Conecte-se conosco

Acre

Corpo do ex-governador Flaviano Melo é velado no Palácio Rio Branco

Publicado

em

Flaviano morreu aos 75 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, na quarta-feira (20) após 10 dias internado por complicações causadas por uma pneumonia.

Corpo de Flaviano Melo chegou no voo 3267 da Latam, às 23h23, acompanhado da agora viúva, Luciana Videl, e dos filhos, além de Otilia Melo. Na saída da aeronave, o ex-governador do Acre Jorge Viana abraçou viúva. Foto: Sérgio Valle

Com Ac24horas/NoticiasdaHora/Contilnet

O corpo do ex-governador e ex-deputado federal Flaviano Melo chegou ao Aeroporto Internacional de Rio Branco, por volta das 23h40 desta sexta-feira (22). A chegada do corpo foi acompanhada por familiares, amigos e admiradores, além disso, correligionários do MDB, do qual Flaviano foi presidente estadual, estiveram presentes no aeroporto.

Esposa de Flaviano Melo, Luciana Vidal (de casaco branco), se desloca ao saguão do aeroporto. Foto: ContilNet

O corpo de Flaviano Melo chegou no voo 3267 da Latam, às 23h23, acompanhado da agora viúva, Luciana Videl, e dos filhos do ex-governador, Marcelo Melo e Luciano Melo, além de Otilia Melo, irmã de Flaviano

Minutos depois no saguão, a esposa de Flaviano foi recebida por amigos sob forte comoção. Foto: Sérgio Valle

O corpo de Flaviano Melo chegou na capital no voo comercial, em seguida, foi levado a uma funerária para procedimentos de conservação e troca de terno.

Uma comitiva de veículos acompanhou o carro funerário, onde seguiu para a funerária São Francisco onde foram feitos procedimentos no corpo do ex-governador Flaviano Melo. Foto: Sérgio Valle

Helena Soares da Silva, de 73 anos, trabalhava com Flaviano desde 1982 e chorou a perda do patrão e amigo. “É muito difícil para mim. Um amigo, um irmão, um pai. Assim como ele ajudou as pessoas aqui no Acre, ajudava todo mundo, também me ajudou”, afirmou.

Ainda no aeroporto Helena Soares da Silva, de 73 anos, que trabalhava com Flaviano desde 1982, chorou emocionada a perda do patrão e amigo. Foto: Helena Soares da Silva

Vagner Sales destaca legado de Flaviano e diz que MDB não se curva a cargos

Vagner Sales com mais de 40 anos de militância política ressaltou a responsabilidade que recai sobre a Executiva em manter vivo o trabalho construído por Flaviano Melo. Foto: Jardy Lopes

O novo presidente do MDB no Acre Vagner Sales destacou neste sábado, 23, o compromisso em dar continuidade ao legado do ex-senador e deputado Flaviano Melo, uma das figuras mais importantes do partido no estado.

Com mais de 40 anos de militância política ao lado de Flaviano, Vagner Sales reconheceu a importância do colega como um esteio do partido e ressaltou a responsabilidade que recai sobre a Executiva em manter vivo o trabalho construído. “O Flaviano deixou um legado que nenhum outro deixou no estado. Em qualquer lugar do Acre, há obras que são fruto de suas emendas parlamentares ou do trabalho de governo”, afirmou.

Socorro Neri relembra último encontro com Flaviano: “Minha trajetória é marcada por ele”

A deputada federal esteve no velório do ex-governador do Acre, no Palácio Rio Branco. Foto: Sérgio Vale

Socorro Neri, que já foi filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), fez sua visita na manha deste sábado (23), no velório.

“Flaviano foi o maior político que nosso estado ja teve, o maior democrata, porque aliava o discurso com sua prática, e quem era do MDB sentia isso no dia a dia”, disse.

Ela relata ainda que Flaviano tinha um profundo amor pelo estado do Acre, deixando a iniciativa privada de lado para cumprir diversos mandatos em distintos cargos pelo estado.

“A minha trajetória de vida é marcada pelo Flaviano, fui MDB por muitos anos, nasci na política no MDB” destaca ela.

Velório de Flaviano Melo é aberto ao público, mas existem regras

O acesso até o Salão Nobre onde acontece o velório também será limitado pelo bom senso, já que são esperadas centenas ou milhares de pessoas durante o dia. Foto: Whidy Melo

Corpo de Flaviano Melo está sendo velado no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, no centro da capital acreana, desde as 3h deste sábado (23) e permanecerá até por volta das 16h, quando será enterrado no cemitério São João Batista

Segundo a equipe de cerimonial do Governo do Acre, que faz a organização dos eventos fúnebres da despedida de Flaviano Melo, estão permitidas a entrada da população e encaminhamento até o primeiro piso do Palácio do Governo, mas há algumas recomendações não restritivas.

“Flaviano entra para história do Acre com H maiúsculo”, diz Jorge Viana

Jorge Viana, disse durante o velório de Flaviano Melo, que o ex-governador entrou para história do Acre com “H maiúsculo” por tudo que fez como governador, senador, deputado federal e dirigente partidário. Foto: Luciano Tavares

O ex-governador Jorge Viana, presidente da Apex, disse durante o velório de Flaviano Melo, no Palácio Rio Branco, na manhã deste sábado (23), que o ex-governador entrou para história do Acre com “H maiúsculo” por tudo que fez como governador, senador, deputado federal e dirigente partidário.

João Correia reforça necessidade de união no MDB após morte de Flaviano

Segundo João Correia, Flaviano foi a maior liderança do partido, ocupando cargos de prefeito, governador, senador e deputado federal por quatro legislaturas. Foto: Jardy Lopes

João Correia destacou a relevância histórica de Flaviano Melo para o MDB e para a política acreana.

“Flaviano foi uma espécie de fertilização do MDB. Ele construiu tudo que o partido tem de positivo, liderando com autonomia, sem se curvar a outras forças políticas. Ele era sábio, sóbrio e ousado quando necessário. O MDB só tem uma coisa a fazer: seguir o seu legado. Fora disso, o MDB não existirá”, afirmou Correia.

Correia ressaltou a importância de preservar a força política do MDB no estado, mantendo a autonomia e os princípios defendidos por Flaviano.

“Substituir um gigante não é coisa comum. Nós precisamos de um colegiado para discutir as questões essenciais com moderação e ousadia. A única saída para o MDB é seguir o legado do Flaviano e fazer isso de maneira coletiva”, explicou

Marcus Alexandre chora ao ver Flaviano em caixão: “me recebeu como um filho”

Marcus Alexandre observou o corpo de Flaviano Melo, chorou à beira do caixão e disse que o político deixa um legado de boa postura como homem público. Foto: Jardy Lopes

Marcus Alexandre, última aposta de Flaviano Melo na política, chegou cedo ao velório do ex-governador do Acre que acontece no Palácio Rio Branco, no centro da capital acreana, neste sábado (23). Marcus estava emocionado e se referiu ao padrinho político como um pai.

Ao ver o caixão, Marcus Alexandre observou o corpo de Flaviano Melo, chorou à beira do caixão e disse que o político deixa um legado de boa postura como homem público. “Eu tive nestes últimos 18 meses uma convivência quase que diária com o Flaviano. Fui recebido no MDB por ele como um pai recebe um filho. Quanto mais eu o conhecia, mais admirava. Respeitador, conciliador, aquele que pratica boa política. Pessoa que busca sempre o consenso, a união. Penso que quando a gente lembra do Flaviano, a lembramos de uma pessoa que sempre buscou trabalhar e nunca levantou a voz contra ninguém, nunca agrediu, nunca atacou. Foi um democrata na essência e deixa um legado de trabalho, de resultado e de postura de bom homem público”, disse.

Antônia Lúcia foi a velório de Flaviano durante a madrugada

A deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos) foi a única politica com mandato a estar no Palácio Rio Branco para a chegada do corpo do ex-governador do Acre, Flaviano Melo. Foto: Whidy Melo

No velório, Antônia Lúcia cumprimentou os filhos de Flaviano, Leonardo e Marcelo Melo, a viúva Luciana Videl e demais familiares e amigos do ex-governador. Por volta das 4h, acompanhada de um assessor, se retirou.

Antes disse que Flaviano Melo era o considerado o homem sem mandato mais atuante politicamente no Acre e morreu na cadeira de presidente do Movimento Democrata Brasileiro (MDB). São parlamentares do MDB o deputado estadual Tanízio Sá e os vereadores de Rio Branco Fábio Araújo (reeleito) e Célio Gadelha. Estão eleitos como vereador de Rio Branco para 2025 pelo MDB Neném Almeida e Eber Machado.

Eleitores de Flaviano chegam ao velório no Palácio: “mudou a história da minha família”

O espaço está aberto ao público até a saída para enterro no cemitério São João Batista, estimada para as 16h. Whidy Melo

José Cláudio Martins, de 60 anos, falou de Flaviano Melo como amigo. “Eu o considerava como meu amigo e não terá outro político inteligente como ele, que usava o que sabia para o bem”, disse.

Terezinha Carmélia, de 48 anos, afirmou que a despedida acontece por gratidão e respeito por Flaviano ter mudado a história de sua família. “A minha mãe era eleitora dele. Ele ajudou, deu emprego, deu casa pra minha mãe. Meu pai abandonou a minha mãe, ela ficou sem casa, meu pai foi lá e tirou as coisas dela, ficou com a roupa do corpo. Foi o Flaviano que deu emprego pra ela, deu a casa pra ela, mudou a história da nossa família. Minha mãe hoje já é morta faz vinte anos, mas a gente tem o respeito por ele, porque ele foi um bom prefeito, um bom governador, um bom deputado federal. Isso aí ninguém nesse Acre, ninguém, pode negar. As obras dele ainda estão aí. E as obras dos outros, que já foi depois dele, já estão deteriorada. A dele não, a dele ficou”, explicou.

Roberto Vaz afirma que Flaviano Melo aliava política com social: “administrador respeitado”

Segundo Vaz, como prefeito, Flaviano Melo adotou uma gestão democrática, buscando ouvir a população antes de aplicar os recursos públicos. Foto: Sérgio vale

O jornalista Roberto Vaz, proprietário do ac24horas, relembrou na manhã deste sábado, 23, a trajetória política e o impacto do político para o estado do Acre e para o MDB. Flaviano, que teve uma carreira de destaque, foi descrito por Vaz como um líder comprometido com o desenvolvimento do Acre e com uma gestão que aliava política e inclusão social.

Além disso, Flaviano era conhecido por sua habilidade em dialogar com diferentes correntes políticas, sendo considerado um político multipartidário. No entanto, essa abertura para conversas não comprometia sua fidelidade partidária. “Ele abria linha de conversação com todos, mas, na hora de decidir, não abria mão da posição partidária e do estatuto do seu partido. Era muito coerente”, explicou.

Outro aspecto destacado por Vaz foi a ética de Flaviano Melo no trato com adversários políticos. “Ele não era desonesto com seus adversários. Achava que a eleição era um período para decidir o futuro das pessoas, mas que, depois da eleição, era hora de todo mundo conviver junto”, ressaltou o jornalista.

Colega de MDB de Flaviano Melo durante 40 anos, o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, lembrou do legado do ex-governador ao dizer que “em todo Acre há obras de Flaviano”. Foto: Luciano Tavares 

Velório de Flaviano tem momento ecumênico com orações de líderes religiosos

Durante a cerimônia, o pastor Afonso Geber, da Igreja Evangélica, e o padre Manoel, da Igreja Católica, conduziram uma oração conjunta, refletindo a diversidade religiosa e a importância do momento de despedida. Foto: Whidy Melo

O velório de Flaviano Mello, que ocorre neste sábado (23) no Palácio Rio Branco, contou com um momento de união religiosa em prol do ex-governador e líder político acreano. Durante a cerimônia, o pastor Afonso Geber, da Igreja Evangélica, e o padre Manoel, da Igreja Católica, conduziram uma oração conjunta, refletindo a diversidade religiosa e a importância do momento de despedida.

O ato ecumênico teve como objetivo unir a população acreana em um momento de reflexão e fé, pedindo forças para o estado e para a família de Flaviano Mello, que deixa um legado na política acreana. As orações pediram por conforto espiritual e proteção divina, além de agradecer a vida e o trabalho de Flaviano, que marcou a história política e administrativa do estado.

O momento foi marcado pela emoção dos presentes que prestam suas homenagens ao politico, familiar e amigo. Foto: Vitor Paiva

Veja vídeo:

“Ele gostava de viver”, diz viúva de Flaviano Melo

A viúva de Flaviano Melo, a arquiteta e urbanista Luciana Videl lembrou que o ex-governador, com quem viveu durante 18 anos, “gostava de viver e encarava a vida com alegria”.

“Mais marcante é a sua bravura, a sua coragem e a sua humildade. O jeito de encarar a vida com alegria, maestria, o que ele mais gostava, ele gostava de viver”, disse.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeito de Brasiléia celebra título do futsal com banho de mangueira e carreata pelas ruas da cidade

Publicado

em

Eduardo, com 13 gols, e Kauan, no gol, levaram R$ 1 mil cada pela premiação individual. Vice-campeão Quinari recebeu R$ 2 mil

A celebração do título do Campeonato Acreano de Futsal pelo Atlético Brasileense ganhou as ruas de Brasiléia com um banho de mangueira histórico. Foto: captada 

O Atlético Brasileense, o “Campeão do Norte”, voltou ao topo do futsal acreano depois de dois anos longe das conquistas e conquistou o tetracampeonato estadual de Futsal da Série A 2025. A equipe de Brasiléia atropelou o Quinari no segundo jogo por 14 a 1 no último sábado (27), com placares agregados o resultado final foi de 18 a 5, sendo o segundo jogo no Ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco, garantindo o título de forma impressionante após dois anos sem levantar troféus.

Nesta segunda-feira (29), o elenco campeão foi recebido com honras pelo prefeito Carlinhos do Pelado (PP), que estendeu um tapete azul — cor do clube — na entrada do gabinete municipal. Os atletas ainda percorreram as principais avenidas da cidade em carro aberto, aplaudidos pela torcida, e encerraram a celebração com um banho de mangueira do Corpo de Bombeiros. A conquista reafirma a força do futsal de Brasiléia no cenário esportivo do Acre.

Com apenas uma derrota, Atlético Brasileense conquista tetracampeonato acreano de futsal com campanha de oito jogos. Foto: captada

A campanha reforça a hegemonia do clube na modalidade no estado e coroa uma temporada de números expressivos, culminando na celebração histórica com a torcida e o prefeito Carlinhos do Pelado nesta segunda. Foto: captada 

A equipe, que se sagrou tetracampeã no último sábado (27). Com uma defesa sólida e um ataque avassalador — média de mais de cinco gols por jogo —, o time de Brasiléia manteve invencibilidade por sete partidas consecutivas até levantar o troféu. A campanha reforça a hegemonia do clube na modalidade no estado e coroa uma temporada de números expressivos, culminando na celebração histórica com a torcida e o prefeito Carlinhos do Pelado nesta segunda-feira (29).

Carlinhos do Pelado se juntou aos atletas tetracampeões acreanos em festa que incluiu tapete azul, carro aberto e encerramento com “banho da alegria” do Corpo de Bombeiros. Foto: captada

O prefeito Carlinhos do Pelado (PP) se juntou aos atletas tetracampeões e, em clima de descontração, participou do banho de mangueira realizado pelo Corpo de Bombeiros na principal avenida da cidade.

A festa começou com uma recepção oficial no gabinete do prefeito, onde foi estendido um tapete azul — cor do clube — para os campeões. Em seguida, o elenco percorreu as principais avenidas em carro aberto, sendo aplaudido pela população, antes do encerramento com o banho simbólico que marcou a conquista do tetracampeonato estadual.

Premiações para Campeão do Norte e Tetra-campeão Acreano 2025

Além do título de tetracampeão acreano de futsal, o Atlético Brasileense fez barba, cabelo e bigode, dominou as premiações individuais da competição. Eduardo, autor de cinco gols na goleada de 14 a 1 na final, terminou como artilheiro do estadual com 13 gols. Kauan foi eleito o melhor goleiro. Cada um recebeu um troféu e R$ 1 mil pela conquista individual.

Eduardo, do Atlético Brasileense, foi o artilheiro do Campeonato Acreano de Futsal Série A 2025. Foto: Kelton Pinho

O clube também faturou R$ 12 mil em premiação em dinheiro pela conquista do Campeonato Acreano de Futsal Série A 2025 e garantiu vaga na Taça Brasil de 2026, com direito a 12 passagens. O vice-campeão, Quinari, recebeu R$ 2 mil. A campanha do time de Brasiléia incluiu apenas uma derrota em oito jogos, com 41 gols marcados e 20 sofridos.

Kauan, do Atletico Brasileense, eleito o melhor goleiro do Campeonato Acreano de Futsal Série A 2025. Foto: Kelton Pinho

Alcione, camisa 8, destaca representatividade do tetracampeonato para o Atlético Brasileense e demonstra surpresa com goleada de 14 a 1 na final.

Após a conquista do tetracampeonato acreano de futsal, o experiente ala e capitão do Atlético Brasileense, Alcione (camisa 8), destacou a representatividade do título para a cidade de Brasiléia e descartou que a punição aplicada pela Federação Acreana de Futebol de Salão (Fafs) tenha servido como motivação extra para a equipe.

“Representa muita coisa para o nosso município. Não foi uma motivação a mais não. Sempre falo para os meninos: Deus sabe de todas as coisas. Se Ele não quis que a final fosse lá (em Brasiléia) e fosse aqui, a gente aceitou”, afirmou o capitão em entrevista pós-jogo.

Alcione também demonstrou surpresa com o placar elástico de 14 a 1 sobre o Quinari, mas creditou o resultado à capacidade de imposição do time campeão. “Ninguém imaginava não. A equipe do Quinari é muito qualificada, mas, graças a Deus, a gente se impôs, conseguimos um placar elástico e o título”. A vitória garantiu ao Brasileense a vaga na Taça Brasil de 2026.

Capitão do Atlético Brasileense descarta punição como motivação e credita título à imposição em campo. Foto: captada 

Veja vídeos assessoria:

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo