Cotidiano
Decisão de Lula pode impactar preços e empregos no setor de Alimentos, adverte Associação de Proteína Animal
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) alerta que a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a desoneração da folha de pagamento pode resultar em um aumento nos preços de ovos, carnes de frango e porco nas prateleiras dos supermercados. A desoneração, que beneficia 17 setores, está em risco de não ser sancionada, o que, segundo a ABPA, acarretaria em custos adicionais para produtores e indústria.
O presidente da ABPA, Ricardo Santin, ressalta que o setor de alimentos de frangos, suínos e ovos emprega mais de 4 milhões de pessoas diretamente e indiretamente, com 500 mil trabalhadores em chão de fábrica. A não manutenção da desoneração, que já existe há mais de uma década, teria impacto direto na cadeia produtiva, resultando em um aumento nos preços dos produtos finais.
O projeto de lei para prorrogar a desoneração até 2027 foi aprovado pelo Congresso Nacional em outubro. A medida substitui a contribuição previdenciária de 20% sobre a folha salarial por uma contribuição com alíquota entre 1% e 4,5% da receita bruta das empresas.
A ABPA destaca que a não sanção do projeto até 23 de novembro pode resultar na perda de cerca de 1 milhão de empregos no setor. Empresas e trabalhadores estão pressionando pela aprovação do texto, enfatizando que a não desoneração impactaria setores altamente empregadores, resultando em perda de empregos.
Os setores beneficiados pela desoneração, que incluem a produção de proteína animal, geram aproximadamente 9 milhões de empregos formais, sendo 800 mil a mais do que aqueles reonerados durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). Apesar disso, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que não há compromisso com a sanção da desoneração e que o governo avaliará a medida, especialmente em relação à sua constitucionalidade. Tanto representações patronais quanto centrais sindicais buscam uma audiência com Lula para apresentar argumentos favoráveis à sanção da medida.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz começa preparação para confronto diante do Rio Branco

Foto Sueli Rodrigues: Jogadores do Santa Cruz terão uma semana completa de treinos
O elenco do Santa Cruz iniciou nesta segunda, 16, no CT do Cupuaçu, a preparação para o confronto diante do Rio Branco. A partida será realizada na segunda, 23, a partir das 18 horas, no Tonicão, e o Santa Cruz 4º colocação no Campeonato Estadual Sicredi de 2026 com 7 pontos precisa vencer para seguir com boas chances de conquistar uma vaga na semifinal.
Banguelê é desfalque
O volante Banguelê, expulso contra o São Francisco, é desfalque certo contra o Rio Branco. O técnico Sandro Resende tem boas opções para a vaga do atleta.
Mais um treino
Sandro Resende comanda um treino no campo reduzido nesta terça, 17, no CT do Cupuaçu, em mais um trabalho visando o duelo programado para abrir a 6ª rodada da fase de classificação do Estadual.
Comentários
Cotidiano
Bruno é apresentado e vai reforçar o Vasco na Copa do Brasil

Foto PHD: Bruno fez o primeiro treino nesta segunda(16) e deve reforçar o Vasco contra o Velo Clube
O goleiro Bruno, 41, ex-Flamengo e Rio Branco, foi apresentado nesta segunda, 16, na Fazendinha, e é o reforço do Vasco para o duelo contra o Velo Clube, de São Paulo, pela 1ª fase da Copa do Brasil. A partida será disputada na quinta, 19, às 19 horas, na Arena da Floresta.
“Tínhamos a contratação do Bruno encaminhada e, agora, foi possível fechar”, declarou o técnico do Vasco, Erick Rodrigues.
Regulariza na quarta
Bruno estava atuando no futebol do Espírito Santos e a diretoria vascaína vai trabalhar para regularizar o atleta na quarta, 18.
Volta ao futebol acreano
Bruno atuou pelo Rio Branco na temporada de 2020 e depois de cinco anos retorna ao futebol acreano. Na passagem pelo Estrelão, o goleiro jogou o Estadual e o Brasileiro da Série D.
Trabalha para definir
Erick Rodrigues comandou treinamentos nesta segunda, 16, na Fazendinha, e nesta terça, 17, em mais um trabalho e deve definir os titulares do Vasco. O treinador deve ter desfalques importantes.
Comentários
Cotidiano
Águia recebe o Independência no dia 25 no Zinho Oliveira, em Marabá

Foto PHD: Independência retorna ao Zinho Oliveira para um jogo importante

Você precisa fazer login para comentar.