Flash
Corpo de idoso de 78 anos vítima de Covid-19 no Acre é trocado em hospital e enterrado no lugar de outra pessoa, diz família
Corpo de Raimundo Oliveira foi enterrado no lugar de outra pessoa que também morreu de Covid-19, em Rio Branco.

Raimundo Mendes de Oliveira, de 78 anos, morreu vítima de Covid-19 em Rio Branco — Foto: Arquivo da família
Por Aline Nascimento
A família do idoso Raimundo Mendes de Oliveira, de 78 anos, descobriu que o corpo dele foi trocado no Pronto-Socorro de Rio Branco e enterrado no lugar de outra pessoa. Oliveira morreu na madrugada de terça-feira (12) vítima da Covid-19. A família do idoso disse que vai fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia sobre o ocorrido.
Em menos de 24 horas sete pessoas morreram vítimas da doença no Acre, segundo Secretaria de estado de Saúde (Sesacre). O Acre registrou mais 130 novos casos de coronavírus nesta terça, totalizando 1.590 casos.
Ele estava internado no PS desde o último dia 3. O idoso começou a apresentar sintomas da doença após receber alta do Hospital o Idoso, quando foi internado no início do mês de abril após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Os parentes esperavam o corpo para o enterro, no início da tarde de terça no Cemitério Jardim da Saudade, quando foi avisado pela funerária de que o corpo do idoso não estava no hospital.
“Não achamos, enterraram ele errado, de manhã. Foi enterrado no lugar de um outro paciente que morreu também de Covid-19. Enterraram meu pai errado e deixaram outro corpo aqui”, lamentou Jean Roberto, um dos filhos do idoso.
A Sesacre informou que as equipes desceram para a pedra os corpos de dois pacientes vítimas de Covid-19, entre eles o idoso. Uma equipe da Morada da Paz, que estava responsável pelo enterro do outro paciente, pegou o corpo de Oliveira por engano e levou para ser enterrado.
“O erro não foi nosso, foi da funerária. Os corpos estão identificados”, alegou a gerente de Assistência do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, Mônica Nascimento.
Funerária que perdeu corpo de idoso morto por coronavírus diz que pegaram o defunto errado
O neto G.M conta que a família deu entrada em toda a papelada na funerária São Francisco. O enterro foi marcado para às 13 horas desta terça-feira, 12, no cemitério Jardim da Saudade. Acontece que o corpo não apareceu. Quando a família, desesperada, entrou em contato com a funerária, simplesmente foram informados de que não sabem dizer onde está o corpo.
“O povo da funerária pediu pra gente entrar antes de uma hora da tarde no cemitério. Ficamos esperando e nada do corpo do meu avô. É muito complicado. Como é que acontece uma coisa dessas?”, afirma o neto.
A reportagem entrou em contato com a funerária São Francisco. Bastante nervosa, uma pessoa identificada como Sônia confirmou a denúncia da família. “Agora no primeiro momento estamos verificando o que aconteceu e não temos nada à dizer. Enquanto a gente não resolver, não podemos dizer nada. O corpo foi desaparecido, mas ninguém sabe onde tá, estamos procurando”, disse.
A funerária Morada da Paz, em nota, informou que está verificando o que ocorreu para resultar na troca dos corpos no necrotério do PS. “Prezando pela total transparência e comprometimento, iremos suspender os funcionários envolvidos para entendermos o que houve”.
A coordenação da funerária disse ainda que o corpo do idoso Raimundo Oliveira permaneceu no mesmo jazigo do Cemitério Morada da paz, com autorização da família, e que foi trocado apenas o nome e o registro.
A reportagem não conseguiu contato com a família que também teve o corpo trocado, mas foi informado também pela funerária que os familiares foram avisados da troca e que o corpo já foi enterrado também no Cemitério Morada da paz.
Consultada por telefone, Sônia, a proprietária da Funerária São Francisco, confirmou que uma outra funerária pegou o corpo do idoso e realizou o enterro em outra família. Sônia não quis comentar o nome da outra funerária e nem adiantou se vai fazer algum tipo de denúncia contra a empresa que cometeu o erro. Notícia atualizada às 18h
No boletim dessa segunda (11), três mortes tinham sido registradas pela doença. Em menos de 24 horas foram mais sete óbitos

O idoso Raimundo Mendes, 78 anos, é mais uma vítima da Covid-19 no Acre. Na noite de segunda-feira, 11, internado do Pronto-Socorro, não resistiu a doença e acabou falecendo.
Ex-goleiro e sapateiro de profissão
Raimundo Oliveira morava com um dos filhos em Rio Branco. Atuou no time do Independência como goleiro entre as décadas 60 e 70. Mas, antes de ser jogador de futebol, Oliveira trabalhava com sapateiro. “Ele parou de jogar e foi cuidar da família”, contou o filho Humberto Moura, muito emocionado.
O filho conta que o pai era uma pessoa alegre e tranquila e estava sempre de bem com a vida. “Era uma pessoa tranquila e de ótima de convivência. Morava com minha irmã, era torcedor do Vasco”, relembrou.
Sintomas de Covid-19 após ser internado
Ainda segundo o filho, Oliveira sofreu um AVC no início do mês de abril e ficou internado cerca de oito dias no Hospital do Idoso, na capital acreana. Após receber alta, o idoso começou a apresentar sintomas do novo coronavírus.
“Chegou bem em casa, tranquilo e uns três a quatro dias depois começou a se sentir mal. Levamos para a UPA Sobral e de lá para a UPA do Segundo Distrito. Depois foi piorando, entubado, teve falência dos órgãos e morreu”, afirmou Moura.
Sobre a possibilidade de o idoso ter contraído a doença no Hospital do Idoso, a Sesacre disse que vai se posicionar ainda nesta terça sobre o assunto.
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.





Você precisa fazer login para comentar.