da Sobral

Publicado

em

Jovem de 20 anos sofreu fratura na perna e foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco

Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um carro deixou o jovem Kevin Pontes da Costa, de 20 anos, ferido na noite desta quarta-feira (11), na Avenida Sobral, no bairro Glória, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Kevin conduzia uma motocicleta Honda CG 160 Start, de cor vermelha, no sentido centro–bairro, quando perdeu o controle da direção e colidiu na traseira de um Fiat Strada Adventure, de cor preta, que estava estacionado na via.

Com o impacto, o motociclista foi arremessado ao solo e sofreu fratura fechada na perna direita.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado ao local. Após os primeiros socorros, o jovem foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, com estado de saúde considerado estável. Segundo informações repassadas por funcionários da unidade hospitalar, ele apresentava sinais visíveis de embriaguez.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito estiveram na área, realizaram o isolamento para os trabalhos periciais e registraram o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT). Após a conclusão da perícia, a motocicleta foi liberada.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende “Peteca”, apontado como um dos criminosos mais perigosos de Mâncio Lima

Publicado

em

Prisão foi realizada em trabalho conjunto das Delegacias de Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), em uma ação conjunta entre as Delegacias-Gerais de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, prendeu na última quarta-feira, 11, um homem conhecido pelo apelido de “Peteca”, considerado um dos indivíduos mais perigosos do município de Mâncio Lima.

O suspeito confessou a prática de quase dez roubos na cidade, incluindo um ocorrido na noite anterior à prisão. Além disso, ele também admitiu participação em um homicídio registrado no dia 31 de dezembro, que teve como vítima Carlos César de Souza da Silva, de 24 anos.

Contra o investigado, havia ainda um mandado de prisão em aberto expedido pela Comarca de Mâncio Lima pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

O delegado Marcílio Laurentino explicou que a prisão foi resultado de uma ação rápida após a polícia tomar conhecimento de um roubo ocorrido na noite anterior. Segundo ele, as vítimas reconheceram “Peteca” como autor do crime, o que levou a equipe a iniciar diligências imediatas pela cidade.

“Assim que recebemos a informação e a identificação do suspeito, reunimos a equipe e iniciamos uma varredura. Conseguimos localizá-lo em um centro de reabilitação, onde ele estava escondido em um banheiro coletivo. No local, eu e outro policial fizemos a abordagem e efetuamos a prisão”, relatou o delegado.

Ainda segundo a Polícia Civil, o homem era considerado de alta periculosidade, já havia trocado tiros com a Polícia Militar e respondia por tentativa de homicídio contra agentes de segurança.

Após a prisão, o suspeito foi encaminhado para a delegacia e ficará à disposição da Justiça. Ele deverá passar por audiência de custódia nesta quinta-feira, onde serão definidos os próximos encaminhamentos legais do caso.

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo