fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Casos de Covid-19 no Acre chegam a 1.590 e estado contabiliza 51 mortos pela doença

Publicado

em

Dos 1.590 pacientes, 488 receberam alta; taxa de contaminação no estado é de 180,3 casos para cada 100 mil habitantes.

Mortes por Covi-19 têm aumentado nos últimos dias no acre — Foto: ilustrativa

Por Tácita Muniz

O Acre registrou mais 130 novos casos de coronavírus na terça-feira (12), fazendo o número total sair de 1.460 para 1.590. O boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) confirmou ainda mais sete mortes por Covid-19, agora já são 51 vítimas fatais da doença. Em todo o estado, 680 pessoas ainda aguardam o resultado de exames.

Das 51 mortes registradas em todo o estado, 46 foram em Rio Branco; três em Plácido de Castro; uma em Acrelândia e outra em Tarauacá. O Acre tem letalidade de 3,2%. O boletim mostra ainda que quase todo o estado já possui casos confirmados da doença.

Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo registraram os primeiros casos nesta terça-feira, subindo para 19 as cidades com casos confirmados. Apenas Manoel Urbano, Jordão e Porto Walter ainda não registraram a doença.

Mortes na segunda

Na segunda-feira (11), a Sesacre confirmou quatro mortes, sendo todas de homens. O primeiro é o caso de um pastor de 35 anos, que estava internado desde o dia 3 na UTI do PS. A Sesacre informou que ele tinha outras comorbidade, mas não especificou quais. O caso dele chegou a ser noticiado, porque a Saúde informou que ele havia fugido da internação no primeiro atendimento. Ele chegou a gravar um vídeo dizendo que não estava com a doença.

A segunda morte é de um homem de 48 anos, que estava internado desde o dia 5 de maio na UTI do PS e morreu também na segunda. Ele tinha outras comorbidades que agravam o quadro, mas a Saúde não especificou quais em seu boletim.

Diferente dos dois primeiros, óbitos, o terceiro paciente que morreu pela doença nesta segunda não tinha outras comorbidades. Ele tinha 53 anos e estava há quatro dias na UTI do PS.

O outro paciente que não resistiu à doença foi um homem de 54 anos. A Saúde alega que ele tinha outras comorbidades, mas não especifica quais e estava internado desde o último dia 3. Também morreu na UTI do PS em Rio Branco.

Mortes na terça

Nesta terça, mais três mortes foram registradas. Um idoso de 78 anos que estava internado na UTI do PS desde o último dia 3 morreu após complicações. Ele tinha doenças pré-existentes, mas o boletim não detalha quais.

O segundo óbito, também é de um homem. Ele tinha 87 anos e estava internado desde 1º de maio na UTI do PS. Ele também sofria com outros agravantes, mas também não foi especificado.

O terceiro óbito de terça também foi de um homem de 70 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Juliana desde a última quinta-feira (7). Ele tinha ainda pneumonia e doença renal crônica, o que agravar o quadro

Números

A Saúde também já contabiliza, até esta terça, 488 pacientes recuperados. Dos pacientes que seguem em tratamento, 997 estão em isolamento domiciliar e 54 internados, sendo que nove seguem na UTI e 45 em enfermarias.

Até esta terça-feira (12), o Acre já fez 5.580 exames, que 3.307 foram descartados, 1.590 confirmados e mais 680 seguem em análise. As cidades mais afetadas são Plácido de Castro, Rio Branco, Acrelândia e Senador Guiomard. A taxa de contaminação no estado é de 180,3 casos a cada 100 mil habitantes.

Casos de Covid-19 por cidades no Acre

Cidade Casos confirmados Casos novos
Acrelândia 31 1 a mais
Assis Brasil 1 0
Bujari 8 4 a mais
Cruzeiro do Sul 85 4 a mais
Feijó 1 0
Mâncio Lima 3 0
Plácido de Castro 82 14 a mais
Porto Acre 11 3 a mais
Rio Branco 1.263 71 a mais
Sena Madureira 17 6 a mais
Senador Guiomard 41 12 a mais
Tarauacá 21 5 a mais
Xapuri 12 1 a mais
Epitaciolândia 2
Santa Rosa do Purus 1
Capixaba 1
Brasileia 3 2 a mais
Rodrigues Alves 4 Primeiros casos
Marechal Thaumaturgo 3 Primeiros casos

Comentários

Continue lendo

Flash

Líder do Governo, Deputado Manoel Moraes, anuncia destinação de emendas para o turismo do Estado

Publicado

em

Em sua primeira reunião, o Conselho Estadual de Turismo do Acre – CET, presidido por Thiago Higino e com a presença do Secretário de turismo e empreendedorismo do Estado, Marcelo Messias, recebeu uma notícia importante. O Deputado Manoel Moraes, Líder do Governo, anunciou uma emenda de R$ 100 mil reais para impulsionar as ações do turismo no Estado.

Comprometido em elevar o turismo acreano a novos níveis, o Líder do Governo afirmou seu empenho em trabalhar junto aos colegas na Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) para implementar medidas que promovam esse setor no orçamento estadual.

Além do anúncio da emenda, a reunião abordou a aprovação da logomarca do CET, que fornecerá uma identidade visual ao Conselho, bem como a participação do Estado em Feiras de Negócios e Turismo em 2024 e outras questões de importância significativa para o setor.

O Deputado expressou sua crença no potencial transformador do turismo e seu compromisso em destinar mais emendas nos próximos anos, reconhecendo o papel vital desse segmento no desenvolvimento social, sustentável e econômico do Acre.

Assim, os envolvidos no setor podem sempre contar com seu apoio e dedicação.

Comentários

Continue lendo

Flash

Tadeu Hassem saúda assistentes sociais e apoia redução de carga horária da classe

Publicado

em

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (15) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Tadeu Hassem (Republicanos) fez um discurso em homenagem ao Dia do Assistente Social, destacando a importância do trabalho realizado por esses profissionais e manifestando apoio à redução da carga horária de trabalho para 30 horas semanais.

O deputado ressaltou a importância do Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio. “Eu ocupo a tribuna para saudar de forma especial, muito carinhosa e humilde, o dia tão importante hoje, 15 de maio, que é o Dia do Assistente Social”, disse ele, destacando sua experiência de quase 22 anos como servidor público. “Por onde eu servi ao meu Estado e ao município de Brasileia, recentemente, como contador público, eu sempre vi o trabalho do assistente social em todas as áreas do nosso Acre e dos municípios diversos, sobretudo no interior.”

Hassem declarou seu apoio ao projeto que propõe a redução da carga horária dos assistentes sociais. “Eu quero aqui me associar a esse projeto, ou anteprojeto, que será apresentado nesta Casa, com a redução de carga horária. Já é uma determinação do Conselho Federal de Assistente Social, outros Estados já têm essa questão, que o assistente social trabalhe apenas, apenas não, 30 horas semanais, que já é uma carga horária muito puxada.”

Ele destacou a relevância do trabalho desses profissionais para a população. “O trabalho que os senhores e as senhoras assistentes sociais fazem com a população é extremamente importante e eu os parabenizo por isso”, enalteceu.

Hassem destacou também a importância da assistência social em situações de emergência, como as enchentes recentes. “Nós passamos recentemente o Estado, 19 municípios, e Brasileia todo sábado da enchente forte que teve lá, e quando a gente ia fazer a movimentação de ajuda nas casas, no comércio, nos órgãos, nos bairros mais distantes e carentes, lá estava a assistência social dando suporte.”

Comentários

Continue lendo

Flash

Ele de novo: Detran suspende CNH de Ícaro Pinto condenado pela morte da jovem Jonlhiane Paiva

Publicado

em

Pelos próximos oito meses, Ícaro José da Silva Pinto não poderá dirigir veículo automotor em todo o país.

Ele deverá entrega a carteira nacional de habilitação à Divisão de Cassação do Detran-Ac.

Só a partir daí, a punição começará a ser cumprida na íntegra.

Ícaro Pinto, teve o direito de dirigir suspenso por infringir o artigo 175 do código de Trânsito Brasileiro, que dispõe sobre o uso de veículo para fazer manobras perigosas.

Consta ainda no processo, que os fatos, teriam ocorrido em 25 de agosto de 2018, antes da morte da jovem Jonlhiane Paiva.

A portaria diz ainda, que após o período de suspensão a CNH pode ser devolvida após comprovação de curso de reciclagem.

Em maio de 2022, após três dias de julgamento, Ícaro Pinto foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão pela morte da jovem Jonlhiane Paiva. O crime aconteceu em seis de agosto de 2020.

O réu, conduzia uma BMW a mais de 150 quilômetros hora, quando atropelou e matou a jovem.

Jonlhiane Paiva seguia para o trabalho em uma motocicleta quando foi atingida pelo carro na Avenida Antônio da Rocha Viana.

Hoje Ícaro Pinto cumpre prisão domiciliar, após ser envolver em uma confusão no Mercado do Bosque, quando cumpria pena no regime aberto.

Comentários

Continue lendo