Conecte-se conosco

Cotidiano

David Hall não garante secretaria específica para esporte, mas ressalta: “Precisa ser valorizado”

Publicado

em

Candidato ao governo do Acre pelo partido Agir, professor fala com exclusividade ao ge sobre o que pensa para o esporte acreano caso seja eleito no dia 2 de outubro

O professor Davidl Hall, 32 anos, foi o segundo entrevistado da Rádio CBN Amazônia Rio Branco na rodada de entrevistas que está sendo promovida com os candidatos ao governo do Acre no decorrer desta semana e que se estende até a próxima terça-feira (30).

Presente no complexo de comunicação da Rede Amazônica Acre na manhã desta terça-feira (23), o político conversou com exclusividade com o ge sobre os planos para o esporte, caso seja eleito no dia 2 de outubro.

David Hall, professor e candidato ao governo do Acre pelo Agir — Foto: Divulgação/Agir

David Hall, professor e candidato ao governo do Acre pelo Agir — Foto: Divulgação/Agir

Entre outros pontos, destacou que vê o esporte como fundamental para a sociedade, mas inicialmente não tem como objetivo criar uma secretaria específica para cuidar do tema.

+ Sergio Petecão quer reativar Secretaria de Esportes do Estado para “aquecer as modalidades”

Apesar disso, garante que pretende trabalhar para valorizar cada modalidade e atleta contando com o auxílio de pessoas ligadas diretamente ao esporte, que tenham conhecimento de causa. Confira as principais declarações:

– O esporte é fundamental na vida de um jovem. Sei disso porque sou professor de alunos do ensino médio e é uma saída pra que o jovem não entre no mundo da criminalidade. Então, o esporte é algo que precisa ser valorizado, que infelizmente foi negligenciado pelo governo atual e por governos passados. O esporte vem a cada governo perdendo o seu espaço.

Cuidado com estruturas e amparo a atletas

– Acho fundamental a gente retomar os cuidados com as quadras em vários bairros, não só da capital Rio Branco, mas nos municípios, estão abandonadas. Vejo que ocorre muito a falta do amparo do poder público para que nossos atletas possam viajar, possam representar o nosso estado em outros locais em competições em todas as modalidades de esporte. E é muito ruim. Já me deparei com situações de ver atletas da área do jiu-jitsu, por exemplo, pedindo dinheiro em sinal de trânsito para poder arrecadar recursos para viajar. Como futuro governador do Acre isso não vai mais acontecer.

Secretaria específica não é prioridade inicial

– Não sei se deveremos necessariamente ter uma secretaria específica dedicada ao esporte, mas, sem sombra de dúvidas, pessoas da área engajadas e recursos específicos só pra cuidar do esporte. Acho que o governante tem esse papel de incentivar, não necessariamente ele precisar ter que cuidar de tudo, ter que todos os gastos em cima do governo, mas ele é sem sombra de dúvidas um grande intermediador com a iniciativa privada, que pode dar o apoio e suporte necessário nessa parceria público-privada pra fazer os investimentos necessários. Acho que mais fundamental que ter uma secretaria e ter a importância verdadeiramente com a pasta. Se for possível, dentro da Secretaria de Educação um departamento forte, consolidado, com pessoas engajadas que são do ramo, porque a gente vê muita indicação de pessoas que não têm relação com a área.

Auxílio ao futebol profissional

– Gostaria de ver os clubes profissionais representando o nosso estado e boa parte desse sucesso depende também do poder público. Nem sempre o governo vai poder arcar com todas as despesas, mas sendo um mediador, sendo um interventor que, pelo menos, procure fazer as parcerias com a iniciativa privada.

Demandas semelhantes em todas as áreas

– As demandas são as mesmas. Por incrível que pareça, os problemas sempre esbarram na falta das estruturas adequadas para a prática do esporte na cidade, quadras deterioradas, abandonadas, isso é uma parte. E a outra parte é quando os profissionais se destacam e não têm condições para poder dar o próximo passo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Gauchão: Grêmio e Juventude empatam pelo jogo de ida da semifinal

Publicado

em

Grêmio e Juventude empataram em 1 x 1, na Arena, neste domingo (15/2), no primeiro duelo da semifinal do Campeonato Gaúcho

Grêmio e Juventude empataram, neste domingo (15/2), por 1 x 1, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho. A bola rolou com mando do Tricolor, na Arena. Com este resultado o duelo está igualado e as equipes entrarão em campo na volta sem vantagem. A segunda partida será disputada no próximo domingo (22/2), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

O Grêmio saiu na frente da disputa, com gol ainda no primeiro tempo. Mas o Juventude reagiu na etapa seguinte, para correr atrás do prejuízo e desbancar a vantagem Tricolor.

As redes balançaram pela primeira vez na partida por meio de uma grande jogada, aos 39 minutos do primeiro tempo. Willian utilizou da experiência no futebol europeu e cruzou quase do meio campo. A bola preciou apenas triscar na cabeça de Tetê, para entrar no ângulo esquerdo do gol de Jandrei.

Mesmo como visitante, o Juventude buscou e encontrou o empate. A qualidade também não faltou pelo lado do Jaconero. Na marca do meio de campo, Gabriel Pinheiro tocou para Patryck, que invadiu sozinho pelo lado esquerdo. O meio-campista conduziu a bola até a área e chutou firme para deixar sem chances de bloqueio por Weverton.

No final do segundo tempo, o Juventude teve uma baixa e um desfalque para a partida de volta. Índio foi expulso após a análise do VAR decretar conduta violenta do jogador contra o adversário.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Educação do Acre avança na conectividade de escolas rurais e indígenas

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) amplia o acesso à internet nas escolas rurais e indígenas. Das 411 escolas dessas modalidades em nosso Estado, 186 já estão conectadas, uma demonstração de cuidado com da política de inclusão digital dessas comunidades por parte do governo do Estado.

A expansão dessa conexão é viabilizada por meio de contratos firmados pela SEE e a partir da utilização de fibras ópticas e satelital, além da adesão a programas do governo federal voltados à conectividade educacional. “São recursos que reforçam o compromisso com uma educação de qualidade”, enfatiza o chefe do departamento de tecnologias educacionais e da informação (Detei) da SEE, José Carlos Batista de Souza Neto.

Escola Santa Rita, em Xapuri, está entre as escolas rurais já conectadas. Foto: Cedida/Detei

Municípios como Bujari, Porto Acre, Acrelândia, Xapuri, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rio Branco e Manoel Urbano já tiveram escolas rurais e indígenas contempladas com conectividade. Até o mês de março a meta é contemplar mais 21 escolas.

Entre as 45 escolas já contempladas com conexão via satélite estão a João de Deus Rodrigues, União e Progresso, Santa Maria III, São Pedro, Gaston de Oliveira, Cajueiro, Santa Rita, Central do Espalha, Nova vida, Estrela da Floresta, Águas do Acre, Alto Alegre, Vitória e Primeiro de Maio.

Técnicos trabalham para garantir conexões em escolas de difícil acesso do Estado. Foto: cedida/Detei

“Os desafios são muito significativos, já que muitas dessas escolas estão localizadas em regiões remotas, de dificílimo acesso sendo necessário, em alguns caso, o deslocamento de mais de um dia de barco para que as nossas equipes possam realizar as instalações”, destaca o chefe de departamento.

Ele explica o planejamento técnico é muito específico para viabilizar a futura conexão educacional.

Conectividade garantir uma melhor aprendizagem aos alunos. Foto: cedida/Detei

“Mesmo diante das barreiras geográficas e estruturais, a expansão segue avançando. Nossa meta é alcançar 100% das escolas da rede estadual conectadas até o final de 2026, ampliando as oportunidades educacionais e fortalecendo o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem em todas as regionais do nosso Estado”, afirmou.

Além da conectividade das escolas rurais e indígenas, o governo do Acre, por meio da SEE, também irá garantir 33 laboratórios de informática para as escolas integrais, já incluindo as 25 que foram aprovadas para essa modalidade esse ano. “Nossa meta é fechar 100% das escolas de ensino médio com laboratórios agora em 2026”, garante o chefe do Detei.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flamengo vence Botafogo e garante vaga para semifinal do Carioca

Publicado

em

O placar terminou em 2 x 1 para o time rubro-negro. Os gols foram de Paquetá e Pulgar. Pelo Botafogo, Alexander Barboza descontou

Botafogo x Flamengo se enfrentaram pelas quartas de final do Cariocão, neste sábado (15/2), no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. O placar terminou 2 x 1 para o time rubro-negro, com gols de Paquetá, o primeiro dele após a volta, e Pulgar. Pelo Botafogo, Alexander Barboza marcou.

Com a vitória, o Rubro-Negro credenciou-se para enfrentar o Madureira nas semifinais do Cariocão. Vale lembrar que esta fase será disputada em jogos de ida e volta.

Comentários

Continue lendo