fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Deputada Eliane Sinhasique: “O que falta nesse governo é gerenciamento e a Secretaria de Saúde é um exemplo disso”

A deputada oposicionista também questiona a falta de gerenciamento em diversos setores do Estado.

Publicado

em

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (20), a deputada Eliane Sinhasique (MDB) voltou a cobrar do secretário de Saúde, Gemil Júnior, o diagnóstico completo a respeito dos atendimentos do Pronto Socorro e das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), de Rio Branco. A oposicionista também questionou a falta de gerenciamento em diversos setores do Estado.

“Encaminhei um ofício ao secretário e ele me enviou uma resposta ridícula. Eu quero saber do gestor quantos profissionais atendem nessas unidades de saúde, quantos atendimentos são realizados e quantos ainda precisam ser feitos, mas ele simplesmente não me respondeu. Para completar, ele vai passar esses hospitais para uma organização social, o que para mim é um atestado de incompetência da própria secretaria”, afirmou.

Ainda de acordo com a parlamentar, o que falta no governo atual é planejamento. “Não existe planejamento para nada nesse governo, a ZPE de Xapuri é um exemplo disso, está completamente abandonada. A Peixes da Amazônia está cheia de dívidas até o talo. A Fábrica de Camisinhas também foi feita sem nenhum plano de mercado, assim como a Fábrica de Tacos, que também está em completo abandono. O que falta nesse governo é respeito com o povo do Acre, o que a gente vê é dinheiro público sendo jogado fora”, destacou.

No Grande Expediente, Eliane Sinhasique cobrou da Mesa Diretora celeridade no processo de votação do requerimento de sua autoria, que solicita a presença do empresário Jarbas Soster no Poder Legislativo para falar a respeito das obras do Programa Ruas do Povo, executado pela empresa Pedra Norte, de sua propriedade. A parlamentar disse que as declarações do empresário são fortes.

“Peço que meu requerimento seja colocado na pauta de votação o mais rápido possível, levando em consideração as graves declarações do empresário Jarbas Soster. Ele postou em uma rede social que está à disposição da Aleac e dos órgãos de controle para prestar esclarecimentos a respeito do Programa Ruas do Povo. Nesse sentido, precisamos aprovar o mais rápido possível esse requerimento para que no âmbito das Comissões possamos ouvi-lo. Considero muito grave o que ele tornou público com relação ao Programa Ruas do Povo”, enfatizou.

Para a oposicionista, a Aleac não pode se omitir de fazer essa discussão diante das declarações do empresário. “Precisamos ouvi-lo a respeito das irregularidades que sabe. É nossa obrigação fazer isso aqui. Precisamos ouvir o Jarbas Soster. Não vamos pecar e cometer o crime da omissão. Não podemos fazer de conta que não aconteceu nada”, concluiu.

Texto: Mircléia Magalhães - Agência Aleac

Comentários

Continue lendo

Extra

Quaest: desaprovação a Lula ultrapassa 60% em SP, RJ e MG; aprovação cai mais de 15 pontos na BA e em PE

Publicado

em

Por

Presidente Lula — Foto: EVARISTO SA / AFP

Pela 1ª vez, desaprovação supera aprovação mesmo onde o presidente venceu as eleições em 2022, como Bahia e Pernambuco. Pesquisa foi feita em 8 estados que representam 62% do eleitorado brasileiro.

Levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (26) aponta que o 3º governo do presidente Lula (PT) é reprovado por 50% ou mais dos eleitores em 8 estados pesquisados. De acordo com a pesquisa, a desaprovação supera os 60% em SP, RJ e MG e a aprovação cai mais de 15 pontos na BA e em PE, estados onde Lula venceu as eleições em 2022. Pela 1ª vez, a desaprovação do presidente numericamente superou a aprovação nesses dois estados.

A pesquisa Genial/Quaest, contratada pela Genial Investimentos, foi feita entre os dias 19 e 23 de fevereiro com 6.630 brasileiros de 16 anos ou mais nos seguintes estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos em 7 estados, com a exceção de SP, em que é de 2 pontos para mais ou menos.

É a primeira vez que a Genial/Quaest inclui RJ e RS em suas pesquisas sobre a avaliação ao governo Lula. Os demais 6 estados possuem levantamentos anteriores (veja o histórico abaixo).

Veja os números de cada estado:

A desaprovação de Lula subiu 14 pontos em SP, de 55% em dezembro de 2024, para 69% no levantamento divulgado nesta quarta-feira. Aprovação caiu de 43% para 29%. Foram ouvidas 1.644 pessoas e margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos. Veja:

A Genial/Quaest realizou pela primeira vez pesquisa com eleitores do estado: 64% desaprovam a gestão de Lula, enquanto 35% aprovam. Foram ouvidas 1.400 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:

Os eleitores mineiros indicam desaprovação de 63% ao governo Lula, crescimento de 16 pontos em relação aos 47% registrados em dezembro de 2024. A aprovação caiu 17 pontos: de 52% para 35%. Foram ouvidas 1.482 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:

A desaprovação a Lula superou numericamente a aprovação pela primeira vez no estado: 51% desaprovam, enquanto 47% aprovam o governo federal. Houve crescimento de 18 pontos entre os que avaliam negativamente o petista e queda de 19 pontos entre aqueles que aprovam. Foram ouvidas 1.200 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:

Assim como na Bahia, Pernambuco é outro estado em que a desaprovação supera a aprovação pela 1ª vez: 50% contra 49%, dentro da margem de erro, que é de 3 pontos para mais ou menos.

Em dezembro de 2024, a desaprovação era de 33%, aumento de 17 pontos para a pesquisa desta quarta, enquanto a aprovação era de 66% e sofreu queda para 49%, recuo de 16 pontos. Foram ouvidas 1.104 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:

A desaprovação ao presidente subiu 15 pontos no Paraná: está em 68%, contra 53% no levantamento feito em dezembro do ano passado. A aprovação caiu 14 pontos: é de 30%, enquanto registrava 44% na última pesquisa. Foram ouvidas 1.104 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:

A primeira pesquisa da Quaest sobre o tema com eleitores do RS indica desaprovação de 66% dos entrevistados com o trabalho de Lula, já 33% aprovam o seu terceiro mandato. Foram ouvidas 1.404 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:

A desaprovação ao governo Lula subiu 14 pontos entre os entrevistados em GO: de 56% em dezembro de 2024 para 70%. Enquanto a aprovação caiu 13 pontos: de 41% para 28%. Foram ouvidas 1.104 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos. Veja:

Popularidade em queda

Pesquisa Quaest indicou queda de popularidade de Lula em janeiro, quando o índice de desaprovação superou pela primeira vez, numericamente, a aprovação ao presidente em pesquisa nacional. Foram entrevistados 4,5 mil eleitores em todo o Brasil, na época.

Veja os números:

  • Aprova: 47% (eram 52% em dezembro);
  • Desaprova: 49% (eram 47%);
  • Não sabe/não respondeu: 4% (eram 2%).

Para Felipe Nunes, diretor da Quaest, o que explica a reprovação histórica é a percepção dos eleitores sobre a condução da economia no país e as promessas de campanha do presidente.

“Primeiro, Lula não consegue cumprir suas promessas. Esse percentual sempre foi alto, mas chegou ao seu maior patamar em jan/25: 65%. Ou seja, mais do que gerar esperança, o atual governo produz frustração na população”, afirma Nunes.

Quaest: Desaprovação de Lula supera aprovação em 8 estados

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

 CHAMADA PÚBLICA Nº. 001/2025

AVISO DE LICITAÇÃO

CHAMADA PÚBLICA N° 001/2025

OBJETO: Chamamento Público para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, destinado ao atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, durante o período compreendido no exercício de 2025.

Data da Abertura: 01 de abril de 2025, às 09h00min.

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta e aquisição, no período de 28 de fevereiro de 2025 ao dia 31 de março de 2025, de segunda a sexta-feira, na sede da Prefeitura Municipal de Brasiléia, sito a Av. Rolando Moreira n. º 198 – Centro, em Brasiléia/AC, telefone (68) 35464402, ou através do e-mail cpl@brasileia.ac.gov.br e endereço eletrônico http://app.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/.

Brasileia/AC, 27 de fevereiro de 2025.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Agente de Contratação

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO 

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA

COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL

AVISO DE LICITAÇÃO 

PREGÃO ELETRÔNICO N.º 001/2025.

DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 27/02/2025 à 19/03/2025.

TIPO DE LICITAÇÃO: Menor preço.

DATA DE ABERTURA: 20 de março de 2025, a partir das 10:00 horas (horário de Brasília-DF), através do site www.comprasnet.gov.br. O edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta e aquisição, através dos endereços eletrônicos: licitacao@epitaciolandia.ac.gov.br ewww.comprasnet.gov.br.

OBJETO: Aquisição de veículo tipo micro-ônibus urbano de transporte sanitário, com capacidade mínima de 20 lugares, visando atender as demandas da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Epitaciolândia/AC.

A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de a todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.

Epitaciolândia/AC, 27 de fevereiro de 2025.

Agleison Rodrigues dos Santos

Agente de Contratação

Decreto n° 072/2025

Comentários

Continue lendo