fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Da tribuna, deputado coronel Ulysses expõe seus planos para o mandato parlamentar

Publicado

em

Em sua estreia na tribuna da Câmara dos Deputados,o deputado coronel Ulysses(UB)expressou sua sincera gratidão a todas as pessoas que acreditaram em suas propostas e depositaram seu voto. E se comprometeu solenemente em honrar a confiança “realizando um esforço que corresponda às expectativas”, O parlamentar reiterou ainda sua disposição de trabalhar em benefício do Estado e todas as prefeituras, ”independente da coloração partidária”.

Ao evocar suas atribuições legais, coronel Ulysses disse vai agir firmemente na proposição de leis e fiscalização atenta aos atos do Governo Federal. E reiterou a disposição de adotar uma atitude imparcial, “que permita um posicionamento favorável a tudo que contribuir para minha terra e meu país, sem, no entanto, poupar críticas e denúncias a tudo que considerar lesivo aos interesses do Brasil e do Acre”.

Política nacional

Na tribuna, o deputado falou que , em nível de Brasil, a discussão das reformas(sobretudo administrativa e tributária ) e a retomada do crescimento são absolutamente essenciais. Igualmente importantes e urgentes, segundo o deputado, figuram a criação de emprego, a redução das desigualdades (com o indispensável combate à fome), o reequilíbrio dos poderes da República(o que inclue a não-ingerência nas atribuições do Legislativo)e um combate sem tréguas aos gargalos da infraestrutura para o fortalecimento da economia.

Em seu pronunciamento, o parlamentar disse julgar imprescindível conferir ao agronegócio sua devida importância na economia e, por conseguinte, na política brasileira. ”O que implica deixar o homem do campo livre para produzir mais, claro que com a devida responsabilidade ambiental, mas sem as amarras de uma legislação excessiva, imobilizante e, portanto, contraproducente”.

Preocupação com o Acre

Em sua fala, o deputado pontuou que vai trabalhar firmemente na captação de recursos para o Estado em todas as suas formas. E dará uma atenção especial à manutenção/conservação da BR 364, assim como às estradas vicinais e ramais que garantem o escoamento da produção agrícolas. ”Aliás, o agronegócio terá em mim um aliado de primeira linha”, enfatizou.

Como um dos fundadores do COE(Comandos e Operações Especiais),BOPE(Batalhão de Operações Policiais Especiais) e GEFRON(Guarda Especial de Fronteira),o deputado lembrou, em seu discurso, que durante seu mandato vai dar atenção especial à segurança pública, ”hoje um dos maiores anseios da população acreana”. O parlamentar destacou que saúde e educação terão igualmente posição de destaque em seu trabalho parlamentar, “por se tratar dos grandes esteios de qualquer sociedade”.

Ao findar o pronunciamento, coronel Ulysses fez questão de frisar que seu gabinete em Brasília, ”será, ao longo de um mandato interativo e democrático, um legítimo prolongamento do Acre a fim de agregar os anseios e expectativas de toda gente da nossa terra”.

Comentários

Continue lendo

Geral

Semulher realiza aula de encerramento do curso livre de corte e costura e celebra profissionalização de mulheres da comunidade

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), finalizou nesta segunda-feira, 17, o curso livre de corte e costura na escola Glória Perez. A oportunidade de profissionalização foi ofertada para mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade social, buscando desenvolver suas habilidades para a autonomia financeira.

Por meio de cursos especializados ofertados pela equipe multidisciplinar, a Semulher tem alcançado muitas mulheres em todo o Acre. Nesta ocasião, com muito empenho, as alunas aprenderam a arte de transformar tecidos em peças de vestuário, acessórios e itens decorativos. Esse conhecimento não apenas as profissionaliza, mas também lhes proporciona uma fonte de renda e um caminho para a independência.

Mulheres recebendo certificado da conclusão do curso livre de corte e costura. Foto: Rebeca Martins/Semulher

“Nossa intenção é colocar essas mulheres no controle das suas próprias finanças e viabilizar uma fonte de renda. Viemos para a comunidade, para perto delas. Queremos acompanhar suas jornadas e, enfim, conseguir quebrar o ciclo da violência por falta de oportunidades”, ressaltou a representante do Departamento de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Paloma Sales.

“Com esse curso eu consegui aprender muita coisa. Vou fazer meus guardanapos, minhas camisas e vou vender pra eu conseguir arrumar um dinheirinho e ajudar na renda de casa. Agradeço muito a professora, ao nosso governador e a secretária da Mulher. Foi tudo muito bom”, relatou uma das alunas, a aposentada Maria das Graças Gonçalves.

Aluna do curso, Maria das Graças Gonçalves, na entrega do certificado de conclusão. Foto: Rebeca Martins/Semulher

Para além dos aspectos econômicos, os cursos de costura proporcionaram um ambiente de aprendizado inspirador. Já no encerramento, o Departamento de Enfrentamento à  Violência contra a Mulher ofertou palestra sobre saúde mental e amor próprio, e distribuiu brindes ressaltando a mensagem “Você não está sozinha!”.  As participantes trocaram experiências e puderam criar boas perspectivas para o futuro delas e de suas famílias. “É muito bonito ver essas mulheres estudando, transformando sua realidade e também cultivando independência, amizades, confiança e autoestima”, ressaltou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.

Comentários

Continue lendo

Geral

Trio acusado de executar e decepar orelha de vítima é levado a júri popular

Publicado

em

Os presidiários Patrick Lima de Oliveira, Maicon Thallys Andrade dos Santos e Jonas Pereira Neves Filho,  estão sendo  julgados nesta terça-feira, 18,  pelo Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri.

O trio é acusado pela execução do ex-detento Dejesus Souza de Farias. O crime aconteceu na madrugada de 19 de maio do ano passado, na Rua Beijar Flor, no Bairro Eldorado, em Rio Branco,

Consta na denúncia do Ministério Público do Acre, que Patrick Lima , Maycon Thallys e Jonas Pereira, invadiram o apartamento, onde a vítima morava durante a madrugada.

Na sequência mataram Dejesus a tiros e a golpes de faca, na frente da esposa.

Na mesma ação criminosa, a mulher também foi baleada de raspão na cabeça e chegou a ser socorrida pelo SAMU.

Para comprovar, o homicídio, os criminosos ainda deceparam uma das orelhas da vítima.

Maycon Thallys e Jonas Pereira foram presos em junho do ano passado, por investigadores da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil.

A dupla, segundo o inquérito, mesmo com as prisões decretadas, passou ameaçar, as testemunhas do processo.

Patrick Lima, conhecido por IML, foi preso pela Polícia Militar, após matar o estudante Jorge Luiz de 15 anos, e ainda tentar contra a mãe da vítima.

A expectativa é de uma sessão longa e também marcada por polêmicas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Ex-vereador Mauristélio Tessinari tem liberdade provisória concedida pela Justiça

Publicado

em

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre, concedeu a liberdade provisório ao ex-vereador do município de Capixaba Mauristélio Tessinari.

O réu, estava preso desde de setembro do ano passado, pelo assassinato do colono Antônio Deuzimar Santiago de 49 anos.

Mas o advogado Sanderson Moura ingressou com um recurso pedindo a liberdade do ex-parlamentar.

O procurador de Justiça Flávio Siqueira foi favorável a medida.

O relator do processo Francisco Djmalma e a presidente da Câmara Criminal votaram pela concessão da liberdade provisória do réu, enquanto o Desembargador Elcio Sabo Mendes Junior foi contra.

Ainda na decisão, os magistradores negaram o pedido do advogado para a retirada das qualificadoras de recurso que dificultou a defesa da vítima e com intituito de assegura a impunidade em outro crime.

Sanderson Moura disse que vai ingressar com um novo recurso, desta vez no Superior Tribunal de Justiça (STJ), para retirar as duas qualificadoras.

Mauristélio Tessinari, que chegou a ter o nome inserido na lista de foragidos da INTERPOL, passou a ser réu pelo assassinato do colono Antônio Deuzimar Santiago.

O crime aconteceu  em junho de 2022, na Vila Maparro, na Bolívia, que faz fronteira com o Acre.

Com a sentença de pronúncia confirmada, a data do júri vai depender do julgamento do recurso, pelo Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

Comentários

Continue lendo