fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Deficiente visual é sorteado para participar de júri popular em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Para Bruno, uma pessoa não pode ter sua vida prejudicada em razão de sua deficiência

Bruno Feliciano, de 22 anos, é morador de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, e deficiente visual desde o nascimento. No início de julho vivenciou uma experiência exitosa, na Sala das Sessões do Tribunal do Júri da Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul, quando foi sorteado para compor o Conselho de Sentença para julgamento de um réu por tentativa de homicídio.

Ele que, inclusive, faz graduação em Direito, foi aceito tanto pela defesa do réu quanto pela acusação, representada pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, Fernando Terra.

A juíza de Direito substituta Gláucia Gomes, que presidiu a sessão de julgamento popular, precisou tomar algumas providências para a participação dele no Conselho de Sentença, principalmente quanto à votação, para criar cédulas “sim” ou “não” em Braile. “Ele ficou muito feliz de participar. É uma pessoa muito engajada na defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, disse a juíza.

 

“Um caso que me motivou a ser jurado foi o da Boate Kiss”, segundo Bruno

Para Bruno, uma pessoa não pode ter sua vida prejudicada em razão de sua deficiência e o júri da Boate Kiss, realizado em dezembro de 2021, que condenou os quatro réus acusados pela prática de 242 homicídios e de 636 tentativas de homicídio, mas anulado por uma decisão do TJ-RS, foi a motivação para ele querer ser jurado e representar a sociedade.

“Os profissionais não levaram a sério como deveria ser a solenidade de um júri, a meu ver, a interpretação dos jurados pode ter sido comprometida, pois se utilizaram de alguns artifícios questionáveis. Faço a graduação em Direito por amor. E o júri da Boate Kiss me inspirou a fazer justiça da maneira correta, julgar de acordo com a lei”, ressaltou.

Ele, que ficou sendo auxiliado por uma enfermeira durante todo o júri realizado no dia 4 de julho, agradeceu pela maneira solícita de como todos o trataram e enfatizou que a deficiência visual não foi fator preponderante da decisão de ele continuar no júri, quando foi sorteado para compor o Conselho de Sentença com mais seis pessoas.

“A deficiência não foi fator preponderante da decisão de eu continuar no júri, de enviar documento de dispensa. Na verdade, a deficiência nem chegou a ser considerada. Nem lembro da minha deficiência quando vou tomar alguma decisão. Não me impede”, finalizou.

Por Ana Paula Batalha da Silva

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia promove Saúde na Comunidade em edição especial pelos 32 Anos do Município

Publicado

em

No sábado, dia 20, a cidade de Epitaciolândia promoveu mais uma iniciativa crucial em prol do bem-estar de sua população: a 87ª edição do Programa Saúde na Comunidade.

Promovido pela Secretaria de Saúde do município, o evento se destacou como parte das celebrações pelo aniversário de 32 anos da cidade, levando atendimento e cuidados de saúde à comunidade.

A comunidade Mato Grosso foi o ponto de encontro para essa ação de grande alcance social, que ofereceu uma ampla gama de serviços para os moradores locais. Desde consultas médicas e exames preventivos até orientações sobre saúde e bem-estar, a iniciativa visou garantir o acesso universal e igualitário à saúde para todos.

O prefeito Sérgio Lopes, juntamente com a Secretária de Saúde, Jessica Morais, esteve presente durante toda a ação, demonstrando seu compromisso pessoal com a saúde e o bem-estar da comunidade. Dialogando de perto com os moradores e profissionais de saúde, a liderança municipal reafirmou seu apoio e dedicação à promoção de uma vida saudável para todos os cidadãos de Epitaciolândia.

Com eventos como o Programa Saúde na Comunidade, a Prefeitura de Epitaciolândia reforça seu compromisso em proporcionar serviços de saúde de qualidade e acessíveis, contribuindo para o desenvolvimento e o bem-estar de sua população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Forró da Melhor Idade encanta tardes no Centro de Convivência do Idoso em Brasiléia

Publicado

em

Nesta última sexta-feira, dia 19, o Centro de Convivência do Idoso se transformou em um verdadeiro arrasta-pé! Ao som contagiante do forró e das clássicas músicas juninas, a tarde foi marcada por muita alegria e diversão para a melhor idade.

Sob a coordenação da dedicada Silva Lima e sua equipe, os idosos presentes não apenas dançaram ao ritmo animado, como também celebraram a vida e a vitalidade. O evento, repleto de música e sorrisos, proporcionou momentos inesquecíveis de integração e felicidade para todos os participantes.

Com uma atmosfera festiva e acolhedora, o Forró da Melhor Idade se consolidou como uma tradição no calendário do Centro de Convivência, promovendo o bem-estar e a socialização dos idosos da comunidade.

E que venham mais tardes repletas de dança, música e momentos memoráveis para essa animada turma da melhor idade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco promove torneio de Futsal para jovens no Centro da Juventude

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), organizou um animado torneio de futsal na quadra do Centro da Juventude, localizado no bairro Cidade Nova. A abertura ocorreu, neste sábado (20), e contou com a participação de 10 times, sendo dois femininos. A competição atraiu jovens com idades entre 10 e 17 anos.

A gestão municipal tem investido forte em atividades esportivas alcançando todas as comunidades. Além do futsal outras modalidades serão ofertadas como informa a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze.

“A gente vai estar agora iniciando aula de dança, para que a comunidade tenha atividades aqui”

A diretora ainda ressaltou que as ações esportivas serão levadas para outras áreas da cidade, visando atender diversas comunidades. A iniciativa, segundo ela, é um teste para qualificar ainda mais as atividades oferecidas, contando com o apoio de estagiários de educação física e da prefeitura.

“A gente vai levar essas atividades de torneio para as outras regionais. Então a gente está se organizando, para que a gente possa estar atendendo as demais comunidades.”

O prefeito de Rio Branco ressaltou o apoio contínuo da gestão municipal ao torneio da juventude. Ele destacou também a relevância do evento para os jovens do município que recentemente enfrentaram uma alagação que afetou muitas famílias da região e o torneio surge como uma forma de reafirmar o compromisso da prefeitura com a comunidade. Por fim, o gestor disse que o esporte é uma ferramenta poderosa que dignifica as pessoas.

“É muito importante 10 times de jovens, crianças aqui correndo atrás da bola, gastando suas energias e mostrando para o mundo que o esporte dignifica as pessoas. O esporte faz com que as pessoas se tornem mais disciplinadas e a disciplina é muito importante na nossa vida. Então eu estou feliz de poder vir aqui e participar da abertura.”

Comentários

Continue lendo