Cotidiano
Decisão de Lula pode impactar preços e empregos no setor de Alimentos, adverte Associação de Proteína Animal
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) alerta que a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a desoneração da folha de pagamento pode resultar em um aumento nos preços de ovos, carnes de frango e porco nas prateleiras dos supermercados. A desoneração, que beneficia 17 setores, está em risco de não ser sancionada, o que, segundo a ABPA, acarretaria em custos adicionais para produtores e indústria.
O presidente da ABPA, Ricardo Santin, ressalta que o setor de alimentos de frangos, suínos e ovos emprega mais de 4 milhões de pessoas diretamente e indiretamente, com 500 mil trabalhadores em chão de fábrica. A não manutenção da desoneração, que já existe há mais de uma década, teria impacto direto na cadeia produtiva, resultando em um aumento nos preços dos produtos finais.
O projeto de lei para prorrogar a desoneração até 2027 foi aprovado pelo Congresso Nacional em outubro. A medida substitui a contribuição previdenciária de 20% sobre a folha salarial por uma contribuição com alíquota entre 1% e 4,5% da receita bruta das empresas.
A ABPA destaca que a não sanção do projeto até 23 de novembro pode resultar na perda de cerca de 1 milhão de empregos no setor. Empresas e trabalhadores estão pressionando pela aprovação do texto, enfatizando que a não desoneração impactaria setores altamente empregadores, resultando em perda de empregos.
Os setores beneficiados pela desoneração, que incluem a produção de proteína animal, geram aproximadamente 9 milhões de empregos formais, sendo 800 mil a mais do que aqueles reonerados durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). Apesar disso, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que não há compromisso com a sanção da desoneração e que o governo avaliará a medida, especialmente em relação à sua constitucionalidade. Tanto representações patronais quanto centrais sindicais buscam uma audiência com Lula para apresentar argumentos favoráveis à sanção da medida.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.