Conecte-se conosco

Cotidiano

Decisão de Lula pode impactar preços e empregos no setor de Alimentos, adverte Associação de Proteína Animal

Publicado

em

 

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) alerta que a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a desoneração da folha de pagamento pode resultar em um aumento nos preços de ovos, carnes de frango e porco nas prateleiras dos supermercados. A desoneração, que beneficia 17 setores, está em risco de não ser sancionada, o que, segundo a ABPA, acarretaria em custos adicionais para produtores e indústria.

O presidente da ABPA, Ricardo Santin, ressalta que o setor de alimentos de frangos, suínos e ovos emprega mais de 4 milhões de pessoas diretamente e indiretamente, com 500 mil trabalhadores em chão de fábrica. A não manutenção da desoneração, que já existe há mais de uma década, teria impacto direto na cadeia produtiva, resultando em um aumento nos preços dos produtos finais.

O projeto de lei para prorrogar a desoneração até 2027 foi aprovado pelo Congresso Nacional em outubro. A medida substitui a contribuição previdenciária de 20% sobre a folha salarial por uma contribuição com alíquota entre 1% e 4,5% da receita bruta das empresas.

A ABPA destaca que a não sanção do projeto até 23 de novembro pode resultar na perda de cerca de 1 milhão de empregos no setor. Empresas e trabalhadores estão pressionando pela aprovação do texto, enfatizando que a não desoneração impactaria setores altamente empregadores, resultando em perda de empregos.

Os setores beneficiados pela desoneração, que incluem a produção de proteína animal, geram aproximadamente 9 milhões de empregos formais, sendo 800 mil a mais do que aqueles reonerados durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). Apesar disso, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que não há compromisso com a sanção da desoneração e que o governo avaliará a medida, especialmente em relação à sua constitucionalidade. Tanto representações patronais quanto centrais sindicais buscam uma audiência com Lula para apresentar argumentos favoráveis à sanção da medida.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo