Acre
Depois dos professores, agora são policiais militares que podem aderir ao movimento de greve
A Associação dos Militares do Estado do Acre (AME/AC) emitiu um comunicado aos militares acreanos sobre o pagamento do Prêmio Anual de Valorização da Atividade Militar (VAM). No documento a Associação relata acerca da conversa que manteve com o subcomandante da Polícia Militar, coronel Gaia, durante a semana passada.
Durante a conversa a diretoria da AME foi informada que não existe previsão para a realização do pagamento da primeira parcela prevista em lei para este mês de julho, o que deixou os militares descontente com o governo estadual.
“O comando da PM, assim como o do Corpo de Bombeiros, reconhece que os militares atingiram todas as metas (indo além delas), entendem o pagamento como um direito e buscam também respostas do Governo do Estado para repassar aos membros da instituição. Por parte do Comando da PM, não existe uma reposta de que não haverá pagamento, acredita-se que ele virá, mas em uma data ainda não especificada”, diz o documento.
A AME diz ainda que está não é a primeira vez que o governo não cumpre com a promessa do pagamento da VAM, alegando problemas financeiros, mas sem deixar de nomear cargos comissionados, fato a ser comprovado nas publicações do Diário Oficial do Estado do Acre (DOE/AC).
Os militares afirmam que vão procurar o governo afim de uma definição do pagamento do prêmio. Caso tenham uma resposta negativa os policiais militares vislumbram dois caminhos, a via judicial e o posicionamento político de categoria, através de manifestações.
Veja nota publicada pela AME/AC
SOBRE O PAGAMENTO DO PRÊMIO ANUAL DE VALORIZAÇÃO DA ATIVIDADE MILITAR (VAM)
- Conversa com o Comando da PMEm conversa com o Cel Gaia, subcomandante da PMAC, a respeito do Prêmio Anual de Valorização da Atividade Militar (VAM), nossa diretoria foi informada que não existe previsão para a realização do pagamento da primeira parcela prevista em lei para este mês de julho. O comando da PM, assim como a do Corpo de Bombeiros, reconhece que os militares atingiram todas as metas (indo além delas), entendem o pagamento como um direito e buscam também respostas do Governo do Estado para repassar aos membros da instituição. Por parte do Comando da PM, não existe uma reposta de que não haverá pagamento, acredita-se que ele virá, mas em uma data ainda não especificada.
- Posicionamento da AME/ACNão é a primeira vez que o governo cansa os militares com indefinições a respeito do pagamento do VAM. O argumento da falta de dinheiro se contradiz diante do aumento dos cargos comissionados que são nomeados, por dia, no Diário Oficial Estado do Acre. A prioridade governista mais uma vez fica clara que não somos nós.As indefinições, nesse mesmo diapasão, refletem que o esforço dos militares que combatem a criminalidade, levam segurança para a sociedade acreana e salvam vidas não está sendo reconhecido da forma como a lei prevê. Observamos autoridades políticas fazendo publicidades sobre a redução dos índices de criminalidade, ganhando dividendos políticos sobre nosso trabalho e essas mesmas autoridades não reconhecem, da forma como a lei prevê, com o pagamento de nosso prêmio em sua data certa. Podemos entender o momento econômico que passa o Estado e o país, mas esse mesmo momento econômico não reconhece o que estamos passando diante da inflação galopante em que estamos imersos, quase sem fôlego financeiro para respirar. Esse mesmo momento econômico é o principal fator que cria um cenário de defasagem salarial, diminui nosso pouco poder de compra e que deve nos levar a lutar por melhorias em nossos salários.
- DeliberaçãoVamos procurar o governo para obtermos uma definição do pagamento. Caso tenhamos uma negativa, temos dois caminhos a percorrer. A primeira através da via judicial. Se batemos todas as metas, logo temos direito. A segunda via será através do posicionamento político de categoria, através de manifestações, onde só poderemos sair vitoriosos se contarmos verdadeiramente com o apoio de todos.REFLEXÃO“Se sofremos juntos, porque não lutamos juntos?” (Frase da personagem de quadrinhos Mafalda, Jornal El Clarin, Argentina).
UNIDOS SOMOS FORTES
Rio Branco – Acre, 31 de julho de 2015
Joelson Souza Dias
Presidente da AME/AC
Comentários
Acre
Prefeito Jerry Correia se reúne com Deputado Federal Coronel Ulysses para tratar de melhorias para Assis Brasil
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, foi recebido pelo deputado federal Coronel Ulysses para discutir investimentos e melhorias para o município, que faz parte da tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia. Entre os temas abordados, esteve a potencialidade turística da cidade e a possibilidade de uma agenda com o Ministro do Turismo para buscar mais recursos para o setor.
Além disso, o prefeito apresentou os resultados das emendas destinadas para Assis Brasil pelo deputado. Desde segunda-feira, equipes da Prefeitura estão trabalhando na recuperação de ruas do bairro Plácido de Castro, graças aos recursos viabilizados pelo parlamentar. Parte dos investimentos também veio de uma emenda especial, que contemplará melhorias no bairro Bela Vista.
O prefeito Jerry Correia aproveitou a ocasião para convidar o deputado Coronel Ulysses a visitar Assis Brasil e conferir de perto as obras realizadas. “Queremos mostrar o impacto positivo que esses recursos estão trazendo para a cidade e expressar a gratidão da nossa população”, destacou Jerry
A Prefeitura segue empenhada em firmar parcerias para garantir mais investimentos e desenvolvimento para Assis Brasil, fortalecendo a infraestrutura urbana e explorando o potencial turístico do município.
Comentários
Acre
Deputados e senadores elegem presidentes da Câmara e Senado neste sábado
A um dia da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, três candidatos já haviam oficializado sua intenção de ocupar a presidência da Casa: Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS)
Câmara dos Deputados e Senado Federal vivem momentos decisivos para a grande disputa que ocorrerá neste sábado (1º), data em que os parlamentares escolherão aqueles que comandarão cada uma das duas casas legislativas pelos próximos dois anos.
Serão também escolhidos os ocupantes dos demais cargos das mesas diretoras. A previsão é de que, no Senado, a eleição inicie às 10h. Já a da Câmara está prevista para o período da tarde, às 16h.
Senado
Além de seu presidente, os senadores escolherão dois vice-presidentes e oito secretários – quatro titulares e quatro suplentes. O primeiro passo a ser dado para a escolha do presidente será dado na primeira reunião preparatória. Nela, os pretendentes ao cargo formalizam, por escrito, a candidatura na Secretaria-Geral da Mesa.
Na sequência, o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comunica as candidaturas formalizadas ao Plenário. Os candidatos, então, discursarão em defesa de suas candidaturas, seguindo ordem alfabética.
De acordo com as regras da Casa, renúncias de candidaturas podem ocorrer durante o período estipulado para os discursos. Apenas os candidatos à presidência do Senado poderão discursar.
Terminados os discursos, inicia-se a votação, que será secreta, em cabines e em cédulas contendo os nomes dos candidatos, além de rubricas dos atuais presidente e vice-presidente do Senado. O voto, então, será depositado em uma urna instalada na Mesa e, por fim, o parlamentar assina a lista de votação.
Caberá ao atual presidente e auxiliares fazerem a apuração, iniciada com a confirmação do número de cédulas, para, então, fazer a contagem de votos para cada candidato. Terminada a contagem, os votos serão triturados. Vence o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos.
Candidatos
Até o fechamento desta matéria, quatro senadores estão na corrida para ocupar a presidência do Senado para o biênio 2025-2026: Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE).
A posse do novo presidente será feita logo após o anúncio do eleito, finalizando a primeira reunião preparatória, dando início à convocação da segunda reunião, prevista para as 11h. Nela, serão formalizados, apresentados e escolhidos, também em votação secreta, os demais integrantes da mesa (dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro secretários suplentes).
No caso dos cargos em que haja apenas um candidato inscrito, a votação será por meio eletrônico.
Para a eleição dos integrantes da Mesa, é exigida maioria de votos e presença da maioria dos senadores. “Deve ser assegurada, tanto quanto possível, a participação proporcional das representações partidárias ou dos blocos parlamentares com atuação na Casa”, informa o Senado.
Câmara
A um dia da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, três candidatos já haviam oficializado sua intenção de ocupar a presidência da Casa: Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).
O prazo para formalização das candidaturas termina às 13h30 do sábado. Já o prazo para a formalização dos blocos parlamentares terminará às 9h do mesmo dia. Duas horas depois, às 11h, está prevista uma reunião de líderes, para a escolha dos cargos da Mesa Diretora.
A inauguração da nova sessão legislativa será em sessão conjunta do Congresso Nacional, prevista para as 15h. Já a primeira sessão preparatória, em que se elegerá o novo presidente, será no Plenário, e tem previsão de iniciar às 16h.
A exemplo do Senado, o vencedor precisará obter maioria absoluta dos votos (257), para ser eleito em primeiro turno. Caso haja necessidade de um segundo turno, bastará ser o mais votado para, enfim, definir quem ocupará a cadeira da presidência pelos próximos dois anos.
Os partidos poderão formar blocos, caso pretendam aumentar sua representatividade e participação na distribuição das presidências de comissões e da Mesa Diretora. O mandato terá duração de quatro anos para as comissões; e de dois anos para a Mesa Diretora.
Comentários
Acre
Secretária de Educação de Xapuri participa do 1º Encontro da Undime/AC
A secretária municipal de Educação de Xapuri, Aucelina Oliveira, participou, nesta quinta-feira, 30, do 1º Encontro de Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela Undime/AC – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
O evento reuniu gestores educacionais de diversos municípios para debater políticas públicas, compartilhar experiências e buscar soluções para os desafios da educação básica.
Antes do encontro da Undime/AC, Aucelina cumpriu, acompanhada gestora DGP/Núcleo de Lotação da Semed, Gilcinara Gondim Batista, algumas agendas em Rio Branco, nas secretarias municipal e estadual de Educação, todas elas com pautas importantes relacionadas à melhoria do ensino em Xapuri.
“ (…) Participei de reunião com o secretário municipal [adjunto] de Educação de Rio Branco, Paulo Machado, para fazermos parcerias na área de ações pedagógicas, permutas de servidores e outros”, relatou Aucelina.
Nas redes sociais, o secretário Paulo Machado mencionou o encontro com a secretária e enfatizou a importância da parceria entre os municípios na área da Educação. Ele teceu elogios ao empenho da gestora educacional xapuriense na melhoria da qualidade do ensino no município.
“Recebemos com grande satisfação a visita da secretária de educação de Xapuri, Aucelina da Silva. Sua presença fortalece a parceria para a melhoria da
Educação no município. Aucelina se destaca pelo trabalho dedicado e busca por soluções inovadoras para garantir um ensino de qualidade aos estudantes de Xapuri”, registrou.
Aucelina também destacou a visita que fez à Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEE), onde se reuniu com o professor José Rego, do Departamento de Gestão da pasta. Na pauta, eles discutiram sobre parcerias que já existem entre as esferas estadual e municipal na área educacional.
“Também estivemos na Secretaria Estadual de Educação, com o professor Rego, para uma visita de apresentação e fundamentar as parcerias já em andamento com o coordenador do Núcleo de Educação de Xapuri, Wágner Menezes”, acrescentou.
A participação da secretária xapuriense no encontro da Undime/AC reforça o compromisso do município com a melhoria da qualidade do ensino e a implementação de estratégias inovadoras para o desenvolvimento educacional.
Você precisa fazer login para comentar.