Geral
Derrubada de veto abre caminho para auxílio de saúde e alimentação para servidores de Rio Branco

A Câmara Municipal de Rio Branco derrubou, na última semana, o veto do prefeito Tião Bocalom (PL) à emenda que cria o Incentivo Alimentar e de Saúde aos Servidores Municipais Profissionais de Saúde, proposta pelo vereador José Aiache (PP). A medida deve gerar intenso debate até o encerramento dos trabalhos legislativos, especialmente no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA).
A proposta prevê a concessão de auxílio saúde e alimentação a trabalhadores da área da saúde da capital, incluindo agentes comunitários de saúde (ACS), técnicos de enfermagem, médicos, porteiros da Secretaria Municipal de Saúde (Sensa), biomédicos e demais áreas.
Ao ac24horas, o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, afirmou que mais de 1.200 servidores podem ser contemplados. No entanto, ele enfatizou que, neste primeiro momento, a emenda funciona apenas como diretriz e ainda precisará ser amplamente discutida com as pastas do Executivo.
“Foi uma emenda apresentada pelo vereador Aiache. O prefeito vetou, a Câmara derrubou o veto e agora o tema será debatido na LOA. A princípio, essa iniciativa não estava na programação da prefeitura. Dentro da LOA deve-se discutir de onde vai sair o recurso, qual será o impacto e como será feito o remanejamento. Não há ainda uma definição desse impacto. A LDO apenas estabelece diretrizes; é na LOA que será debatida a viabilidade financeira”, destacou o secretário.
Rennan também afirmou que ainda não há estimativa sobre os valores do benefício. “Vamos realizar o estudo de viabilidade financeira dentro da LOA para vigorar no próximo ano. Há uma diretriz para criação do auxílio, mas isso não estava no planejamento do Executivo. Agora passa a constar, e vamos discutir com o Planejamento e demais pastas.”
O autor da emenda, vereador José Aiache (PP), disse à reportagem que aguardará o relatório do 3º quadrimestre da gestão municipal antes de avançar no debate. “Vamos esperar o relatório do 3º quadrimestre para avaliar o superávit secundário, mas antes precisamos incluir o tema na LOA”, explicou.
Comentários
Geral
Estado convoca candidatos para inspeção de saúde do Concurso de Aluno Oficial Combatente
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Polícia Militar do Estado (PMAC), publicou o Edital nº 067/2026 no Diário Oficial desta sexta-feira, 6, que convoca candidatos aprovados no concurso público para o cargo de Aluno Oficial Combatente para a etapa de inspeção de saúde, de caráter eliminatório.
A convocação segue a ordem de classificação final do certame e a inspeção de saúde tem como finalidade verificar se os candidatos apresentam condições físicas e psíquicas compatíveis com as exigências do Curso de Formação Profissional e com o exercício das atribuições do cargo.
Os exames serão realizados de forma presencial até o dia 23 de fevereiro, no horário das 7h30 às 13h, nos seguintes locais: 6º Batalhão da Polícia Militar, em Cruzeiro do Sul, e Diretoria de Saúde da PMAC, em Rio Branco. Para a avaliação, é obrigatório o comparecimento do candidato munido de documento oficial de identificação com foto, além da apresentação dos exames laboratoriais e toxicológicos atualizados conforme a lista contida em edital.
A inspeção de saúde é uma etapa eliminatória, em que o candidato será considerado apto ou inapto. O não comparecimento, bem como a ausência a qualquer exame ou de documento exigido, poderá resultar na eliminação do concurso.
Mais informações podem ser obtidas com a Polícia Militar do Estado do Acre, pelo telefone (68) 98107-5200, ou com a Sead, pelo e-mail [email protected], no horário das 7h30 às 13h.
The post Estado convoca candidatos para inspeção de saúde do Concurso de Aluno Oficial Combatente appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Geral
Polícia Civil prende mulher foragida da Justiça em Tarauacá
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Tarauacá, cumpriu na tarde da última quinta-feira, dia 5, um mandado de prisão contra uma mulher identificada pelas iniciais E.C.C.S., de 30 anos, que estava foragida da Justiça.

A prisão ocorreu na Rua Manoel Lourenço, em via pública. De acordo com a polícia, a suspeita não ofereceu resistência no momento da abordagem e foi conduzida normalmente até a delegacia.
Segundo as investigações, E.C.C.S. é acusada de ter atentado contra a vida de outra mulher, desferindo golpes de faca. A vítima conseguiu fugir e, graças a isso, sobreviveu ao ataque.
Após a captura, a mulher foi encaminhada para a unidade policial, onde foram realizados os procedimentos de praxe. Ela permanece à disposição da Justiça para responder pelo crime.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Homem é condenado a 39 anos de prisão por homicídio ocorrido no Calafate
Crime foi marcado por extrema crueldade e motivado por disputa entre facções criminosas; julgamento aconteceu sete anos após o assassinato

Tiago Silva, condenado a 39 anos por execução.
O Tribunal do Júri condenou Tiago Gomes da Silva a 39 anos de prisão pelo assassinato de David Rodrigues da Silva, crime ocorrido em 2018 no Conjunto Laélia Alcântara, região do bairro Calafate, em Rio Branco. A sentença reconheceu os crimes de homicídio triplamente qualificado, além da participação do réu em organização criminosa.
De acordo com a decisão do Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri da capital, o homicídio foi praticado com extrema crueldade. Conforme os autos do processo, a vítima foi atingida por disparos à curta distância e, mesmo gravemente ferida, ainda tentou fugir. No entanto, foi alcançada novamente e executada com um tiro na cabeça, descrito como “tiro de misericórdia”.
O julgamento foi realizado no Fórum Criminal de Rio Branco e concluído na tarde de quinta-feira (5). A dosimetria da pena foi fixada pelo juiz Fábio Costa, que presidiu a sessão do júri.
As investigações apontaram que o crime foi motivado por disputa de território entre facções criminosas que atuavam na região do Calafate. Na noite de 4 de outubro de 2018, David Rodrigues da Silva saiu de casa e seguia de bicicleta pela Rua Flamengo quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta. O passageiro do veículo efetuou os primeiros disparos pelas costas.
Mesmo ferida, a vítima ainda conseguiu percorrer alguns metros, mas foi novamente alcançada. Tiago Gomes da Silva teria se aproximado e efetuado o disparo fatal antes de fugir com o comparsa. Quando a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, David já estava sem vida.
Identificado por investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o acusado foi preso ainda durante a fase investigativa. A condenação ocorreu sete anos e três meses após o crime.


Você precisa fazer login para comentar.