Conecte-se conosco

Cotidiano

Desvalorização do peso boliviano

Publicado

em

Para que a proposta apresentada seja eficaz, deve ser acompanhado por outras políticas fiscais e monetárias que permitam, por exemplo, aos exportadores ter incentivos e condições para trazer os seus dólares para o nosso sistema financeiro.

Opinião do Economista- Luis Fernando Romero Torrejón

Compartilho com vocês uma proposta econômica feita pelo economista Luis Fernando R. Torrejón, para enfrentar temporariamente a atual escassez de dólares e a crescente pressão inflacionária no país, através da desvalorização controlada, relativa e temporária da nossa moeda.

Embora uma desvalorização não seja bem vista popularmente, isso não significa que seja ruim. Na verdade, nossa moeda em relação ao dólar paralelo foi desvalorizada em até 33%, além disso temos uma taxa de câmbio fixa de 6,96 há quase 13 anos.

Os objetivos são reduzir:

1. Reduzir as expectativas negativas, a incerteza e a sobre-demanda pelo dólar em nossa economia.
2. Reduzir a competitividade do dólar paralelo ou negro no mercado de câmbio, especialmente no mercado informal.
3. Restaurar ou aumentar o estímulo (atratividade) ao sector exportador nacional, através de uma taxa de câmbio favorável, para que injetem os seus dólares no sistema financeiro nacional, consequentemente ao público do país.

Embora esta proposta seja tecnicamente viável, terá também uma componente política importante para a sua implementação. Além disso, embora não garanta a resolução plena desta crise cambial, por ser estrutural, pode ajudar a evitar que a situação económica se torne mais crítica. Para que seja mais eficaz, deve ser acompanhado por outras políticas fiscais e monetárias que permitam, por exemplo, aos exportadores ter incentivos e condições para trazer os seus dólares para o nosso sistema financeiro.

É apenas uma proposta, que pode ter defeitos e críticas, mas nesta situação conflituosa, com vista a subir na escala, o país e a população precisam de Propostas positivas, é não de mais problemas econômicos na Bolívia. 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Fortaleza desiste do Brasileiro A1 e Adesg pode entrar no A3 em 2026

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Adesg pode “ganhar” uma vaga no Brasileiro

A diretoria do Fortaleza anunciou na segunda, 29, o encerramento das atividades do futebol feminino no clube para a temporada de 2026. A equipe cearense tinha uma vaga garantida na Série A1, mas com a desistência o Vitória, da Bahia, 5º colocado no Brasileiro A2, garante o acesso para a próxima temporada.

Adesg pode ser beneficiada

A descontinuidade do trabalho do Fortaleza gera mudanças nas três séries do Brasileiro. O acesso do Vitória abre uma vaga na Série A2 para o 5ª colocado da A3, o Pérolas Negras. Como o Pérolas Negras subiu, o 8º colocado da A3 em tese ganha uma vaga direta. Este clube seria o Operário, do Mato Grosso do Sul, mas a equipe foi desativada e não jogou o Campeonato Estadual, passando a vaga para o Galvez. As Imperatrizes conquistam o título Estadual e por isso a vaga pode ser do vice-campeão acreano, a Adesg.

Suspenso por dois anos

Com a desistência, o Fortaleza será suspenso das competições oficiais por dois anos. Uma possível volta em 2029 será na Série A3.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz vence o Rio Branco em jogo de preparação para o Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Santa Cruz e Rio Branco fizeram um amistoso bem disputado

O Santa Cruz venceu o Rio Branco por 1 a 0 nesta terça, 30, no Tonicão, em um jogo preparatório para a disputa do Campeonato Estadual. O volante João Marcos marcou o gol da partida ainda no primeiro tempo.

Santa Cruz mais estruturado

Com os trabalhos iniciados no começo de dezembro, o Santa Cruz mostrou um time mais estruturado taticamente. A equipe marca forte e tenta chegar no ataque trocando passes.

“Estamos aumentando o nível competitivo e físico dos atletas. Ficamos felizes com o desempenho, mas nunca satisfeito porque sabemos das dificuldades do Estadual e precisamos seguir o trabalho”, declarou o técnico do Santa Cruz, Sandro Resende.

Precisa de jogadores

Mesmo com o pouco tempo de treinamento, o Rio Branco apresentou um padrão tático bem definido com as características do técnico Ulisses Torres. Contudo, a equipe precisa de jogadores para reforçar e ter chance de lutar por uma vaga na semifinal.

“É o começo do trabalho. Precisamos evoluir muito ainda, mas estamos conscientes da missão e vamos tentar montar um time forte dentro das tradições do Rio Branco”, comentou Ulisses Torres.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez e Vasco empatam em jogo amistoso visando o Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Galvez e Vasco intensificam a preparação para o Acreano e a Copa do Brasil

Galvez e Vasco empataram por 1 a 1 nesta quarta, 31, em um duelo amistoso como parte da preparação, das duas equipes, para a disputa do Campeonato Estadual. Juan Patrocínio marcou o gol do Imperador e Alê empatou para o Vasco.

Treinamento importante

O técnico Maurício Carneiro elogiou o desempenho do Galvez e espera um time forte na estreia do Estadual. O primeiro compromisso do Imperador será contra o São Francisco no dia 13 de janeiro, na Arena da Floresta.

“O Vasco joga de uma maneira diferente e por isso o treinamento foi satisfatório. Colocamos todos os atletas em campo e a ideia era movimentar o grupo. Ainda temos peças importantes para chegar”, disse Maurício Carneiro.

Equipe reserva

O Vasco atuou no amistoso com uma equipe reserva. A intenção do treinador Erick Rodrigues foi avaliar alguns atletas.

“O trabalho foi importante sob vários aspectos e, agora, é seguir tentando melhorar a equipe em todos os sentidos”, afirmou o comandante vascaíno.

Comentários

Continue lendo