fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Defesa Civil coordena vistoria às casas atingidas pela cheia para retorno seguro das famílias

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual e Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), está coordenando o procedimento de vistoria das casas atingidas pela cheia do Rio Acre em Rio Branco. A ação visa garantir que, após a emissão de laudo indicando condição de habitação, as famílias abrigadas em escolas e outras instalações temporárias tenham um retorno seguro aos lares.

Governo vistoria casas para retorno seguro das famílias. Foto: José Caminha/Secom

Segundo o coordenador da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Carlos Batista, as vistorias são feitas pelas equipes que contam, ainda, com engenheiro civil da Seop.

Durante a ação, são observados o material de construção – alvenaria, madeira, estrutura metálica ou mista (madeira e alvenaria), a situação do piso, das paredes e da cobertura. Também passam pela avaliação os elementos estruturais, como vigas, lajes e pilares, além da instalação elétrica e o entorno da edificação, incluindo o ambiente externo e terreno.

Defesa Civil estadual coordena equipes de vistoria. Foto: José Caminha/Secom

“Além da vistoria para um retorno seguro, orientamos os familiares para os cuidados com animais peçonhentos, que procuram locais mais altos durante a subida das águas. E, no caso de o laudo do engenheiro civil indicar que a estrutura do imóvel está comprometida e sem condições de habitação, as famílias seguem em abrigos municipais e, conforme for o caso, são encaminhadas para atendimento do aluguel social”, explica o coordenador.

Morando no bairro Cadeia Velha há dois anos, a autônoma Maria Cristiane Lima foi atingida pela primeira vez pela cheia do Rio Acre. Para a moradora, que está abrigada com o marido e o filho de dois anos no Colégio Militar Dom Pedro II, no bairro Santo Afonso, a esperança é de retornar para casa o quanto antes, após a vistoria da Defesa Civil e Seop.

Maria Cristiane Lima: “O que eu mais quero é voltar pra casa”. Foto: José Caminha/Secom

“Desde o começo recebemos o apoio dos bombeiros e depois, no colégio, recebemos toda a assistência dos médicos e de alimentação e tudo. O que eu mais quero agora é voltar para minha casa, porque penso muito no melhor para o meu filho”, relatou.

Vazante

No último domingo, 9, o nível do Rio Acre marcou 13,82m, abaixo da cota de transbordamento que é de 14m.

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem escapa por pouco de assalto a mão armada em frente à sua casa em Cobija

Publicado

em

Câmeras de segurança flagraram momento em que criminosos (suspeitos de serem brasileiros) se aproximaram da vítima; ação rápida do morador frustrou roubo

De acordo com o relatório apresentado pelas autoridades policiais, dois criminoso tentaram assaltar um jovem que chegava em sua residência de moto, e estaciona em frente a casa da família. Foto: captada 

Um jovem morador de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia, escapou por pouco de um assalto a mão armada nas proximidades da Avenida Otto Felipe Braun, na área central da cidade. O fato ocorreu quando a vítima chegava de moto em sua residência e estacionava em frente à casa da família, sem perceber a aproximação de dois criminosos.

As imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que um dos assaltantes, suspeito de ser de nacionalidade brasileira, sacou uma arma de fogo e apontou em direção ao jovem.

Câmera de segurança registrou o momento exato em que a vítima estaciona o seu veículo e entra em casa, momento que os agressores (supostamente de nacionalidade brasileira) se aproximam. Foto: captada 

Alertado pelo movimento, o morador conseguiu fechar o portão a tempo, assustando os delinquentes, que fugiram correndo pela rua do bairro. A ação rápida do jovem frustrou mais uma tentativa de roubo na região de fronteira.

As autoridades policiais de Cobija investigam o caso e buscam identificar os criminosos, que, segundo relatos, estariam agindo na área central da cidade. O incidente reforça a preocupação com a segurança na fronteira e a necessidade de maior patrulhamento para coibir esse tipo de crime.

O jovem consegue fechar a tempo o portão salvando sua vida e seu patrimônio dos assaltantes que aparentemente são brasileiros. Foto: captada 

Veja vídeo TVU Pando:

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende mulher por tráfico de drogas em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Condenada a 7 anos de prisão, Maria Ágila dos Santos Gomos, 42, foi detida em casa e enviada ao sistema penitenciário

A Polícia Civil efetuou a prisão de Maria Ágila dos Santos Gomos, de 42 anos, nesta segunda-feira (7), por tráfico de drogas. A detenção ocorreu em sua residência, no bairro Remanso, após a expedição de mandado de prisão. Condenada a sete anos de reclusão em regime fechado, a acusada havia recorrido em liberdade, mas agora será encaminhada à unidade penitenciária para cumprir a pena. A ação reforça o combate ao narcotráfico na região.

Comentários

Continue lendo

Geral

SEE atua para que medidas sejam adotadas após morte de vigilante

Publicado

em

Foto: Mardilson Gomes/SEE

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) emitiu nota pública na manhã desta segunda-feira, 7, para lamentar o trágico episódio ocorrido na Escola Maria Raimunda Balbino, situada no bairro Palheiral, em Rio Branco. Durante uma tentativa de assalto à unidade de ensino, o vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, de 52 anos, morreu.

De acordo com informações preliminares, dois indivíduos armados invadiram a escola com o objetivo de subtrair a arma do profissional.

“A SEE reafirma seu compromisso com a segurança da comunidade escolar e está atuando de forma integrada com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp) e autoridades pertinentes para que todas as medidas cabíveis sejam adotadas com rigor, celeridade e transparência”, diz a nota assinada pelo gestor da SEE, Aberson Carvalho.

O órgão garante estar acompanhando os desdobramentos da ocorrência e contribuindo com as investigações. “Ao mesmo tempo, em que mantemos a prioridade no cuidado com os estudantes, professores e demais profissionais da Educação, reafirmando a escola como um espaço de aprendizado, proteção e cidadania. Neste momento de dor, nos unimos à família, aos amigos e colegas para expressar nossa solidariedade e profundo respeito”, conclui Carvalho.

Comentários

Continue lendo