fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Deputado Jairo apresenta projeto que ajudará famílias de baixa renda em construções

Publicado

em

DEP JAIRO CARVALHO

O deputado estadual Jairo Carvalho (PSD) apresentou nesta quarta-feira (25), projeto de lei que orientará ao Governo do Acre a ajudar famílias de baixa renda e instituições sem fins lucrativos em construções, através de engenheiros e arquitetos lotados na Secretaria de Habitação e Interesse Social – SEAHB.

O deputado Jairo Carvalho disse que o projeto é uma contribuição para a atualidade o futuro do nosso estado. Segundo ele a autoconstrução é comum nas cidades do estado, no entanto se faz necessário incentivos por parte do governo.

“Às vezes a pessoa tem o dinheiro para comprar o cimento, o ferro, o tijolo, a areia e o barro, mais não tem como gastar com um arquiteto e um engenheiro, sabendo que o estado já dispõe de alguns profissionais contratados que ajudam em seus programas de habitação, eu estou propondo essa lei”, discursou Jairo Carvalho.

Ao descer da Tribuna o parlamentar foi elogiado por vários deputados e oposição e situação. Eles disseram que o projeto de Jairo Carvalho é a prova que é possível ser um deputado de oposição coerente e construtivo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Brasileia inicia piçarramento e serviços de infraestrutura em ramais

Publicado

em

Garantindo trafegabilidade, acesso à escoação da produção agrícola e do extrativismo, a prefeitura de Brasileia, com recursos de emenda parlamentar do deputado Tadeu Hassem, iniciou os trabalhos de piçarramento no Ramal do KM 19, na zona rural do município.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e faz parte do plano de manutenção e recuperação dos ramais durante o verão amazônico.

Além do ramal principal, os braços de ramais (trechos menores que dão acesso às propriedades rurais), também estão sendo atendidos.

As equipes estão no local com máquinas pesadas realizando limpeza, nivelamento, abertura de valas e aplicação de piçarra nos pontos mais críticos.

O prefeito Carlinhos do Pelado destacou que a meta é garantir melhores condições de ramais para a população rural. “Nosso compromisso é com quem vive e trabalha na zona rural também. O verão chegou e estamos aproveitando para garantir acesso de qualidade para os produtores e moradores terem o direito de ir e vim desses locais com segurança”, afirmou.

Com mais de 2.200 quilômetros de ramais espalhados por assentamentos do Incra e áreas da Reserva Extrativista Chico Mendes, a prefeitura segue um cronograma para atender todos os ramis de forma gradual. “Sabemos da importância desses ramais para o escoamento da produção e para o transporte dos moradores e dos alunos. Por isso, estamos priorizando as áreas mais críticas e vamos avançar com o serviço nas próximas semanas”, enfatizou o prefeito.

A iniciativa facilita o tráfego de veículos, o transporte escolar, o acesso aos serviços de saúde e principalmente, o escoamento da produção agrícola e extrativista das famílias que vivem na zona rural de Brasileia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rainha do Rodeio da Expoacre 2025 será eleita nesta quinta, em Rio Branco

Publicado

em

O momento mais aguardado pelas candidatas ao concurso Rainha do Rodeio e por suas torcidas está prestes a acontecer. A grande final, que definirá os nomes da Rainha e da Princesa do Rodeio 2025, será realizada nesta quinta-feira, 24, às 19h, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Participam da disputa 12 candidatas — dez de Rio Branco e duas dos municípios de Bujari e Xapuri. Entre elas, estão acadêmicas de Medicina, Engenharia Florestal, Engenharia Civil e Medicina Veterinária, além de concorrentes já formadas. No último sábado, 19, as participantes se apresentaram durante a solenidade de lançamento da 50ª edição da Expoacre, que contou com a presença do governador Gladson Camelí.

As candidatas à Rainha do Rodeio 2025 são Letícia Rocha, pela Ipê Empreendimentos; Cristina Filgueira, pela Fazenda dos Maia; Klyste Anne, pelo Auto Posto Amapá; Sandy Andrade, pela Fazenda Nova Era; Ingra Martins, pela Fazenda Bom Retiro; Grazy Salvador, pela Minerale; Maria Luana, pela Fazenda Soberana; Camila Assunção, pela Oral Unic; Nay Souza, pela Sabenauto; Débora Costa, pela Droga Lopes; Miriane Rodrigues, por Bujari; e Katrinny Silva, por Xapuri.

Neste ano, o concurso inovou e apresenta um novo método de escolha para Madrinha dos Peões, a qual será eleita por meio de voto popular durante os primeiros dias da Expoacre. Serão espalhados dois totens para votação do público, além da campanha das candidatas pelas ruas do Parque de Exposição Wildy Viana.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sarampo no Acre: 11 casos estão sob investigação; 16 já foram descartados

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) atualizou o boletim sobre a situação do sarampo no estado. De acordo com os dados mais recentes, 27 casos foram notificados até o momento. Desses, 16 já foram descartados e 11 seguem em investigação.

Apesar das notificações, não há casos confirmados da doença no estado. O Acre não registra transmissão de sarampo desde o ano 2000.

A seguir, o detalhamento dos casos por município:

Casos em investigação:

Acrelândia: 2

Porto Acre: 1

Cruzeiro do Sul: 2

Rio Branco: 2

Brasiléia: 4

Casos descartados:

Porto Acre: 2

Feijó: 1

Sena Madureira: 2

Cruzeiro do Sul: 2

Epitaciolândia: 2

Assis Brasil: 2

Rio Branco: 3

Brasiléia: 1

Cobija (Bolívia): 1*

(Caso notificado em Rio Branco, mas com residência na Bolívia)

A Sesacre reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção contra o sarampo e orienta a população a manter a caderneta atualizada. Em caso de sintomas como febre, manchas vermelhas no corpo, tosse ou conjuntivite, a recomendação é procurar uma unidade de saúde imediatamente.

Situação na Bolívia preocupa

O boletim também chama atenção para o cenário no país vizinho. A Bolívia já contabiliza, em 2025, 155 casos confirmados de sarampo, além de 1.302 casos em investigação e 1.147 descartados. A maioria está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o que acende o alerta para regiões de fronteira, como o Alto Acre.

Comentários

Continue lendo