Conecte-se conosco

Cotidiano

Deracre abre licitações para recuperação de ramais em Sena Madureira e Epitaciolândia

Publicado

em

Em Epitaciolândia, a Concorrência Eletrônica nº 089/2025 prevê intervenções nos ramais Estrada Velha e Km 07, garantindo melhorias na trafegabilidade, segurança e acesso às comunidades rurais.

Ações reforçam o compromisso do governo com a infraestrutura rural. Foto: Ascom/Deracre

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), anunciou nesta quinta-feira, 14, a abertura de duas licitações para contratação de empresas especializadas na execução de obras de melhoramento e recuperação de estradas vicinais em Sena Madureira e Epitaciolândia.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, ressaltou que as ações reforçam o compromisso do governo estadual com a infraestrutura rural: “Essas licitações são fundamentais para assegurar estradas em boas condições, garantindo mais acesso, segurança e desenvolvimento para as famílias do interior. Estamos atendendo à determinação do governador Gladson Camelí de investir na integração e no fortalecimento das comunidades rurais.”

Em Sena Madureira, a Concorrência Eletrônica nº 087/2025 contempla a recuperação dos Ramais Nova Olinda, Cassirian, Boca do Iaco e Ramal do 20, beneficiando comunidades rurais e fortalecendo o escoamento da produção agrícola.

O edital estará disponível a partir do dia 14 de agosto de 2025 nos sites www.licitacao.ac.gov.br e www.comprasnet.gov.br, sob o UASG 927996. As propostas deverão ser enviadas até às 9h15min (horário de Brasília) do dia 3 de setembro de 2025, com disputa de preços realizada no sistema eletrônico do ComprasNet.

Já em Epitaciolândia, a Concorrência Eletrônica nº 089/2025 prevê intervenções nos ramais Estrada Velha e Km 07, garantindo melhorias na trafegabilidade, segurança e acesso às comunidades rurais. O edital estará disponível a partir do dia 15 de agosto de 2025 nos mesmos endereços eletrônicos, com prazo para envio de propostas até às 9h15 do dia 4 de setembro de 2025, quando terá início a disputa no ComprasNet.

O Deracre destaca que as iniciativas integram o plano de manutenção e ampliação da infraestrutura viária do Acre, promovendo integração regional, qualidade de vida e desenvolvimento econômico.

Iniciativas promovem integração regional, qualidade de vida e desenvolvimento econômico. Foto: Ascom/Deracre

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Drone agrícola e equipamentos são apreendidos por uso irregular de agrotóxicos em reserva no Acre

Publicado

em

Fiscalização do ICMBio encontrou materiais escondidos em área de vegetação dentro da unidade de conservação em Brasiléia

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade apreendeu um drone agrícola, um veículo e diversos equipamentos utilizados na pulverização irregular de agrotóxicos no interior da Reserva Extrativista Chico Mendes, no município de Brasiléia.

A ação ocorreu durante a Operação de Fiscalização Victoria Amazônica – Vitória Régia, realizada entre os dias 16 de março e 4 de abril de 2026.

Durante diligências em campo, os agentes identificaram, ocultos em meio à vegetação, equipamentos típicos de pulverização agrícola, como gerador de energia, baterias e tanque dispersor. O drone utilizado na atividade foi localizado escondido dentro de um curral, o que, segundo o órgão, indica tentativa de ocultação dos instrumentos empregados na infração.

De acordo com o ICMBio, os indícios apontam para a realização de pulverização de agrotóxicos dentro da unidade de conservação — prática considerada irregular e com potencial de causar danos ao solo, à vegetação, à fauna, aos recursos hídricos e à saúde das populações que vivem na área.

Todo o material apreendido foi encaminhado para guarda institucional, conforme os procedimentos administrativos do órgão. O caso segue em apuração para identificar os responsáveis e aplicar as medidas administrativas e legais cabíveis.

A Reserva Extrativista Chico Mendes é uma unidade de conservação federal criada para garantir o uso sustentável dos recursos naturais e proteger os modos de vida das populações extrativistas. O ICMBio reforça que atividades potencialmente poluidoras ou realizadas em desacordo com a legislação ambiental estão sujeitas a sanções previstas em lei.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Governo convoca aprovados em processos seletivos para a rede estadual de ensino

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), publicou na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 6, novas convocações de processos seletivos simplificados (PSS) para o provimento de cargos na rede estadual de ensino.

As publicações visam o preenchimento de vagas remanescentes e a substituição de profissionais em diversas áreas, garantindo a continuidade dos serviços pedagógicos e a ampliação do quadro docente em todo o estado.

As convocações referem-se à 94ª convocação do certame regido pelo Edital nº 001/2023 e à 6ª convocação do processo regido pelo Edital nº 001/2025. Os candidatos convocados devem comparecer às unidades indicadas nos editais no período de 6 a 16 de abril de 2026. O atendimento será realizado exclusivamente no horário das 7h30 às 13h30.

Os candidatos deverão seguir rigorosamente as orientações do edital, apresentando os exames médicos exigidos e a documentação completa dentro dos prazos estabelecidos, etapa indispensável para a continuidade no certame. As declarações mencionadas na documentação necessária podem ser encontradas no site oficial da Sead. Mais informações podem ser obtidas na SEE pelo telefone (68) 3213-2331ou pelo e-mail [email protected].

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Café com Leite vence o AME na abertura do Estadual Sub-15

Publicado

em

A equipe do Café com Leite, de Porto Acre, venceu o time do Colégio AME por 4 a 1 nesse sábado, 4, no Centro de Iniciação ao Esporte(CIE) , na rodada de abertura do Campeonato Estadual de Futsal Sub-15.

Nas outras partidas da rodada, Preventório e Capixaba empataram por 2 a 2 e Epitaciolândia derrotou o Villa por 3 a 1.

Sub-11

Dois jogos marcaram a abertura do Campeonato Estadual de Futsal Sub-11. O Fluminense da Bahia “B” venceu o Café com Leite por 1 a 0 e o Fluminense da Bahia “A” bateu o Villa por 3 a 0.

Comentários

Continue lendo