Geral
Detran do Acre vai implantar telemetria com videomonitoramento em habilitação para categoria A
Assegurar o melhor aprendizado é o objetivo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ao apresentar o projeto de monitoramento e telemetria de aulas teóricas e práticas para obtenção da categoria A na carteira nacional de habilitação (CNH).
O anúncio foi feito durante participação de gestores da autarquia durante o 74º Encontro Ordinário da Associação Nacional dos Detrans (AND), realizado de 9 a 11 de novembro, em Florianópolis (SC).
A telemetria equivale a uma lista de presença de todo o processo de habilitação. Com foto e digitais capturadas, o candidato registra entrada e saída de cada aula na autoescola, seja ela teórica ou prática.

O projeto-piloto foi apresentado durante encontro da AND. Foto: Renato Beiruth/Detran
Hoje as autoescolas e centros de formação de condutores acreanos já utilizam a tecnologia para computar aulas teóricas e agora passarão a utilizar também nas práticas. Com a implantação desse projeto-piloto, a autarquia estadual quer assegurar que os candidatos cumpram todas as horas-aula exigidas pela legislação, garantindo que os futuros condutores tenham um melhor aprendizado.
“Grande parte dos acidentes de trânsito envolvem motociclistas e muitas vezes isso está relacionado ao treinamento insuficiente dos candidatos. Com a implantação da telemetria na categoria A, o Detran busca melhorar a qualificação dos condutores que estarão nas vias públicas todos os dias”, destacou Anderson Castro, diretor de Operações do órgão.
Encontro da AND
O evento reúne diretores e presidentes de Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o país para discutir pautas relevantes e apresentar iniciativas de sucesso nos estados.

O evento reúne diretores e presidentes de Detrans de todo o país. Foto: Renato Beiruth/Detran
Em sua 74ª edição, o encontro também serve como vitrine para que empresas demonstrem na prática métodos e serviços de tecnologia para o trânsito.
“O Acre é pioneiro e tem se tornado referência em muitos aspectos. Temos investido muito em tecnologia, o que nos permite avançar em diversos procedimentos oferecidos a condutores e proprietários de veículos”, afirmou Taynara Martins, presidente do Detran.
Comentários
Geral
Justiça condena Estado a indenizar mãe de detento morto dentro de presídio no Acre
Comentários
Geral
Prefeitura de Assis Brasil realiza 1ª Conferência Regional do Alto Acre dos Direitos da Pessoa Idosa
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nesta sexta-feira (25) a 1ª Conferência Regional do Alto Acre dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direito e Participação”, o evento reuniu representantes dos municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil, fortalecendo o diálogo regional sobre os direitos e a qualidade de vida da pessoa idosa.
Participaram do encontro o procurador-Geral do município Daniel Freire, a secretária municipal de Assistência Social Ana Claudia Gonçalves, o presidente da Câmara Municipal Wendel Marques, a secretária de Assistência Social de Brasiléia Suly Guimarães, a secretária de Assistência Social de Epitaciolândia Lindaci Franco, o secretário de Assistência Social de Xapuri Ismar Alberto, além de representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Assis Brasil, Marilandia Barbosa, entre outros secretários municipais.
Durante a conferência, foram debatidos os desafios do envelhecimento plural, a importância da autonomia da pessoa idosa e a ampliação do acesso a direitos e serviços, além de uma apresentação cultural do Serviço de Convivência dos Idosos de Assis Brasil.
O evento iniciou com a leitura do regimento interno e a definição de propostas que serão levadas à etapa estadual, reforçando o compromisso dos municípios do Alto Acre com um envelhecimento digno e participativo.
Comentários
Geral
Ruas do 2º Distrito têm interdições neste sábado de Cavalgada; saiba mais

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran
A tradicional Cavalgada, que abre oficialmente a Expoacre, ocorre neste sábado, 26, com concentração e saída do Calçadão da Gameleira, em Rio Branco. A partir das 8 horas da manhã as principais ruas e avenidas que cortam os bairros do 2º Distrito de Rio Branco serão tomadas pelos participantes da festa.
Quem precisar se deslocar pela região, deve ficar atento às interdições, pois o tráfego pelas ruas 24 de Janeiro e Senador Eduardo Asmar estará interrompido, já que os participantes da Cavalgada se concentrarão nesses espaços.
Quem sair da Ponte Juscelino Kubitschek (Metálica) deverá, obrigatoriamente, converter à esquerda e seguir pela Rua Seis de Agosto. Os motoristas que vierem pela Via Chico Mendes, sentido Centro, devem seguir rumo à Ponte Coronel Sebastião Dantas.
Interdições a partir das 6 horas
Rua 24 de Janeiro: totalmente fechada para circulação de veículos;
Rua Seis de Agosto: circulação obrigatória para quem for se dirigir ao 2º Distrito, acessando posteriormente a Avenida Doutor Pereira Passos;
Rua Cunha Matos: fechada na altura da rotatória da Paróquia Imaculada Conceição até o mastro da bandeira;
Interdições a partir das 8 horas
Avenida Doutor Pereira Passos: fechada para circulação de veículos;
Rua Seis de Agosto: circulação obrigatória para quem for se dirigir ao 2º Distrito, acessando posteriormente a Avenida Amadeo Barbosa;
Divisão de pista na Via Chico Mendes e AC-40
No trecho da Via Chico Mendes, na altura do Posto Amapá até o Posto de Fiscalização da Corrente, haverá circulação em duplo sentido na pista da esquerda, contrária ao percurso da Cavalgada. Assim também ocorrerá na Rodovia AC-40, da rotatória da Corrente até a rotatória de acesso ao estacionamento do Parque de Exposições
Outras interdições
Todas as vias no entorno do trajeto da Cavalgada, passando pelos bairros Quinze, Triângulo Novo, Triângulo Velho e Taquari serão parcialmente interditadas e liberadas posteriormente.
Na altura do Posto Trimania, os veículos que saírem do Bairro Triângulo poderão cruzar a pista de maneira ordenada, quando autorizado pelos agentes de trânsito. As demais rotatórias no percurso estarão totalmente interditadas.
Quem estiver no Taquari e precisar se deslocar ao Centro, por exemplo, deverá seguir pela Rua Baguari até o Bairro Quinze e, posteriormente, ao Triângulo, onde poderá cruzar a Via Chico Mendes para acessar a Amadeo Barbosa, quando autorizado.
Quem se desloca no sentido Senador Guiomar/Centro de Rio Branco, deve acessar o recuo em frente ao Parque de Exposições e converter à direita na Rua Francisco Correia, que dá acesso à BR-364, de onde poderão utilizar a rotatória em frente ao Posto Correntão e seguir rumo à Via Chico Mendes.
Fonte: Agência de Notícias do Acre
Você precisa fazer login para comentar.