Acre
Detentos iniciam greve de fome em presídios do Acre; famílias ameaçam fechar ruas

Foto: Kristel Noriega
Por NANY DAMASCENO
Os detentos de todo o sistema penitenciário do Acre entraram em greve de fome nesta segunda-feira (26). De acordo com informações repassadas ao ContilNet, o movimento foi deflagrado por conta da portaria expedida pelo antigo diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Lucas Gomes, que reduziu o tempo de visitas. Eles reclamam ainda de alimentação inadequada e fazem denuncias de supostas torturas.
A greve de fome promete ser por tempo indeterminada.
Ao ContilNet, o diretor do Iapen, Glauber Feitoza, disse que a instituição sempre manteve abertos os diálogos com os familiares dos apenados, tendo inclusive atendido algumas manifestações.
Sobre a alimentação inadequada, Feitoza nega. “O Ministério Público e Defensoria realizam vistoria periodicamente, inclusive foi feita uma recentemente onde não foi constatada nenhuma irregularidade. Após essa vistoria, foi feita outra pela Vigilância Sanitária e estamos esperando o laudo”, disse.
Outra reivindicação atendida tem a ver com o aumento da quantidade de alimentação caseira que é levada pelas visitas. “Autorizamos o aumento de 3 litros para quatro litros, além da liberação para que aquele apenado que tiver como lista de visitante apenas amigo e nenhum familiar também possa levar a mesma quantidade”, explicou Glauber, que negou haver denúncias de torturas nas unidades penitenciárias. “Quando há algum indício, abrimos investigação”.
Sobre as visitas, a portaria de 2019, uma das mudanças que ocasionaram os protestos foi com relação à visita íntima, que mudou de semanal para cada 15 dias e o tempo de duração de todas elas.
Neste caso, o diretor do Iapen destacou que acatou um dos pedidos das famílias que era sobre o dia de visita das crianças que ocorria em dias de semana e foi alterada para os fins de semana. Antes, eram de 8 horas e passou para 4 horas, somente no período da manhã, das 8h às 11h, e o de visitas íntimas passou a ser de 3 horas.
De acordo com Feitoza, esta medida não deve ser alterada pelos resultados positivos que tiveram. “No ano anterior à portaria, 2018, tínhamos denúncias até de prostituição de menores nos dias de visitas íntimas e de vendas irregulares dentro dos presídios. Com as regras, não há mais esse tipo de situação e temos resultados positivos no número de presos estudando e, ano passado, por exemplo, tivemos recorde de inscritos no Enem”, exemplificou.
Além da greve de fome dos detentos, os familiares prometem fechar ruas e avenidas do Centro de Rio Branco e em outros municípios ainda esta semana.
Comentários
Acre
Vinho de açaí e chá de cacau são novidades do Acre na maior feira de alimentos da América Latina
Evento acontece no Peru com a participação de 15 negócios acreanos
Empresas acreanas se destacaram na Expoalimentaria 2025, a maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, realizada em Lima, no Peru, de 24 a 26 de setembro. Entre as novidades apresentadas estão o vinho de açaí e o chá de cacau, produtos que unem inovação e identidade amazônica.
Segundo o representante da Florisa Açaí Wine (@florisavinhos), Marcos Vieira, a bebida é resultado de cerca de sete anos de pesquisas e experimentações até chegar à fórmula atual. “As pessoas se surpreendem com o sabor e, por isso, estamos conquistando também consumidores fora do estado. Acreditamos que esse diferencial pode agradar o paladar peruano”, destacou.
Outro produto que chama a atenção é o “Chá Além do Cacau”, desenvolvido pela empresa Além do Cacau a partir da casca do fruto. Para a empresária Halianne Peres, participar da feira é motivo de orgulho. “Estou muito feliz por representar o Acre neste evento. O intuito é encontrar compradores que possam levar o nosso produto com toda a sua brasilidade”, afirmou.
De acordo com gestor do Projeto de Internacionalização do Sebrae, Aldemar Maciel, a participação em feiras como essa é estratégica para abrir portas a novos mercados. “A Expoalimentaria é uma grande vitrine, que apresenta os produtos acreanos não apenas para o Peru, mas para outros países de diferentes continentes”, concluiu.
Ao todo, cerca de 15 pequenos negócios do Acre participam da feira, resultado de um edital público lançado pelo Sebrae no Acre, que selecionou empresas com potencial de exportação. A iniciativa integra uma ação conjunta com o Governo do Acre, SEICT, ANAC, AZPE/AC, ACISA, FEDERACRE, FAEAC, FIEAC, Sebrae e Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento.
Comentários
Acre
Prefeitura de Brasiléia lamenta morte do professor de dança Reginaldo Silva Corrêa
A Prefeitura de Brasiléia divulgou, nesta quarta-feira, 1º de outubro, uma nota de pesar lamentando o falecimento do professor de dança Reginaldo Silva Corrêa, conhecido carinhosamente como “Regis”. A mensagem é assinada pelo prefeito Carlinhos do Pelado e pelo vice-prefeito Amaral do Gelo.
Nota de Pesar
É com profundo pesar que a Prefeitura de Brasiléia, em nome do Prefeito Carlinhos do Pelado e do Vice-Prefeito Amaral do Gelo, expressa suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos pelo falecimento de Reginaldo Silva Corrêa.
Aos 38 anos, Regis era formado em Educação Física e atuava como professor de Zumba, atividade que desempenhava com dedicação e paixão. Solteiro, deixa uma filha.
Sua memória permanecerá viva entre seus entes queridos, amigos e alunos, que sempre o recordarão com carinho, gratidão e saudade.
Que Deus, em sua infinita bondade, conforte o coração da família, dos amigos e colegas neste momento de dor, e que as boas lembranças sigam iluminando nossos pensamentos.
Descanse em paz.
Comentários
Acre
Homem agride mãe e padrasto e termina preso em Cruzeiro do Sul

Foto: PCAC
Depois de agredir a mãe e o padrasto na noite desta terça-feira, 30, Francisco Júlio Tavares, 34 anos,foi preso em flagrante pela Polícia Militar, na Vila Santa Luzia,na BR-364, em Cruzeiro do Sul. Os idosos precisaram de atendimento médico.
A equipe policial agiu após ser acionada por funcionários da Unidade de Saúde da Vila Santa Luzia, onde o casal foi atendido.
Ao chegar ao local, a guarnição encontrou o autor contido por um vizinho em uma parada de ônibus próxima à Unidade de Saúde onde os idosos estavam. O homem afirmou que mora perto da casa da família e que socorreu as vítimas no momento da agressão.
Na Unidade de Saúde, a mãe de Júlio relatou que,no início da noite, ao varrer sua residência, uma chave pertencente ao filho caiu ao chão. Ao recolhê-la e colocá-la de volta em seu lugar, foi questionada pelo filho a respeito da chave, ocasião em que, irritado, passou a chamá-la de “sem vergonha”. Ao exigir respeito, a vítima foi agredida fisicamente pelo autor, sofrendo lesões na região da mandíbula e do braço. A mesma relatou não recordar se o agressor utilizou algum objeto, pois ficou desorientada no momento da agressão. O padrasto do autor, tentou intervir em defesa da vítima, sendo também agredido, vindo a apresentar lesões na região da cabeça e do braço.
A PM encaminhou o agressor à Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul. As vítimas permaneceram na Unidade de Saúde em atendimento médico e informaram que não desejam que Júlio retorne à residência.
Você precisa fazer login para comentar.