Extra
Coronavírus: o ano em que o mundo parou.
A história singular.
Refém do agressivo e letal coronavírus, o planeta enlouqueceu. O vírus que surgiu na China contaminou milhares de pessoas mundo afora. A pandemia pôs a humanidade em quarentena e determinou novos hábitos.
Confinados, solitários e em pânicos…
…multidões radicalizaram meios de sobrevivência. A corrida aos mercados e drogarias foram conflituosas, intensas e insanas. No comércio falta alimentos, remédios e o clima tenso dispara alertas em efeito manada.
Com a cabeça cheia de medo…
…do “desconhecido” ver saídas é difícil. E como a ansiedade inventa soluções para o imprevisível, abastecer a dispensa não é considerado exagero a quem está sob o estado de pânico, mesmo prejudicando outros. O carimbo de “imunidade” contra fenômenos letais, costuma ser egoísta.
Aonde encontrar racionalidade…
…em meio ao caos? Quando a ciência falha é impossível avaliar a enxurrada de informações circulando nos meios de comunicação. Agravando a tensão, pessoas disparam notícias dramáticas com sérias consequências coletiva. A sobrecarga emocional é intensa e as dúvidas varrem o equilíbrio mental.
Considerando o cenário emergencial mundial…
…é impossível subestimar a letalidade da corona vírus, os boletins diários, provam que além de agressivo, letal, é de circulação espiral e contágio rápido. Realidade que justifica as duras medidas de contenção do avanço da doença.
O temor é contagioso…
…e conviver com o desamparo não é fácil principalmente quando uma pandemia prova a vulnerabilidade humana. Não é hora de alimentar o caos, nem perder a esperança, precisamos unir vivências traumáticas, identificar limitações e possibilidades para evitar maior sofrimento psíquico.
O momento é assustador…
…mas não estamos sós, temos profissionais combatendo a pandemia. Em tempos difíceis precisamos construir vias saudáveis e cada um deve fazer a sua parte. Acalme o coração e tenha fé, cumpra com as recomendações, as restrições são temporais e necessárias. Os dados mostram que o coronavirus, ainda que não tenha tratamento específico, em sua maioria evolui para a cura.
Espalhe amor e alcance a paz interna.
- Transforme em fortaleza as suas fraquezas;
- Viva um dia por vez, entrega o amanhã a Deus;
- Evite pensar negativo, eles produzem sensações físicas ruins;
- Tenha fé e mentalize positivo, atrai energias saudáveis;
- Vigie seus pensamentos para equilibrar o físico e espiritual;
- Não procure informações constantemente, evita pânico;
- Se precisar fale sobre suas aflições com alguém de confiança;
- Não poste notícias dramáticas.
Quanto as crianças…
…, ao perguntarem, explique a elas o que acontece, usando linguagem simples. Toda atitude positiva é muito importante para este momento.
Aos idosos…
…essa crise contemporânea será branda se formos parceiros de sua fragilidade física.
O coronavírus pode se disseminar das seguintes formas:
- Tosse;
- Espirro;
- Contato com secreções respiratórias;
- Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- Contato com objetos e superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Recomendações:
- Permaneça em quarentena;
- Saia de casa se for estritamente necessário;
- Evite aglomerações;
- Mantenha a casa arejada e limpa;
- Use máscara de proteção ao sair de casa;
- Em sinais de gripe, use máscara;
- Em sinais suspeitos por coronavirus, procure o serviço de saúde;
- Evite contato corporal (abraços, apertos de mãos, etc.);
- Não ponha a mão na boca, nariz e olhos;
- Mantenha a higiene pessoal usando álcool em gel ou sabão.
Forte:unimedfortaleza.com.br
Comentários
Extra
Força Tática apreende quatro adolescentes por suspeita de tráfico no bairro Tancredo Neves
Entorpecentes, dinheiro e comprovantes de pagamentos via PIX foram encontrados durante abordagem em terreno baldio
Uma equipe da Força Tática do 3º Batalhão da Polícia Militar apreendeu quatro adolescentes suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, durante patrulhamento a pé no Beco São Jorge, na Rua São Francisco, bairro Tancredo Neves, em Rio Branco.
De acordo com a PM, os militares realizavam rondas na região quando perceberam o grupo em atitude suspeita em um terreno baldio. Ao notarem a aproximação da guarnição, os jovens tentaram fugir, mas foram rapidamente alcançados e abordados.
Durante a revista, os policiais localizaram um pote plástico contendo entorpecentes. Um dos adolescentes, de 17 anos, assumiu a posse do material e confessou que comercializava drogas desde o início da tarde, recebendo pagamentos em dinheiro e também por transferências via PIX. No aparelho celular do menor, foram encontrados comprovantes das transações eletrônicas, o que reforçou a suspeita da prática do tráfico.
No local, a equipe apreendeu papelotes de pasta base de cocaína, porções de maconha do tipo skunk e R$ 117 em espécie. Outro adolescente, de 16 anos, também foi flagrado com pequenas quantidades de entorpecentes.
Os demais menores informaram aos policiais que estavam no local por motivos diversos, entre eles a intenção de adquirir drogas.
Diante dos fatos, os quatro adolescentes foram apreendidos e encaminhados, juntamente com o material recolhido, à Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEFLA), onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Comentários
Extra
Motoristas e sindicatos denunciam má qualidade do combustível boliviano em Cobija
Reclamações se multiplicam em menos de um mês; entidades de transporte apontam danos a veículos e cobram providências do governo
A menos de um mês da liberação para que estrangeiros abasteçam nos postos de gasolina de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia, motoristas e representantes do setor de transporte passaram a relatar problemas relacionados à qualidade do combustível, principalmente gasolina e diesel.
Com a autorização do novo governo boliviano, os postos da cidade passaram a receber um grande fluxo de veículos brasileiros, atraídos pelo preço mais baixo praticado no país vizinho. No entanto, poucos dias após a medida, surgiram denúncias em várias regiões da Bolívia.
A Confederação Sindical dos Motoristas da Bolívia afirmou que as reclamações se espalharam por todo o território nacional. O líder da entidade, Victor Tarqui, declarou que “as denúncias choveram a nível nacional” e garantiu que há provas a serem apresentadas em reunião com o Ministério dos Hidrocarbonetos.
Segundo Edson Valdez, executivo da Federação Departamental de Motoristas Primeiro de Maio, de La Paz, mais de 100 denúncias formais já foram encaminhadas relatando deficiência na qualidade do combustível, situação que estaria causando falhas mecânicas e danos aos veículos. O setor pretende exigir explicações e solicitar inspeções surpresa nos postos.
Autoridades e representantes do transporte classificaram como “absurda” a justificativa apresentada pelo Ministério dos Hidrocarbonetos, que atribuiu o problema à gestão anterior e ao estado dos tanques após meses de uso. Diante do cenário, dirigentes defendem que a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) assuma a reparação dos veículos afetados.
Em Cobija, a Federação de Transporte Auto 11 de Outubro, também relatou uma série de falhas mecânicas que podem estar relacionadas à qualidade do combustível comercializado na região. O dirigente Ysmael Salvatierra alertou que, caso não haja uma solução imediata, a categoria pode declarar estado de emergência e iniciar protestos para chamar a atenção do governo nacional.
Segundo Salvatierra, a continuidade do problema pode provocar impactos significativos no transporte e na economia local, afetando tanto motoristas bolivianos quanto estrangeiros que utilizam o combustível vendido na região de fronteira.
VEJA VÍDEO REPORTAGEM COM A TVU
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE REABERTURA DE PRAZO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE REABERTURA DE PRAZO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 026/2025 – COMPRAS.GOV 90026/2025
Comunicamos a reabertura de prazo do PREGÃO ELETRÔNICO N° 90026/2025 (UASG 980105), publicada no D.O.U nº 8, pág. 239, de 13/01/2026.
Objeto: Registro de preços para aquisição de Material de expediente e suprimentos de informática, destinados a atender às necessidades das diversas secretarias, departamentos e órgãos que compõem a estrutura administrativa da Prefeitura do município de Brasiléia/AC.
Entrega das Propostas: a partir de 06/02/2026 às 08h00 no site www.comprasnet.gov.br.
Abertura das Propostas: 24/02/2026, às 09h30 (horário de Brasília) no site www.comprasnet.gov.br.
As características, especificações e demais requisitos estão descritos no Edital e seus anexos, à disposição nos sites https://www.gov.br/compras/pt-br, https://www.brasileia.ac.gov.br/ e https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/. Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail [email protected]
Brasiléia/AC, 05 de fevereiro de 2026.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira









Você precisa fazer login para comentar.