fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Crise fiscal no Acre é grave e Sebastião pode ser punido, diz jornal

Segundo o estudo, porém, o maior problema dos governos está com o pagamento de pensões e aposentadorias, sobretudo as especiais, que inclui dos policiais militares e civis, mais os professores.   

Publicado

em

Sebastião Viana (PT), governador do Acre – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

Ao contrário do que o governo Sebastião Viana (PT) propaga aos quatro ventos de que o Acre é um exemplo para o país no equilíbrio de suas contas públicas, reportagem deste domingo (29) do jornal “O Estado de São Paulo” mostra que a situação fiscal do Estado é tão delicada quanto a de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e do Norte, Rio de Janeiro e do Distrito Federal.

A reportagem está baseada em estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, que avaliou as finanças dos 27 governos estaduais. Segundo o levantamento, os rombos nestes seis Estados, no acumulado de 2015 a 2017, supera em 1% o total da receita.

Este resultado negativo se deve, sobretudo, à despesa com pessoal. De acordo com o jornal, caso os governadores não reorganizem as finanças até o fim de seus mandatos em dezembro próximo ou não deixem recursos em caixa para os sucessores, eles podem ser processados, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A lei também estipula prisão, mas não há, no país, nenhum caso de gestor que tenha ido para a cadeia por descumprir as normais da LRF. A recente decisão do governo de encurtar o horário de funcionamento dos serviços públicos – incluindo até delegacias – pode ser um sinal deste “ajuste de contas”.

Um dos impactos desta medida é reduzir as despesas do Estado com a folha de pessoal. Segundo o estudo, porém, o maior problema dos governos está com o pagamento de pensões e aposentadorias, sobretudo as especiais, que inclui dos policiais militares e civis, mais os professores.

Comentários

Continue lendo

Acre

José Bestene destaca avanços do Saneacre e reforça compromisso com abastecimento em todo o Acre

Publicado

em

José Bestene, presidente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre)

Presidente do órgão ressalta obras em municípios como Bujari, Xapuri, Epitaciolândia e Brasiléia durante lançamento da ExpoAcre 2025

O presidente do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), José Bestene, participou na manhã deste sábado (19) do lançamento oficial da ExpoAcre 2025, que celebrará os 50 anos da maior feira agropecuária e cultural do estado. O evento ocorrerá entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco.

Durante o encontro, Bestene falou sobre os avanços e investimentos do Saneacre em diferentes municípios do Acre. Ele citou como exemplo o município de Bujari, que tem recebido melhorias significativas no sistema de abastecimento de água, beneficiando centenas de famílias com água de qualidade.

“Essa é uma determinação do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Assis: levar água de qualidade para todos os acreanos. Água é vida, é saúde, e diante da crise hídrica provocada pelo verão amazônico, estamos redobrando os esforços”, afirmou o gestor.

Em Xapuri, Bestene ressaltou que o governo está prestes a concluir uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), que permitirá a ampliação do fornecimento de água até o bairro da Sibéria, um dos afetados historicamente por problemas de abastecimento.

Na região de fronteira, o presidente do Saneacre destacou que Epitaciolândia e Brasiléia receberão atenção especial, com projetos para ampliação do sistema de captação de água, incluindo estudos para utilização do Igarapé Bahia como alternativa diante de possíveis crises no abastecimento.

As ações fazem parte de um plano emergencial e estratégico do governo estadual para enfrentar os desafios do verão amazônico e garantir segurança hídrica à população acreana.

VEJA VÍDEO ENTREVISTA

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia recaptura foragido do sistema prisional do Acre após um mês de buscas

Publicado

em

Arthur Carvalho Gomes, condenado a mais de 60 anos, foi preso em buffet no Segundo Distrito de Rio Branco; outros oito detentos continuam foragidos

Arthur Carvalho Gomes possui pena superior a 60 anos de detenção para ser cumprida. Ele foi preso em um buffet localizado na travessa São Francisco, no bairro Vila Acre. Foto: captada 

A Polícia Militar prendeu na tarde deste sábado (19) o foragido Arthur Carvalho Gomes, um dos nove detentos que fugiram há exatos 30 dias do Complexo Penitenciário Dr. Francisco de Oliveira Conde (FOC) em Rio Branco.

A captura ocorreu em um buffet na Travessa São Francisco, no bairro Vila Acre, Segundo Distrito da capital. Gomes, que cumpre pena superior a 60 anos, foi o primeiro do grupo a ser recapturado desde a fuga em 19 de junho.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) realizou diversas operações para localizar os fugitivos, mas somente agora obteve êxito. O detido foi levado para a Delegacia Central de Flagrantes (DCF) e, após os procedimentos, será reintegrado ao sistema prisional.

DETALHES DA FUGA:

• 9 presos escaparam do FOC em 19/06
• 1º recapturado após 30 dias
• Operações continuam para localizar outros 8 foragidos

As autoridades reforçam que as buscas pelos demais fugitivos seguem intensificadas em toda a região metropolitana de Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Joabe Lira reforça união entre poderes e celebra os 50 anos da ExpoAcre

Publicado

em

Presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira (Republicano)

Presidente da Câmara de Rio Branco destaca compromisso com o desenvolvimento da capital durante lançamento da maior feira agropecuária do estado

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira (União Brasil), participou do lançamento oficial da ExpoAcre 2025 na manhã deste sábado (19), que marca os 50 anos da maior feira agropecuária e cultural do Acre. O evento acontecerá entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco.

Durante sua fala, Joabe destacou a importância da união entre os poderes Legislativo e Executivo para fortalecer ações em prol do desenvolvimento da capital acreana. Ele fez um balanço positivo dos seis primeiros meses de mandato à frente da Casa Legislativa, reafirmando o compromisso com a população e com as comunidades da cidade.

“Minha prioridade é continuar trabalhando, ouvindo as comunidades e entregando resultados concretos. O foco agora é mostrar serviço e fazer um mandato que realmente faça a diferença na vida das pessoas”, declarou o parlamentar.

Em seu primeiro mandato, Joabe Lira tem adotado uma postura de proximidade com a população, com visitas constantes aos bairros e atenção especial às demandas locais. Ele reforçou que a ExpoAcre é uma grande vitrine do potencial do estado e um símbolo da força do setor produtivo acreano.

Joabe falou da possibilidade da entrega da primeira fase da nova casa ainda neste ano, onde estão oferecendo um melhor espaço aos munícipes e aos representantes do povo. “Será um espaço maravilhoso. Uma nova Casa onde poderemos receber nossos eleitores”, destacou.

Comentários

Continue lendo